SEGUNDA-FEIRA, 02/02/2026
Publicidade

Em destaque

HISTÓRIA – Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em Porto Velho, completa 109 anos; Governo contribui para preservar patrimônio histórico

Segundo a Biblioteca Nacional, em 30 de abril de 1912, foi concluído o que se considera o último trecho da ferrovia.

Publicado em 

A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, considerada a maior saga ferroviária do mundo, foi inaugurada em 1º de agosto de 1912, há exatos 109 anos. Seus trabalhadores, de diversas nacionalidades, enfrentaram  um terrível conjunto de doenças: malária, beribéri, sarampo, pneumonia, disenteria, leishmaniose visceral, ancilostomíase, hemoglobinúria, febre amarela e outras.

Ela foi considerada, no início do século passado, a mais isolada ferrovia do planeta. Atualmente, o que restou de seu patrimônio sucateado está guardado em Porto Velho, e parte recuperada pelo governo estadual e prefeitura municipal. Os Ministérios Públicos Estadual e Federal colecionam denúncias de furtos, roubos e desaparecimento de peças.

Segundo a Biblioteca Nacional, em 30 de abril de 1912, foi concluído o que se considera o último trecho da ferrovia.

De acordo com Carolina Pena de Alencar, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a partir do ciclo da borracha, empresas inglesas e estadunidenses investiram seu capital no Brasil para o controle da extração em todo o vale amazônico.

A construção da ferrovia era justificada pela necessidade de escoar a borracha, principal produto de exportação brasileiro. O transporte era realizado por via fluvial, elevando os custos tributários, sacrificava vidas humanas – principalmente de índios brasileiros e bolivianos – e perda de mercadorias.

“Eles utilizavam mão de obra indígena e, posteriormente, a nordestina; a economia da borracha foi gradativamente se territorializando na região amazônica”, conta Carolina.

As precárias condições sanitárias na região impediram a primeira tentativa de se construir a estrada de ferro entre Porto Velho e Guajará-Mirim, na fronteira brasileira com a Bolívia. “Metade dos trabalhadores adoecidos morriam e os sobreviventes tornavam-se pessoas debilitadas, que dificilmente seguiam trabalhando. No segundo ano, o período médio de vida dos operários era de três meses; em 1908 foi construído o Hospital da Candelária, que impressionou o sanitarista Oswaldo Cruz em visita de inspeção à região da obra”, relata ainda Carolina Alencar.

O médico fora chamado com urgência no Rio de Janeiro, passou um mês na região e apresentou um relatório sobre as condições sanitárias. Segundo descrevera na época,  “a região está de tal modo infectada que sua população não tem noção do que seja o estado hígido e para ela a condição de ser enfermo constitui a normalidade”.

O que eu vim fazer aqui!

Qual a razão de todos esses mortos internacionais que renascem na bulha da locomotiva e vêm com seus olhinhos de luz fraca me espiar pelas janelinhas do vagão (Mário de Andrade, no livro O turista aprendiz).

Segundo o historiador Manoel Rodrigues Ferreira, desde 1867 pelo Tratado de Amizade, Limites, Navegação, Comércio e Extra intenção era construir uma estrada de ferro, ou de rodagem, para superar o trecho encachoeirado dos rios Madeira e Mamoré, obstáculos responsáveis pelo alto custo das mercadorias de importação e exportação.

“Apesar de tentativas anteriores foi apenas no início do século XX que a construção de uma ferrovia binacional foi viabilizada através do Tratado de Petrópolis, assinado em 17 de novembro de 1903, do qual foram signatários o Brasil e a Bolívia, cujo objetivo era pôr fim ao litígio originado com a luta pela posse da área do atual estado do Acre, e como parte dessa disputa territorial o governo brasileiro abriu concorrência pública para a construção da ferrovia”, conta Rodrigues, autor do livro A Ferrovia do Diabo.

