SEXTA-FEIRA, 05/09/2025
Publicidade
SICRED

Lenha na fogueira: Funarte

Essa decisão prejudicará o pessoal a ser contemplado com os editais e prêmios da Lei Aldir Blanc de apoio à cultura neste momento de pandemia.

Publicado em 

Lenha na fogueira: Funarte - News Rondônia

Lenha na fogueira: Funarte - News Rondônia

Decreto que altera dispositivos e atende diretamente setor cultural, publicado pelo governo estadual, não agrada comunidade cultural de Rondônia.


Acompanhe os fatos. Primeiro divulgamos matéria distribuída pela SECOM com o seguinte título:


Após trâmite legal, Governo de Rondônia publica Decreto que altera dispositivos e atende diretamente setor cultural.


A Lei Aldir Blanc tem a finalidade de realizar ações emergenciais destinadas ao setor cultural afetado pela pandemia.


Após atender todo um fluxograma para análise técnica legislativa, respeitando todos os preceitos federais, o Governo de Rondônia publicou o Decreto nº 25.464, de 19 de outubro, que altera e acresce dispositivos do Decreto n° 20.043, de 18 de agosto de 2015, que dispõe sobre a elaboração e gestão de editais de seleção pública para apoio a projetos culturais e esportivos e para concessão de prêmios a iniciativas culturais e esportivas, no âmbito da Superintendência Estadual de Juventude, Cultura, Esportes e Lazer (Sejucel), e aos órgãos vinculados.


Publicado na Edição 204 do Diário Oficial do Estado de Rondônia, de 19 de outubro de 2020, o novo decreto altera a  redação para os artigos 18 e 40 do Decreto n° 20.043.


Por exemplo, antes, a redação do artigo 18 sobre a elaboração e gestão de editais de seleção pública para apoio a projetos culturais e esportivos definia que o início e o término das inscrições seriam estabelecidos em data específica, respeitando o prazo mínimo de 45 dias de antecedência para a publicação do edital.


Com o Decreto nº 25.464, de 19 de outubro, assinado pelo governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, a nova redação ao artigo 18 define, agora, que o início e término das inscrições serão estabelecidos em data específica, respeitando o prazo mínimo de 45 (quarenta e cinco) dias de antecedência para a publicação do edital, salvo em caso de Calamidade Pública decretada pelo Governo do Estado de Rondônia, em que o prazo mínimo será de 15 (quinze) dias corridos, a contar da data de publicação do edital no Diário Oficial do Estado.


A mudança vai ao encontro da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020) que estabelece mecanismos e critérios para garantir apoio às trabalhadoras e trabalhadores da cultura e à manutenção de territórios/espaços culturais com atividades interrompidas por força da pandemia causada pelo coronavírus.


A Lei Aldir Blanc tem o objetivo de realizar ações emergenciais destinadas ao setor cultural afetado pela pandemia. A Sejucel é responsável pela verba para aplicação por meio de editais, chamadas públicas, espaços, iniciativas, cursos, produções, desenvolvimento de economia criativa e economia solidária, produções audiovisuais, manifestações culturais, e atividades artísticas e culturais transmitidas pela internet.


Conforme destacado pela assistente técnica da Diretoria Técnica Legislativa (Ditel) do Governo de Rondônia, Brenda Taynah, foi determinado para o processo uma celeridade, sendo logo no início encaminhado à Procuradoria Geral do Estado (PGE), onde foi dado o parecer tendo em vista os dispositivos alterados.


O fluxo do processo iniciou na Sejucel e foi direcionado à Casa Civil, onde estava há cerca de oito dias, sendo que, a análise de qualquer dispositivo que chega à Casa Civil é feita em 15 dias. Devido a urgência do Decreto, a análise foi realizada antes do prazo previsto.


Posteriormente foi enviado à Procuradoria Geral do Estado, responsável por detectar possíveis vícios tanto formais quanto materiais. Por esse motivo tudo deve ocorrer dentro do trâmite legal.


A Casa Civil sempre disposta e, lógico, todo processo independentemente deve ser visto com muita cautela e dentro da legalidade. Na verdade, trata-se de uma alteração em alguns dispositivos do Decreto n° 20.043, de 18 de agosto de 2015. Essa alteração está vindo justamente para que se possa ser gerido melhor a verba oriunda da União que é o repasse financeiro proveniente da Lei Aldir Blanc", define.


