QUARTA-FEIRA, 18/06/2025
Publicidade

L

Brasil

OPERAÇÃO POLICIAL COMBATE CRIMES CIBERNÉTICOS EM SEIS ESTADOS

O alvo da ação originada no Rio de Janeiro é uma quadrilha nacional especializada em atuação pela internet em lavagem de dinheiro

Publicado em 

OPERAÇÃO POLICIAL COMBATE CRIMES CIBERNÉTICOS EM SEIS ESTADOS - News Rondônia

A Polícia Civil do Rio de Janeiro cumpre nesta segunda-feira (17/9) 45 mandados de prisão contra-acusados de integrar uma quadrilha nacional especializada em crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro. Os mandados estão sendo cumpridos em seis estados: São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina e Bahia, além do Rio de Janeiro.

OPERAÇÃO POLICIAL COMBATE CRIMES CIBERNÉTICOS EM SEIS ESTADOS - News Rondônia

Os investigados foram denunciados pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Rio de Janeiro, pela prática de crimes patrimoniais, com subtração de valores das contas bancárias por meio de transações fraudulentas, além de lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Ao todo, 237 pessoas estão envolvidas no esquema fraudulento. Esta é a segunda etapa da Operação Open Doors, cuja primeira fase foi desencadeada em agosto de 2017.

Uma das fraudes aplicadas pelo grupo é o envio aleatório de e-mails e mensagens por celular a milhares de pessoas. As mensagens eram identificadas como sendo de instituições bancárias e pediam para que os clientes atualizassem suas senhas clicando em um endereço específico na internet.

Ao clicar nesses endereços, as vítimas eram direcionadas a websites com programas capazes de capturar informações de contas e senhas, que permitiam à quadrilha retirar quantias dessas contas de forma fraudulenta.

Outro golpe do grupo, que causava prejuízos ainda maiores segundo o Ministério Público (chegando a R$ 500 mil em alguns casos), era a ligação telefônica para potenciais vítimas. Os fraudadores se faziam passar por funcionários de bancos para obter dados pessoais. Entre os alvos estavam inclusive funcionários do setor financeiro de grandes empresas.

“Os integrantes da organização adotaram mecanismos para camuflar a origem ilícita do produto de seus crimes econômicos, na figura típica conhecida como lavagem de dinheiro, por meio da utilização de ‘laranjas’ na compra de terrenos, apartamentos e salas comerciais e para a ocultação de patrimônio”, diz nota do MP.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Braga Netto pede acareação com Cid na ação penal da trama golpista

Defesa do general aponta divergências em depoimentos dos militares.
L

Bolsonaro pede ao STF anulação da delação de Mauro Cid

Defesa alega que ex-ajudante de ordens mentiu em interrogatório.
L
Mecânico brasileiro desenvolve o menor carro do mundo

Mecânico brasileiro desenvolve o menor carro do mundo; conheça o Nanico P-50; vídeo

O mecânico brasileiro Caio Strumiello, de São Vicente (SP), inventou o menor carro do mundo: o Nanico P50. Ele leva apenas duas pessoas e faz 40 km com 1 litro de combustível.
L
Irmãs do Brasil estão entre as 100 crianças mais inteligentes do mundo

Irmãs do Brasil estão entre as 100 crianças mais inteligentes do mundo

Beatriz, de 14 anos, e Isabella Toassa da Silva, de 15, de São Paulo, são as irmãs brasileiras escolhidas entre as crianças e adolescentes mais inteligentes do mundo.
L
Desabamento de teto em igreja de Goiânia causa medo e prejuízos

Desabamento de teto em igreja de Goiânia causa medo e prejuízos

O teto da igreja desabou enquanto quatro trabalhadores instalavam placas solares no telhado.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Curta a véspera de feriado no Território Gastrobar com Marla Souza

Agenda News: Curta a véspera de feriado no Território Gastrobar com Marla Souza

Música ao vivo, boa comida e cerveja gelada aguardam você na quarta-feira (18) em Porto Velho.
L

Tá no DIOF: ALE-RO muda Constituição em tempo recorde para garantir poder remoto a Marcos Rocha

A alteração ocorreu na Emenda Constitucional nº 174/2025, e permite que o chefe do Executivo mantenha o exercício pleno das funções por meio de videoconferências, aplicativos e outros meios tecnológicos.
L

Agenda News | Entrevista Amanda Assis e Bárbara Assis – Soluna Med SPA

Nesta terça-feira, dia 17, às 17h, o Agenda News recebe Amanda Assis e Bárbara Assis, irmãs e fundadoras do Soluna Med SPA, o primeiro SPA natural de Rondônia. Licenciado pela Ayvu Terapias, o espaço une medicina, estética e terapias integrativas para promover equilíbrio entre corpo e mente.
L

