QUINTA-FEIRA, 18/09/2025

L

Agro

Comunidade da Ilha das Cinzas inaugura 1ª agroindústria em área de várzea com energia solar e projeta aumento de renda em 60%

Iniciativa pode aumentar renda das famílias extrativistas em 60%

Por Tâmara Freire* - Enviada especial - 20

Publicado em 

Comunidade da Ilha das Cinzas inaugura 1ª agroindústria em área de várzea com energia solar e projeta aumento de renda em 60%
Anderson Águia/Natura/WEG

Antes de desaguar no mar, o Rio Amazonas banha inúmeras comunidades de várzea do Amapá e da Ilha do Marajó, no Pará. Casas esparsas sobre palafitas espalham-se entre o verde da paisagem florestal, mas, na Ilha das Cinzas, uma construção se destaca: é a nova agroindústria, onde frutos amazônicos serão beneficiados, antes de serem vendidos para a fabricação de cosméticos. Com o incremento de valor agregado, estima-se que a renda das famílias extrativistas aumente em cerca de 60%.

Durante a cerimônia de inauguração das instalações, no sábado passado (24), os irmãos Josi e Francisco Malheiros faziam questão de receber pessoalmente os convidados que chegavam de barco, com um sorriso largo nos lábios e, por vezes, os olhos marejados de emoção. Ela, com apenas 16 anos, foi uma das fundadoras da Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas da Ilha das Cinzas (Ataic), no ano 2000. Ele, que tinha apenas 11 anos naquela época, hoje é o atual presidente da organização que vai gerenciar a agroindústria.

Quando a Ataic foi fundada, a comunidade trabalhava principalmente com a pesca de camarão, e a associação chegou a receber diversos prêmios pela criação de uma tecnologia social de manejo do crustáceo. Pouco tempo depois, veio a ideia de investir na diversificação produtiva, primeiro com a colheita de açaí, para fins alimentícios, e depois com os frutos do patauá e as sementes de ucuuba e murumuru, utilizadas em cosméticos.

“Na floresta tem gente”, lembra Josi. “O ambiente de várzea nunca foi considerado nas políticas públicas para desenvolvimento da Amazônia. A gente precisa ter programas de desenvolvimento de fato, considerando esse ambiente que está aqui e que as populações precisam sobreviver e avançar”, complementa.

Assim, a Ilha das Cinzas se tornou um assentamento extrativista, e em 2015, a partir de uma parceria com a empresa Natura, o manejo de bioativos para a produção de cosméticos se tornou a principal atividade da Ataic. De 5 toneladas colhidas no primeiro ano, as remessas aumentaram para cerca de 200 toneladas anuais de murumuru e 100 de ucuuba, além de 120 toneladas de patauá recolhidas na última temporada.

Além de contribuir para o desenvolvimento da ilha, a partir da geração de renda para as famílias extrativistas, a associação também investiu em melhorias que trouxeram benefícios coletivos, como tecnologias para tratamento de água e esgoto e a instalação de sistemas de energia solar, substituindo os poluentes geradores a diesel utilizados para alguns equipamentos e levando a energia elétrica para o dia a dia da comunidade.

“Antes as famílias guardavam alimento com sal. Hoje tem um freezer que pode guardar por mais dias. O ganho de saúde que essa família teve, sabe? As mulheres tinham que carregar por 20 metros um barril com água e agora tem uma bomba para puxar… As famílias têm uma máquina de lavar roupa agora, têm batedeira de açaí, esses itens necessários para ter, minimamente, condições melhores de vida”, conta Francisco Malheiros.

A atividade também permite que as comunidades se desenvolvam sem impactar a floresta. “A ucuuba é uma espécie madeireira, ameaçada também de extinção, com uma exploração intensa na região para comércio de cabo de vassoura. E aí o pessoal parou de vender para atravessador, ganhando um valor irrisório para madeira virar cabo de vassoura, e teve ampliação de renda, vendendo as sementes para virarem o óleo”, exemplifica Josi.

