O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou a nomeação de 460 candidatos aprovados no concurso público do Ibama de 2025. A decisão, publicada no Diário Oficial da União, prevê o preenchimento de 130 vagas para analista administrativo e 330 para analista ambiental.
A portaria que autoriza as nomeações foi assinada pela ministra Esther Dweck. A próxima etapa é de responsabilidade do Ibama, que realizará a verificação dos documentos e requisitos dos candidatos para garantir que todos os aprovados cumpram as exigências antes da posse.
As nomeações dependem da existência de vagas e da comprovação de adequação orçamentária e financeira, conforme as leis de Orçamento e de Diretrizes Orçamentárias. A medida busca garantir que a contratação de novos servidores seja compatível com a saúde fiscal do Estado.
A jornada de trabalho dos novos servidores será de 40 horas semanais, com remuneração mensal de R$ 9.994,60. Além disso, há gratificações para quem possui curso de especialização, mestrado ou doutorado.