QUARTA-FEIRA, 31/12/2025

Em destaque

HISTÓRIA – Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em Porto Velho, completa 109 anos; Governo contribui para preservar patrimônio histórico

Segundo a Biblioteca Nacional, em 30 de abril de 1912, foi concluído o que se considera o último trecho da ferrovia.

Publicado em 

A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, considerada a maior saga ferroviária do mundo, foi inaugurada em 1º de agosto de 1912, há exatos 109 anos. Seus trabalhadores, de diversas nacionalidades, enfrentaram  um terrível conjunto de doenças: malária, beribéri, sarampo, pneumonia, disenteria, leishmaniose visceral, ancilostomíase, hemoglobinúria, febre amarela e outras.

Ela foi considerada, no início do século passado, a mais isolada ferrovia do planeta. Atualmente, o que restou de seu patrimônio sucateado está guardado em Porto Velho, e parte recuperada pelo governo estadual e prefeitura municipal. Os Ministérios Públicos Estadual e Federal colecionam denúncias de furtos, roubos e desaparecimento de peças.

Segundo a Biblioteca Nacional, em 30 de abril de 1912, foi concluído o que se considera o último trecho da ferrovia.

De acordo com Carolina Pena de Alencar, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a partir do ciclo da borracha, empresas inglesas e estadunidenses investiram seu capital no Brasil para o controle da extração em todo o vale amazônico.

A construção da ferrovia era justificada pela necessidade de escoar a borracha, principal produto de exportação brasileiro. O transporte era realizado por via fluvial, elevando os custos tributários, sacrificava vidas humanas – principalmente de índios brasileiros e bolivianos – e perda de mercadorias.

“Eles utilizavam mão de obra indígena e, posteriormente, a nordestina; a economia da borracha foi gradativamente se territorializando na região amazônica”, conta Carolina.

As precárias condições sanitárias na região impediram a primeira tentativa de se construir a estrada de ferro entre Porto Velho e Guajará-Mirim, na fronteira brasileira com a Bolívia. “Metade dos trabalhadores adoecidos morriam e os sobreviventes tornavam-se pessoas debilitadas, que dificilmente seguiam trabalhando. No segundo ano, o período médio de vida dos operários era de três meses; em 1908 foi construído o Hospital da Candelária, que impressionou o sanitarista Oswaldo Cruz em visita de inspeção à região da obra”, relata ainda Carolina Alencar.

O médico fora chamado com urgência no Rio de Janeiro, passou um mês na região e apresentou um relatório sobre as condições sanitárias. Segundo descrevera na época,  “a região está de tal modo infectada que sua população não tem noção do que seja o estado hígido e para ela a condição de ser enfermo constitui a normalidade”.

O que eu vim fazer aqui!

Qual a razão de todos esses mortos internacionais que renascem na bulha da locomotiva e vêm com seus olhinhos de luz fraca me espiar pelas janelinhas do vagão (Mário de Andrade, no livro O turista aprendiz).

Segundo o historiador Manoel Rodrigues Ferreira, desde 1867 pelo Tratado de Amizade, Limites, Navegação, Comércio e Extra intenção era construir uma estrada de ferro, ou de rodagem, para superar o trecho encachoeirado dos rios Madeira e Mamoré, obstáculos responsáveis pelo alto custo das mercadorias de importação e exportação.

“Apesar de tentativas anteriores foi apenas no início do século XX que a construção de uma ferrovia binacional foi viabilizada através do Tratado de Petrópolis, assinado em 17 de novembro de 1903, do qual foram signatários o Brasil e a Bolívia, cujo objetivo era pôr fim ao litígio originado com a luta pela posse da área do atual estado do Acre, e como parte dessa disputa territorial o governo brasileiro abriu concorrência pública para a construção da ferrovia”, conta Rodrigues, autor do livro A Ferrovia do Diabo.

O artigo VII deste Tratado de paz explicitava traz este objetivo: “Os Estados Unidos do Brasil obrigam-se a construir em território brasileiro, por si ou por empresa particular, uma ferrovia desde o porto de Santo Antônio, no rio Madeira, até Guajará-Mirim, no Mamoré, com um ramal que, passando por Vila Murtinho ou em outro ponto próximo (Estado de Matto-Grosso), chegue a Villa-Bella (Bolívia), na confluência do Beni e do Mamoré.

Dessa ferrovia, que o Brasil se esforçará por concluir no prazo de quatro anos, usarão ambos os países com direito às mesmas franquezas e tarifas (Tratado de Petrópolis, 1903).

A concorrência para definir a empresa que iria realizar a construção da estrada ferro foi vencida pelo engenheiro Joaquim Catrambi. Devido a acordos firmados entre ele e o empresário Percival Farquhar, designou-se a empresa Madeira-Mamoré Railway Company para a administração da ferrovia, fundada por este último.