Hoje, a Ataic trabalha com quase 450 famílias em diversas localidades nos municípios de Gurupá, Afuá, Chaves, Breves e Anajás, na Ilha do Marajó, e no município de Mazagão, no Amapá. E Francisco espera que essa rede cresça ainda mais, a partir da agroindústria.

“Quem sabe a gente até dobra o número de famílias atendidas nos próximos anos… É mais renda sendo gerada, é mais qualidade de vida sendo implantada no território. Esse é o sonho.”

Ineditismo

Além de promover o incremento de renda para as famílias da Ataic, a agroindústria da Ilha das Cinzas representa dois marcos para a região: é a primeira instalação do tipo construída em uma área de várzea, e também a primeira operada totalmente com energia limpa, proveniente de um sistema solar com armazenamento em baterias, conhecido como Bess, sigla para Battery Energy Storage System, ou Sistema de Armazenamento de Energia por Baterias, em português.

As instalações foram construídas pela Ataic em parceria com três empresas, que investiram em caráter de doação. A Natura foi responsável pela articulação e pelo suporte técnico e operacional, a Weg doou o sistema de energia, e a W-energy instalou os equipamentos fotovoltaicos. Esse sistema alimenta o maquinário que transforma as sementes e os frutos em óleos e manteigas, vendidos por um preço superior ao das matérias-primas.

“É a 20ª agroindústria que a gente inaugura com as comunidades, dentro de um plano estruturado de industrialização descentralizada. O protagonismo da Amazônia para a gente é bastante importante. Nós temos várias metas públicas, uma delas é proteger 3 milhões de hectares, o que a gente faz no dia a dia em relação com as comunidades”, diz a diretora de Sustentabilidade da Natura, Ângela Pinhati.

A localização à beira do rio impõe desafios específicos, já que só é possível chegar à comunidade de barco. Além disso, não há como se conectar à rede de energia tradicional. As placas solares e baterias, por exemplo, foram construídas em Santa Catarina, transportadas de barco até Belém, movidas para um segundo barco, para o transporte até Macapá, e depois para um terceiro que conseguisse chegar à Ilha das Cinzas. Para o percurso final, do pequeno cais até os galpões, os equipamentos foram colocados sobre toras de madeira, empurradas com o máximo de cuidado para não causar nenhum dano.

A indústria será alimentada primariamente pela energia produzida nas placas solares, e, em dias de menor incidência, as baterias – também abastecidas pelo sol – entram em operação. Mesmo em um cenário bastante improvável de ausência total de luz solar, o Bess conseguiria manter a indústria operando por cerca de oito horas. De acordo com o diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Weg, Daniel Godinho, é um projeto inovador, já que, em outras plantas industriais, o sistema de energia solar combinado com baterias é utilizado como complemento ou retaguarda para a fonte de abastecimento principal.

“Esse é um projeto diferente e especial, porque aqui ele toca a indústria. Nós temos aqui dois módulos de energia solar: se falhar um, a indústria consegue operar com a outra. E seis módulos de bateria. Não tendo energia solar suficiente, ele consome energia do Bess. Somente se esgotar a energia renovável, o que é muito improvável, é que vai acionar o gerador a diesel. A gente colocou várias camadas para que venha a ser uma energia limpa de verdade”, explica Godinho.

Modelo

“Vocês podem levar daqui um modelo não só de agroindústria, mas um modelo de residência, de moradia… Um modelo de bem-estar das famílias, nesse e em qualquer outro território isolado”, incentivou o presidente da Ataic, Francisco Malheiros, durante a inauguração.

“Quando você faz uma fábrica utilizando tecnologias nacionais para processar produtos da socioeconomia, gerando qualidade de vida no interior do Brasil e utilizando energia limpa, certamente tem um efeito demonstrativo muito grande para outras cadeias produtivas em outras regiões isoladas da Amazônia”, concorda o secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Rodrigo Rollemberg, que participou da cerimônia.

