TERÇA-FEIRA, 04/11/2025

Em destaque

L

Agro

Comunidade da Ilha das Cinzas inaugura 1ª agroindústria em área de várzea com energia solar e projeta aumento de renda em 60%

Iniciativa pode aumentar renda das famílias extrativistas em 60%

Por Tâmara Freire* - Enviada especial - 20

Publicado em 

Comunidade da Ilha das Cinzas inaugura 1ª agroindústria em área de várzea com energia solar e projeta aumento de renda em 60%
Anderson Águia/Natura/WEG

Antes de desaguar no mar, o Rio Amazonas banha inúmeras comunidades de várzea do Amapá e da Ilha do Marajó, no Pará. Casas esparsas sobre palafitas espalham-se entre o verde da paisagem florestal, mas, na Ilha das Cinzas, uma construção se destaca: é a nova agroindústria, onde frutos amazônicos serão beneficiados, antes de serem vendidos para a fabricação de cosméticos. Com o incremento de valor agregado, estima-se que a renda das famílias extrativistas aumente em cerca de 60%.

Continua após a publicidade

Durante a cerimônia de inauguração das instalações, no sábado passado (24), os irmãos Josi e Francisco Malheiros faziam questão de receber pessoalmente os convidados que chegavam de barco, com um sorriso largo nos lábios e, por vezes, os olhos marejados de emoção. Ela, com apenas 16 anos, foi uma das fundadoras da Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas da Ilha das Cinzas (Ataic), no ano 2000. Ele, que tinha apenas 11 anos naquela época, hoje é o atual presidente da organização que vai gerenciar a agroindústria.

Quando a Ataic foi fundada, a comunidade trabalhava principalmente com a pesca de camarão, e a associação chegou a receber diversos prêmios pela criação de uma tecnologia social de manejo do crustáceo. Pouco tempo depois, veio a ideia de investir na diversificação produtiva, primeiro com a colheita de açaí, para fins alimentícios, e depois com os frutos do patauá e as sementes de ucuuba e murumuru, utilizadas em cosméticos.

“Na floresta tem gente”, lembra Josi. “O ambiente de várzea nunca foi considerado nas políticas públicas para desenvolvimento da Amazônia. A gente precisa ter programas de desenvolvimento de fato, considerando esse ambiente que está aqui e que as populações precisam sobreviver e avançar”, complementa.

Assim, a Ilha das Cinzas se tornou um assentamento extrativista, e em 2015, a partir de uma parceria com a empresa Natura, o manejo de bioativos para a produção de cosméticos se tornou a principal atividade da Ataic. De 5 toneladas colhidas no primeiro ano, as remessas aumentaram para cerca de 200 toneladas anuais de murumuru e 100 de ucuuba, além de 120 toneladas de patauá recolhidas na última temporada.

Além de contribuir para o desenvolvimento da ilha, a partir da geração de renda para as famílias extrativistas, a associação também investiu em melhorias que trouxeram benefícios coletivos, como tecnologias para tratamento de água e esgoto e a instalação de sistemas de energia solar, substituindo os poluentes geradores a diesel utilizados para alguns equipamentos e levando a energia elétrica para o dia a dia da comunidade.

“Antes as famílias guardavam alimento com sal. Hoje tem um freezer que pode guardar por mais dias. O ganho de saúde que essa família teve, sabe? As mulheres tinham que carregar por 20 metros um barril com água e agora tem uma bomba para puxar… As famílias têm uma máquina de lavar roupa agora, têm batedeira de açaí, esses itens necessários para ter, minimamente, condições melhores de vida”, conta Francisco Malheiros.

A atividade também permite que as comunidades se desenvolvam sem impactar a floresta. “A ucuuba é uma espécie madeireira, ameaçada também de extinção, com uma exploração intensa na região para comércio de cabo de vassoura. E aí o pessoal parou de vender para atravessador, ganhando um valor irrisório para madeira virar cabo de vassoura, e teve ampliação de renda, vendendo as sementes para virarem o óleo”, exemplifica Josi.

Hoje, a Ataic trabalha com quase 450 famílias em diversas localidades nos municípios de Gurupá, Afuá, Chaves, Breves e Anajás, na Ilha do Marajó, e no município de Mazagão, no Amapá. E Francisco espera que essa rede cresça ainda mais, a partir da agroindústria.

“Quem sabe a gente até dobra o número de famílias atendidas nos próximos anos… É mais renda sendo gerada, é mais qualidade de vida sendo implantada no território. Esse é o sonho.”