Mamoplastia sem silicone: conheça as técnicas modernas para reduzir e remodelar os seios naturalmente

Cada vez mais mulheres buscam alternativas ao implante de silicone. Dr. Marcelo Almeida explica como é possível alcançar um colo bonito e firme com técnicas avançadas e sem próteses.
L

Peugeot 208 2025 se renova com versão GT e motor turbo eficiente

Linha é composta por quatro versões e aposta em identidade visual e pacote completo de recursos
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L
Publicidade

POLÍTICA

Confúcio confirma que todos os que estão dentro das reservas criadas por ele terão que sair

Declarações de Confúcio Moura reacendem polêmica sobre áreas de proteção em Rondônia e ampliam o embate entre ambientalismo e o direito dos produtores rurais.
L

PF prende mais dois suspeitos de participar de fraude no INSS

Mandados judiciais foram cumpridos em municípios de Sergipe
L

Congresso aprova usar emendas para salários de profissionais da saúde

Texto muda rito de apresentação e indicação de emendas parlamentares
L

Toffoli: ações de ressarcimento de aposentados não terão prescrição

Ministro atende a pedido feito pela Advocacia-Geral da União
L
afirma Coronel Chrisóstomo após votação que derrubou o aumento do IOF

“Compromisso com o bolso do brasileiro” afirma Coronel Chrisóstomo após votação que derrubou o aumento do IOF

Deputado participou da votação de forma remota, direto de Vilhena, onde cumpria agenda com lideranças locais e recebeu pedidos para ações sociais.
L
Publicidade

POLÍCIA

AUDÁCIA VI: MPRO e forças de segurança deflagram operação de combate ao crime organizado

AUDÁCIA VI: MPRO e forças de segurança deflagram operação de combate ao crime organizado

O objetivo principal da operação é cumprir 16 (dezesseis) mandados de busca e apreensão residencial na cidade de Porto Velho/RO e 01 (um) mandado de busca e apreensão no Centro de Detenção Provisória de Porto Velho/RO (“Urso Branco”).
10
Jovem agredido a golpes de facão morre depois de entrar em quintal e pedir socorro

Jovem agredido a golpes de facão morre depois de entrar em quintal e pedir socorro

De acordo com as primeiras informações, o jovem foi atacado com vários golpes de facão pelo corpo, e mesmo assim conseguiu pular o quintal de uma residência onde pediu socorro, mas acabou não resistindo e foi a óbito.
18
Comandante de embarcação é morto a tiros durante ataque de piratas no Rio Madeira

Comandante de embarcação é morto a tiros durante ataque de piratas no Rio Madeira

De acordo com testemunhas, Edionar era capitão da embarcação que foi invadida por cerca de quatro bandidos armados e encapuzados que chegaram de voadeira.
18

Jovem é baleado nas mãos e na perna em condomínio na zona leste

Segundo testemunhas, o jovem chegou à Rua Plácido de Castro pedindo socorro.
14

Pedestre morre atropelado por ônibus escolar na ponte sobre o Rio Madeira

De acordo com informações apuradas no local, o pedestre tentava cruzar a via quando foi atropelado por um ônibus escolar que seguia sentido Humaitá-AM.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LITERATURA: AJEB RO Brilha na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro

LITERATURA: AJEB RO Brilha na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro

A iniciativa da AJEB RO em levar as escritoras de Rondônia para a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro de 2025 foi um sucesso, permitindo que o público conhecesse melhor as obras dessas autoras e se inspirasse em suas histórias e perspectivas.
L

Brasil quer se consolidar como polo de vacinas com RNA mensageiro

Ministro ressalta fortalecimento de parcerias com Fiocruz e Butantan
L

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental (LP, LI, LO): CLAIDES LAZARETTI MASUTTI

OUTORGA e LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO.
L

Flu domina Borussia, mas fica no 0 a 0 na estreia do Mundial de Clubes

Cariocas voltam a campo no sábado contra sul-coreanos do Ulsan HD.
L
Do mar do Caribe à beira do Madeira

“Do mar do Caribe à beira do Madeira: a travessia de uma família de Barbados para o Brasil” concorre ao prêmio nacional de afroliteratura

O livro é de autoria da bibliotecária, escritora e pesquisadora Cledenice Blackman, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Porto Velho Calama.
L
Servidor do IFRO é selecionado para programa internacional de combate ao racismo no Peru

Servidor do IFRO é selecionado para programa internacional de combate ao racismo no Peru

A edição de 2025, que ocorrerá entre os dias 24 de agosto e 7 de setembro.
L

TAPIRI CINEMA DA FLORESTA: Documentários “O Sagrado do Divino” e “Como Matar um Rio” na programação desta semana

Os documentários, que dão visibilidade a riqueza cultural rondoniense, serão exibidos nos dias 19 e 20 de junho. A entrada é gratuita e com acessibilidade em Libras.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.