SEGUNDA-FEIRA, 24/11/2025

Em destaque

HISTÓRIA – Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em Porto Velho, completa 109 anos; Governo contribui para preservar patrimônio histórico

Segundo a Biblioteca Nacional, em 30 de abril de 1912, foi concluído o que se considera o último trecho da ferrovia.

Publicado em 

A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, considerada a maior saga ferroviária do mundo, foi inaugurada em 1º de agosto de 1912, há exatos 109 anos. Seus trabalhadores, de diversas nacionalidades, enfrentaram  um terrível conjunto de doenças: malária, beribéri, sarampo, pneumonia, disenteria, leishmaniose visceral, ancilostomíase, hemoglobinúria, febre amarela e outras.

Ela foi considerada, no início do século passado, a mais isolada ferrovia do planeta. Atualmente, o que restou de seu patrimônio sucateado está guardado em Porto Velho, e parte recuperada pelo governo estadual e prefeitura municipal. Os Ministérios Públicos Estadual e Federal colecionam denúncias de furtos, roubos e desaparecimento de peças.

Segundo a Biblioteca Nacional, em 30 de abril de 1912, foi concluído o que se considera o último trecho da ferrovia.

De acordo com Carolina Pena de Alencar, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a partir do ciclo da borracha, empresas inglesas e estadunidenses investiram seu capital no Brasil para o controle da extração em todo o vale amazônico.

A construção da ferrovia era justificada pela necessidade de escoar a borracha, principal produto de exportação brasileiro. O transporte era realizado por via fluvial, elevando os custos tributários, sacrificava vidas humanas – principalmente de índios brasileiros e bolivianos – e perda de mercadorias.

“Eles utilizavam mão de obra indígena e, posteriormente, a nordestina; a economia da borracha foi gradativamente se territorializando na região amazônica”, conta Carolina.

As precárias condições sanitárias na região impediram a primeira tentativa de se construir a estrada de ferro entre Porto Velho e Guajará-Mirim, na fronteira brasileira com a Bolívia. “Metade dos trabalhadores adoecidos morriam e os sobreviventes tornavam-se pessoas debilitadas, que dificilmente seguiam trabalhando. No segundo ano, o período médio de vida dos operários era de três meses; em 1908 foi construído o Hospital da Candelária, que impressionou o sanitarista Oswaldo Cruz em visita de inspeção à região da obra”, relata ainda Carolina Alencar.

O médico fora chamado com urgência no Rio de Janeiro, passou um mês na região e apresentou um relatório sobre as condições sanitárias. Segundo descrevera na época,  “a região está de tal modo infectada que sua população não tem noção do que seja o estado hígido e para ela a condição de ser enfermo constitui a normalidade”.

O que eu vim fazer aqui!

Qual a razão de todos esses mortos internacionais que renascem na bulha da locomotiva e vêm com seus olhinhos de luz fraca me espiar pelas janelinhas do vagão (Mário de Andrade, no livro O turista aprendiz).

Segundo o historiador Manoel Rodrigues Ferreira, desde 1867 pelo Tratado de Amizade, Limites, Navegação, Comércio e Extra intenção era construir uma estrada de ferro, ou de rodagem, para superar o trecho encachoeirado dos rios Madeira e Mamoré, obstáculos responsáveis pelo alto custo das mercadorias de importação e exportação.

“Apesar de tentativas anteriores foi apenas no início do século XX que a construção de uma ferrovia binacional foi viabilizada através do Tratado de Petrópolis, assinado em 17 de novembro de 1903, do qual foram signatários o Brasil e a Bolívia, cujo objetivo era pôr fim ao litígio originado com a luta pela posse da área do atual estado do Acre, e como parte dessa disputa territorial o governo brasileiro abriu concorrência pública para a construção da ferrovia”, conta Rodrigues, autor do livro A Ferrovia do Diabo.

O artigo VII deste Tratado de paz explicitava traz este objetivo: “Os Estados Unidos do Brasil obrigam-se a construir em território brasileiro, por si ou por empresa particular, uma ferrovia desde o porto de Santo Antônio, no rio Madeira, até Guajará-Mirim, no Mamoré, com um ramal que, passando por Vila Murtinho ou em outro ponto próximo (Estado de Matto-Grosso), chegue a Villa-Bella (Bolívia), na confluência do Beni e do Mamoré.