Ineditismo

Além de promover o incremento de renda para as famílias da Ataic, a agroindústria da Ilha das Cinzas representa dois marcos para a região: é a primeira instalação do tipo construída em uma área de várzea, e também a primeira operada totalmente com energia limpa, proveniente de um sistema solar com armazenamento em baterias, conhecido como Bess, sigla para Battery Energy Storage System, ou Sistema de Armazenamento de Energia por Baterias, em português.

As instalações foram construídas pela Ataic em parceria com três empresas, que investiram em caráter de doação. A Natura foi responsável pela articulação e pelo suporte técnico e operacional, a Weg doou o sistema de energia, e a W-energy instalou os equipamentos fotovoltaicos. Esse sistema alimenta o maquinário que transforma as sementes e os frutos em óleos e manteigas, vendidos por um preço superior ao das matérias-primas.

“É a 20ª agroindústria que a gente inaugura com as comunidades, dentro de um plano estruturado de industrialização descentralizada. O protagonismo da Amazônia para a gente é bastante importante. Nós temos várias metas públicas, uma delas é proteger 3 milhões de hectares, o que a gente faz no dia a dia em relação com as comunidades”, diz a diretora de Sustentabilidade da Natura, Ângela Pinhati.

A localização à beira do rio impõe desafios específicos, já que só é possível chegar à comunidade de barco. Além disso, não há como se conectar à rede de energia tradicional. As placas solares e baterias, por exemplo, foram construídas em Santa Catarina, transportadas de barco até Belém, movidas para um segundo barco, para o transporte até Macapá, e depois para um terceiro que conseguisse chegar à Ilha das Cinzas. Para o percurso final, do pequeno cais até os galpões, os equipamentos foram colocados sobre toras de madeira, empurradas com o máximo de cuidado para não causar nenhum dano.

A indústria será alimentada primariamente pela energia produzida nas placas solares, e, em dias de menor incidência, as baterias – também abastecidas pelo sol – entram em operação. Mesmo em um cenário bastante improvável de ausência total de luz solar, o Bess conseguiria manter a indústria operando por cerca de oito horas. De acordo com o diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Weg, Daniel Godinho, é um projeto inovador, já que, em outras plantas industriais, o sistema de energia solar combinado com baterias é utilizado como complemento ou retaguarda para a fonte de abastecimento principal.

“Esse é um projeto diferente e especial, porque aqui ele toca a indústria. Nós temos aqui dois módulos de energia solar: se falhar um, a indústria consegue operar com a outra. E seis módulos de bateria. Não tendo energia solar suficiente, ele consome energia do Bess. Somente se esgotar a energia renovável, o que é muito improvável, é que vai acionar o gerador a diesel. A gente colocou várias camadas para que venha a ser uma energia limpa de verdade”, explica Godinho.

Modelo

“Vocês podem levar daqui um modelo não só de agroindústria, mas um modelo de residência, de moradia… Um modelo de bem-estar das famílias, nesse e em qualquer outro território isolado”, incentivou o presidente da Ataic, Francisco Malheiros, durante a inauguração.

“Quando você faz uma fábrica utilizando tecnologias nacionais para processar produtos da socioeconomia, gerando qualidade de vida no interior do Brasil e utilizando energia limpa, certamente tem um efeito demonstrativo muito grande para outras cadeias produtivas em outras regiões isoladas da Amazônia”, concorda o secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Rodrigo Rollemberg, que participou da cerimônia.

De acordo com o secretário, no final de 2023, o ministério assinou um convênio com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para a elaboração de um catálogo com todas as máquinas e equipamentos utilizados para aumentar a eficiência e a produção nas cadeias produtivas do babaçu, cupuaçu, açaí e castanha-do-brasil. Em seguida, foi feito um projeto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que vai enviar agentes locais de inovação cooperativa a cerca de 50 cooperativas nos estados do Pará, Amapá, Acre, de Rondônia e do Maranhão, para mapear as necessidades das comunidades que atuam nessas quatro cadeias produtivas.

“E já apresentamos ao Fundo Amazônia um projeto de R$ 104 milhões para que o Sebrae possa receber esses recursos e comprar esses equipamentos para distribuir para as cooperativas e fazer também um trabalho de capacitação”, complementa Rollemberg. O objetivo é que as informações levantadas sobre essas quatro cadeias produtivas possam ser reproduzidas em projetos semelhantes, envolvendo outros bioativos.

