TERÇA-FEIRA, 06/01/2026
Publicidade

Em destaque

HISTÓRIA – Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em Porto Velho, completa 109 anos; Governo contribui para preservar patrimônio histórico

Segundo a Biblioteca Nacional, em 30 de abril de 1912, foi concluído o que se considera o último trecho da ferrovia.

Publicado em 

A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, considerada a maior saga ferroviária do mundo, foi inaugurada em 1º de agosto de 1912, há exatos 109 anos. Seus trabalhadores, de diversas nacionalidades, enfrentaram  um terrível conjunto de doenças: malária, beribéri, sarampo, pneumonia, disenteria, leishmaniose visceral, ancilostomíase, hemoglobinúria, febre amarela e outras.

Ela foi considerada, no início do século passado, a mais isolada ferrovia do planeta. Atualmente, o que restou de seu patrimônio sucateado está guardado em Porto Velho, e parte recuperada pelo governo estadual e prefeitura municipal. Os Ministérios Públicos Estadual e Federal colecionam denúncias de furtos, roubos e desaparecimento de peças.

Segundo a Biblioteca Nacional, em 30 de abril de 1912, foi concluído o que se considera o último trecho da ferrovia.

De acordo com Carolina Pena de Alencar, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a partir do ciclo da borracha, empresas inglesas e estadunidenses investiram seu capital no Brasil para o controle da extração em todo o vale amazônico.

A construção da ferrovia era justificada pela necessidade de escoar a borracha, principal produto de exportação brasileiro. O transporte era realizado por via fluvial, elevando os custos tributários, sacrificava vidas humanas – principalmente de índios brasileiros e bolivianos – e perda de mercadorias.

“Eles utilizavam mão de obra indígena e, posteriormente, a nordestina; a economia da borracha foi gradativamente se territorializando na região amazônica”, conta Carolina.

As precárias condições sanitárias na região impediram a primeira tentativa de se construir a estrada de ferro entre Porto Velho e Guajará-Mirim, na fronteira brasileira com a Bolívia. “Metade dos trabalhadores adoecidos morriam e os sobreviventes tornavam-se pessoas debilitadas, que dificilmente seguiam trabalhando. No segundo ano, o período médio de vida dos operários era de três meses; em 1908 foi construído o Hospital da Candelária, que impressionou o sanitarista Oswaldo Cruz em visita de inspeção à região da obra”, relata ainda Carolina Alencar.

O médico fora chamado com urgência no Rio de Janeiro, passou um mês na região e apresentou um relatório sobre as condições sanitárias. Segundo descrevera na época,  “a região está de tal modo infectada que sua população não tem noção do que seja o estado hígido e para ela a condição de ser enfermo constitui a normalidade”.

O que eu vim fazer aqui!

Qual a razão de todos esses mortos internacionais que renascem na bulha da locomotiva e vêm com seus olhinhos de luz fraca me espiar pelas janelinhas do vagão (Mário de Andrade, no livro O turista aprendiz).

Segundo o historiador Manoel Rodrigues Ferreira, desde 1867 pelo Tratado de Amizade, Limites, Navegação, Comércio e Extra intenção era construir uma estrada de ferro, ou de rodagem, para superar o trecho encachoeirado dos rios Madeira e Mamoré, obstáculos responsáveis pelo alto custo das mercadorias de importação e exportação.

“Apesar de tentativas anteriores foi apenas no início do século XX que a construção de uma ferrovia binacional foi viabilizada através do Tratado de Petrópolis, assinado em 17 de novembro de 1903, do qual foram signatários o Brasil e a Bolívia, cujo objetivo era pôr fim ao litígio originado com a luta pela posse da área do atual estado do Acre, e como parte dessa disputa territorial o governo brasileiro abriu concorrência pública para a construção da ferrovia”, conta Rodrigues, autor do livro A Ferrovia do Diabo.

O artigo VII deste Tratado de paz explicitava traz este objetivo: “Os Estados Unidos do Brasil obrigam-se a construir em território brasileiro, por si ou por empresa particular, uma ferrovia desde o porto de Santo Antônio, no rio Madeira, até Guajará-Mirim, no Mamoré, com um ramal que, passando por Vila Murtinho ou em outro ponto próximo (Estado de Matto-Grosso), chegue a Villa-Bella (Bolívia), na confluência do Beni e do Mamoré.

Dessa ferrovia, que o Brasil se esforçará por concluir no prazo de quatro anos, usarão ambos os países com direito às mesmas franquezas e tarifas (Tratado de Petrópolis, 1903).

A concorrência para definir a empresa que iria realizar a construção da estrada ferro foi vencida pelo engenheiro Joaquim Catrambi. Devido a acordos firmados entre ele e o empresário Percival Farquhar, designou-se a empresa Madeira-Mamoré Railway Company para a administração da ferrovia, fundada por este último.

Era um investimento arriscado, porque as 40 mil toneladas de borracha exportadas pela Amazônia representavam 90% da produção mundial, gerando 1,50 dólar por libra de borracha adquirida pelas indústrias de eletricidade e de pneus de automóveis, em franca expansão. A produção das seringueiras asiáticas era de apenas 1.500 toneladas e parecia não constituir ameaça (Gauld, 2006).

