DOMINGO, 25/02/2024

“Essa é a nossa história”: Espetáculo multicultural encanta público na Assembleia

Empresa Casa do Rio Filmes foi responsável pela Mostra Cultural na semana de celebração dos 40 anos do Poder Legislativo.

Por David Rodrigues I Secom ALE/RO - 010

Publicado em 

“Essa é a nossa história”: Espetáculo multicultural encanta público na Assembleia - News Rondônia
Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO

O clima chuvoso desta sexta-feira (24) foi propício para o espetáculo multicultural denominado “Essa é a nossa história”, uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), em comemoração aos 40 anos da Constituição Estadual. Com sons da natureza e cantos amazônicos, a apresentação teatral encantou o público presente formado por servidores da Casa de Leis, estudantes do ensino médio, universitários e convidados.

No enredo através da arte, os artistas contaram a evolução do Território para Estado através da saga migratória dos migrantes que se dispuseram a reconstruir suas vidas na região amazônica. De forma extrovertida e com vocábulos regionalizados, os atores envolveram a plateia trazendo à tona a origem de sustentação dos três Poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário – a Carta Magna que regulamenta os pesos e as medidas em um tom harmonioso.

Ator e diretor artístico do espetáculo, Juraci Júnior, diz que sobre Rondônia tem muita coisa para se contar, o desafio é compactar e fazer emocionar com capítulos significativos. Em relação a troca de impressões com o público, ele afirma que “acho que a grande sacada é ter esse contato direto, quando você joga uma cena, uma intenção e a plateia capta, aquilo é um alimento para o ator”. Para ele, a arte tem um papel fundamental porque ela chega onde o papel burocrático não consegue acessar, ela consegue educar, sensibilizar e despertar outras emoções.

Atuando na dramaturgia sonora, Bira Lourenço, entende que repercutir o som da natureza é uma sensação maravilhosa por fazer as pessoas atentarem para essas sonoridades. No tocante ao mecanismo do som tocar no íntimo do expectador, ele considera que o som ativa as memórias. “Certos sons se remetem à situações, essas memórias, elas nos emocionam, dependendo da situação que se vivenciou e o som tem essa capacidade, em si, não a música convencional, mas o som também tem essa capacidade de despertar essas memórias, essas vivências”.

“Essa é a nossa história”: Espetáculo multicultural encanta público na Assembleia - News Rondônia

Representando a causa indígena, Darlene Karitiana, estava feliz por atuar em um evento de alcance estadual na defesa dos povos tradicionais. ‘Foi muito importante esse papel pra mim, para os não indígenas, para ele saber um pouco da gente, do nosso ritual, das nossas músicas. Foi um papel muito importante pra mim”. Ao comentar sobre as tradições de seu povo nesses 40 anos de história, ela entende que houve incentivo e evolução, mas que as lutas nunca terminam. No que se refere ao canto sagrado, significa para não criar conflito entre os não indígenas e indígenas.

Servidora da Casa de Leis, Jamille Batista, avalia que foi bonita a forma que os artistas contaram a história de Rondônia ao dizer que a arte representa vários elementos que geram perspectivas. Na condição de rondoniense, aprovou a abordagem de forma poética. “Isso é muito importante porque a gente aproxima a sociedade civil aos poderes, seja ele executivo ou legislativo, e essa aproximação dos poderes com a sociedade, além de ter o educativo, ele quebra aquele paradigma que a gente está separado, a gente começa a se aproximar, então acho muito importante investir na arte porque a arte é isso, ela é conexão”.

Para a estagiária da presidência da Alero, Maria Vitória, o espetáculo foi muito emocionante pela forma que foi apresentado, com muitas características sobre o estado e como a história aconteceu de um jeito divertido. “Eu ainda estou no começo, mas eu aprendi muitas coisas, como o trabalho em grupo, em como a gente tem que se esforçar para dar o melhor a quem precisa da gente, e eu acho uma oportunidade incrível como estudante porque é uma coisa que eu vou levar para o resto da minha vida”.

“Essa é a nossa história”: Espetáculo multicultural encanta público na Assembleia - News Rondônia

Eliude Frutuoso, acadêmica de Educação Física da Universidade Federal de Rondônia (Unir), avaliou como uma nota muito boa, o desempenho dos atores, em explicar como iniciou e como funciona os três poderes de uma forma bem dinâmica. Em referência ao evento, ela afirma que o conhecimento “levado para todas as pessoas, do ensino acadêmico e do escolar também, é de extrema importância”. Por fim, a estudante do ensino médio, Julia Viriato, impressionada com a performance dos artistas, conclui que “é uma história que mostra todo o começo, todo o início, toda a luta”.

