DOMINGO, 21/12/2025
Publicidade

Em destaque

Itaú Cultural abre inscrições para o EAD Lei Aldir Blanc

A participação social teve um papel fundamental para a aprovação da lei

Publicado em 

No dia 18 de agosto, o site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br) abre inscrições para o EAD Lei Aldir Blanc, que tem o objetivo de apresentar e discutir a lei federal 14.017, conhecida como Lei de Emergência Cultural – Aldir Blanc, em homenagem ao compositor e escritor morto em maio vítima da Covid-19. O projeto foi criado para socorrer profissionais e espaços culturais, também obrigados a suspender as suas atividades durante a pandemia. Com 475 vagas, o curso é realizado pelo Observatório Itaú Cultural, entre 24 de agosto e 4 de setembro.

A abertura, às 16h do dia 24 (segunda-feira) conta com a participação de agentes estratégicos na construção da lei para apresentarem o seu significado e como exemplo do papel do parlamento brasileiro na construção de uma cultura política em busca de consensos civilizatórios, com respeito aos processos criativos e à diversidade sociocultural. Está confirmada a presença do consultor do EAD Célio Turino, Jandira Feghali, do Partido Comunista do Brasil (PCdoB – RJ) e Benedita da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT – RJ). A mediação é de Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural.

Às 17h30 começa a explanação sobre as etapas de regulamentação da lei. O viés, neste momento, é a fundamentação conceitual e os principais pontos dela, incluindo regras para regulamentação – da União e estados da federação –, etapas e prazos para implementação. Os convidados são Renato Gilioli, consultor legislativo da Área XV, responsável pela Educação, Cultura e Desporto na Câmara dos Deputados; e Cris Ramires, assessora de cultura na Câmara dos Deputados.

O mesmo horário do dia seguinte, terça-feira, 25, é reservado para as políticas de renda básica em contexto de emergência e como seguridade social e direito universalizante. Os professores da aula, Chico Pelúcio, ator e diretor integrante do Grupo Galpão (MG); Maria Carolina Vasconcelos, pesquisadora e membro do Movimento Circo Diverso; Regina Galdino, diretora teatral e ativista do Movimento Artigo Quinto; e Dorberto Carvalho, presidente do sindicato dos artistas de São Paulo, falam sobre manutenção de espaços culturais independentes em contexto de emergência e como política pública estável.

Cláudia Pedrozo, secretária executiva de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com Leandro Anton, integrante da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura do Rio Grande do Sul, e Luísa Cela, secretária executiva da Cultura do Ceará, conversam no dia 26 (quarta-feira), às 17h, com os alunos sobre cadastros de Cultura, credenciamento e validação – caminho para o acesso universal ao fazer artístico e cultural. Eles desenvolvem o tema a partir da construção e manutenção de plataformas de cadastros e informações culturais, taxinomia e categorização das informações, autocadastro e sistemas de validação.

O histórico das políticas de fomento às artes no Brasil, Bolsas Artísticas do Imperador e as políticas de editais e prêmios são o conteúdo da quinta-feira, 27, também as 17h. Meios de acesso ao fomento, processos de simplificação/desburocratização, composição de comissões julgadoras, categorizações e formas de comparação e seleção em meio à multidiversidade de proponentes e propostas são os temas da aula. Os professores são Lilian Pacheco, educadora criadora da Pedagogia Griô, Ana Lucia Pardo, pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades da Universidade Federal Fluminense, que falará sobre o histórico dos editais e políticas de fomento, e Aninha de Fátima, gerente de Comunicação do Itaú Cultural, abordando a série de editais emergenciais criados pela instituição no período da pandemia e do programa Rumos Itaú Cultural.