O ponto inicial para a construção da ferrovia era a vila de Santo Antônio por sua condição natural que finalizava o trecho encachoeirado do rio Madeira, porém alegando dificuldades com a insalubridade e problemas com o porto a empresa decidiu iniciar o empreendimento em outro ponto que distava sete quilômetros dessa vila, aglomerando ali os estabelecimentos industriais e as infraestruturas necessárias para atender as condições de produtividade do trabalho (Fonseca, 1998).

O empreendimento Madeira-Mamoré Railway Company foi assinado pelos irmãos americanos Philips e Thomas Collins em 1877. No ano seguinte partiram da Filadélfia com engenheiros, demais trabalhadores e toneladas de máquinas, ferramentas e carvão mineral. No entanto, em janeiro de 1879 foi decretado à falência da empresa Collins.

O engenheiro norte-americano Percival Farquhar (1864-1953), considerado um dos maiores empresários da história do país, foi um dos responsáveis por tocar o empreendimento durante os anos de 1907 a 1912, mantendo o nome usado pelos irmãos Collins. O trem seguiria um trajeto de cerca de 350 quilômetros passando por perigosas corredeiras e cachoeiras da maior floresta tropical úmida do mundo.

Inaugurada em 1912, a EFMM só daria lucro nos dois primeiros anos de atividade, fato explicado pela queda vertiginosa da participação brasileira no mercado da borracha, propiciada pela ascensão da concorrência asiática que oferecia um produto de qualidade e de mais fácil extração. Logo, as atividades de Farquhar na Amazônia entraram em falência.

Aluízio Pinheiro Ferreira, em 1937, a mando de Getúlio Vargas, assumia a direção da ferrovia até 1966, informam a Biblioteca Nacional e a pesquisa da Secom. Entre 1943 e 1946 ele governava o Território Federal do Guaporé.

Em 1º de julho de 1972, por decreto do ex-presidente Emílio Garrastazu Médici, a EFMM foi definitivamente desativada.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Centros Municipais de Arte e Cultura abrem inscrições para cursos gratuitos em 2026

Centros Municipais de Arte e Cultura abrem inscrições para cursos gratuitos em 2026

Edital da Semed oferece vagas em música, dança, teatro e artes visuais nos CMACEs de Porto Velho; inscrições começam em 12 de janeiro
L
Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato em Vilhena

Atividade capacitou 15 pessoas em técnicas com fibras vegetais, incentivando sustentabilidade e cultura local.
L
Rondônia 44 anos: história do estado é marcada por pioneirismo e desenvolvimento

Rondônia 44 anos: história do estado é marcada por pioneirismo e desenvolvimento

Comemoração de Rondônia 44 anos destaca a trajetória de coragem desde a instalação do território até a consolidação como potência econômica na Amazônia
L
Estrada de Ferro Madeira-Mamoré apresenta Pôr do Sol Musical gratuito neste fim de semana

Estrada de Ferro Madeira-Mamoré apresenta Pôr do Sol Musical gratuito neste fim de semana

O evento terá apresentações de Diogo Rodrigues e Arthur Êba nos dias 3 e 4 de janeiro.
L
TV Brasil celebra 2026 com show Trem do Samba.

TV Brasil celebra 2026 com show Trem do Samba.

Clássicos do samba embalam a programação especial da TV Brasil nesta virada.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Rondônia fica em 2º lugar em ranking nacional de eficiência do Judiciário

Levantamento do CLP, com dados do CNJ, aponta Rondônia entre os estados com menor taxa de congestionamento de processos no Judiciário.
L

Rondônia cria política de proteção a adolescentes com oferta gratuita do Implanon

Lei estadual garante contraceptivo Implanon pelo SUS a adolescentes em situação de vulnerabilidade em Rondônia.
L

Produtor de Rondônia tem só até dia 9 para semear soja

Calendário oficial de semeadura da soja em Rondônia termina em 9 de janeiro de 2026; plantio fora do prazo está proibido para controle da ferrugem asiática.
L
Porto Velho amplia vacinação contra HPV e deve imunizar 18 mil jovens

Porto Velho amplia vacinação contra HPV e deve imunizar 18 mil jovens

O objetivo é ampliar até o primeiro semestre de 2026 o acesso à vacina para adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que não foram imunizados na idade recomendada
L

Parceria entre Acre e Rondônia muda regra do ICMS para café

Protocolo do Confaz suspende ICMS por até 60 dias no envio de café do Acre para Rondônia para beneficiamento, reduzindo custos ao produtor rural.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputados aprovam extinção da Somar e atualização na estrutura do Governo de Rondônia

Deputados aprovam extinção da Somar e atualização na estrutura do Governo de Rondônia

Medida aprovada pela Assembleia Legislativa transfere atribuições estratégicas para a Sepog com o objetivo de eliminar sobreposições administrativas.
L
Assembleia aprova projeto que reorganiza instâncias estratégicas do Poder Executivo em Rondônia