Para o presidente da Alero, deputado estadual Marcelo Cruz (Patriota), a peça teatral expressa o sentimento dos pioneiros, que, décadas atrás, optaram por povoar o estado de Rondônia. “Tenho certeza que cada um dos presentes se sentiu representado em cada cena, relembrando as dificuldades enfrentadas por cada família e pelas conquistas obtidas juntamente com a construção do nosso estado. A apresentação foi marcante e muito especial, contemplando a história da nossa gente e destacando aquelas pessoas que optaram por desbravar o nosso estado e torná-lo uma terra próspera para as próximas gerações”, destacou.

Mostra cultural

A empresa Casa do Rio Filmes foi a responsável pela Mostra cultural, apresentando peça teatral, exposição de artes e show musical com a cantora Gabriê. Essa valorização da cultura rondoniense faz parte das comemorações dos 40 anos da Constituição Estadual, o evento foi iniciado na segunda-feira (20), no Plenário Lúcia Tereza Rodrigues dos Santos, o tema da comemoração é “Somos parte dessa história. Somos todos rondonienses”. Na abertura da semana festiva, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Cruz (Patriota) evidenciou sua felicidade por ser nascido em Porto Velho, portanto, como um bom rondoniense, estava honrado por vivenciar esse momento na condição de presidente do Parlamento Estadual.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Museu da Memória Rondoniense promove dia de Diversão e Cultura para a população, neste domingo

Museu da Memória Rondoniense promove dia de Diversão e Cultura para a população, neste domingo

Museu da Memória Rondoniense fica localizado na antiga sede do Governo do Estado, Centro de Porto Velho.
L

Inscrições para a Lei Paulo Gustavo em Rondônia estão disponíveis

As inscrições para ter acesso aos recursos da LPG estão disponíveis através do site oficial
L

RESENHA SERTANEJA – Hoje tem Jonas & Jaíro e Marcelo Araguaia & Rodrigo no O Monarka

Vai ter promoções da cerveja Original 600ml, petiscos e Gin tônica.
L

Escritor brasileiro celebra o sucesso de sua obra que relata misterios entre o povo judeu e arabe

Marcelino Nicolas Kozak, escritor brasileiro, advogado e teólogo, é também um celebrado autor de sucesso.
L
Banda do Vai Quem Quer arrasta multidão de foliões pelas ruas da capital

Banda do Vai Quem Quer arrasta multidão de foliões pelas ruas da capital

Prefeitura apoiou a realização do desfile, que contou com muita alegria e irreverência dos brincantes.
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Revolucionando Negócios na Amazônia: A Estratégia Visionária da Porto Inoxx

Revolucionando Negócios na Amazônia: A estratégia visionária da Porto Inoxx

Em Entrevista ao PodCast Resenhas de Negócios Amazônicos, Gilberto Januário destaca o poder da cultura organizacional e do desenvolvimento de talentos.
L

Investimentos na Educação é destacado pelo Governo de Rondônia em solenidade com participação do ministro do STF

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou que, a preocupação do Governo do Estado em investir estrategicamente na Educação tem gerado resultados significativos à sociedade.
L
Programa Gospel News enrtrevista: Pr. Marcelo Marinho

Programa Gospel News enrtrevista: Pr. Marcelo Marinho

o programa Gospel News apresenta uma entrevista especial com o Pr. Marcelo Marinho, da Igreja Metodista Wesleyana – Calama.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Programa Sintonia 360 entrevista: Pastores Neilson Santos e Juliana Santos

Programa Sintonia 360 entrevista: Pastores Neilson Santos e Juliana Santos

O Programa Sintonia 360 traz um episódio imperdível que aborda um dos maiores desafios de saúde mental da atualidade
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de Empregos

CLC Impressões está contratando Auxiliar Administrativo em Porto Velho

Se você é uma pessoa organizada, proativa e com habilidades em administração, esta pode ser a oportunidade perfeita para você ingressar em uma empresa sólida e em constante crescimento
L
Vagas de Emprego

Prime Hambúrgueria está contratando Chapeiro(a) em Porto Velho

Se você é apaixonado por gastronomia, tem experiência na área e deseja fazer parte de uma equipe dedicada, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

MTF ENGENHARIA abre oportunidade para Ajudante de Obras em Porto Velho

Se você é uma pessoa proativa, ágil e busca uma oportunidade para contribuir com o desenvolvimento de projetos de grande impacto na região, esta pode ser a sua chance
L
Vagas de Emprego

MTF ENGENHARIA oferece vaga para Encarregado de Obras em Porto Velho

Se você é um profissional qualificado, proativo e busca uma oportunidade para liderar equipes e contribuir para o sucesso de projetos de construção, esta pode ser a sua chance
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Empresa Veloz está em busca de Tecnólogo em Design Gráfico em Porto Velho

Se você é criativo, talentoso e apaixonado por design, esta pode ser a oportunidade perfeita para você fazer parte de uma equipe inspiradora
L
Publicidade

POLÍTICA

Governador Marcos Rocha destaca fortalecimento da Educação de RO com investimentos estratégicos e valorização dos profissionais do setor

Governador Marcos Rocha destaca fortalecimento da Educação de RO com investimentos estratégicos e valorização dos profissionais do setor

