SEXTA-FEIRA, 02/05/2025

L

Brasil

COMO LIDAR COM AS FAKE NEWS? – POR GUSTAVO CARNEIRO

"As fake news são um fato complexo: propagam-se em um ambiente virtual e têm a capacidade de gerar efeitos inegáveis no mundo real."

Publicado em 

COMO LIDAR COM AS FAKE NEWS? - POR GUSTAVO CARNEIRO - News Rondônia

Provavelmente você já recebeu (e certamente ainda receberá) — por uma rede social ou por um aplicativo de conversa — alguma corrente com links ou vídeos trazendo “informações exclusivas” sobre determinado acontecimento. Pipocam nas redes sociais fatos incorretos sobre uma exposição de arte, sobre a prisão de algum político ou sobre uma greve de proporção nacional, como a recente greve dos caminhoneiros. As fake news são um dos temas que mais têm gerado discussões atualmente. O Massachusetts Institute of Technology (MIT) define fake news como informações fabricadas que imitam o conteúdo da mídia tradicional em sua forma, mas não em seu processo de construção e organização nem em sua intenção.

COMO LIDAR COM AS FAKE NEWS? - POR GUSTAVO CARNEIRO - News Rondônia

No estudo “The Science of Fake News”, publicado em março de 2018, pesquisadores do MIT constataram que o poder de proliferação das fake news é três vezes maior do que o de outros conteúdos. Isso se explicaria por que essas notícias falsas geralmente são construídas para confirmar as visões de mundo de sua audiência, “falando o que querem ouvir”, além de terem um caráter de urgência ou novidade. Essas características incentivam o impulso natural que todos temos por compartilhar.

As fake news são um fato complexo: propagam-se em um ambiente virtual e têm a capacidade de gerar efeitos inegáveis no mundo real. Esse tipo de notícia afeta desde estratégias de marketing de empresas até campanhas eleitorais. Além disso, envolvem a liberdade de expressão, o respeito à imagem e à honra das pessoas. Como devemos lidar com esse tema?

As maiores redes sociais estão investindo na autorregulação.

O Facebook, por exemplo, oferece um guia para o usuário que quiser aprender a identificar essas notícias, bem como um sistema de verificação de fatos (fact-checking) baseado em instituições parceiras, todas certificadas pela International Fact-Checking Network. Essas instituições classificam as histórias como falsas ou verdadeiras, e o Facebook diminui seu alcance, impossibilitando sua sugestão como assunto correlato a outras notícias ou diminuindo sua relevância para resultados de busca, por exemplo. Caso páginas tenham seus conteúdos reiteradamente classificados como falsos, sua habilidade de monetizar e de impulsionar as histórias será diminuída, e o alcance de sua página poderá ser reduzido até que eventualmente a página seja excluída da rede social — como aconteceu recentemente com diversas contas relacionadas ao grupo Movimento Brasil Livre (MBL). Mesmo assim, as iniciativas do Facebook poderiam ser mais transparentes, deixando mais claros os critérios e o procedimento interno que leva à tomada de decisão sobre a retirada de conteúdo.

Essas iniciativas de autorregulação certamente são uma antecipação à potencial regulação feita pelo Congresso sobre o tema. Levantamento da Agência Pública constatou que apenas neste ano foram propostos dez novos projetos, de um total de vinte que tramitam no Congresso (dezenove na Câmara e um no Senado). Essa quantidade tão alta de projetos apresentados em tão curto tempo é reflexo do aumento de exposição do assunto na mídia. Há diversas propostas feitas por partidos de todos os matizes ideológicos.

O projeto atualmente com tramitação mais avançada no Congresso Nacional é o PL n. 215/2015, que está pronto para ser pautado no plenário. Proposto pelo deputado Hildo Rocha (PMDB-MA), esse projeto, basicamente, aumenta as penas nos crimes contra a honra — como difamação e injúria. Há também o PL n. 6.812/2017, do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), que cria uma nova tipificação penal para “divulgação ou compartilhamento de informação falsa ou incompleta na rede mundial de computadores”. Há outros nove projetos apensados a este, como o PL n. 9.931/2018, da deputada Erika Kokay (PT-DF), que, mesmo tipificando o ato de divulgação ou compartilhamento de notícias falsas, exclui da tipificação aqueles que agirem de boa-fé.

