SÁBADO, 09/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Itaú Cultural abre inscrições para o EAD Lei Aldir Blanc

A participação social teve um papel fundamental para a aprovação da lei

Publicado em 

Itaú Cultural abre inscrições para o EAD Lei Aldir Blanc - News Rondônia

No dia 18 de agosto, o site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br) abre inscrições para o EAD Lei Aldir Blanc, que tem o objetivo de apresentar e discutir a lei federal 14.017, conhecida como Lei de Emergência Cultural – Aldir Blanc, em homenagem ao compositor e escritor morto em maio vítima da Covid-19. O projeto foi criado para socorrer profissionais e espaços culturais, também obrigados a suspender as suas atividades durante a pandemia. Com 475 vagas, o curso é realizado pelo Observatório Itaú Cultural, entre 24 de agosto e 4 de setembro.

Itaú Cultural abre inscrições para o EAD Lei Aldir Blanc - News Rondônia

A abertura, às 16h do dia 24 (segunda-feira) conta com a participação de agentes estratégicos na construção da lei para apresentarem o seu significado e como exemplo do papel do parlamento brasileiro na construção de uma cultura política em busca de consensos civilizatórios, com respeito aos processos criativos e à diversidade sociocultural. Está confirmada a presença do consultor do EAD Célio Turino, Jandira Feghali, do Partido Comunista do Brasil (PCdoB – RJ) e Benedita da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT – RJ). A mediação é de Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural.

Às 17h30 começa a explanação sobre as etapas de regulamentação da lei. O viés, neste momento, é a fundamentação conceitual e os principais pontos dela, incluindo regras para regulamentação – da União e estados da federação –, etapas e prazos para implementação. Os convidados são Renato Gilioli, consultor legislativo da Área XV, responsável pela Educação, Cultura e Desporto na Câmara dos Deputados; e Cris Ramires, assessora de cultura na Câmara dos Deputados.

O mesmo horário do dia seguinte, terça-feira, 25, é reservado para as políticas de renda básica em contexto de emergência e como seguridade social e direito universalizante. Os professores da aula, Chico Pelúcio, ator e diretor integrante do Grupo Galpão (MG); Maria Carolina Vasconcelos, pesquisadora e membro do Movimento Circo Diverso; Regina Galdino, diretora teatral e ativista do Movimento Artigo Quinto; e Dorberto Carvalho, presidente do sindicato dos artistas de São Paulo, falam sobre manutenção de espaços culturais independentes em contexto de emergência e como política pública estável.

Cláudia Pedrozo, secretária executiva de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com Leandro Anton, integrante da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura do Rio Grande do Sul, e Luísa Cela, secretária executiva da Cultura do Ceará, conversam no dia 26 (quarta-feira), às 17h, com os alunos sobre cadastros de Cultura, credenciamento e validação – caminho para o acesso universal ao fazer artístico e cultural. Eles desenvolvem o tema a partir da construção e manutenção de plataformas de cadastros e informações culturais, taxinomia e categorização das informações, autocadastro e sistemas de validação.

O histórico das políticas de fomento às artes no Brasil, Bolsas Artísticas do Imperador e as políticas de editais e prêmios são o conteúdo da quinta-feira, 27, também as 17h. Meios de acesso ao fomento, processos de simplificação/desburocratização, composição de comissões julgadoras, categorizações e formas de comparação e seleção em meio à multidiversidade de proponentes e propostas são os temas da aula. Os professores são Lilian Pacheco, educadora criadora da Pedagogia Griô, Ana Lucia Pardo, pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades da Universidade Federal Fluminense, que falará sobre o histórico dos editais e políticas de fomento, e Aninha de Fátima, gerente de Comunicação do Itaú Cultural, abordando a série de editais emergenciais criados pela instituição no período da pandemia e do programa Rumos Itaú Cultural.

Às 17h do dia 28, o assunto é a cadeia produtiva da cultura. O escritor Eduardo Barata,  o organizador do Festival Bananada, Fabrício Nobre, a diretora executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Gomes Garcia, e Marlene Querubim, diretora e fundadora do Circo Spacial explicam que a aquisição de ativos culturais é uma inovação importante apresentada pela Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, pois permite a compra antecipada de ingressos de espetáculos interrompidos por conta da pandemia, a serem oferecidos no retorno das atividades. Desta forma, é possível financiar festivais impossibilitados de realizarem atividades que envolvam público, adquirir livros via livrarias, ativando toda a cadeia produtiva do livro e da leitura, de editoras ao autor, assim como a compra de obras de arte para comporem acervos públicos. Esta é uma categoria da lei prevista para atender ao conjunto da cadeia econômica da cultura, via produção cultural, beneficiando técnicos, produtores, pessoal de apoio, criadores e artistas.

