SEXTA-FEIRA, 30/01/2026

Em destaque

Festival abre sua terceira edição na quinta-feira, 5, homenageando o Teatro Amazonas com a Amazonas Filarmônica, e, no Domingo, 8, Theatro Municipal de Niteroi recebe Orquestra Sinfônica Jovem de Berlim

Até março de 2024, festival percorre e celebra icônicos teatros históricos nos estados do Rio de Janeiro, Amazonas, Paraíba, Pará, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Norte

Por Cezanne Divulgação - ƒ

Publicado em 

Depois de homenagear diferentes monumentos arquitetônicos no estado do Rio de Janeiro (1ª edição) e contemplar importantes palácios e museus Brasil afora (2ª edição), o FIMA – Festival Interativo de Música e Arquitetura, em sua terceira edição, se dedica a homenagear os teatros históricos do Brasil, promovendo uma convergência lúdica entre música e arquitetura em alguns dos mais importantes templos da arte e da cultura brasileira. Desta vez, os eventos acontecerão, até março de 2024, nos estados do Amazonas, Rio de Janeiro, Paraíba, Pará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, e Pernambuco, oferecendo concertos presenciais e virtuais, podcast, websérie, conteúdos interativos, aulas magnas e ações educativas para escolas.

“Um dos principais objetivos do FIMA é estabelecer uma conexão afetiva do público com importantes patrimônios históricos brasileiros. Nesta nova edição do Festival, alguns dos mais importantes teatros históricos brasileiros serão celebrados. Edifícios que ao longo do tempo testemunharam importantes capítulos da trajetória artística do país. Através da música e da arquitetura, seremos transportados a diferentes momentos de nossa história, criando uma experiência multisensorial que unirá passado, presente e futuro. Uma jornada de reconhecimento e apreciação da rica tapeçaria que compõe a identidade cultural brasileira.” afirma Pablo Castellar, Idealizador, Curador e Diretor Artístico do FIMA.

A nova temporada se inicia no dia 5 de outubro, quinta-feira, em Manaus, no icônico Teatro Amazonas, com a renomada soprano Daniella Carvalho, sob a batuta do maestro Luiz Fernando Malheiro à frente da Amazonas Filarmônica. Participarão ainda o historiador Allan Diego Carneiro, a restauradora Judeth Costa e o arquiteto Marcos Cereto, que abordarão a história, memória e as riquezas arquitetônicas desse belo teatro.

O Festival chega também em Niterói celebrando uma de suas mais belas arquiteturas. No domingo, dia 8 de outubro, às 17h, os mais de 180 anos do Theatro Municipal de Niterói serão reverenciados com a apresentação de uma geração de jovens músicos, de 15 a 18 anos, que integram a Orquestra Sinfônica Jovem de Berlim, liderada pelo maestro alemão Knut Andreas, tendo ainda a participação de dois musicistas da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, com comentários da arquiteta Fernanda Couto Teixeira e do historiador Maurício Vasque. Com patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. Todas as apresentações do FIMA têm entrada gratuita.

Nos últimos 25 anos, a OSJB estabeleceu intensos contatos internacionais e encontros de jovens de diferentes países e culturas, apresentando-se no Japão, Rússia, Finlândia, Dinamarca, Suécia, Polônia, Albânia, Irlanda, Namíbia, Itália e França.

Concerto de abertura

O concerto inaugural da terceira edição do  FIMA – Festival Interativo de Música e Arquitetura traz um repertório cuidadosamente selecionado para dialogar com a história, a arquitetura eclética e a arte decorativa desta joia arquitetônica manauara, um edifício inaugurado em 1896 durante o auge do ciclo da borracha, que se tornou um símbolo da opulência e do cosmopolitismo que reinaram na cidade de Manaus.