Era um investimento arriscado, porque as 40 mil toneladas de borracha exportadas pela Amazônia representavam 90% da produção mundial, gerando 1,50 dólar por libra de borracha adquirida pelas indústrias de eletricidade e de pneus de automóveis, em franca expansão. A produção das seringueiras asiáticas era de apenas 1.500 toneladas e parecia não constituir ameaça (Gauld, 2006).

O ponto inicial para a construção da ferrovia era a vila de Santo Antônio por sua condição natural que finalizava o trecho encachoeirado do rio Madeira, porém alegando dificuldades com a insalubridade e problemas com o porto a empresa decidiu iniciar o empreendimento em outro ponto que distava sete quilômetros dessa vila, aglomerando ali os estabelecimentos industriais e as infraestruturas necessárias para atender as condições de produtividade do trabalho (Fonseca, 1998).

O empreendimento Madeira-Mamoré Railway Company foi assinado pelos irmãos americanos Philips e Thomas Collins em 1877. No ano seguinte partiram da Filadélfia com engenheiros, demais trabalhadores e toneladas de máquinas, ferramentas e carvão mineral. No entanto, em janeiro de 1879 foi decretado à falência da empresa Collins.

O engenheiro norte-americano Percival Farquhar (1864-1953), considerado um dos maiores empresários da história do país, foi um dos responsáveis por tocar o empreendimento durante os anos de 1907 a 1912, mantendo o nome usado pelos irmãos Collins. O trem seguiria um trajeto de cerca de 350 quilômetros passando por perigosas corredeiras e cachoeiras da maior floresta tropical úmida do mundo.

Inaugurada em 1912, a EFMM só daria lucro nos dois primeiros anos de atividade, fato explicado pela queda vertiginosa da participação brasileira no mercado da borracha, propiciada pela ascensão da concorrência asiática que oferecia um produto de qualidade e de mais fácil extração. Logo, as atividades de Farquhar na Amazônia entraram em falência.

Aluízio Pinheiro Ferreira, em 1937, a mando de Getúlio Vargas, assumia a direção da ferrovia até 1966, informam a Biblioteca Nacional e a pesquisa da Secom. Entre 1943 e 1946 ele governava o Território Federal do Guaporé.

Em 1º de julho de 1972, por decreto do ex-presidente Emílio Garrastazu Médici, a EFMM foi definitivamente desativada.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Livro “FÊNIX” percorre Rondônia e fortalece diálogo sobre renascimento feminino

Livro “FÊNIX” percorre Rondônia e fortalece diálogo sobre renascimento feminino

Obra de Márcia Aguiar promove reflexão sobre identidade, empoderamento e transformação social.
L
Lísias Azevedo conquista destaque na comunicação baiana

Lísias Azevedo conquista destaque na comunicação baiana

Jornalista assume papel estratégico na FENACOM e fortalece protagonismo feminino.
L

Documentário quilombola Saberes Ancestrais chega ao YouTube

Curta Saberes Ancestrais valoriza história, cultura e gastronomia da comunidade quilombola de Santa Cruz.
L
Rondônia amplia ações culturais e esportivas em 2025

Rondônia amplia ações culturais e esportivas em 2025

Calendário ampliado fortalece cultura e esporte em Rondônia.
L

Con(CS)erto de ferro e flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

Exibição gratuita e acessível promove reflexão e debate sobre violência de gênero na cidade
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

News Rondônia 15 anos, jornalista Anderson Nascimento celebra história e agradece ao público

News Rondônia completa 15 anos e recebe homenagem do jornalista Anderson Nascimento, que destaca gratidão, história e compromisso com o público.
L

News Rondônia 15 anos, Alisson Skellington celebra trajetória e agradece por fazer parte

News Rondônia comemora 15 anos com homenagens e reconhecimento de profissionais como Alisson Skellington.
L

Agenda News: Grego Original embala Porto Velho com festa, rock e diversão

Réveillon, happy hour e feijoada com música ao vivo agitam a semana no pub mais querido da cidade.
L

Médico infectologista alerta para o aumento preocupante de casos de AIDS e mortes entre jovens no Acre

“Nos últimos anos, o número de pacientes internados com quadros graves tem aumentado de forma preocupante em algumas regiões do Brasil, e o Acre se destaca negativamente nesse cenário”, explica.
L
Carteira Azul garante apoio a condutores com TEA em Rondônia

Carteira Azul garante apoio a condutores com TEA em Rondônia

Documento complementar amplia atendimento humanizado no trânsito.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alex Redano e Lucas Torres garantem R$ 1,7 milhão para estradas vicinais de Buritis

Alex Redano e Lucas Torres garantem R$ 1,7 milhão para estradas vicinais de Buritis

Deputados celebram empenho de recurso estadual que permitirá à prefeitura intensificar a recuperação de vias rurais e facilitar o escoamento agrícola.
L
Bolsonaro passa por nova cirurgia devido a crises de soluços

