Segundo o calendário oficial da soja publicado na Portaria 1.271/25, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o período do vazio sanitário em Rondônia ocorre somente em 10 de setembro. No entanto, com a aproximação do mês de setembro é grande a expectativa dos produtores locais para o plantio que já tem data definida para acontecer.
O vazio é uma medida para reduzir a sobrevivência de pragas e doenças, como a ferrugem asiática, que podem comprometer a produtividade. Com o fim da restrição, os produtores estão autorizados a iniciar a semeadura a partir do dia 11 de setembro. O prazo vai até 9 de janeiro de 2025, quando se encerra a janela de plantio no estado. O calendário busca organizar a produção, dar segurança ao agricultor e garantir maior sanidade às lavouras.
Durante os três meses do vazio sanitário, de 10 de junho a 10 de setembro, equipes de fiscalização seguem acompanhando o cumprimento da norma. O objetivo foi evitar que plantas chamadas “tigueras” permanecessem no campo e servissem de ponte verde para o fungo causador da ferrugem.