De acordo com o secretário, no final de 2023, o ministério assinou um convênio com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para a elaboração de um catálogo com todas as máquinas e equipamentos utilizados para aumentar a eficiência e a produção nas cadeias produtivas do babaçu, cupuaçu, açaí e castanha-do-brasil. Em seguida, foi feito um projeto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que vai enviar agentes locais de inovação cooperativa a cerca de 50 cooperativas nos estados do Pará, Amapá, Acre, de Rondônia e do Maranhão, para mapear as necessidades das comunidades que atuam nessas quatro cadeias produtivas.

“E já apresentamos ao Fundo Amazônia um projeto de R$ 104 milhões para que o Sebrae possa receber esses recursos e comprar esses equipamentos para distribuir para as cooperativas e fazer também um trabalho de capacitação”, complementa Rollemberg. O objetivo é que as informações levantadas sobre essas quatro cadeias produtivas possam ser reproduzidas em projetos semelhantes, envolvendo outros bioativos.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rondônia certifica agropecuária com qualidade sanitária e se destaca no Brasil no controle de pragas e doenças

Rondônia certifica agropecuária com qualidade sanitária e se destaca no Brasil no controle de pragas e doenças

Estado é referência nacional em defesa agropecuária, com rebanho livre de febre aftosa sem vacinação e lavouras monitoradas contra pragas.
L
Governo de RO entrega 36 roçadeiras para fortalecer agricultura familiar em Candeias do Jamari

Governo de RO entrega 36 roçadeiras para fortalecer agricultura familiar em Candeias do Jamari

Equipamentos foram destinados à Associação Nova Esperança, com apoio de recursos estaduais e federais, beneficiando agricultores do PNCF.
L
Perspectivas da Conab aponta produção recorde de grãos na safra 2025/26

Conab apresenta perspectivas para a Agropecuária 2025/2026

Evento em Brasília reúne autoridades e especialistas para discutir tendências, desafios e prognósticos do setor agropecuário nacional
L

Sebrae e Semagric se unem para fortalecer agricultura familiar em Porto Velho

O Sebrae em Rondônia e a Secretaria Municipal de Agricultura (Semagric) iniciaram um planejamento estratégico para 2026
L
Conab, MDA e Ebserh Firmam Acordo para Ampliar Agricultura Familiar em Hospitais Universitários

Conab, MDA e Ebserh Firmam Acordo para Ampliar Agricultura Familiar em Hospitais Universitários

Parceria garante que 30% das refeições da rede hospitalar federal sejam produzidas por agricultores familiares, fortalecendo compras públicas e alimentação saudável.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Empresa busca profissionais com foco em resultados e experiência em suas respectivas áreas para atuar em projetos rurais.
L
Lula sanciona lei para proteger crianças e adolescentes na internet

Lula sanciona lei para proteger crianças e adolescentes na internet

Nova lei, chamada de ECA Digital, obriga plataformas a prevenirem acesso a conteúdos impróprios e cria regras para supervisão parental e verificação de idade.
L
Câmara aprova urgência para anistia de golpistas

Câmara aprova urgência para anistia de golpistas

Deputados aprovam requerimento para acelerar votação de projeto que concede anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro.
L
Horóscopo de Quinta-Feira 18/09/25: Alerta para decisões financeiras e relações pessoais

Horóscopo de Quinta-Feira 18/09/25: Alerta para decisões financeiras e relações pessoais

Previsões indicam que cada signo deve lidar com desafios diferentes nesta quinta-feira, entre foco no trabalho, equilíbrio emocional e oportunidades de aprendizado
L
De acordo com o Dr. Marcelo Almeida, a prótese glútea híbrida apresenta vantagens em relação aos procedimentos tradicionais:

Técnica da Prótese Glútea Híbrida garante resultado natural | Dr. Marcelo Almeida