No artigo 40 do Decreto n° 20.043, de 18 de agosto de 2015, ajusta que os projetos apoiados devem apresentar prestação de contas que, para as iniciativas premiadas e bolsistas, será na forma de relatório detalhado de execução, borderôs (no caso de espetáculos de sala), com datas e locais das atividades, incluindo o registro dos resultados em vídeos e fotos, quantidade de público, locais de apresentação, material de divulgação (em que constem os créditos exigidos) e documentos que comprovem as atividades realizadas.


O novo decreto acresce o parágrafo único do mesmo artigo que diz: "Dos proponentes das iniciativas premiadas e bolsistas será exigida apresentação de notas fiscais ou recibos para comporem o relatório detalhado de execução".


Dessa forma, o Governo de Rondônia comprova novamente a celeridade dentro da legalidade constitucional definindo as alterações que garantam ações de incentivo à produção cultural.


Essa é a matéria distribuída pela Secom e publicada no Portal do Governo de Rondônia.


No site Rondônia ao Vivo encontramos a seguinte publicação:


NOTA FISCAL: Governador assina Decreto exigindo o documento de artistas contemplados com editais e prêmios.


"Como as comunidades de indígenas (que estão aldeados), quilombolas e ribeirinhas vão conseguir nota fiscal? Muitos artistas e grupos culturais serão excluídos do acesso aos recursos da Lei Aldir Blanc", afirma o produtor cultural Chicão Santos.


Decreto (25464/2020) assinado nesta segunda-feira, 19, pelo Governo do Estado alterando alguns itens que tinham sido propostos no Decreto 20043/2015 (referente ao Programa Estadual dos Editais) foi um verdadeiro balde de água fria em cima do pessoal da cultura.


A alteração realizada pela Casa Civil no texto original, elaborado em consonância com representantes culturais, obriga os artistas beneficiados pelos editais de prêmios, a prestarem contas dos recursos por meio de notas fiscais, prejudicando seriamente a categoria.


Esse ponto do edital vinha provocando divergência entre os setores da Controladoria Interna e a Procuradoria Setorial da Sejucel. Durante dois meses representantes da cultura tentaram equalizar essa questão, porém ontem foram surpreendidos com o Decreto que tem essa alteração em relação ao documento base.


Funarte –  O texto original discorre que artistas contemplados com editais, bolsas e prêmios devem prestar contas apenas com apresentação de relatórios e registro fotográfico, a exemplo do que é exigido há mais de 18 anos pela Fundação Nacional de Artes (Funarte). 


Essa decisão prejudicará o pessoal a ser contemplado com os editais e prêmios da Lei Aldir Blanc de apoio à cultura neste momento de pandemia.


O prazo para utilizar o recurso é até 31 de dezembro. Caso isso não ocorra a verba retorna aos cofres da União. O que será uma pena.


A bronca dos produtores culturais, é quanto à exigência da apresentação de Nota Fiscal, quando da apresentação da Prestação de Contas.


Vamos ver quem vai ganhar essa "Queda de Braço".

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Manifestações artísticas marcam o 1º Festival de Talentos da Cultura do SESI-RO

Manifestações artísticas marcam o 1º Festival de Talentos da Cultura do SESI-RO

Evento em Porto Velho reuniu alunos, professores e famílias em apresentações de dança, música e expressão cultural no Teatro Banzeiros.
L
Vozes da periferia de Porto Velho ganha as telas em documentário sobre Slam

Vozes da periferia de Porto Velho ganha as telas em documentário sobre Slam

Filme acompanha três jovens poetas e mostra como a palavra falada se transforma em resistência, encontro e futuro
L
evento-gratuito-15a-noite-alternativa-leva-musica-ao-bosque-de-ouro-preto-do-oeste-no-domingo-7

Evento gratuito: 15ª Noite Alternativa leva música ao Bosque de Ouro Preto do Oeste no domingo (7)

Edição especial do projeto conta com artistas locais e regionais e é viabilizada por recursos da PNAB.
L
Espetáculo “Tabule: uma libanesa na Amazônia” será apresentado no IFRO Zona Norte nesta sexta

Espetáculo “Tabule: uma libanesa na Amazônia” será apresentado no IFRO Zona Norte nesta sexta

Peça teatral com classificação indicativa de 14 anos faz parte da circulação do Programa Rouanet Norte
L
Prefeitura de Porto Velho apoia Festa às Nações, que valoriza solidariedade e diversidade cultural