O tema é bastante complexo, pois a liberdade de expressão é um pressuposto para a concretização de tantos outros direitos, como a educação e o exercício da cidadania. No mundo atual, não é possível simplesmente se abster de uma vivência online, a coletividade já aderiu a esse comportamento de forma irreversível. Portanto, o problema das notícias falsas é uma questão pública — e a autorregulação, apesar de bem-vinda, não esgota o tratamento que o assunto deve ter.

A quantidade de fake news disseminadas diariamente, a extrema velocidade com que são compartilhadas e a dificuldade de identificar sua autoria inviabilizam discutir o tema dentro do quadro normativo atualmente vigente; em outras palavras, as leis que já regulamentam as atividades do mundo analógico não dão conta das atividades do mundo virtual. Saídas simplistas, que se voltam ao punitivismo estatal, com o mero aumento de penas para condutas já existentes, ou mesmo a criação de novos tipos penais, não são soluções satisfatórias para o problema, pois não lidam com suas causas e não impedem a sua propagação.

Atualmente há diversas iniciativas de órgãos como o TSE, a Abin e a Polícia Federal que sinalizam a escolha por uma monitoração prévia do conteúdo das comunicações na rede. Porém, qualquer tipo de monitoramento prévio de comunicações feito sem autorização judicial fere o espírito do Marco Civil da Internet (Lei n. 12.965/2014) e da própria Constituição Federal, colocando em risco a liberdade de expressão — e, portanto, isso deve ser rechaçado.

A resposta para o problema das fake news passa por um debate amplo e técnico com toda a sociedade para buscar caminhos inovadores e criativos. Não podemos correr o risco de repetir os constantes erros de legislações aprovadas às pressas, impulsionadas exclusivamente pelo clamor popular e absolutamente alheias ao debate técnico. É necessário o envolvimento não só do Governo e das empresas, mas também da academia e de grupos da sociedade civil. Somente assim poderemos compreender as melhores formas de lidar com o problema de acordo com os princípios do uso da Internet no Brasil (listados no Marco Civil da Internet, projeto em cuja construção participativa tivemos oportunidade de colaborar durante nossa atuação no Ministério da Justiça). É necessário equilibrar a garantia da liberdade de expressão, comunicação e manifestação de pensamento, a responsabilização dos agentes de acordo com suas atividades e, também, a liberdade dos modelos de negócios promovidos na Internet — tarefa nada simples. Seja como for, não podemos abrir espaço para que a pretensa solução para as fake news seja a censura nem nenhum tipo de abuso praticado pelos detentores de poder.

* Gustavo Carneiro é mestre em Políticas Públicas pela Hertie School of Governance, de Berlim, e bacharel em Direito pela Universidade de Brasília. Atualmente é advogado e mediador no Rio de Janeiro.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Desabamento de teto em igreja de Goiânia causa medo e prejuízos

Desabamento de teto em igreja de Goiânia causa medo e prejuízos

O teto da igreja desabou enquanto quatro trabalhadores instalavam placas solares no telhado.
L
Lula Envia Projeto de Lei para Isentar IR de Quem Ganha até R$ 5 Mil

Lula Envia Projeto de Lei para Isentar IR de Quem Ganha até R$ 5 Mil

Medida Visa Beneficiar 20 Milhões de Pessoas e Reduzir Desigualdade.
L

IA desenvolvida por brasileiros pode ajudar a diagnosticar tumores cerebrais

A IA desenvolvida por pesquisadores da Unifal, em Minas Gerais, é capaz de diagnosticar tumores cerebrais com alta precisão.
L
Filho de pedreiro passa em 1º lugar em concurso disputadíssimo para Tribunal de Justiça