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Conab divulga 3º Levantamento da Safra de Cana-de-Açúcar 2025/26

Conab divulga 3º Levantamento da Safra de Cana-de-Açúcar 2025/26

Produção, produtividade e área plantada serão apresentados em transmissão online nesta terça-feira, 4 de novembro.
L

No Acre, cafés de Rondônia são apresentados a compradores internacionais

Produtores rondonienses participam do Exporta Mais Brasil em Rio Branco, apresentando o robusta amazônico a compradores internacionais e fortalecendo o café como símbolo de qualidade e sustentabilidade.
L

Estudante de Jaru apresenta estudos sobre verminoses em bezerros leiteiros durante Congresso Internacional

O estudante Cauan Moura, do IFRO de Jaru, apresentou pesquisas sobre saúde de rebanhos leiteiros no VI Congresso Internacional de Pecuária Leiteira da Amazônia Ocidental, destacando o papel da ciência na pecuária regional.
L
Conab divulga 3º Levantamento da Safra de Cana-de-Açúcar 2025/26

Conab fará leilão de frete de milho na próxima terça-feira

Pregão visa contratar transporte de mais de 16 mil toneladas do cereal para polos da estatal em nove estados.
L
Conab divulga 3º Levantamento da Safra de Cana-de-Açúcar 2025/26

Chuvas irregulares impactam ritmo da semeadura dos cultivos de verão, aponta Boletim da Conab

Volumes abaixo da média atrasam plantio em algumas regiões, enquanto áreas com recuperação hídrica avançam na soja.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Sine Municipal de Porto Velho apoia cursos gratuitos em parceria com Cataliza e Cargill

Sine Municipal de Porto Velho apoia cursos gratuitos em parceria com Cataliza e Cargill

Iniciativa integra o programa Comunidades Prósperas e amplia ações de qualificação e primeiro emprego
L
Lula sanciona lei que dá mais liberdade ao governo para gastar em 2025

Lula sanciona lei que dá mais liberdade ao governo para gastar em 2025

Nova regra fiscal permite déficit de até R$ 30,9 bilhões e evita bloqueio de recursos que poderia afetar o funcionamento da máquina pública
L
Ministério da Saúde intensifica mobilização nacional contra a dengue

Ministério da Saúde intensifica mobilização nacional contra a dengue

O Ministério da Saúde realizará um Dia D contra a dengue no próximo sábado (8). A iniciativa integra a nova campanha para conscientizar a população e gestores a conterem a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
L

Ponto & Contraponto: Operação policial no Rio de Janeiro com o advogado Jacson Silva

Durante a entrevista, o especialista vai abordar os erros e acertos das forças de segurança, a legitimidade das ações estatais e os impactos sociais e jurídicos de operações desse tipo.
L
Vitória Cursos intensifica preparação para o ENEM com foco em redação

Vitória Cursos intensifica preparação para o ENEM com foco em redação

Instituição oferece métodos diferenciados e compartilha dicas práticas para candidatos se destacarem na prova.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

O Tribunal de Contas da União (TCU) oferece 20 vagas imediatas para auditor federal de controle externo, cargo de nível superior em qualquer área. A remuneração inicial é de R$ 26,1 mil para 40 horas semanais.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Selecionados atuarão em diversas funções, incluindo agente de campo, auxiliar de serviços gerais e agente operacional.
L
Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Atendimento auxilia trabalhadores em busca de recolocação e capacitação profissional.
L
Governo de Rondônia abre processo seletivo para diretores escolares e chefes pedagógicos da rede estadual

Governo de Rondônia abre processo seletivo para diretores escolares e chefes pedagógicos da rede estadual

Edital nº 7/2025 da Seduc oferece 26 vagas em 24 escolas de Rondônia; inscrições são gratuitas e ocorrem de 3 a 12 de novembro.
L

Vaga de emprego para Auxiliar Administrativo em Porto Velho, Salário R$ 3.000,00

A Nova364 está contratando Auxiliar Administrativo com perfil organizado, boa comunicação e domínio em Excel para apoiar a área de operações.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa cumpre agenda em Nova Dimensão ao lado do deputado federal Dr. Fernando Máximo

Dra. Taíssa cumpre agenda em Nova Dimensão ao lado do deputado federal Dr. Fernando Máximo

Deputada destaca a importância das tradições e do fortalecimento cultural das comunidades do interior de Rondônia
L
Presidente da CBPA nega que entidade seja fantasma em depoimento na CPMI

Presidente da CBPA nega que entidade seja fantasma em depoimento na CPMI

Abraão Lincoln Ferreira da Cruz, presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), está sendo investigado por desvios estimados em R$ 221,8 milhões. Durante a oitiva, ele usou o direito ao silêncio.
L
Presidente do TRT-14 destaca parceria com MPT durante posse da nova gestão em RO