O Salão Nobre com seu piso de madeira brasileira e europeia, composto por cerca de 12 mil pedaços de madeiras nobres; lustres de vidro de Murano; colunas com base de mármore de Carrara; espelhos trazidos da Itália e França e um teto pintado por Domenico de Angelis terá suas características barrocas lembradas pela ária “Lascia ch’io pianga”, da ópera “Rinaldo”, de Handel. Também celebraremos este local  com duas canções, “Acalanto da Rosa” e “Ouve o Silêncio”, de um dos maiores nomes da música manauara, o compositor Claudio Santoro. A emotividade de sua obra congrega, assim como este espaço, elementos que ressoam as riquezas culturais da Amazônia e do Brasil para o mundo. Esta área do teatro, onde os barões da borracha se encontravam no intervalo das apresentações, também será enaltecido pela música “Canção de Amor”, da obra “Floresta do Amazonas”, de Heitor Villa-Lobos. Uma música que ecoa as pinturas das paredes e do teto que retratam as belezas da floresta tropical.

Créditos Marcio James Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas

Saindo do Salão Nobre de forma etérea, o programa segue com a obra “Prélude à l’après-midi d’un faune”, de Claude Debussy, obra que bem representa o universo da Belle Époque em que este teatro foi construído, chegando até a cúpula concebida pela Casa Koch-Frêres, de Paris, em 1895, adornada com 36 mil peças de escamas em cerâmica esmaltada e telhas vitrificadas, vindas da Alsácia, na França.  Celebrando as pinturas de sua estrutura interna – quatro telas fixadas sob o teto abobadado que foram pintadas em Paris pela Casa Carpezot – e os momentos memoráveis que este espaço abrigou ao longo de sua história, o programa segue com “Abertura de Tannhäuser”, uma das obras mais populares e reconhecíveis de Richard Wagner, compositor que revolucionou a ópera com seu conceito de obra de arte total, integrando música, poesia e cenografia em uma experiência artística coesa e inovadora.

A peça também é representativa do estilo de Wagner ao usar leitmotifs, pequenos temas musicais que representam personagens, emoções ou ideias, que são desenvolvidos e transformados ao longo da obra. A obra de Wagner também será lembrada para celebrar os 25 anos de história do mais longevo e importante evento lírico do Brasil, o Festival Amazonas de Ópera (FAO) – o compositor teve quase a totalidade de sua obra realizada ao longo das mais de duas décadas deste icônico projeto, com destaque para o ciclo completo do “Anel de Nibelungo”, que foi reconhecido e amplamente festejado internacionalmente.

Creditos-Marcio-James-Secretaria-de-Cultura-e-Economia-Criativa-do-Amazonas

Para comemorar os 26 anos da Amazonas Filarmônica (orquestra oficial do FAO e do Teatro Amazonas, na qual Luis Fernando Malheiro atua, desde 1999, como Diretor Artístico e Regente Titular), será apresentado o “Intermezzo” da Ópera “Cavalleria Rusticana”, de Pietro Mascagni.

Destacando a importância da elite da Belle Époque manauara, que financiou a construção do teatro, uma das óperas mais famosas de Puccini, “La Bohème”, que estreou em 1896, o mesmo ano em que o Teatro Amazonas foi inaugurado.  A obra, que imortaliza a vida de jovens boêmios em Paris, é especialmente conhecida pela sua ária “Donde Lieta Usci”, na qual a protagonista se despede de seu amado reconhecendo que o amor deles não pode resistir às adversidades e à pobreza que os cercam. Já o amor pelas artes, tão característico no Teatro Amazonas, resistiu ao declínio econômico que seguiu o fim do ciclo da borracha, mantendo-se como um farol da cultura até hoje naquela que já foi chamada de a “Paris dos Trópicos”.

Creditos-Marcio-James-Secretaria-de-Cultura-e-Economia-Criativa-do-Amazonas

O concerto se encerra com uma viagem no tempo até o dia da estreia da primeira ópera encenada neste teatro, especificamente no dia 7 de janeiro de 1897, “La Gioconda”, de Amilcare Ponchielli. Dela, será apresentada Ária: “Danza delle Ore”, remetendo o público à primeira récita interpretada pela Companhia Lírica Italiana e regida pelo maestro Joaquim de Carvalho Franco. Desde essa estreia, de Bidu Sayão a Eliane Coelho, de Procópio Ferreira a Fernanda Montenegro, de Tatiana Leskova a Ana Botafogo, de Guiomar Novais a Nelson Freire, grandes nomes da ópera, do Teatro, da dança e da música brasileira estiveram neste palco histórico.

