Durante participação especial em um evento voltado ao setor pecuário, Carlos da Silva — o Carlão, servidor da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), concedeu uma entrevista à News Rondônia e aproveitou o momento para desmistificar a imagem do órgão junto aos produtores rurais.
Idaron: mais orientação, menos punição
“Tem gente que pensa que a Idaron só aparece para multar. Mas isso não é verdade”, afirmou Carlão logo no início da conversa. Segundo ele, o foco da Idaron é garantir a sanidade do rebanho, orientar o produtor e fortalecer a cadeia produtiva da carne em Rondônia.
“O Idaron é parceiro. Não estamos para punir, mas para conduzir, orientar e manter a qualidade do nosso rebanho”, explicou Carlão.
Sanidade do rebanho e reconhecimento nacional
Carlão também destacou a importância da atuação técnica da Idaron para alcançar o atual status sanitário de Rondônia. Um dos principais marcos do estado é a ausência de febre aftosa, resultado direto do trabalho conjunto entre o órgão e os pecuaristas.
“O fim da febre aftosa é reflexo de um esforço mútuo: orientação da Idaron e comprometimento dos produtores. E hoje, dentro do Brasil, o trabalho feito aqui serve de exemplo para outros estados.”
Com um sistema rigoroso e confiável, a Idaron se consolidou como uma das instituições sanitárias mais respeitadas do país, servindo como referência em vigilância, rastreabilidade e boas práticas agropecuárias.
Um convite ao diálogo e à confiança
Carlão aproveitou a conversa para convidar os produtores a buscarem a Idaron sempre que tiverem dúvidas ou dificuldades. “Não tenham medo da gente. Estamos lá para orientar, não para punir. Queremos que a pecuária de Rondônia cresça ainda mais”, frisou.
Parceria que gera crescimento
O apresentador Dione Berto encerrou a entrevista reforçando que o News Rondônia está aberto para divulgar ações e informações da Idaron, levando a verdade ao produtor rural e valorizando quem realmente trabalha para o desenvolvimento sustentável da pecuária no estado.
“Produtor, a casa é sua. A Idaron é parceira, é apoio, é ponte para o crescimento”, concluiu Carlão.