No dia seguinte, sábado, 31, o encontro começa às 17h, com as museólogas Cláudia Houara e Marcelle Pereira e o arquiteto Flávio Carsalade. Os três compartilham conhecimento sobre patrimônio histórico e artístico, museus e centros de memória. A matéria mostra como a boa preservação do patrimônio histórico e artístico garante uma base segura para a continuidade e o fortalecimento dos processos criativos. Há trabalhos a serem executados em tempo de pandemia, desde a preservação climatológica e física até a continuidade de processos de restauro, catalogação e sistematização. Memória também remete ao patrimônio imaterial, aos patrimônios vivos, aos territórios de identidade, ecomuseus e museologia social.

A participação social teve um papel fundamental para a aprovação da lei. Foram dezenas de webconferências, temáticas ou territoriais, organizadas de sul a norte do país, promovendo um processo de consenso progressivo a partir dos territórios e da participação diversa e democrática. Márcio Caires, presidente do Conselho de Cultura da Bahia, Aloizio Marino, pesquisador do LabCidade, e Isabela de Sousa, diretora do Observatório das Favelas, abordam essa especificidade no dia 1 de setembro, terça-feira, às 17h, aprofundando o entendimento desse processo na aplicação da lei, desde a construção de normas de regulamentação, até o acompanhamento e monitoramento social.

No dia 2, quarta-feira, ainda às 17h, os participantes aprendem que a Lei Aldir Blanc será realizada de forma totalmente descentralizada, via estados, Distrito Federal (DF) e municípios. Na prática, será a implantação do Sistema Nacional de Cultura, a exemplo do Sistema Único de Saúde (SUS), em dimensões ainda não alcançadas em políticas culturais. Antes dela, o programa de maior capilaridade e descentralização foi o Cultura Viva, com os Pontos de Cultura, que alcançou quase quatro mil comunidades em mais de mil municípios e a totalidade dos estados e Distrito Federal.

Agora, o desafio é maior, devendo alcançar quase seis mil municípios do país, além dos estados e DF. A maioria desses locais não conta com Conselho, Plano ou Fundo de Cultura, em muitos casos, sequer conta com órgão gestor. Vem daí a necessidade de esclarecimento sobre história, conceitos, papéis e atribuições do Sistema Nacional de Cultura. Neste dia, a aula é comandada pela pesquisadora Claudinéli Moreira Ramos. Outros convidados ainda serão confirmados.

Na quinta-feira, 3, às 10h, a aula tem por função orientar as pessoas na correta prestação de contas, dando transparência social e segurança aos executores, além de orientar quanto aos padrões de informação, construção de mapeamentos e categorias informacionais. Ela é ministrada pela advogada Cris Olivieri, o procurador do Estado Marcelo Ricardo Ferreira e Fábio Teixeira Rezende do Observatório Lei de Emergência Cultural, contador de histórias e comunicador e ativista cultural, que atua na Articulação Nacional Emergência Cultural.

À tarde, às 17h, o assunto passa para cultura em estado de emergência, com Jorge Melguizo, consultor em políticas públicas na América Latina e ex-secretário de cultura cidadã e desenvolvimento social em Medellín, na Colômbia. Aqui, é colocado em pauta o papel da cultura na superação de processos sociais traumáticos, emergindo como solução e aporte para a regeneração do tecido social. Melguizo traz sua experiência sobre quando e de que modo essa cidade colombiana, destroçada pela violência e conflitos, tornou-se referência mundial em políticas públicas.No último dia, sexta-feira, 4, às 17h, Célio Turino e o Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, fazem uma síntese analítica sobre as aulas anteriores, estabelecendo um diálogo entre as medidas concretas e as bases conceituais, teóricas e metodológicas subjacentes na construção, mobilização e aprovação da lei. Exploram a importância de seu significado para a sociedade brasileira. Em seguida, às 18h30, todos são convidados a celebrar a arte com shows que marcam o encerramento do EAD.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Biblioteca Francisco Meirelles celebra 50 anos com homenagens e programação cultural

Jubileu de ouro da Biblioteca Municipal Francisco Meirelles destaca legado cultural e educacional de Porto Velho com eventos ao longo de 2025
L
CINE RO promove acessibilidade com sessões inclusivas para todos

CINE RO promove acessibilidade com sessões inclusivas para todos

O CINE RO – Festival de Cinema de Rondônia realiza sessões com recursos como legendas e audiodescrição, promovendo a inclusão de pessoas com deficiência.
L
Arraial Flor do Maracujá encanta com espetáculos e reforça cultura de Rondônia no 7° dia

Arraial Flor do Maracujá encanta com espetáculos e reforça cultura de Rondônia no 7° dia