Presidente do TRT-14 destaca parceria com MPT durante posse da nova gestão em RO

Cerimônia em Porto Velho marca nomeação do procurador-chefe Lucas Barbosa Brum e reforça atuação conjunta em defesa dos direitos sociais.
L
Governo autoriza Forças Armadas na segurança da COP30 em Belém

Governo autoriza Forças Armadas na segurança da COP30 em Belém

Um decreto federal autorizou a atuação das Forças Armadas nas ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudança do Clima. O evento será realizado na capital paraense de 10 a 21 de novembro.
L
Fachin defende aceleração do Tribunal do Júri em crimes contra a vida

Fachin defende aceleração do Tribunal do Júri em crimes contra a vida

O ministro Edson Fachin afirmou que o Judiciário busca agilizar as sessões do Júri Popular em todo o país para dar uma resposta mais rápida à sociedade. A declaração foi feita na abertura do Mês Nacional do Júri, no Recife.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Militar do 5º BPM, sob comando do Sargento Machado, estoura boca de fumo na zona Leste

Polícia Militar do 5º BPM sob comando do Sargento Machado estoura boca de fumo na zona Leste

Ação resultou na prisão de dois suspeitos e na apreensão de drogas, rádio comunicador e materiais usados no tráfico.
10
Acidente entre moto e bicicleta deixa homem gravemente ferido na zona sul

Acidente entre moto e bicicleta deixa homem gravemente ferido na zona sul

Colisão ocorreu na Rua Três e Meio com Alvorada, no bairro Floresta, e deixou o ciclista inconsciente; motociclista teve escoriações leves.
14
PRF em Rondônia dá cumprimento a 4 mandados de prisão durante o fim de semana

PRF em Rondônia dá cumprimento a 4 mandados de prisão durante o fim de semana

As abordagens ocorreram em Vilhena, Cacoal e Ariquemes
10

Líder do Comando Vermelho do Ceará, “Wendel Mac” é preso no Sertão de Pernambuco

Wendel M. V.(27), conhecido como “Wendel Mac” e apontado como um dos líderes do Comando Vermelho (CV) em Fortaleza (CE), foi capturado na zona rural de Exu, Pernambuco, em uma operação conjunta.
14

Nenhum dos 115 mortos em megaoperação do Rio constava na decisão judicial que decretou as prisões

A análise da decisão que autorizou a Operação Contenção revela que os 115 suspeitos mortos não eram os 58 réus com prisão preventiva decretada, que incluíam líderes de alta hierarquia do Comando Vermelho (CV) como “Doca”.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Carlos Alberto Paraguassu Chaves

Nota de pesar: Carlos Alberto Paraguassu Chaves

Homem de inteligência brilhante e espírito fraterno, dedicou sua vida à construção do conhecimento, ao serviço comunitário e à elevação humana por meio da educação e dos valores maçônicos.
L

Mais segurança na rodovia: Nova 364 entrega novas viaturas à PRF de Rondônia

Ação simboliza o fortalecimento da integração entre o poder público e a iniciativa privada na gestão da segurança viária
L

Recebimento da Dispensa de Licenciamento Ambiental: D & M SILVA LTDA

Dispensa de Licenciamento – Nº 016.02284.007/2025-SUL
L

Recebimento da Licença Ambiental: Petranorte Comercio e Serviço Eireli

Licença Ambiental Simplificada – LAS – Nº 016.00485.002/2025-SUL
L

Recebimento da Licença Ambiental: Raimunda Dias da Silva – ME,

Licença Ambiental Simplificada – LAS – Nº 016.00457.002/2025-SUL
L
Governador Cláudio Castro defende no STF operação que deixou 120 mortos no Rio

Governador Cláudio Castro defende no STF operação que deixou 120 mortos no Rio

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, enviou uma manifestação ao Supremo Tribunal Federal em defesa da Operação Contenção. Ele alegou que a intervenção policial foi um “exercício legítimo” diante de organizações criminosas e barricadas.
L
Pé-de-Meia: estudantes podem consultar situação no portal do MEC

Pé-de-Meia: estudantes podem consultar situação no portal do MEC

Beneficiários acompanham frequência, pagamentos e pendências em qualquer dispositivo usando a conta Gov.br.
L

Requerimento da Autorização Ambiental: J.L. TAVARES – ME

Autorização Ambiental Simplificada – AAS
L
CAIXA inicia operação com novas regras para antecipação do Saque-Aniversário do FGTS

CAIXA inicia operação com novas regras para antecipação do Saque-Aniversário do FGTS

Mudanças estabelecem limites de valor, quantidade de operações e intervalos entre adesões, beneficiando 40 milhões de trabalhadores ativos.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.