Às 17h do dia 28, o assunto é a cadeia produtiva da cultura. O escritor Eduardo Barata,  o organizador do Festival Bananada, Fabrício Nobre, a diretora executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Gomes Garcia, e Marlene Querubim, diretora e fundadora do Circo Spacial explicam que a aquisição de ativos culturais é uma inovação importante apresentada pela Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, pois permite a compra antecipada de ingressos de espetáculos interrompidos por conta da pandemia, a serem oferecidos no retorno das atividades. Desta forma, é possível financiar festivais impossibilitados de realizarem atividades que envolvam público, adquirir livros via livrarias, ativando toda a cadeia produtiva do livro e da leitura, de editoras ao autor, assim como a compra de obras de arte para comporem acervos públicos. Esta é uma categoria da lei prevista para atender ao conjunto da cadeia econômica da cultura, via produção cultural, beneficiando técnicos, produtores, pessoal de apoio, criadores e artistas.

No dia seguinte, sábado, 31, o encontro começa às 17h, com as museólogas Cláudia Houara e Marcelle Pereira e o arquiteto Flávio Carsalade. Os três compartilham conhecimento sobre patrimônio histórico e artístico, museus e centros de memória. A matéria mostra como a boa preservação do patrimônio histórico e artístico garante uma base segura para a continuidade e o fortalecimento dos processos criativos. Há trabalhos a serem executados em tempo de pandemia, desde a preservação climatológica e física até a continuidade de processos de restauro, catalogação e sistematização. Memória também remete ao patrimônio imaterial, aos patrimônios vivos, aos territórios de identidade, ecomuseus e museologia social.

A participação social teve um papel fundamental para a aprovação da lei. Foram dezenas de webconferências, temáticas ou territoriais, organizadas de sul a norte do país, promovendo um processo de consenso progressivo a partir dos territórios e da participação diversa e democrática. Márcio Caires, presidente do Conselho de Cultura da Bahia, Aloizio Marino, pesquisador do LabCidade, e Isabela de Sousa, diretora do Observatório das Favelas, abordam essa especificidade no dia 1 de setembro, terça-feira, às 17h, aprofundando o entendimento desse processo na aplicação da lei, desde a construção de normas de regulamentação, até o acompanhamento e monitoramento social.

No dia 2, quarta-feira, ainda às 17h, os participantes aprendem que a Lei Aldir Blanc será realizada de forma totalmente descentralizada, via estados, Distrito Federal (DF) e municípios. Na prática, será a implantação do Sistema Nacional de Cultura, a exemplo do Sistema Único de Saúde (SUS), em dimensões ainda não alcançadas em políticas culturais. Antes dela, o programa de maior capilaridade e descentralização foi o Cultura Viva, com os Pontos de Cultura, que alcançou quase quatro mil comunidades em mais de mil municípios e a totalidade dos estados e Distrito Federal.

Agora, o desafio é maior, devendo alcançar quase seis mil municípios do país, além dos estados e DF. A maioria desses locais não conta com Conselho, Plano ou Fundo de Cultura, em muitos casos, sequer conta com órgão gestor. Vem daí a necessidade de esclarecimento sobre história, conceitos, papéis e atribuições do Sistema Nacional de Cultura. Neste dia, a aula é comandada pela pesquisadora Claudinéli Moreira Ramos. Outros convidados ainda serão confirmados.

Na quinta-feira, 3, às 10h, a aula tem por função orientar as pessoas na correta prestação de contas, dando transparência social e segurança aos executores, além de orientar quanto aos padrões de informação, construção de mapeamentos e categorias informacionais. Ela é ministrada pela advogada Cris Olivieri, o procurador do Estado Marcelo Ricardo Ferreira e Fábio Teixeira Rezende do Observatório Lei de Emergência Cultural, contador de histórias e comunicador e ativista cultural, que atua na Articulação Nacional Emergência Cultural.

