Representantes da Itaipu Binacional, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) reuniram-se na manhã desta segunda-feira (13) para formalizar avanços estratégicos no projeto de modernização das unidades armazenadoras de grãos da Conab no Paraná e no Mato Grosso do Sul.
O encontro, realizado no escritório da Itaipu, em Brasília (DF), marcou a autorização para início das obras na unidade de Ponta Grossa (PR) e consolidou novos passos do acordo de cooperação para a contratação de projetos de modernização de outras três unidades.
Investimento estratégico e segurança alimentar
Com investimento de R$ 55 milhões da Itaipu Binacional, a iniciativa amplia a capacidade de estocagem de alimentos, reduz perdas e aumenta a eficiência da cadeia de abastecimento, beneficiando grandes e pequenos produtores. O projeto também contribui para a estabilidade dos preços e o fortalecimento da segurança alimentar no Brasil.
Para o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, a Conab tem papel estratégico no país.
“O Brasil tem vocação para ocupar um papel de destaque como grande produtor de alimentos. Mas é fundamental que tenhamos uma estrutura de armazenagem à altura dessa produção para garantir a segurança alimentar da população. Essa é uma contribuição importante da Itaipu em investimentos estruturantes no País”, afirmou.
Durante a reunião, foi assinada a autorização para o início da fase 2 da reforma da unidade de Ponta Grossa, além da publicação do edital para contratação dos projetos executivos das unidades de Cambé, Rolândia (PR) e Maracaju (MS).
Expansão da capacidade de armazenamento
Segundo o presidente da Conab, Edegar Pretto, a modernização representa um avanço histórico.
“Em Ponta Grossa, nossa maior unidade, já operamos com 300 mil toneladas e, nessa parceria com a Itaipu, vamos chegar a 420 mil. É um avanço significativo. A reforma fortalece nossa capacidade de armazenamento e escoamento de alimentos, garantindo a segurança alimentar e beneficiando produtores e consumidores”, destacou.
Cronograma e cooperação internacional
O UNOPS, responsável pela gestão do projeto, apresentou o cronograma das próximas etapas das obras, que têm conclusão prevista para 2027. A iniciativa reforça o compromisso das instituições com a modernização da infraestrutura pública de armazenagem e o desenvolvimento sustentável do setor agrícola.
“Projetos como este demonstram o poder da cooperação internacional para fortalecer a infraestrutura pública e gerar benefícios concretos à população”, ressaltou Fernando Barbieri, representante do UNOPS no Brasil.
Sobre o projeto
Resultado de um acordo de cooperação firmado em março de 2024, o projeto contempla:
-
Reforma da unidade de Ponta Grossa (PR);
-
Elaboração de projetos executivos para as unidades de Cambé e Rolândia (PR) e Maracaju (MS);
-
Atuação técnica do UNOPS na elaboração e execução dos projetos;
-
Garantia de qualidade, eficiência e sustentabilidade nas intervenções.
A parceria consolida um modelo de gestão pública orientado a resultados, com base em boas práticas internacionais.