Homenageando o Theatro Municipal de Niterói

Edifício eclético de inspiração neoclássica, símbolo da cultura niteroiense, o Theatro Municipal Niterói – também conhecido como Theatro Municipal João Caetano – tem em sua fachada um brasão da cidade de Niterói onde se lê a data 1819 alusiva à primeira sala de espetáculos da cidade que existiu neste mesmo terreno. Porém, foi em 1842 que o famoso ator João Caetano adquiriu o prédio e o transformou no Teatro Santa Teresa, em homenagem à terceira imperatriz do Brasil. Em uma tarde onde o tempo se desdobra e a história se torna presente, o programa que será apresentado pela OSJB propõe um diálogo com a memória e a arquitetura deste emblemático edifício.

A jornada começa com a abertura da suite de música incidental “Antígona” de Mendelssohn, composta em 1842, mesmo ano em que este teatro foi inaugurado. A peça, com sua elegância clássica, serve como um portal para o passado, para aquele momento quando as cortinas se abriram pela primeira vez e a comédia “As Memórias do Diabo” provocou, no espaço, risos e aplausos estonteantes.

A próxima obra traz o ritmo pulsante das nossas tradições musicais africanas representadas na música  “Batuque”, de Lorenzo Fernández, conduzindo o público e lembrar que este teatro não é apenas um relicário de tempos passados, mas um espaço vivo, palpitante que reflete a alma e o coração do Brasil. Um local que recebe todos os tipos de manifestações culturais e que une passado e presente – como exemplo, o pano de boca pintado por Burle Marx, a maior obra já realizada por ele, com 99 metros quadrados de tela. De acordo com o artista, a tela foi realizada para se conectar de forma equilibrada aos elementos arquitetônicos existentes deste teatro aos tempos de hoje.

Em seguida, “Kol Nidrei”, de Max Bruch, uma meditação profunda que convida o público a refletir e sentir a presença daqueles que vieram antes de nós. Um momento contemplativo onde o solo de violoncelo conduz o público a imaginar personalidades como, João Caetano no palco ou o imperador Dom Pedro II no camarote de honra.

O concerto se encerra com a Sinfonia No. 5 de Beethoven, uma obra que resistiu ao teste do tempo para se tornar um ícone atemporal da cultura, assim como o Theatro Municipal João Caetano, em Niterói. O famoso ‘motivo do destino’ se desenvolve e ressoa não apenas na sala de espetáculo. Ele também espelha a própria estrutura neoclássica deste edifício que protagoniza este concerto onde a música e o teatro se tornam um.

Programação

Seguindo no objetivo de construir uma relação afetiva do público com os patrimônios visitados pelo projeto, através de um diálogo cativante e multissensorial,  o FIMA – Festival Interativo de Música e Arquitetura, em sua terceira edição, irá celebrar também importantes orquestras brasileiras: a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (Belém); a Orquestra Sinfônica do Recife; e a Orquestra Acadêmica da Universidade Federal de Juiz de Fora, além da participação especial da Orquestra Sinfônica Jovem de Berlim, reverenciando o Theatro Municipal de Niterói.

Além da programação presencial, o FIMA amplia sua presença digital. Os “Concertos Virtuais FIMA” serão exibidos gratuitamente nas redes sociais do festival, em formatos tradicionais e 360º. A websérie “Obras em Nota” antecipará o que será apresentado levando aos espectadores um entendimento mais claro sobre as escolhas das obras apresentadas em cada local, enquanto o podcast “Diálogos FIMA” trará insights e entrevistas com músicos, palestrantes e convidados especiais.