Filho de pedreiro passa em 1º lugar em concurso disputadíssimo para Tribunal de Justiça

Rafael é filho de pedreiro e foi aprovado em 1º lugar no concurso do Tribunal de Justiça de Roraima.
L
A campanha “Retorno às aulas: comprometa-se com a vida” teve início nesta segunda-feira com atividades educativas

A campanha “Retorno às aulas: comprometa-se com a vida” teve início nesta segunda-feira com atividades educativas

A campanha educativa teve início na semana passada, juntamente com as aulas das escolas privadas, e terá sequência por todo o mês de fevereiro em escolas municipais, estaduais e particulares.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Coluna social Marisa Linhares: Tiago e Camila no Amigos & Viola

Na foto minha linda sobrinha e afilhada CAMILA AMANCIO e o esposo Cirurgião Dentista TIAGO RABELO Especialista em Implantodontia e Reabilitação Oral com moderna clínica em Ji-Paraná/RO.
L

Emoção, reconhecimento e novos rumos: PMRO celebra a passagem de comando da Comunicação Social

Entre homenagens e lágrimas, Tenente-Coronel Suffi encerra sua missão e entrega a liderança ao Tenente-Coronel R. Silva, reforçando o elo entre a Polícia Militar e a sociedade.
L

Inscrições para o CNH Social começam em 30 de maio

Serão ofertadas 1.500 vagas em todo o estado, destinadas entre ampla concorrência e Pessoas com Deficiência
L
Governo de Rondônia presta homenagem pelo Dia do Trabalhador

Governo de Rondônia presta homenagem pelo Dia do Trabalhador

Neste Dia do Trabalhador, também dirijo o mais sincero agradecimento a cada servidor e servidora pública do nosso estado.
L

Justiça é feita: MPRO garante 31 anos de prisão por feminicídio em Jaru

Crime brutal que chocou a cidade teve julgamento com plenário lotado; réu também foi condenado por ocultação de cadáver.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Brasil registra saldo de 71.576 novas vagas formais em março, segundo Novo Caged

Brasil registra saldo de 71.576 novas vagas formais em março, segundo Novo Caged

No acumulado do ano, saldo positivo é de 654.503 empregos
L
Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Cargos são de níveis médio e superior na área administrativa
L
Taxa de desemprego entre jovens cai pela metade no último trimestre de 2023, aponta levantamento do MTE

Taxa de desemprego entre jovens cai pela metade no último trimestre de 2023, aponta levantamento do MTE

Pesquisa mostra queda no número dos que não estudam nem trabalham
L
A Energisa lamenta o acidente ocorrido ontem na zona rural do município de Candeias

Energisa tem vagas abertas para diferentes municípios no estado

Estão disponibilizadas vagas Cacoal, Monte Negro, Alto Paraíso, Ouro Preto e Nova Mamoré, com inscrições abertas até o dia 2 de maio.
L
Veja como consultar resultados finais do concurso nacional unificado

Governo anuncia 3.352 vagas para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado

Edital deve sair em julho; provas objetivas serão aplicadas em outubro
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa apoia reajuste salarial para técnicos e analistas educacionais de Rondônia

Projeto de Lei Complementar 127/2025 foi aprovado com apoio da parlamentar, garantindo valorização dos profissionais da educação.
L

Deputada Cláudia de Jesus destina mais de R$ 700 mil à agricultura familiar em Alvorada do Oeste

As emendas parlamentares beneficiam duas associações de produtores rurais e a prefeitura.
L

Assembleia aprova investimento de R$ 20 milhões para fortalecer a segurança pública em Rondônia

Recursos serão destinados à Polícia Militar para ações estratégicas contra o crime organizado.
L
Deputado Ribeiro do Sinpol destina R$ 330 mil para ampliação de salas na Escola Cruzeiro do Norte, em Cacoal

Deputado Ribeiro do Sinpol destina R$ 330 mil para ampliação de salas na Escola Cruzeiro do Norte, em Cacoal