Prefeitura de Porto Velho apoia Festa às Nações, que valoriza solidariedade e diversidade cultural

Evento será realizado de 11 a 13 de setembro, no Parque da Cidade, com gastronomia internacional e renda destinada a obras sociais.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
Governo de RO destaca ações de 1º a 5 de setembro em saúde, infraestrutura e desenvolvimento

Governo de RO destaca ações de 1º a 5 de setembro em saúde, infraestrutura e desenvolvimento

Entre as iniciativas estão revitalização da Ciretran de Guajará-Mirim, Vacinação Sem Fronteira, entrega de calcário a produtores e liderança na competitividade regional.
L

Fonte de Vida Entrevista: Ana Paula Baldez Santos e José de Melo

Nesta sexta-feira, dia 05 de setembro, o Programa Fonte de Vida recebe Ana Paula Baldez Santos: Assistente social e o Maranhense José de Melo: Sociólogo de formação. Com tema folclore Maranhense e suas influências no Brasil, sua origem e tradição.
L
Quase 100 mil trabalhadores ainda podem sacar o Abono Salarial de 2023 até 29 de dezembro

Quase 100 mil trabalhadores ainda podem sacar o Abono Salarial de 2023 até 29 de dezembro

Mais de R$ 114 milhões seguem disponíveis para retirada; servidores que tiveram atraso receberão em 15 de outubro.
L
Julgamento de Bolsonaro no STF ganha sessão extra para ser concluído

Julgamento de Bolsonaro no STF ganha sessão extra para ser concluído

A pedido do ministro Alexandre de Moraes, o Supremo Tribunal Federal agenda mais uma sessão na próxima quinta-feira para o julgamento da trama golpista.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L
ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

A Agência Nacional de Saúde Suplementar recebeu autorização para o recrutamento temporário de profissionais que atuarão na análise de demandas de ressarcimento ao SUS.
L
Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Ao todo, 1.316 candidatos serão nomeados para cargos de auditores-fiscais do trabalho e analistas em tecnologia e infraestrutura.
L
CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

O modelo de aplicação do Concurso Público Nacional Unificado foi pensado para que os candidatos realizem as provas a, no máximo, 100 km de sua residência.
L
Prefeitura de Porto Velho divulga lista de aprovados no processo seletivo da Semusa e homologa resultado final

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de aprovados no processo seletivo da Semusa e homologa resultado final

Candidatos selecionados atuarão no sistema público de saúde da capital, com contrato emergencial de dois anos
L

POLÍTICA

Deputado Coronel Chrisóstomo apresenta requerimentos que ampliam investigações da CPMI do INSS

Deputado Coronel Chrisóstomo apresenta requerimentos que ampliam investigações da CPMI do INSS

Parlamentar de Rondônia propôs convocação de Beto Simonetti e investigação sobre o Sindnapi, ligado ao irmão do presidente Lula
L
Deputado Ribeiro do Sinpol destina R$ 1 milhão para fortalecer a saúde de Rolim de Moura

Deputado Ribeiro do Sinpol destina R$ 1 milhão para fortalecer a saúde de Rolim de Moura

Emenda parlamentar permitirá a aquisição de insumos hospitalares para o Hospital Municipal Amélio João da Silva.
L
O senado vai enfim tomar o lado do Brasil ou vai deixar nosso país totalmente à deriva?

O senado vai enfim tomar o lado do Brasil ou vai deixar nosso país totalmente à deriva?

Denúncias do ex-assessor Eduardo Tagliaferro contra Alexandre de Moraes colocam em xeque imparcialidade e credibilidade do sistema de Justiça
L
Congresso debate anistia a acusados por tentativa de golpe

Congresso debate anistia a acusados por tentativa de golpe

O projeto, que pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados, ainda não tem data para ser votado.
L

Sílvia Cristina cobra redução de passagens e mais voos em Rondônia

A deputada federal Sílvia Cristina (PL-RO) reforçou, em reunião com o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, a necessidade de ações urgentes para o “caos aéreo” em Rondônia
L
Publicidade

POLÍCIA

Rodas de carreta se soltam e atingem caminhão na BR-364

VÍDEO: Rodas de carreta se soltam e atingem caminhão na BR-364

Ocorrência registrada na manhã desta sexta-feira, em Pimenta Bueno, deixou o motorista do caminhão preso às ferragens.
12
Mãe agride atendente de mercadinho após filho gastar dinheiro em loja