Bolsonaro passa por nova cirurgia devido a crises de soluços

Ex-presidente Bolsonaro realiza quarto procedimento para conter soluços persistentes.
L
Dra. Taíssa Sousa cobra DNIT por buracos na BR-425: "Situação intransitável"

Dra. Taíssa Sousa cobra DNIT por buracos na BR-425: “Situação intransitável”

Deputada Dra. Taíssa Sousa relata perigos na rodovia que liga Guajará-Mirim e Nova Mamoré e exige manutenção imediata do DNIT antes da entrega final da obra.
L
Cláudia de Jesus destina R$ 300 mil para novo ultrassom em Chupinguaia

Cláudia de Jesus destina R$ 300 mil para novo ultrassom em Chupinguaia

Emenda parlamentar da deputada Cláudia de Jesus garante recurso para aquisição de equipamento de diagnóstico avançado no município.
L
Dra. Taíssa Sousa propõe unidade do Prato Fácil próxima a hospitais de Porto Velho

Dra. Taíssa Sousa propõe unidade do Prato Fácil próxima a hospitais de Porto Velho

Deputada Dra. Taíssa Sousa solicita ao Governo de Rondônia alimentação acessível para atender pacientes do interior em tratamento na capital.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Policial militar e amigo são presos com motocicleta furtada no centro de Porto Velho

Policial militar e amigo são presos com motocicleta furtada no centro de Porto Velho

Prisão ocorreu em posto de combustíveis após monitoramento aéreo do helicóptero Águia 01.
10
Motociclista fica gravemente ferido após acidente na zona leste

Motociclista fica gravemente ferido após acidente na zona leste

Acidente entre duas motos deixa motociclista em estado gravíssimo em Porto Velho.
14
Acidente entre motocicletas mobiliza SAMU na Avenida Jorge Teixeira

Acidente entre motocicletas mobiliza SAMU na Avenida Jorge Teixeira

Colisão entre Pop 100 e CG 160 em Ji-Paraná.
16
Veículo com registro de furto é recuperado próximo à Rodoviária de Ji-Paraná

Veículo com registro de furto é recuperado próximo à Rodoviária de Ji-Paraná

Caminhonete FIAT/Toro havia sido furtada em Jaru.
12
Homem é detido após tentar furtar bebidas em supermercado no bairro Cafezinho

Homem é detido após tentar furtar bebidas em supermercado no bairro Cafezinho

Suspeito escondeu garrafas de whisky na cintura para sair sem pagar.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Defesa Civil orienta população sobre uso seguro de fogos de artifício

Defesa Civil orienta população sobre uso seguro de fogos de artifício

Prefeitura e Defesa Civil alertam para os riscos de queimaduras e incêndios causados pelo manuseio incorreto de pirotecnia no Réveillon.
L
São Silvestre 2025 registra recorde de participação feminina

São Silvestre 2025 registra recorde de participação feminina

Número de mulheres na São Silvestre 2025 bate recorde com 47% do total.
L
Dívida pública federal atinge R$ 8,48 trilhões em novembro

Dívida pública federal atinge R$ 8,48 trilhões em novembro

Estoque da dívida pública federal cresce em novembro e alcança R$ 8,48 trilhões.
L
Conab divulga resultados para aquisição de leite em pó da agricultura familiar

Conab divulga resultados para aquisição de leite em pó da agricultura familiar

Medida reforça combate à insegurança alimentar e apoio a regiões afetadas por catástrofes climáticas.
L
SEMA apresenta balanço de 2025 com avanços na proteção animal e redução de queimadas

SEMA apresenta balanço de 2025 com avanços na proteção animal e redução de queimadas

Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) destaca redução histórica de 85% nos focos de incêndio e a inauguração da clínica veterinária pública em Porto Velho.
L
Brasil retoma protagonismo ambiental e lidera debates globais

Brasil retoma protagonismo ambiental e lidera debates globais

Triênio 2023-2025 marcou redução do desmatamento, proteção a povos indígenas e avanço da bioeconomia.
L
Homem é preso por tráfico em ponto já conhecido no bairro JK

Homem é preso por tráfico em ponto já conhecido no bairro JK

Ação do PATAMO flagra drogas enterradas em construção abandonada.
14
Motociclista fratura braço em acidente na Avenida Tiradentes

Motociclista fratura braço em acidente na Avenida Tiradentes

Acidente de trânsito deixa vítima ferida em Cacoal.
12
Suspeito de tráfico é preso pelo PATAMO em Rolim de Moura

Suspeito de tráfico é preso pelo PATAMO em Rolim de Moura

Tráfico de drogas volta a ser alvo de operação.
14
Homem é preso após ameaçar passageiro na rodoviária de Vilhena

Homem é preso após ameaçar passageiro na rodoviária de Vilhena

Confronto no terminal preocupa passageiros.
12
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.