O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou um repasse de R$ 60 milhões em recursos não reembolsáveis para cooperativas da agricultura familiar. A iniciativa, batizada de BNDES Bioinsumos, tem como foco incentivar a produção e a multiplicação de bioinsumos, tornando-os mais acessíveis e replicáveis para pequenos produtores. O projeto busca fortalecer a transição tecnológica para uma agricultura mais sustentável.
A ação é vista como um passo importante para a produção de alimentos saudáveis no Brasil. Os bioinsumos são elaborados a partir de microrganismos e resíduos orgânicos, atuando na fertilização do solo, no controle de pragas e na promoção do crescimento de culturas, animais e sistemas florestais. A parceria técnica para o desenvolvimento do programa é feita com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Segundo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, a medida está alinhada com os compromissos do governo. “O BNDES Bioinsumos contribui com o aumento da produção de alimentos saudáveis, garantindo a segurança e soberania alimentar e nutricional. Além disso, a iniciativa fortalece a geração de renda de cooperativas da agricultura familiar, ao ampliar o acesso aos bioinsumos, com menores custos e maior produtividade”, afirmou Mercadante.
Para a liberação dos fundos, o BNDES realizará uma chamada pública. As regiões Norte e Nordeste terão prioridade no processo. A expectativa é que o programa ajude a impulsionar a economia local e promova uma agricultura mais sustentável, com menor dependência de produtos químicos.