Dessa ferrovia, que o Brasil se esforçará por concluir no prazo de quatro anos, usarão ambos os países com direito às mesmas franquezas e tarifas (Tratado de Petrópolis, 1903).

A concorrência para definir a empresa que iria realizar a construção da estrada ferro foi vencida pelo engenheiro Joaquim Catrambi. Devido a acordos firmados entre ele e o empresário Percival Farquhar, designou-se a empresa Madeira-Mamoré Railway Company para a administração da ferrovia, fundada por este último.

Era um investimento arriscado, porque as 40 mil toneladas de borracha exportadas pela Amazônia representavam 90% da produção mundial, gerando 1,50 dólar por libra de borracha adquirida pelas indústrias de eletricidade e de pneus de automóveis, em franca expansão. A produção das seringueiras asiáticas era de apenas 1.500 toneladas e parecia não constituir ameaça (Gauld, 2006).

O ponto inicial para a construção da ferrovia era a vila de Santo Antônio por sua condição natural que finalizava o trecho encachoeirado do rio Madeira, porém alegando dificuldades com a insalubridade e problemas com o porto a empresa decidiu iniciar o empreendimento em outro ponto que distava sete quilômetros dessa vila, aglomerando ali os estabelecimentos industriais e as infraestruturas necessárias para atender as condições de produtividade do trabalho (Fonseca, 1998).

O empreendimento Madeira-Mamoré Railway Company foi assinado pelos irmãos americanos Philips e Thomas Collins em 1877. No ano seguinte partiram da Filadélfia com engenheiros, demais trabalhadores e toneladas de máquinas, ferramentas e carvão mineral. No entanto, em janeiro de 1879 foi decretado à falência da empresa Collins.

O engenheiro norte-americano Percival Farquhar (1864-1953), considerado um dos maiores empresários da história do país, foi um dos responsáveis por tocar o empreendimento durante os anos de 1907 a 1912, mantendo o nome usado pelos irmãos Collins. O trem seguiria um trajeto de cerca de 350 quilômetros passando por perigosas corredeiras e cachoeiras da maior floresta tropical úmida do mundo.

Inaugurada em 1912, a EFMM só daria lucro nos dois primeiros anos de atividade, fato explicado pela queda vertiginosa da participação brasileira no mercado da borracha, propiciada pela ascensão da concorrência asiática que oferecia um produto de qualidade e de mais fácil extração. Logo, as atividades de Farquhar na Amazônia entraram em falência.

Aluízio Pinheiro Ferreira, em 1937, a mando de Getúlio Vargas, assumia a direção da ferrovia até 1966, informam a Biblioteca Nacional e a pesquisa da Secom. Entre 1943 e 1946 ele governava o Território Federal do Guaporé.

Em 1º de julho de 1972, por decreto do ex-presidente Emílio Garrastazu Médici, a EFMM foi definitivamente desativada.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Locomotiva 18 volta a emocionar Porto Velho aos domingos

Locomotiva 18 volta a emocionar Porto Velho aos domingos

Exibições semanais reforçam conexão histórica da cidade com a ferrovia.
L
Passeio de trenzinho no Parque da Cidade reúne famílias em ação inclusiva

Passeio de trenzinho no Parque da Cidade reúne famílias em ação inclusiva

Evento acolheu crianças, jovens e adultos neurodivergentes durante programação do Natal Porto Velho Luz.
L
Persistir transforma quedas em novos caminhos

Persistir transforma quedas em novos caminhos

Reflexão destaca como a desistência interrompe o processo de crescimento e impede que sonhos sejam realizados.
L
Sinara Rúbia diz ser “pantera negra do meu tempo”

Sinara Rúbia diz ser “pantera negra do meu tempo”

Gestora do Muhcab relata trajetória, ativismo e criação da performance Panteras Negras no Rio de Janeiro.
L
Porto Velho Luz inicia programação de Natal neste sábado no Parque da Cidade

Porto Velho Luz inicia programação de Natal neste sábado no Parque da Cidade

Abertura oficial do Porto Velho Luz acontece às 19h, com presença do prefeito Léo Moraes, e reúne música, atrações infantis e atividades culturais organizadas pela Funcultural.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Primeira Turma do STF forma maioria para manter prisão de Bolsonaro