O FIMA também se dedica à educação musical, oferecendo aulas magnas gratuitas com artistas renomados e o projeto “FIMA na Escola”, uma ação educacional com o objetivo de sensibilizar crianças, estimulando novos caminhos de valorização de suas identidades culturais. Tudo isso para que melhor compreendam a importância do patrimônio histórico de suas comunidades.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Banda do Vai Quem Quer: contagem regressiva para o Carnaval

Banda do Vai Quem Quer: contagem regressiva para o Carnaval

Bloco de Porto Velho entra na fase final de preparativos para desfile do dia 14 de fevereiro, com abadás à venda e foco na segurança dos foliões.
L
Prefeitura e Governo definem ações de segurança para o Carnaval

Prefeitura e Governo definem ações de segurança para o Carnaval

Forças de segurança alinham atuação integrada para garantir tranquilidade durante os eventos carnavalescos em Porto Velho, que começam neste fim de semana.
L
Filme “O Diabo do Bar da Esquina” estreia em Porto Velho com lenda urbana e suspense sobrenatural

Filme “O Diabo do Bar da Esquina” estreia em Porto Velho com lenda urbana e suspense sobrenatural

Curta-metragem produzido em Rondônia resgata uma das histórias mais conhecidas da capital e terá lançamento gratuito no cinema e no YouTube, com sessão especial para imprensa.
L
Curta “Beira”, de Porto Velho, chega ao Festival de Clermont-Ferrand

Curta “Beira”, de Porto Velho, chega ao Festival de Clermont-Ferrand

Produção dirigida por Marcela Bonfim representa Rondônia e está entre os cinco curtas brasileiros selecionados para uma das principais vitrines internacionais do cinema mundial.
L
Baile Municipal abre o Carnaval de Porto Velho no Mercado Cultural: festa acontece sábado (31)

Baile Municipal abre o Carnaval de Porto Velho no Mercado Cultural: festa acontece sábado (31)

Evento tradicional marca o início oficial da programação carnavalesca na capital, com Corte do Rei Momo e atrações musicais que valorizam artistas locais.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Eleonôra Yolanda Corbim Caúla

Trajetória marcada pela alegria, dedicação à família e forte atuação comunitária em Porto Velho, Eleonôra Caúla deixa um legado cultural, afetivo e histórico no bairro Caiari.
L
Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país, mas avança no Norte

Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país, mas avança no Norte

Novo boletim da Fiocruz aponta que o vírus da influenza A é o principal responsável pela alta de internações em estados como Amazonas e Acre.
L
Nova 364 informa que até o momento não foi notificada sobre suspensão de pedágio na BR-364

Nova 364 informa que até o momento não foi notificada sobre suspensão de pedágio na BR-364

A concessionária responsável pelo trecho da rodovia em Rondônia afirma cumprir todas as obrigações contratuais e mantém a cobrança da tarifa normalmente.
L
Prefeito de Porto Velho reforça: maus-tratos contra cães e gatos é crime

Prefeito de Porto Velho reforça: maus-tratos contra cães e gatos é crime

Prefeito Léo Moraes pede ajuda da população para cuidar dos animais e denunciar casos de abandono e maus-tratos.
L
Rondônia entra em alerta de nível 2 para tempestades severas e organizadas

Rondônia entra em alerta de nível 2 para tempestades severas e organizadas

Chuvas intensas e persistentes devem atingir todo o estado nesta sexta-feira, com risco de descargas elétricas, ventos fortes e alagamentos durante o fim de semana.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Publicidade

POLÍTICA

Campeonato da Grande Família começa em Guajará-Mirim com apoio de R$ 300 mil

Campeonato da Grande Família começa em Guajará-Mirim com apoio de R$ 300 mil

Tradicional torneio de futebol amador teve início no Campo do Rui Almeida e contará com investimento parlamentar para alcançar distritos e comunidades.
L
PGR pede suspensão da lei de Santa Catarina que proibiu cotas raciais

PGR pede suspensão da lei de Santa Catarina que proibiu cotas raciais

O procurador-geral Paulo Gonet enviou parecer ao STF para manter suspensa a norma estadual que proíbe a reserva de vagas raciais em instituições de ensino.
L
Bagattoli celebra suspensão de pedágio na BR-364, em Rondônia

Bagattoli celebra suspensão de pedágio na BR-364, em Rondônia

O parlamentar rondoniense classificou a decisão judicial como uma vitória contra injustiças e destacou a união da bancada federal na defesa do estado.
L
Gislaine Lebrinha entrega veículo para UBS de Santana

Gislaine Lebrinha entrega veículo para UBS de Santana

Deputada estadual reforça estrutura da saúde em São Miguel do Guaporé com automóvel 0 km para melhorar atendimento à população.
L
Marinho afirma que juros altos frearam o emprego em 2025

