Durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte, o vice-presidente da Faperon, Alex Guaitolini, destacou em entrevista exclusiva ao News Rondônia o papel essencial do sistema Faperon, Senar e sindicatos rurais na formação e valorização dos produtores de café em Rondônia. Para ele, a presença dos produtores na feira é o reflexo direto de um trabalho que une capacitação, assistência técnica e dignidade ao homem do campo.
“É um prazer representar o sistema Faperon, Senar e sindicatos rurais na SIC. O Senar faz um trabalho extraordinário de capacitação e treinamento dos produtores em todo o estado. Essa formação permite que o produtor melhore a produtividade e traga qualidade, apresentando cafés especiais que são verdadeiras vitrines do nosso trabalho para o Brasil e para o mundo”, destacou Guaitolini.
O vice-presidente reforçou que o sentimento é de dever cumprido, já que o papel do sistema é transformar o conhecimento em qualidade de vida.

Entre os planos futuros, Guaitolini adiantou que o foco é estruturar o mercado de cafés especiais, garantindo que mais produtores possam acessar nichos de maior valor agregado.
“Estamos construindo, junto ao setor público e privado, um ponto de convergência para que o produtor produza o café que o mercado demanda. O Senar entra com assistência técnica e gerencial, permitindo que o produtor acompanhe seu desempenho e alcance resultados mais expressivos.”
Para ele, o fortalecimento das associações e cooperativas é essencial nesse processo. “Temos um bom relacionamento com todas as entidades e convidamos os produtores a procurarem o Senar e o sindicato da sua cidade. É assim que vamos consolidar Rondônia como uma potência no café robusta amazônico”, completou.
A SIC
A Semana Internacional do Café realizada em Belo Horizonte, Minas Gerais (MG), é um dos maiores eventos do setor na América Latina, reunindo produtores, torrefadores, baristas e compradores de todo o mundo. Rondônia e Acre têm se destacado com a produção de robustas amazônicos, reconhecidos pela qualidade e sustentabilidade.







