Primeira Turma do STF forma maioria para manter prisão de Bolsonaro

Os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin votaram pela manutenção da prisão preventiva do ex-presidente, que foi detido após tentar violar a tornozeleira eletrônica. A ministra Cármen Lúcia tem até as 20h para concluir o julgamento virtual.
L
Moraes autoriza visita de filhos de Bolsonaro na Polícia Federal

Moraes autoriza visita de filhos de Bolsonaro na Polícia Federal

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), permitiu que os filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro o visitem na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Brasília. O ex-presidente está em prisão preventiva desde o último sábado (22).
L
Pé-de-Meia: Pagamento da 9ª parcela de R$ 200 começa nesta segunda

Pé-de-Meia: Pagamento da 9ª parcela de R$ 200 começa nesta segunda

A nova parcela do incentivo-frequência será paga pelo Ministério da Educação (MEC) a cerca de 3,2 milhões de estudantes elegíveis. Os depósitos seguem calendário escalonado e vão até 2 de dezembro.
L
Primeira Turma do STF decide hoje sobre a prisão de Bolsonaro

Primeira Turma do STF decide hoje sobre a prisão de Bolsonaro

O julgamento virtual definirá se a prisão preventiva será mantida, após o ex-presidente tentar adulterar a tornozeleira eletrônica e seu filho convocar uma vigília.
L
Moraes e Dino votam para manter prisão de Bolsonaro, aguardando Cármen Lúcia e Zanin

Moraes e Dino votam para manter prisão de Bolsonaro, aguardando Cármen Lúcia e Zanin

O Supremo Tribunal Federal (STF) analisa a manutenção da prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro, que está detido na Polícia Federal em Brasília desde o último sábado (22). O julgamento, realizado em painel virtual na Primeira Turma, começou às 8h desta segunda-feira (24).
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Vereador Dr. Gilber e Seinfra vistoriam Estrada dos Cartolas e pedem melhorias urgentes

Vereador Dr. Gilber e Seinfra vistoriam Estrada dos Cartolas e pedem melhorias urgentes

O objetivo foi atestar as condições precárias do local e solicitar o encascalhamento e a compactação imediata da via.
L
Lula defende soberania digital e justiça na cadeia de minerais críticos no G20

Lula defende soberania digital e justiça na cadeia de minerais críticos no G20

Em Joanesburgo, Lula alerta para o risco de colonialismo digital e reforça que países com reservas minerais devem ter protagonismo na transição energética.
L
Lula destaca força do multilateralismo após G20 na África do Sul

Lula destaca força do multilateralismo após G20 na África do Sul

Em Joanesburgo, Lula reforça a vitalidade do multilateralismo e confirma que o acordo Mercosul-União Europeia será assinado em 20 de dezembro.
L
Ieda Chaves pede criação de centro para atendimento a neurodivergentes em Guajará-Mirim

Ieda Chaves pede criação de centro para atendimento a neurodivergentes em Guajará-Mirim

Deputada quer transformar antigo Centro do Menor em unidade especializada.
L
COP30 em Belém aprova Pacote de Belém com apoio global

COP30 em Belém aprova Pacote de Belém com apoio global

Acordo reúne 29 decisões e avança em temas como transição justa e adaptação climática.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil localiza adolescente desaparecida e prende suspeito por estupro de vulnerável em Porto Velho

Polícia Civil localiza adolescente desaparecida e prende suspeito por estupro de vulnerável em Porto Velho

A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) recebeu a comunicação do desaparecimento de uma jovem de 12 anos neste domingo (23). O trabalho de investigação resultou na localização da vítima e na prisão em flagrante do homem que a acompanhava.
16
Polícia Civil de Rondônia identifica cadáver no Amazonas com técnica de "luva cadavérica"

Polícia Civil de Rondônia identifica cadáver no Amazonas com técnica de “luva cadavérica”

O Instituto de Identificação Civil e Criminal de Rondônia (IICCECF) usou a técnica da “luva cadavérica” para obter as impressões digitais de um corpo em avançado estado de decomposição, encontrado no município de Camutama (AM). O confronto papiloscópico confirmou a identidade do indivíduo.
18
Suspeito é preso por tentativa de homicídio e tráfico de drogas em RO

