Para fortalecer a produção sustentável e incentivar a troca de experiências, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), realiza o 1º Workshop da Amazônia Ocidental sobre Meliponicultura. O evento acontece na sede da Embrapa e reúne apicultores, meliponicultores, cafeicultores e fruticultores da capital e região.
Entre os participantes está o apicultor João Lauro, que iniciou sua história na apicultura há cinco anos em Candeias do Jamari e hoje comercializa produtos como própolis, mel e enxames em Porto Velho. “Tenho me dedicado para aprender cada vez mais. Essa é minha grande paixão”, afirmou João.
A programação do workshop inclui exposição de produtos, palestras técnicas, rodas de conversa e uma visita prática à sede da Agrotropical Amazônia, na Estrada do Belmont. Para o secretário da Semagric, Rodrigo Ribeiro, o evento é uma oportunidade de fortalecer o setor. “Esse é um momento de aprendizado e troca. Queremos difundir ainda mais essa prática em Porto Velho”, destacou.
O presidente da Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), Sérgio Farias, participou do evento para conhecer de perto a realidade local. “É minha primeira vez em Porto Velho e fico feliz em ver essa mobilização. Nosso mel é o melhor do mundo e aqui não é diferente”, afirmou.
A vice-prefeita Magna dos Anjos reforçou o compromisso da gestão em investir cada vez mais em capacitações. “Esse é o primeiro de muitos workshops. Nossos produtores merecem conhecimento técnico para melhorar ainda mais a produção”, disse.
O evento conta com o apoio de parceiros como Jirau Energia, Embrapa, Agrotropical Amazônia, Faperon, Senar, Sema, Rovema, Dydyo, Mina Linda, Viveiros Brasil, Sicoob Porto Velho e Casa Rural.
A programação segue até sábado (2), quando os participantes vivenciam na prática o manejo das abelhas-sem-ferrão durante visita técnica guiada pelo agroflorestor Tino Alves, representante da Agrotropical Amazônia.