Com foco na valorização cultural, o Arraial Flor do Maracujá celebrou a identidade de Rondônia no 7° dia com quadrilhas, boi-bumbá e mensagens sociais
L
Festival de cinema infantil de Rondônia chega a escolas públicas

Festival de cinema infantil de Rondônia chega a escolas públicas

O FICAR – Festival Infantil de Cinema de Animação de Rondônia realiza sua 2ª edição de 25 a 29 de agosto, exibindo filmes em escolas de Guajará-Mirim, Nova Mamoré e Porto Velho, para promover o acesso à cultura e a formação de jovens.
L
Quadrilhas no Flor do Maracujá encantam com cultura, fé e poesia em Porto Velho

Quadrilhas no Flor do Maracujá encantam com cultura, fé e poesia em Porto Velho

Grupos mirins e adultos emocionam o público com temas que exaltam o folclore, a literatura e a religiosidade no Arraial Flor do Maracujá
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Sintonia 360 | Entrevista com Celinho Pancadão

O Sintonia 360 deste sábado, 09 de agosto, às 9h, traz uma entrevista imperdível com Célio Ferraz, popularmente conhecido como Celinho Pancadão. Como presidente da Federação de Esportes Automotivos, ele vai falar sobre o Rondônia Auto Show, o crescimento do esporte automotivo e os próximos eventos que prometem agitar a região.
L

Prefeito Léo Moraes assina contrato para o 1º Hospital Municipal Universitário de Porto Velho

A unidade, que terá 150 leitos, foi viabilizada em uma parceria com o governo federal e a Unir e representa um marco na saúde pública e na educação em Rondônia.
L

Rondônia terá seu primeiro hospital universitário: a assinatura de um acordo de cooperação na presença de Lula deu o pontapé inicial para a construção

Rondônia terá seu primeiro hospital universitário: a assinatura de um acordo de cooperação na presença de Lula deu o pontapé inicial para a construção
L
Prefeito Léo Moraes assina contrato para construção do 1º Hospital Municipal Universitário de Porto Velho

Prefeito Léo Moraes assina contrato para construção do 1º Hospital Municipal Universitário de Porto Velho

Unidade terá 150 leitos e vai ampliar atendimento, ensino e formação na saúde pública da capital rondoniense
L

“Apanho sem gemer”: Confúcio encerra evento de Lula em tom de desabafo ao antipetismo

Em tom firme, o senador afirmou ser o único parlamentar de Rondônia a reconhecer publicamente as ações do governo de Lula, lamentando a estigmatização política no estado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho altera cronograma do Processo Seletivo da Saúde

Ajustes no calendário visam garantir a análise criteriosa e transparente das etapas; confira as novas datas
L

Feirão de Empregos da Prefeitura de Porto Velho terá organização por grupos para garantir segurança e eficiência

Todos os inscritos receberão notificação oficial informando cor da pulseira e horário para comparecimento
L

Feirão do Emprego ultrapassa 10 mil inscritos em Porto Velho e foca nas vagas mais procuradas

1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo, promovido pela Prefeitura, conecta candidatos e empresas e oferece capacitação para diversas áreas.
L
Prefeitura realiza 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho com mais de mil vagas

Prefeitura realiza 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho com mais de mil vagas

Evento no Ginásio Cláudio Coutinho, em 11 de agosto, reunirá mais de 150 empresas e oferecerá oportunidades para todos os níveis de escolaridade, incluindo PcDs.
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PARA VILHENA/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

POLÍTICA

Lula sanciona Licenciamento Ambiental com 63 vetos

Lula sanciona Licenciamento Ambiental com 63 vetos

O presidente Lula sancionou o polêmico projeto de lei sobre licenciamento ambiental. Ele vetou 63 dispositivos para garantir a proteção ambiental e a segurança jurídica.
L
Dra. Taíssa celebra conquista da PMRO: Rondônia fica em 3º lugar nos EUA no World Police & Fire Games

Dra. Taíssa celebra conquista da PMRO: Rondônia fica em 3º lugar nos EUA no World Police & Fire Games

Com apoio da deputada, equipe da Polícia Militar de Rondônia brilha no futsal masculino e eleva o nome do estado no cenário esportivo internacional
L
Deputada Dra. Taíssa cumpre agenda no distrito de Rio Pardo e reforça compromisso com comunidades distantes

Deputada Dra. Taíssa cumpre agenda no distrito de Rio Pardo e reforça compromisso com comunidades distantes

Parlamentar visitou UBS e escola municipal, dialogou com moradores e destacou a importância de políticas públicas para transformar realidades rurais
L
Deputado Alex Redano solicita reforço urgente no patrulhamento policial no Centro de Porto Velho

Deputado Alex Redano solicita reforço urgente no patrulhamento policial no Centro de Porto Velho