Assembleia aprova projeto que reorganiza instâncias estratégicas do Poder Executivo em Rondônia

Aprovação do PLC 114/2025 foca na governança administrativa e inclui o contador-geral na Mesa de Negociação Permanente sem gerar impacto financeiro
L
Cláudia de Jesus solicita construção de nova escola indígena em Chupinguaia

Cláudia de Jesus solicita construção de nova escola indígena em Chupinguaia

Indicação visa substituir prédio com risco de desabamento na Aldeia Rio de Ouro, na Terra Indígena Tubarão Latundê.
L
Deputado Eyder Brasil garante meio milhão de reais para escolas de Porto Velho

Deputado Eyder Brasil garante meio milhão de reais para escolas de Porto Velho

Recursos asseguram uniformes para o Major Guapindaia e reforma estrutural na Escola Canto do Uirapuru.
L
Bagattoli reafirma oposição à concessão da BR-364

Bagattoli reafirma oposição à concessão da BR-364

Senador critica pedágio e diz que população não foi ouvida.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é gravemente espancado após falsa acusação de furto

Homem é gravemente espancado após falsa acusação de furto

Vítima trabalhava em madereira e sofreu ferimentos graves, incluindo fratura no braço; população reagiu a engano na acusação.
14
Furto em loja de calçados no centro de Vilhena termina com prisão da suspeita

Furto em loja de calçados no centro de Vilhena termina com prisão da suspeita

Câmeras de monitoramento flagraram o crime e polícia conseguiu localizar a autora rapidamente.
16
Homem de 37 anos é morto a facadas em Machadinho d’Oeste, RO

Homem de 37 anos é morto a facadas em Machadinho d’Oeste, RO

Vítima foi encontrada nos fundos de um quintal após madrugada de violência.
18
Adolescente e criança morrem em tombamento de caminhão na BR-364, em RO

Adolescente e criança morrem em tombamento de caminhão na BR-364, em RO

Acidente envolveu cinco pessoas da mesma família na madrugada desta segunda-feira.
14
Alta Floresta – Homem é preso após ameaçar familiares com armas em aldeia

Alta Floresta – Homem é preso após ameaçar familiares com armas em aldeia

Suspeito portava espingarda e facão durante desentendimento familiar na zona rural.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Kleyton Mendes assume comando da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia

Kleyton Mendes assume comando da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia

Novo CEO traz experiência internacional e visa fortalecer infraestrutura e conectividade aérea na Região Norte.
L
Ebserh abre inscrições para médicos com salários de até R$ 19,1 mil

Ebserh abre inscrições para médicos com salários de até R$ 19,1 mil

Concurso oferece 152 vagas e cadastro de reserva em hospitais universitários federais, com inscrições abertas até 30 de janeiro.
L
Prefeitura intensifica planejamento para reduzir impactos da cheia em 2026

Prefeitura intensifica planejamento para reduzir impactos da cheia em 2026

Reunião intersetorial coordenada pela Defesa Civil de Porto Velho alinha ações preventivas para minimizar os efeitos de uma possível cheia.
L
Cobertura de testagem para HIV cresce 47% em comunidades indígenas

Cobertura de testagem para HIV cresce 47% em comunidades indígenas

Ministério da Saúde distribuiu mais de 1 milhão de testes rápidos em 2025, ampliando diagnóstico precoce e prevenção nas terras indígenas.
L
Imagem viral de Maduro com Ratinho é FAKE

Imagem viral de Maduro com Ratinho é FAKE

Post que circulou nas redes sociais substituiu foto do presidente venezuelano por imagem do apresentador Ratinho e viralizou após sua captura pelos EUA.
L
Brasil na ONU: fins não justificam meios na Venezuela

Brasil na ONU: fins não justificam meios na Venezuela

Em discurso no Conselho de Segurança, embaixador Sérgio Danese criticou intervenção dos EUA e defendeu respeito à soberania e ao direito internacional na Venezuela.
L
Rio Jaru sobe rapidamente: Defesa Civil emite alerta vermelho

Rio Jaru sobe rapidamente: Defesa Civil emite alerta vermelho

Chuvas intensas elevam nível do Rio Jaru em Jaru, RO, e Defesa Civil alerta moradores para risco de alagamentos e orienta procedimentos de emergência.
L
Avatar: Fogo e Cinzas ultrapassa US$ 1 bilhão em bilheteria: sucesso global

Avatar: Fogo e Cinzas ultrapassa US$ 1 bilhão em bilheteria: sucesso global

18 dias após estreia, filme de James Cameron soma US$ 1,08 bilhão em arrecadação mundial, com destaque para mercados da China, França, Alemanha e Brasil.
L
Robô orgânico bizarro viraliza: projeto é obra de ficção científica

Robô orgânico bizarro viraliza: projeto é obra de ficção científica

Vídeo de organismo artificial com aparência viva se espalhou nas redes, mas se trata de projeto artístico de 2016, e não de avanço real em biotecnologia.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.