O artigo VII deste Tratado de paz explicitava traz este objetivo: “Os Estados Unidos do Brasil obrigam-se a construir em território brasileiro, por si ou por empresa particular, uma ferrovia desde o porto de Santo Antônio, no rio Madeira, até Guajará-Mirim, no Mamoré, com um ramal que, passando por Vila Murtinho ou em outro ponto próximo (Estado de Matto-Grosso), chegue a Villa-Bella (Bolívia), na confluência do Beni e do Mamoré.

Dessa ferrovia, que o Brasil se esforçará por concluir no prazo de quatro anos, usarão ambos os países com direito às mesmas franquezas e tarifas (Tratado de Petrópolis, 1903).

A concorrência para definir a empresa que iria realizar a construção da estrada ferro foi vencida pelo engenheiro Joaquim Catrambi. Devido a acordos firmados entre ele e o empresário Percival Farquhar, designou-se a empresa Madeira-Mamoré Railway Company para a administração da ferrovia, fundada por este último.

Era um investimento arriscado, porque as 40 mil toneladas de borracha exportadas pela Amazônia representavam 90% da produção mundial, gerando 1,50 dólar por libra de borracha adquirida pelas indústrias de eletricidade e de pneus de automóveis, em franca expansão. A produção das seringueiras asiáticas era de apenas 1.500 toneladas e parecia não constituir ameaça (Gauld, 2006).

O ponto inicial para a construção da ferrovia era a vila de Santo Antônio por sua condição natural que finalizava o trecho encachoeirado do rio Madeira, porém alegando dificuldades com a insalubridade e problemas com o porto a empresa decidiu iniciar o empreendimento em outro ponto que distava sete quilômetros dessa vila, aglomerando ali os estabelecimentos industriais e as infraestruturas necessárias para atender as condições de produtividade do trabalho (Fonseca, 1998).

O empreendimento Madeira-Mamoré Railway Company foi assinado pelos irmãos americanos Philips e Thomas Collins em 1877. No ano seguinte partiram da Filadélfia com engenheiros, demais trabalhadores e toneladas de máquinas, ferramentas e carvão mineral. No entanto, em janeiro de 1879 foi decretado à falência da empresa Collins.

O engenheiro norte-americano Percival Farquhar (1864-1953), considerado um dos maiores empresários da história do país, foi um dos responsáveis por tocar o empreendimento durante os anos de 1907 a 1912, mantendo o nome usado pelos irmãos Collins. O trem seguiria um trajeto de cerca de 350 quilômetros passando por perigosas corredeiras e cachoeiras da maior floresta tropical úmida do mundo.

Inaugurada em 1912, a EFMM só daria lucro nos dois primeiros anos de atividade, fato explicado pela queda vertiginosa da participação brasileira no mercado da borracha, propiciada pela ascensão da concorrência asiática que oferecia um produto de qualidade e de mais fácil extração. Logo, as atividades de Farquhar na Amazônia entraram em falência.

Aluízio Pinheiro Ferreira, em 1937, a mando de Getúlio Vargas, assumia a direção da ferrovia até 1966, informam a Biblioteca Nacional e a pesquisa da Secom. Entre 1943 e 1946 ele governava o Território Federal do Guaporé.

Em 1º de julho de 1972, por decreto do ex-presidente Emílio Garrastazu Médici, a EFMM foi definitivamente desativada.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Bloco Até Que a Noite Vire Dia promete sacudir a Pinheiro Machado no sábado (7)

Bloco Até Que a Noite Vire Dia promete sacudir a Pinheiro Machado no sábado (7)

Tradicional bloco de Porto Velho desfila com trio elétrico, camarote open bar e celebra 20 anos de folia
L
Curumim Folia 2026: Carnaval infantil reforça inclusão e segurança em Porto Velho

Curumim Folia 2026: Carnaval infantil reforça inclusão e segurança em Porto Velho

Programação gratuita da Prefeitura integra o Béra Folia e cria espaço cultural e acolhedor para crianças e famílias no Mercado Cultural.
L
Mostra de Cinema de Tiradentes encerra 29ª edição com vitória de Anistia 79