À tarde, às 17h, o assunto passa para cultura em estado de emergência, com Jorge Melguizo, consultor em políticas públicas na América Latina e ex-secretário de cultura cidadã e desenvolvimento social em Medellín, na Colômbia. Aqui, é colocado em pauta o papel da cultura na superação de processos sociais traumáticos, emergindo como solução e aporte para a regeneração do tecido social. Melguizo traz sua experiência sobre quando e de que modo essa cidade colombiana, destroçada pela violência e conflitos, tornou-se referência mundial em políticas públicas.No último dia, sexta-feira, 4, às 17h, Célio Turino e o Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, fazem uma síntese analítica sobre as aulas anteriores, estabelecendo um diálogo entre as medidas concretas e as bases conceituais, teóricas e metodológicas subjacentes na construção, mobilização e aprovação da lei. Exploram a importância de seu significado para a sociedade brasileira. Em seguida, às 18h30, todos são convidados a celebrar a arte com shows que marcam o encerramento do EAD.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Morre Lindomar Castilho, cantor condenado por feminicídio

Morre Lindomar Castilho, cantor condenado por feminicídio

Rei do Bolero morreu aos 85 anos neste sábado.
L
TV Brasil reexibe show de Jards Macalé no Cena Musical

TV Brasil reexibe show de Jards Macalé no Cena Musical

Homenagem exibe apresentação exclusiva do artista.
L
Emoção marca primeira noite da Cantata Natalina de Jaru

Emoção marca primeira noite da Cantata Natalina de Jaru

Evento reuniu grande público no Centro da cidade e programação continua nesta sexta-feira.
L
Cantata Natalina reúne centenas em Tarilândia

Cantata Natalina reúne centenas em Tarilândia

Cantata Natalina marca celebração comunitária no distrito de Jaru.
L
Deputados aprovam projeto que valoriza o artesanato produzido em Rondônia

Deputados aprovam projeto que valoriza o artesanato produzido em Rondônia

Lei obriga uso do “fazer rondoniense” como presente institucional em eventos oficiais.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 62 milhões neste sábado

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 62 milhões neste sábado

Apostas podem ser feitas até as 20h.
L
Flamengo e Grêmio decidem terceira edição da Copinha Feminina

Flamengo e Grêmio decidem terceira edição da Copinha Feminina

Meninas da Gávea buscam bi e Mosqueteiras querem título inédito.
L
TST determina manutenção de 80% do efetivo durante greve dos Correios

TST determina manutenção de 80% do efetivo durante greve dos Correios

Decisão exige que greve não paralise totalmente os serviços essenciais.
L
Moraes autoriza Bolsonaro a fazer cirurgia, mas nega prisão domiciliar

Moraes autoriza Bolsonaro a fazer cirurgia, mas nega prisão domiciliar

Ex-presidente poderá deixar prisão para procedimento cirúrgico, sem direito à domiciliar.
L
Horóscopo de Quinta-Feira, 18/12/2025: escolhas conscientes e avanço gradual

Horóscopo de Sábado, 20/12/2025: descanso consciente e ajustes emocionais

O horóscopo de 20 de dezembro de 2025 indica um dia favorável para desacelerar, organizar sentimentos e fortalecer relações com mais presença e equilíbrio.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

STF anula parte da investigação contra governador do Acre

STF anula parte da investigação contra governador do Acre

Decisão reconhece irregularidades em apuração da Polícia Federal.
L
Lula inaugura ponte em Foz do Iguaçu e critica construção de muros

Lula inaugura ponte em Foz do Iguaçu e critica construção de muros

Presidente destaca integração e comércio entre Brasil e Paraguai.
L
Deltan paga indenização a Lula por PowerPoint da Lava Jato

Deltan paga indenização a Lula por PowerPoint da Lava Jato

Ex-procurador Deltan Dallagnol quita R$ 146 mil em indenização a Lula.
L
Coronel Chrisóstomo trata de novos investimentos em reunião na Prefeitura de Guajará-Mirim

Coronel Chrisóstomo trata de novos investimentos em reunião na Prefeitura de Guajará-Mirim

O deputado reafirma compromisso com educação, saúde, cultura e esporte em Guajará-Mirim durante reunião com prefeito e secretários
L
Fux suspende bloqueio de bets para beneficiários sociais