Suspeito é preso por tentativa de homicídio e tráfico de drogas em RO

A Polícia Militar de Ji-Paraná prendeu um suspeito após ele atirar em um homem que buscou abrigo em uma igreja. Na residência do criminoso, que usava tornozeleira eletrônica, a PM encontrou arma artesanal, munições e uma balança de precisão, reforçando a suspeita de tráfico.
12
Polícia Militar recupera motocicleta furtada durante a madrugada

Polícia Militar recupera motocicleta furtada durante a madrugada

Uma motocicleta Honda CG 160 Fan, furtada horas antes, foi localizada e recuperada pela Polícia Militar (PM) de Jaru na manhã deste domingo (23). O veículo foi encontrado abandonado após a denúncia de um morador.
10
PM detém suspeitos após possíveis tentativas de furto em agências de Rondônia

PM detém suspeitos após possíveis tentativas de furto em agências de Rondônia

Dois homens foram detidos pela Polícia Militar neste domingo (23), após um veículo capotar na Linha 623, perto de Jaru. A prisão ocorreu durante a apuração de possíveis tentativas de furto em agências bancárias de Tarilândia e Nova União, onde a energia elétrica foi cortada.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rondônia encerra 1º bloco das Paralimpíadas Escolares com 24 medalhas

Rondônia encerra 1º bloco das Paralimpíadas Escolares com 24 medalhas

Delegação rondoniense se destaca no atletismo e confirma avanços do estado no esporte paralímpico escolar.
L
Prefeitura de Jaru inicia pavimentação na Rua Minas Gerais, Setor 05

Prefeitura de Jaru inicia pavimentação na Rua Minas Gerais, Setor 05

Obras incluem drenagem, terraplanagem e asfalto tipo CBUQ no trecho entre Princesa Isabel e Rio Grande do Norte.
L
Vacinação contra a raiva em Jaru será neste sábado, 29

Vacinação contra a raiva em Jaru será neste sábado, 29

Prefeitura realiza ação das 8h às 16h30 em diversos pontos da cidade para cães e gatos com mais de três meses.
L
Últimos dias para garantir até 95% de desconto em dívidas com a Prefeitura de Jaru

Últimos dias para garantir até 95% de desconto em dívidas com a Prefeitura de Jaru

Contribuintes têm até 28 de novembro para aderir ao Refis 2025 e parcelar débitos com condições especiais.
L

Invenção da tornozeleira eletrônica foi inspirada em quadrinhos do Homem-Aranha; veja a história

A tornozeleira eletrônica, utilizada para monitorar presos como o ex-presidente Jair Bolsonaro, teve sua origem nos anos 1970, quando o juiz americano Jack Love se inspirou em uma história do Homem-Aranha e do vilão Rei do Crime para criar o sistema de monitoramento.
L
Homem é assassinado na zona rural de Alta Floresta do Oeste

Homem é assassinado na zona rural de Alta Floresta do Oeste

Flávio Renato Guedes Sidoni, de 32 anos, foi encontrado morto na tarde do último sábado (22) na Linha 156, no distrito de Izidolândia. A vítima apresentava ferimentos de arma de fogo no peito e nas costas, além de lesões contundentes na cabeça.
18
Polícias Civil e Militar de Rolim de Moura cumprem Mandado de Urgência em tempo recorde

Polícias Civil e Militar de Rolim de Moura cumprem Mandado de Urgência em tempo recorde

As forças de segurança de Rolim de Moura agiram com agilidade e forte integração operacional no cumprimento de um mandado judicial urgente em um caso de violência doméstica. A decisão foi executada em menos de duas horas após o recebimento da ordem, garantindo a proteção imediata da vítima.
14
Acidente entre carro e moto deixa motociclista gravemente ferido em RO

Acidente entre carro e moto deixa motociclista gravemente ferido em RO

A colisão ocorreu na tarde deste domingo (23) no cruzamento da Rua Rio Verde com a Avenida 7 de Setembro. A vítima sofreu forte impacto e foi socorrida com sinais de traumatismo craniano e outras lesões na cabeça.
12
Ladrão com histórico de furtos é preso e liberado pela Justiça em Rolim de Moura

Ladrão com histórico de furtos é preso e liberado pela Justiça em Rolim de Moura

Diego C. foi preso em flagrante pela Polícia Militar (PM) após furtar um estacionamento, em crime registrado por câmeras de segurança. O suspeito, que tem diversos furtos em comércios e residências no currículo, foi autuado, mas posto em liberdade pela Justiça no dia seguinte.
10
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.