Em 2018 o Projeto Sesc Amazônia das Artes irá realizar sua 11º edição, contribuindo na circulação e intercâmbio da produção cultural da região Amazônica. Participam do projeto os Departamentos Regionais dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins – Estados que compõe a área que corresponde a Amazônia Legal – tendo ainda o Departamento Regional do Piauí como convidado, em virtude da identificação com o cenário social e cultural da região, e também sua proximidade geográfica.
O projeto em formato de Mostra estimula e difunde os bens culturais da região, com apresentações de espetáculos nas linguagens de Teatro, Dança, Música, Literatura, Artes Visuais, Performance e Cinema e ações formativas.
Em Porto Velho acontece o lançamento oficial e em Ji-Paraná a mostra concentra a maior parte das apresentações.Nesta edição do projeto haverá a circulação de:
•03 espetáculos de Música; 03 de Teatro;
•02 de Dança; 02 exposições de Artes Visuais;
•01 Performance/Intervenção Urbana;
•Mostra de Cinema com 05 filmes;
•E, ações formativas em todas as linguagens.
Esta edição do Amazônia será composta por três circuitos que estão organizados para acontecer no período de fevereiro a dezembro. Além disso, contaremos a contratação de 03 espetáculos locais, sendo que a linguagem escolhida para compor a programação ficará a critério de cada Regional e ainda o licenciamento de 02 filmes locais.
Confira a programação completa abaixo:
• 05/07 Abertura da Exposição de Artes visuais Percepções do Artista Visual Gabriel Archanjo;
Horário: 10h – Local: Sesc Centro – Porto Velho
• 05/07 "Conexão", roda de conversa com os Artistas Visuais, Gabriel Archanjo (PI) e Marcela Bomfim (RO)
Horário: 19h30 – Local: Audicine Sesc Esplanada – Porto Velho
• 06/07 (In)vidibilidade – Rafael Barros
Local: Av. Jatuarana – Horário: 10h – Porto Velho
• 07/07 Pequenos desastres – TuerLapim
Local: Teatro 1 do Sesc – Horário: 19h30 – Porto Velho
• 13/07, Atenas: Mutucas, Boi e Body– Teatro
Hora: 20h – Local: Teatro Dominguinhos – Ji-Paraná
• 14/07, Visões de Lampião– Música
Hora: 20h – Local: Teatro Dominguinhos– Ji-Paraná
• 15/07, TuerLapin – Música
Hora: 20h – Local: Teatro Dominguinhos– Ji-Paraná
• 16/07, O menino e o Rio – Literatura
Hora: 20h- Local: Teatro Dominguinhos– Ji-Paraná
• 16/07, Intercâmbio em Música;
Hora: 10h – Local: Externo– Ji-Paraná
• 17/07, Oração para um Pé de Chinelo– Teatro
Hora: 20h – Local: Teatro Dominguinhos– Ji-Paraná
• 18/07, Invisibilidade – Intervenção
Hora: 16h – Local: Externo– Ji-Paraná
• 18/07, Dança Local- Dança
Hora: 20h – Local: Teatro Dominguinhos– Ji-Paraná
• 19/07, Manauara em Extinção – Música
Hora: 20h – Local: Teatro Dominguinhos– Ji-Paraná
• 20 de julho, Alice – Teatro;
Hora: 20h – Local: Teatro Dominguinhos– Ji-Paraná
• 20 de julho, Performance Local – Performance;
Hora: 16h – Local: A definir– Ji-Paraná
• 21 de julho, Olhai por Nós – Dança;
Hora: 20h – Local: Teatro Dominguinhos– Ji-Paraná
• 22 de julho, Origem – Música;
Hora: 20h – Local: Teatro Dominguinhos– Ji-Paraná
• 22 de julho, Oficina de Dança;
Hora: 13h – Local: Teatro Dominguinhos– Ji-Paraná
• 23 de julho, Teatro Local – Teatro;
Hora: 20h – Local: Teatro Dominguinhos– Ji-Paraná
• 24 de julho, A Mulher do Fim do Mundo – Dança
Hora: 20h – Local: Teatro Dominguinhos– Ji-Paraná
O presidente do sistema Fecomércio – Sesc – Senac – IFPE, sr. RanieryAraujo Coelho menciona que ‘o projeto Sesc Amazônia das Artes tem sido de suma importância ao reunir as manifestações artísticas da amazônialegal, dando visibilidade aos artistas regionais perante o público e dessa forma consolida a proposta do Sesc de formação de plateia nas mais diversas linguagens artísticas’.