A expectativa é de que as obras tenham início ainda neste ano, após os trâmites legais de licitação e execução do projeto.
L

Governador Rocha celebra ‘nova força política’ com criação da União Progressista

A aliança já nasce como a maior força política do país, com a maior bancada na Câmara e o maior número de prefeitos eleitos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Quatro são recapturados e um continua foragido após fuga no 470, em Porto Velho

De acordo com fontes da Polícia Penal, cinco criminosos conseguiram escapar.
12

Suspeito de furto em residência é amarrado e surrado pela população na zona leste

Testemunhas contaram que o suspeito teria sido flagrado dentro de uma casa.
10

Criminoso foragido tenta se disfarçar, mas acaba preso no Orgulho do Madeira

Uma equipe da PM fazia patrulhamento quando percebeu que o suspeito tentou esconder o rosto ao ver a viatura.
10

Homem é esfaqueado após briga por drogas no centro de Porto Velho

Vítima foi socorrida pelo Samu e levada à Policlínica Ana Adelaide; autor do ataque seria um conhecido usuário da região.
12

CERCO FECHADO: Delegacia de Furtos e Roubos prende traficante e apreende drogas no centro de Porto Velho

Mulher conhecida por “cabelo vermelho” é flagrada com entorpecentes após denúncias e ação integrada com a PM.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LUTO: Nana Caymmi, a voz que atravessou gerações e eternizou emoções

Filha de Dorival Caymmi, a cantora construiu uma carreira marcada por interpretações profundas e um legado inesquecível na música brasileira
L

Requerimento da Licença e Outorga: EICON – ENGENHARIA, INCORPORAÇÃO E CONSTRUÇÃO LTDA

Licenças: Prévia, Instalação e Operaçã e OUTORGA DE USO DE RECUSOS HÍDRICOS
L

Rondônia participa de oficina que fortalece políticas públicas voltadas aos povos indígenas da Amazônia Legal

Oficina reúne secretarias da Amazônia Legal para fortalecer políticas públicas indígenas
L

Rodovia-133 recebe obras de manutenção do governo de Rondônia na Região do Café

A obra está sendo executada em aproximadamente 50 quilômetros da rodovia, seguindo até a usina de calcário
L

Coleta de sangue em Guajará-Mirim e São Francisco do Guaporé reforça estoque da hemorrede estadual

As coletas resultaram no total de 363 bolsas de sangue coletadas
L

Governo de Rondônia firma acordo para garantir acesso de agricultores familiares à previdência social

A cooperação técnica vem formalizar e dar caráter oficial a um serviço que já era prestado de forma espontânea pela Emater-RO
L
Manutenção avança em toda a extensão da RO-420 entre Buritis e Nova Mamoré

Manutenção avança em toda a extensão da RO-420 entre Buritis e Nova Mamoré

Com serviços de conformação de plataforma e aplicação de revestimento primário, os trabalhos são contínuos ao longo de todo o ano, intensificando-se com a chegada do verão.
L
Formação profissional em Rondônia acompanha demandas do mercado de trabalho internacional

Formação profissional em Rondônia acompanha demandas do mercado de trabalho internacional

A capacitação do trabalhador para o novo cenário desenhado pela tecnologia, que está na pauta do evento paulista, é realidade nas salas de aula do Idep.
L
Produtores rurais devem atualizar dados agropecuários junto à Idaron a partir de hoje

Produtores rurais devem atualizar dados agropecuários junto à Idaron a partir de hoje

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressalta a importância do engajamento dos produtores em ações de defesa agropecuária.
L
Obras na RO-478, entre Costa Marques e o Real Forte Príncipe da Beira, impulsionam turismo e reforçam valor histórico de Rondônia

Obras na RO-478, entre Costa Marques e o Real Forte Príncipe da Beira, impulsionam turismo e reforçam valor histórico de Rondônia

Segundo o diretor-geral do DER-RO, Eder Fernandes, os serviços foram executados ao longo dos 26 quilômetros da rodovia.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.