Somente em 2023, mais de R$ 2,7 bilhões foram investidos na Rede Pública Estadual de Ensino. Os recursos garantiram melhorias significativas na infraestrutura das mais de 230 unidades escolares.
L
Ieda Chaves celebra medidas de emergência em meio à estiagem em Porto Velho

Ieda Chaves celebra medidas de emergência em meio à estiagem em Porto Velho

Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil publicou Portaria e recursos devem ser liberados.
L
Cláudia de Jesus solicita do governo estadual recapeamento na RO-472 em Ji-Paraná

Cláudia de Jesus solicita do governo estadual recapeamento na RO-472 em Ji-Paraná

Na Linha 94 existem muitos buracos e falta de iluminação.
L
Deputado Marcelo Cruz prestigia visita do ministro Edson Fachin a Rondônia

Deputado Marcelo Cruz prestigia visita do ministro Edson Fachin a Rondônia

Parlamentar realizou a entrega de maquete da Assembleia ao ministro.
L
Deputado Alan Queiroz fortalece cooperação entre Assembleias Estaduais em encontro com presidente da Unale

Deputado Alan Queiroz fortalece cooperação entre Assembleias Estaduais em encontro com presidente da Unale

Reunião destaca compromisso com o progresso e bem-estar da população estadual.
L
Publicidade

POLÍCIA

DISTRIBUIDOR: Vulgo "Bufa Gala" é preso fazendo entregas de drogas na zona leste

DISTRIBUIDOR: Vulgo “Bufa Gala” é preso fazendo entregas de drogas na zona leste

Policiais do 5° Batalhão prendem distribuidor de drogas após perseguição e descobrem arsenal em residência no Morar Melhor.
14
NA CABEÇA: Homem é atacado a pauladas por desafeto no Aponiã

NA CABEÇA: Homem é atacado a pauladas por desafeto no Aponiã

Uma equipe do Samu esteve no local e depois de prestar os primeiros socorros encaminhou a vítima para a UPA leste
14
URGENTE: Cadáver é encontrado em embarcação no Rio Madeira

URGENTE: Cadáver é encontrado em embarcação no Rio Madeira

As causas da morte ainda não foram repassadas.
18
Acidente com viatura da PM deixa dois policiais feridos e destruição no centro de Porto Velho

Acidente com viatura da PM deixa dois policiais feridos e destruição no centro de Porto Velho

Devido a forte batida, a policial de folga e um sgt que estava na viatura ficaram lesionados e foram socorridos para um hospital particular.
14
SEQUESTRO: Funcionário dos Correios é mantido refém e tem carro roubado em Porto Velho

Briga generalizada por causa de ciúmes acaba com vários feridos na zona sul

A briga começou no banheiro e se estendeu para fora do local onde começou uma briga entre várias pessoas.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

92 Anos de conquista: A Força do Voto Feminino e a incrível jornada de Almerinda Farias Gama, a ativista alagoana que mudou a história

Neste sábado (24/2), quando se completam 92 anos da garantia do voto feminino, os passos que foram invisibilizados dessa sufragista negra, feminista e nordestina refletem a necessidade de reconhecimento e revisão histórica como inspiração para o país.
L

Idep realiza formatura do Curso Técnico em Enfermagem, em São Francisco do Guaporé

Com carga horária de mil e seiscentas aulas divididas em dezoito unidades curriculares, o Curso Técnico em Enfermagem do Idep habilita profissionais com domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa com foco em resultados.
L
Saiba como o FGTS Futuro contribuirá para compra da casa própria

Saiba como o FGTS Futuro contribuirá para compra da casa própria

Depósitos futuros podem reduzir prestação do Minha Casa, Minha Vida.
L
Pesquisa: 70% dos ucranianos querem seguir lutando contra a Rússia

Pesquisa: 70% dos ucranianos querem seguir lutando contra a Rússia

Entrevistados têm mais de 18 anos.
L
Fiocruz alerta para aumento da taxa de suicídio entre criança e jovem

Fiocruz alerta para aumento da taxa de suicídio entre criança e jovem

Especialistas indicam mais atenção e informação contra o suicídio.
L
Plano da Light prevê pagamento de até 60% dos credores em 90 dias

Plano da Light prevê pagamento de até 60% dos credores em 90 dias

Proposta preserva capacidade de investimentos da empresa.
L
Planejamento antecipa R$ 30,1 bilhões de precatórios para 2024

Planejamento antecipa R$ 30,1 bilhões de precatórios para 2024

Desse total, R$ 11,85 bi referem-se ao extinto Fundef.
L
COP30 deverá destacar financiamento climático e participação social

COP30 deverá destacar financiamento climático e participação social

Avaliação é da diretora da Fundação Europeia do Clima.
L
Novela Elas por Elas: Conflitos e Resgates

Conflitos e Revelações Em “Elas por Elas”

Personagens enfrentam dilemas e segredos emergem, transformando os destinos na trama
L