Mostra de Cinema de Tiradentes encerra 29ª edição com vitória de Anistia 79

Documentário venceu os prêmios do júri oficial e do público
L
Hoje é Dia: fevereiro de 2026 reúne Carnaval, saúde e marcos históricos

Hoje é Dia: fevereiro de 2026 reúne Carnaval, saúde e marcos históricos

Calendário do mês destaca folia, campanhas de conscientização, datas religiosas, conquistas sociais e acontecimentos históricos que ajudam a entender o presente.
L
Literatura conecta Rondônia e Paraíba em encontro cultural da AJEB

Literatura conecta Rondônia e Paraíba em encontro cultural da AJEB

Entrega de obras de escritoras da AJEB Rondônia ao governador da Paraíba reforça laços culturais, históricos e literários entre os dois estados brasileiros.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News Folia 2026: Bloco das Kaxorras promete irreverência e diversidade no Carnaval

Homens podem se vestir de mulheres, mulheres podem virar super-heróis, personagens, figuras inusitadas ou qualquer criação que a imaginação permitir.
L
Moraes homologa acordo para militares evitarem prisão

Moraes homologa acordo para militares evitarem prisão

O ministro Alexandre de Moraes validou o pacto de não persecução penal para dois integrantes das Forças Especiais envolvidos em tramas golpistas após condenações brandas.
L
Banco Central inicia novas regras de segurança para o Pix

Banco Central inicia novas regras de segurança para o Pix

As medidas que entram em vigor nesta segunda-feira permitem o rastreamento do dinheiro em contas intermediárias e agilizam a devolução de valores em casos de fraude.
L

Primeiro clipe híbrido de Carnaval de Rondônia apresenta “Eu Sou o Lobo Mau”

Produção inédita no estado une gravações reais e Inteligência Artificial, levando a identidade cultural do Norte para o centro da inovação audiovisual brasileira.
L
STF realiza sessão solene de abertura do Ano Judiciário 2026

STF realiza sessão solene de abertura do Ano Judiciário 2026

A cerimônia contou com a presença dos chefes dos Três Poderes e marca o retorno das atividades da Corte, que terá pautas polêmicas sobre redes sociais e educação.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula destaca recordes econômicos em mensagem ao Congresso

Lula destaca recordes econômicos em mensagem ao Congresso

O presidente afirmou que o país superou previsões negativas, alcançando a menor taxa de desemprego da história e retirando o Brasil do Mapa da Fome pela segunda vez.
L
Fachin defende harmonia entre Poderes em discurso no Congresso

Fachin defende harmonia entre Poderes em discurso no Congresso

O presidente do Supremo Tribunal Federal participou da abertura do ano Legislativo e destacou que o Judiciário priorizará julgamentos de feminicídio e questões raciais em 2026.
L
Ayel Muniz: “Marcos Rogério é o socialista que virou liberal só depois de chegar ao poder”

Ayel Muniz: “Marcos Rogério é o socialista que virou liberal só depois de chegar ao poder”

Artigo critica trajetória política do senador, aponta contradições ideológicas e questiona ausência de projeto estruturado para Rondônia, além de citar episódio envolvendo indicação familiar.
L
Cármen Lúcia assume relatoria do novo Código de Ética do STF

Cármen Lúcia assume relatoria do novo Código de Ética do STF

O presidente da Corte, Edson Fachin, indicou a ministra para conduzir a proposta de autorregulação, buscando restaurar a legitimidade do tribunal após crises recentes.
L
Dra. Taíssa visita União Bandeirantes e debate emancipação do distrito

Dra. Taíssa visita União Bandeirantes e debate emancipação do distrito

Deputada cumpriu agenda com lideranças, visitou empreendimentos rurais e defendeu regulamentação federal para criação de novos municípios em Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF apreende quase 25 kg de skunk com motoristas em Vilhena