Parlamentar destaca aumento de furtos e roubos em residências e comércios e pede ação rápida para garantir segurança e tranquilidade na região central
L
Dra. Taíssa destaca avanços para estradas vicinais de Rondônia com aprovação do FITHA

Dra. Taíssa destaca avanços para estradas vicinais de Rondônia com aprovação do FITHA

Deputada celebra criação do Fundo para Infraestrutura de Transporte e Habitação, que garantirá recursos para recuperação das vias rurais e fortalecimento da produção local
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é morto com tiro nas costas em fundo de bar em Porto Velho

Homem é morto com tiro nas costas em fundo de bar em Porto Velho

Ninguém soube informar quem cometeu o crime e nem a motivação.
18
Bandidos invadem fazenda, fazem empresário refém, roubam e queimam caminhonete em Porto Velho

Bandidos invadem fazenda, fazem empresário refém, roubam e queimam caminhonete em Porto Velho

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
14
Idoso sofre acidente em colisão entre motocicletas na Zona Leste de Porto Velho

Idoso sofre acidente em colisão entre motocicletas na Zona Leste de Porto Velho

Batida ocorreu no cruzamento da Avenida Amazonas com a Rua Neuzira Guedes; vítimas foram socorridas ao hospital, uma delas com suspeita de fratura no pé.
12
Criança é atropelada por moto na saída de escola na zona leste de Porto Velho

Criança é atropelada por moto na saída de escola na zona leste de Porto Velho

Acidente ocorreu no bairro Ulisses Guimarães; vítima foi socorrida por populares e motociclista permaneceu no local.
12
Ciclista sofre traumatismo craniano e motociclista foge após atropelamento na zona leste

Ciclista sofre traumatismo craniano e motociclista foge após atropelamento na zona leste

Motociclista fugiu sem prestar socorro; vítima foi levada em estado grave ao Hospital João Paulo II.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Revalida divulga resultado de recursos para atendimento especializado na primeira etapa

Revalida divulga resultado de recursos para atendimento especializado na primeira etapa

Participantes que tiveram pedido aceito terão 60 minutos extras na prova, marcada para 19 de outubro; Inep já liberou consulta no Sistema Revalida.
L
Morte de Arlindo Cruz comove sambistas e agremiações cariocas

Morte de Arlindo Cruz comove sambistas e agremiações cariocas

Zeca Pagodinho, Cacique de Ramos e Império Serrano prestam homenagens ao músico, que faleceu aos 66 anos e deixa mais de 700 composições.
L
Alemanha suspende exportações militares para Israel

Alemanha suspende exportações militares para Israel

O chanceler alemão Friedrich Merz anunciou a suspensão de exportações militares para Israel que possam ser usadas na Faixa de Gaza. A decisão é uma resposta ao plano de expansão das operações militares israelenses.
L
Conselho da Petrobras aprova volta à distribuição de gás de cozinha

Conselho da Petrobras aprova volta à distribuição de gás de cozinha

Após privatização no governo anterior, a Petrobras decide retornar ao mercado de distribuição de gás de cozinha, em meio a preocupações do governo com o preço final do produto.
L
Anabolizantes aumentam risco de infarto e alteram colesterol

Anabolizantes aumentam risco de infarto e alteram colesterol

O uso de anabolizantes reduz o colesterol bom (HDL) e aumenta o ruim (LDL), elevando os riscos de infarto, especialmente em jovens, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).
L
Itamaraty convoca embaixada dos EUA após ameaças ao Judiciário brasileiro

Itamaraty convoca embaixada dos EUA após ameaças ao Judiciário brasileiro

O Itamaraty convocou o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos para exigir explicações sobre postagens nas redes sociais que ameaçam autoridades do Judiciário.
L
Regras para reavaliação de BPC de pessoa com deficiência é definido

Regras para reavaliação de BPC de pessoa com deficiência é definido

Governo Federal define critérios para reavaliação de beneficiários do BPC, incluindo casos de dispensa da perícia para pessoas com deficiência.
L
Flávio Dino reage a ameaças da Embaixada dos EUA

Flávio Dino reage a ameaças da Embaixada dos EUA

Ministro do STF, Flávio Dino, rebateu a nota da Embaixada dos Estados Unidos que criticava a atuação de Alexandre de Moraes e defendia a soberania nacional.
L
Mais de 90% dos aposentados que fizeram Acordo foram ressarcidos do INSS

Mais de 90% dos aposentados que fizeram Acordo foram ressarcidos do INSS

Reparação por descontos indevidos já alcançou 98,5% das vítimas que fizeram acordo com o governo federal, conforme dados do Ministério da Previdência Social.
L

Prefeitura realiza reunião histórica entre secretários e novos administradores dos distritos de Porto Velho

Encontro inédito debate demandas dos 13 distritos da capital e reforça compromisso da gestão em estar mais próxima das comunidades
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.