A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará leilões de feijão preto nesta quarta (10) e quinta-feira (11), com o objetivo de apoiar os produtores dos estados da região Sul do país. No total, serão ofertadas 16,2 mil toneladas na modalidade Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) e a mesma quantidade para o Prêmio para Escoamento de Produto (PEP), totalizando 32,4 mil toneladas.
Os leilões, que acontecerão a partir das 9h (horário de Brasília), serão realizados no Sistema de Comercialização Eletrônica da Conab (Siscoe). As operações do dia 10 serão exclusivas para agricultores familiares, suas cooperativas, indústrias de beneficiamento e comerciantes. Já no dia 11, o leilão será de ampla concorrência.
Como funcionam o Pepro e o PEP
O Pepro é destinado aos produtores rurais, que receberão uma subvenção para comprovar a venda ou o escoamento do produto para uma localidade diferente daquela em que foi plantado. Já o PEP é voltado para indústrias e comerciantes, que devem comprovar a compra do feijão in natura diretamente de agricultores familiares pelo Preço Mínimo.
O limite de subvenção por produtor é de 8,4 toneladas. Para participar dos leilões, os interessados devem estar inscritos em uma Bolsa de Mercadorias e com cadastro regular em sistemas como o Sican e o Sicaf, além de outras exigências dos editais. A ação da Conab visa garantir o escoamento da safra 2024/25 e a regularidade do abastecimento nacional.