Fux suspende bloqueio de bets para beneficiários sociais

Bets voltam a permitir contas ativas de beneficiários por decisão do STF.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Lula diz que acordo UE-Mercosul será assinado em janeiro

Lula diz que acordo UE-Mercosul será assinado em janeiro

Presidente afirma que oposição da França não impedirá acordo.
L
Homem mata cunhado a facadas no bairro Maringá, em Porto Velho

Homem mata cunhado a facadas no bairro Maringá, em Porto Velho

Crime ocorreu após desentendimento ainda não esclarecido.
18
Botija de gás é recuperada após furto em posto de combustíveis no Setor 7

Botija de gás é recuperada após furto em posto de combustíveis no Setor 7

Criminosos arrombam depósito de estabelecimento em Jaru e escondem objeto em lixeira; Polícia Militar aciona perícia técnica para investigar o caso.
12
Jogo do tigrinho causa dívida de R$ 400 mil a morador

Jogo do tigrinho causa dívida de R$ 400 mil a morador

Homem vende gado do próprio pai para quitar empréstimos com agiotas após perdas consecutivas em apostas de jogos de azar on-line.
10
Motorista morre após choque elétrico em caminhão boiadeiro

Motorista morre após choque elétrico em caminhão boiadeiro

Acidente com fio de alta tensão causa morte em área rural.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bombeiros confirmam oitava morte causada por temporais em SP

Bombeiros confirmam oitava morte causada por temporais em SP

Vítima desaparecida foi encontrada no Rio Tietê, em Guarulhos.
L
Prefeitura entrega bicicletas a alunos com melhor desempenho escolar

Prefeitura entrega bicicletas a alunos com melhor desempenho escolar

Mais de mil estudantes da rede municipal foram premiados.
L
Motociclista fica em estado gravíssimo após acidente na Linha 603

Motociclista fica em estado gravíssimo após acidente na Linha 603

Vítima sofreu queda de moto na zona rural de Jaru e foi transferida para UTI na capital com coágulo no cérebro após o impacto.
16
Caminhoneiro tem caixa de cozinha arrombada e itens furtados em RO

Caminhoneiro tem caixa de cozinha arrombada e itens furtados em RO

Vítima percebeu o crime na manhã desta sexta-feira na região central; este é o segundo registro de furto a veículos de carga em menos de um mês.
14
Polícia Militar prende homem com mandado por tráfico em RO

Polícia Militar prende homem com mandado por tráfico em RO

Equipe da Ptran localiza suspeito durante patrulhamento e cumpre ordem de prisão preventiva expedida pela Justiça de Porto Velho.
12
Operação integrada desarticula ponto de venda de drogas

Operação integrada desarticula ponto de venda de drogas

Ação conjunta entre as polícias Civil e Militar resulta na prisão de homem e apreensão de entorpecentes no Setor 14 durante cumprimento de mandado.
10
Mulher é presa após agredir filha de 12 anos com socos e mordidas

Mulher é presa após agredir filha de 12 anos com socos e mordidas

Polícia Militar detém suspeita em Vilhena após denúncia de violência física e psicológica contra a própria criança em condomínio residencial.
16
Mulher é encontrada inconsciente em residência após ingerir medicamentos

Mulher é encontrada inconsciente em residência após ingerir medicamentos

Idosa de 61 anos localiza a irmã desacordada e pede auxílio a vizinha médica para realizar manobras de reanimação antes da chegada dos bombeiros em Vilhena.
16
Homem é preso com moto furtada após romper tornozeleira em RO

Homem é preso com moto furtada após romper tornozeleira em RO

Suspeito havia recebido liberdade condicional há apenas 24 horas e foi flagrado pela Polícia Militar empurrando veículo na Avenida Melvin Jones.
14
Reforma tributária muda regras de impostos e setores da economia

Reforma tributária muda regras de impostos e setores da economia

Projeto da reforma tributária define IBS e impactos econômicos.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.