Marinho afirma que juros altos frearam o emprego em 2025

O ministro do Trabalho destacou que a taxa Selic teve impacto mais negativo na geração de vagas do que as sobretaxas comerciais impostas pelos Estados Unidos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Sobe para três o número de mortos em confronto na zona leste

Sobe para três o número de mortos em confronto na zona leste

Homem que estava internado em estado grave após tiroteio no bairro Mariana não resistiu aos ferimentos; Polícia Civil investiga as causas do ataque.
18
Polícia Militar recupera bolsa furtada no centro de Porto Velho

Polícia Militar recupera bolsa furtada no centro de Porto Velho

Ação rápida de policiais do 1º Batalhão resultou na prisão do suspeito e na devolução de objetos pessoais à vítima nas proximidades do Ministério Público.
12
Força policial trava transporte de madeira em reserva indígena

Força policial trava transporte de madeira em reserva indígena

Ação do Batalhão de Polícia Ambiental resulta em prisões e apreensão de caminhões que operavam esquema de extração clandestina no sul de Rondônia.
10
Ação policial desarticula núcleo de facção no interior de Rondônia

Ação policial desarticula núcleo de facção no interior de Rondônia

Diligências em Vista Alegre do Abunã resultam em prisões, apreensão de dinheiro e diversos aparelhos celulares utilizados pelo crime organizado.
14
Adolescente é apreendido por tráfico no bairro Teixeirão

Adolescente é apreendido por tráfico no bairro Teixeirão

A Polícia Militar localizou porções de maconha, cocaína e balanças de precisão no quarto do jovem após abordagem motivada por forte odor de entorpecente.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nova 364 confirma suspensão do pedágio na BR-364 após decisão judicial

Nova 364 confirma suspensão do pedágio na BR-364 após decisão judicial

Concessionária informa que cumprirá liminar que suspende a cobrança do pedágio enquanto analisa medidas legais cabíveis.
L
Fiscalização ambiental multa empresa por abandono de animal

Fiscalização ambiental multa empresa por abandono de animal

Empresa foi autuada após vídeo mostrar cão abandonado em avenida movimentada de Porto Velho; caso será encaminhado ao MPRO e à PGM.
L
Xbox perde interesse de desenvolvedores e receita cai

Xbox perde interesse de desenvolvedores e receita cai

Pesquisa e relatório da Microsoft indicam que devs estão abandonando o Xbox, enquanto a divisão de games registra queda de faturamento no início de 2026.
L

Requerimento da Licença Ambiental: LONDON MÁRMORES E PORCELANATOS LTDA

LICENÇA PRÉVIA, INSTALAÇÃO e OPERAÇÃO
L
Escalada de tensão entre Irã e EUA pressiona mercado de energia

Escalada de tensão entre Irã e EUA pressiona mercado de energia

Manobras militares no estreito de Ormuz e ameaças diretas da Casa Branca elevam o preço do petróleo e acendem alerta para novo conflito global.
L
Preços altos derrubam consumo de café no Brasil em 2025

Preços altos derrubam consumo de café no Brasil em 2025

Apesar da queda de 2,31% no volume consumido, o faturamento da indústria cresceu mais de 25%, impulsionado pelo aumento do valor do produto nas gôndolas.
L

Agenda News Folia: Luciana Oliveira fala sobre os 32 anos do Pirarucu do Madeira

O tema do Carnaval 2026 do bloco é “Um freio torrado de alegria”, uma expressão carregada de irreverência e identidade regional.
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: Agropecuária Masutti Ltda

Licença de Operação – LO Nº 089/2024/SEMMA/PMV
L
Crescimento do consórcio de pesados reorganiza estratégias de aquisição no país

Crescimento do consórcio de pesados reorganiza estratégias de aquisição no país

Modalidade se consolida como instrumento de organização financeira para compra de bens de alto valor
L
FROMIMPE realiza oficinas para fortalecer pequenos negócios

FROMIMPE realiza oficinas para fortalecer pequenos negócios

Fórum permanente de Rondônia alinhou estratégias, capacitou coordenadores e planejou ações para impulsionar micro e pequenas empresas em 2026.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.