O mais recente Boletim Prohort da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revelou uma queda acentuada nos preços de alguns dos hortigranjeiros mais consumidos no país. Nos primeiros 15 dias de setembro, o preço do tomate continuou em queda, seguindo o comportamento de agosto, quando a cotação média ponderada foi 19,86% menor que a de julho.
Da mesma forma, a cebola e a batata também registraram redução nos preços pelo terceiro mês consecutivo. No caso da cebola, a queda foi de 10,5% em agosto, influenciada pela maior oferta e menor demanda. A batata teve uma redução de 6,55% no mesmo período e um preço 53,62% menor em comparação com agosto do ano anterior.
A alface também ficou mais barata, com uma queda de 8,77% na média ponderada em agosto, mesmo com uma menor oferta do produto, o que indica que fatores climáticos e a qualidade do produto impactaram os preços.
Cenoura e frutas em alta
Em contrapartida, a cenoura ficou 19,92% mais cara em agosto, principalmente por causa da menor oferta do produto nos mercados. O preço da banana também subiu 5,94% na média ponderada devido às menores temperaturas, que prejudicaram a produção da variedade prata, e a um ciclone que atingiu lavouras em Santa Catarina, afetando a variedade nanica.
Já a melancia teve um aumento de 20,59% nos preços, mesmo com a maior oferta. A alta foi motivada pelo adiamento da colheita por parte de produtores que esperavam preços mais altos, além da boa qualidade das frutas e do aumento da demanda por causa do clima mais quente.
Exportações e destaque do boletim
O relatório também informou que as exportações de hortigranjeiros tiveram um bom desempenho nos primeiros oito meses de 2025. O volume total enviado ao exterior cresceu 28% em relação ao mesmo período de 2024, e o faturamento subiu 15%. O Boletim Prohort destacou a participação da Conab no Encontro Internacional da Federação Latino-Americana de Mercados de Abastecimento (Flama), onde a Companhia mostrou a importância do programa em promover melhorias e modernização nos mercados atacadistas do país.