O Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA), divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), aponta que as chuvas registradas entre 1º e 30 de outubro foram irregulares e mal distribuídas, afetando importantes regiões produtoras do país e atrasando a semeadura dos cultivos de verão em algumas áreas.
No Centro-Oeste, os maiores volumes ocorreram em Mato Grosso e no sudoeste de Mato Grosso do Sul, favorecendo parte do plantio. Entretanto, outras regiões ainda enfrentam restrição hídrica, principalmente no norte de Mato Grosso do Sul e em Goiás. A média diária de armazenamento de água no solo no último decêndio de outubro mostrou melhora em algumas áreas, beneficiando o início do desenvolvimento da soja.
No Sudeste, as chuvas ocorreram de forma irregular, concentradas no segundo decêndio, sem alcançar plena regularidade. Já no Nordeste, a precipitação foi escassa ou inexistente, prejudicando o avanço da semeadura na primeira safra sem irrigação, especialmente no Matopiba (Maranhão, sudoeste do Piauí, oeste da Bahia e Tocantins). Por outro lado, centro-leste do Maranhão e parte do Sealba registraram volumes suficientes para manter a colheita do milho da 3ª safra em andamento.
No Norte, regiões como Rondônia, sudeste do Pará e oeste do Tocantins tiveram chuvas irregulares e de baixo volume. Já o Amazonas e oeste do Pará registraram precipitação que favoreceu a semeadura da soja, assim como o sudoeste paraense, além de melhorar a umidade do solo no noroeste do estado.
Na região Sul, ocorreram chuvas intensas intercaladas por períodos de tempo estável. Os maiores volumes se concentraram no noroeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e no Paraná, beneficiando tanto os cultivos de inverno em estádios reprodutivos quanto a semeadura e desenvolvimento dos cultivos de verão. Os períodos sem chuva, especialmente no último decêndio, auxiliaram a maturação e colheita de inverno, além de permitir avanço nos cultivos de verão.
O Boletim completo, com informações detalhadas sobre clima e impactos nas safras, está disponível no Portal da Conab.








































