A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) inaugurou, nesta quarta-feira (29), as obras de modernização da Unidade Armazenadora de Rondonópolis, no estado de Mato Grosso, com investimento de cerca de R$ 5 milhões. A unidade, que volta a operar após 11 anos sem armazenar grãos a granel, teve a capacidade estática de 55,2 mil toneladas restabelecida e ganhou um novo sistema de energia solar fotovoltaica, modernização elétrica e atualização das estruturas de transporte e combate a incêndios.
A cerimônia contou com a presença do presidente da Conab, Edegar Pretto; da diretora administrativa, financeira e de fiscalização, Rosa Neide Sandes; e do diretor de operações e abastecimento, Arnoldo de Campos, além da superintendente da Conab em Mato Grosso, Francielle Capile, e servidores da estatal.
Segundo Edegar Pretto, a reestruturação da unidade representa um avanço estratégico para o escoamento e armazenamento de grãos, um dos principais gargalos da agricultura mato-grossense.
“Estamos recuperando a capacidade de armazenamento da nossa unidade em Rondonópolis. Há 11 anos, não havia condições de guardar produtos a granel. Agora, com 50 mil toneladas disponíveis, a unidade volta a servir tanto à Conab quanto à agricultura local”, afirmou o presidente.
Sustentabilidade e inovação
Um dos destaques das obras é a instalação de painéis solares, que tornam a unidade autossuficiente em energia elétrica. O sistema, desenvolvido em parceria com a concessionária local, abastece todas as atividades administrativas e integra o plano da Conab para ampliar o uso de energia limpa em suas unidades.
“Essa é a primeira etapa de um planejamento da Companhia para ampliar o uso de energia solar e tornar a unidade autônoma em energia”, reforçou Pretto.
A diretora Rosa Neide Sandes ressaltou que o investimento reforça o papel logístico de Rondonópolis, considerada um ponto estratégico no escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste.
“Estamos recuperando armazéns públicos em todo o país para acompanhar os recordes da produção de grãos brasileira. Este é mais um investimento fundamental para apoiar os produtores e garantir segurança ao abastecimento”, destacou.
Lançamento do Programa de Venda em Balcão (ProVB)
Durante o evento, a Conab também lançou o Programa de Venda em Balcão (ProVB) em Mato Grosso, permitindo que pequenos criadores possam comprar milho dos estoques públicos a preços acessíveis.
“Trazer o ProVB para Mato Grosso é motivo de orgulho. Investimos na reforma desta unidade e quem vai colher os frutos são os pequenos criadores da região, que terão acesso a estoques públicos de milho para alimentar seus animais”, destacou Pretto.
Rondonópolis é a primeira cidade mato-grossense a operar o programa, com 3 mil toneladas de milho disponíveis. O diretor Arnoldo de Campos explicou que a iniciativa fortalece a cadeia de proteína animal e a agricultura familiar.
“O Venda em Balcão fornece alimentação para pequenos criadores das cadeias de carnes, leite e ovos. Ampliar os pontos de venda é essencial para garantir segurança alimentar no país”, afirmou Campos.
O ProVB é voltado a pequenos produtores e agroindústrias com Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ou Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). O cadastro deve ser feito no Sistema Nacional de Produtores Rurais (Sican), disponível no portal da Conab.
Com o investimento, a Conab reafirma seu compromisso com a sustentabilidade, segurança alimentar e fortalecimento da agricultura familiar, pilares centrais das ações do Governo Federal no campo.









































