Produtores rurais de Nova Mamoré receberam, na terça-feira (19), 130 toneladas de calcário para recuperação de terras e fortalecimento da produção agropecuária, beneficiando diretamente produtores de pastagem. A ação integra um programa estadual que prevê a entrega de mais de 950 toneladas de calcário em diversos municípios de Rondônia.
A distribuição é realizada pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em parceria com a Emater-RO, e segue até 24 de agosto, alcançando também Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, Ariquemes, Machadinho d’Oeste, Jaru e São Miguel do Guaporé.
O governador Marcos Rocha destacou que o programa Mais Calcário fortalece a produção agropecuária e contribui para o desenvolvimento rural. “O governo reforça o compromisso de oferecer melhores condições aos produtores para correção do solo, aumento da produtividade e melhoria da qualidade de vida no campo”, afirmou.
O produtor Hermolau relatou que a chegada do calcário trouxe alívio e esperança. “Estou muito feliz em poder arrumar minha terra que estava muito devastada”, disse, refletindo a realidade de muitos agricultores que buscam recuperar solos comprometidos e aumentar a produtividade.
Aumento da produtividade
O solo rondoniense é predominantemente ácido, tornando o calcário essencial para o desenvolvimento de pastagens e para produtores que investem na silagem de milho para alimentação de gado leiteiro. A correção do solo garante uma base alimentar mais rica e produtiva para os rebanhos.
O secretário da Seagri, Luiz Paulo, destacou a importância estratégica do insumo. “O calcário é um pilar para a produtividade e sustentabilidade da agricultura local. Sua entrega demonstra o compromisso do governo em fornecer ferramentas que permitem aos produtores superar desafios e prosperar no campo”, afirmou.