PRF apreende quase 25 kg de skunk com motoristas em Vilhena

A droga era transportada em um veículo de aplicativo na BR-364; dois condutores acabaram presos em flagrante por tráfico e associação ao tráfico durante a madrugada.
10
Brasileiro é assassinado a tiros na Bolívia um dia após chegar ao país

Brasileiro é assassinado a tiros na Bolívia um dia após chegar ao país

Fernando Vieira de Santana, de 34 anos, foi encontrado com sinais de execução em Santa Cruz, fronteira com Rondônia; autoridades bolivianas investigam o caso.
18
Polícia Militar prende homem por disparos no bairro São Francisco

Polícia Militar prende homem por disparos no bairro São Francisco

A equipe do 5º BPM localizou uma pistola com numeração raspada após denúncia anônima; o suspeito confessou ter efetuado os tiros para testar o armamento ilegal.
14
Forças de segurança recuperam veículos da Sedam em Costa Marques

Forças de segurança recuperam veículos da Sedam em Costa Marques

A ação integrada entre as polícias Civil e Militar localizou duas caminhonetes oficiais furtadas em Cacoal, além de apreender um fuzil e munições na região de fronteira.
10

Embriagado: Homem é preso após ameaçar matar toda a família na zona leste de Porto Velho

Indivíduo sob efeito de álcool e drogas tentou extorquir a companheira e ameaçou acionar membros de facção criminosa.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jaru inicia construção de rotatória e amplia sinalização de trânsito

Jaru inicia construção de rotatória e amplia sinalização de trânsito

Obras no cruzamento das avenidas Padre Adolpho Rohl e Florianópolis integram projeto de modernização que contempla todos os setores da cidade e o distrito de Tarilândia
L
Michael, cinebiografia do astro pop, ganha novo trailer

Michael, cinebiografia do astro pop, ganha novo trailer

Longa promete revelar detalhes da vida e carreira de Michael Jackson dentro e fora dos palcos
L
Conab e BNDES lançam edital do Amazônia Viva em cerimônia on-line

Conab e BNDES lançam edital do Amazônia Viva em cerimônia on-line

Projeto vai destinar R$ 80 milhões para comunidades tradicionais da Amazônia
L
Canais digitais da Energisa Rondônia superam 95% de preferência dos clientes em 2025

Canais digitais da Energisa Rondônia superam 95% de preferência dos clientes em 2025

Aplicativo Energisa On lidera atendimentos e reforça transformação digital no estado
L
Reforma Tributária: Sebrae realiza palestras sobre Simples Nacional e MEI em Rondônia

Reforma Tributária: Sebrae realiza palestras sobre Simples Nacional e MEI em Rondônia

Iniciativa esclarece impactos da nova legislação para micro e pequenos empresários e orienta adaptação ao novo modelo de tributação.
L
Prefeitura de Jaru realiza audiência pública de prestação de contas na próxima sexta-feira

Prefeitura de Jaru realiza audiência pública de prestação de contas na próxima sexta-feira

Evento vai avaliar cumprimento das metas fiscais do terceiro quadrimestre de 2025 e é aberto à participação da população.
L
CAIXA inicia financiamentos para construção de imóveis acima de R$ 2,25 milhões com critérios sustentáveis

CAIXA inicia financiamentos para construção de imóveis acima de R$ 2,25 milhões com critérios sustentáveis

Nova linha “Construção Sustentável” exige eficiência energética, tecnologias limpas e redução de impactos ambientais, atendendo pessoas físicas no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).
L
Saque-Aniversário do FGTS: CAIXA inicia segunda etapa de liberação de valores

Saque-Aniversário do FGTS: CAIXA inicia segunda etapa de liberação de valores

Trabalhadores com contratos suspensos ou extintos entre 2020 e 2025 poderão sacar o saldo remanescente da modalidade Saque-Aniversário, sem necessidade de solicitação.
L
Presidente da Bolívia destaca encontro com Lula e convite oficial ao Brasil

Presidente da Bolívia destaca encontro com Lula e convite oficial ao Brasil

As imagens do encontro reforçaram a cordialidade entre Brasil e Bolívia.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.