VÍDEO: Mãe agride atendente de mercadinho após filho gastar dinheiro em loja

Revoltada, a mulher deu uma chinelada no rosto da vendedora, que se defendeu das acusações.
10
Homem acusado de roubo é agredido por populares em Porto Velho

VÍDEO: Homem acusado de roubo é agredido por populares em Porto Velho

Ocorrência foi registrada na tarde desta sexta-feira, dia 5 de setembro, na Avenida Pinheiro Machado, bairro Embratel.
16
MPRO garante manutenção do contrato emergencial de coleta de resíduos em Porto Velho

MPRO leva casal de ex-líderes religiosos a júri por tentativa de feminicídio em Porto Velho

O crime aconteceu dentro de casa, na frente do filho da vítima, um bebê de 9 meses. A tentativa de feminicídio foi interrompida pela chegada da Polícia Militar, que impediu a morte.
16
Operação policial na Bahia prende líder de tráfico de animais silvestres

Operação policial na Bahia prende líder de tráfico de animais silvestres

O suspeito, considerado um dos maiores traficantes do país, foi preso durante a Operação Fauna Protegida, que desarticulou uma organização criminosa que vendia aves por valores de até R$ 80 mil.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Municípios de Rondônia discutem Plano Decenal de Educação em Jaru

Municípios de Rondônia discutem Plano Decenal de Educação em Jaru

Oficina promovida pelo TCE-RO auxiliou profissionais na elaboração de planos municipais de educação.
L
Sema inaugura santuário de abelhas nativas no Parque Natural Raimundo Paraguassu

Sema inaugura santuário de abelhas nativas no Parque Natural Raimundo Paraguassu

Projeto pioneiro une conservação ambiental, educação e geração de renda para comunidades locais em Porto Velho.
L
Ministro do STF abre prazo para alegações finais de Núcleo 2

Ministro do STF abre prazo para alegações finais de Núcleo 2

Procuradoria-Geral da República e defesa dos réus têm 15 dias para apresentar documentos sobre a trama golpista.
L
Porto Velho recebe desfile cívico-militar de 7 de Setembro na Avenida Santos Dumont

Porto Velho recebe desfile cívico-militar de 7 de Setembro na Avenida Santos Dumont

Evento contará com fanfarras de escolas estaduais, forças de segurança e apresentação do Programa Polícia Militar Mirim.
L
Porto Velho recebe Caminhada em Prol da Segurança do Paciente e do Controle de Infecções

Porto Velho recebe Caminhada em Prol da Segurança do Paciente e do Controle de Infecções

Evento abre programação da campanha Setembro Laranja e inclui encontros técnicos, pit stops e atividades de conscientização durante o mês.
L
Curso gratuito de Inglês Básico abre inscrições no IFRO Vilhena

Curso gratuito de Inglês Básico abre inscrições no IFRO Vilhena

São 30 vagas disponíveis para comunidade; aulas iniciam em 23 de setembro e seguem até dezembro de 2026.
L
Oficina de artesanato com palha de buriti capacita 20 alunos em Pimenteiras do Oeste

Oficina de artesanato com palha de buriti capacita 20 alunos em Pimenteiras do Oeste

Iniciativa contemplada por edital estadual da Lei Paulo Gustavo promoveu inclusão, geração de renda e fortalecimento da cultura amazônica em Pimenteiras do Oeste.
L
Presidente do Sebrae Nacional conhece Indicações Geográficas e projetos estratégicos em Rondônia

Presidente do Sebrae Nacional conhece Indicações Geográficas e projetos estratégicos em Rondônia

Décio Lima destaca importância das cadeias produtivas de café, cacau e tambaqui para o desenvolvimento sustentável do estado durante agenda do projeto Sebrae Pelo Brasil
L
UNIR lança Processo Seletivo 2026 com mais de 2,5 mil vagas em cursos gratuitos

UNIR lança Processo Seletivo 2026 com mais de 2,5 mil vagas em cursos gratuitos

Seleção será feita pela nota do Enem, com validade de 2016 a 2025, e inscrições começam em novembro
L
Sistema FAPERON/Senar promove Dia de Campo em Porto Velho com Concurso de Qualidade do Mel e palestras técnicas

Sistema FAPERON/Senar promove Dia de Campo em Porto Velho com Concurso de Qualidade do Mel e palestras técnicas

A participação é gratuita e representa uma oportunidade única para quem deseja aprimorar suas práticas produtivas, ampliar a rede de contatos e valorizar a atividade apícola em Rondônia.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.