A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) recebeu do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) a lista de docentes que vão prestar assessoria técnica a cooperativas e associações da agricultura familiar em diversos estados, como parte do Programa Mais Gestão, instituído pela Portaria MDA nº 26/2023.
A iniciativa surgiu após levantamento da Diretoria de Política Agrícola e Informações (Dipai) da Conab, que identificou deficiências de gestão nas organizações participantes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O diagnóstico apontou que a falta de qualificação dificultava contratações e o bom desempenho das entidades no programa.
No Pará, o atendimento técnico ficará sob responsabilidade do professor Heric Hossoe, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que atenderá 32 organizações no estado. O objetivo é ampliar a qualificação das organizações fornecedoras nas modalidades do PAA executadas pela Conab.
A estratégia adotada pelos órgãos envolve a aproximação entre Conab, MDA e docentes ligados ao Termo de Execução Descentralizada (TED) do Programa Mais Gestão. Esses profissionais serão responsáveis por capacitar as organizações da agricultura familiar e melhorar a gestão das entidades que fornecem alimentos ao PAA em diferentes regiões.










