Procedimento do Dr. Marcelo Almeida une prótese e enxerto de gordura, com harmonia e segurança.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de Emprego: Auxiliar de Estoque com salário de R$2.500 a R$3.000 em Porto Velho

Vaga para Auxiliar de Estoque em Porto Velho oferece salário de R$2.500 a R$3.000, com benefícios como assistência médica, vale-refeição e bonificação anual.
L
Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Oportunidades contemplam funções operacionais, técnicas e administrativas em 14 municípios, com destaque para construção civil e comércio.
L
Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Programa da SJRO oferece bolsa de R$ 3 mil e visa formar cadastro de reserva de bacharéis em Direito.
L
Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) em lista de espera têm até quinta-feira, 18 de setembro, para manifestar interesse nas vagas e permanecerem na lista de espera.
L
Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Estão abertas, a partir desta terça-feira, 9, as inscrições do VII Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Serventias Extrajudicias de Notas e de Registro do Estado de Rondônia, organizado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).
L

POLÍTICA

Câmara aprova urgência para projeto de anistia com apoio decisivo do deputado Coronel Chrisóstomo

Câmara aprova urgência para projeto de anistia com apoio decisivo do deputado Coronel Chrisóstomo

Com 311 votos favoráveis, texto poderá ser votado diretamente no Plenário. Parlamentar de Rondônia celebrou como passo histórico pela pacificação.
L
STF debate cobertura de planos de saúde fora do rol da ANS

STF debate cobertura de planos de saúde fora do rol da ANS

Relator do caso, ministro Roberto Barroso, votou para que planos de saúde sejam obrigados a cobrir tratamentos não listados pela ANS, sob condições específicas.
L
Governo envia projeto para regular big techs na Câmara

Governo envia projeto para regular big techs na Câmara

Iniciativa do governo federal propõe medidas para combater a concentração de mercado e práticas anticoncorrenciais de grandes plataformas digitais.
L
Câmara pauta urgência para anistia a golpistas do 8 de janeiro

Câmara pauta urgência para anistia a golpistas do 8 de janeiro

Presidente da Câmara, Hugo Motta, anuncia que projeto que anistia envolvidos nos atos de 2023 será pautado para votação de urgência no plenário.
L
Governo lança incentivos para atrair datacenters

Governo lança incentivos para atrair datacenters

Medida Provisória assinada por Lula cria Regime Especial de Tributação para datacenters no Brasil, visando impulsionar a tecnologia nacional e a segurança de dados.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista passa mal e bate contra parede de comércio na zona leste

Motociclista morre após grave acidente na zona leste de Porto Velho

Equipes do Samu foram acionadas imediatamente e tentaram reanimar a vítima com massagem cardíaca, mas o homem não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local.
18
Homem é ferido na cabeça na rodoviária em Rondônia

Homem é ferido na cabeça em rodoviária de Rondônia

Vítima foi encontrada ferida no Terminal Rodoviário e levada ao hospital, mas preferiu não dar detalhes do ataque.
14
Criminoso acusado de agredir mulher de empresário durante assalto é preso com moto roubada

Criminoso acusado de agredir mulher de empresário durante assalto é preso com moto roubada

Segundo a Polícia, “Japa” estava com mandado de prisão expedido pela justiça, acusado de participar do roubo a um casal no dia 26 de julho no bairro Embratel.
16
Motociclista se fere em acidente na Rua Florianópolis

Motociclista se fere em acidente na Rua Florianópolis

Jovem sofreu escoriações leves após colidir com carro no cruzamento da Rua Florianópolis com a Avenida JK.
12
Professora é exonerada após suspeita de agredir criança em creche

Professora é exonerada após suspeita de agredir criança em creche

Servidora e três cuidadoras da rede municipal de Alto Alegre dos Parecis são investigadas por maus-tratos contra criança.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Porto Velho celebra o Dia Mundial da Limpeza com campanha “Cidade Consciente, Cidade Limpa”

Porto Velho celebra o Dia Mundial da Limpeza com campanha “Cidade Consciente, Cidade Limpa”

Estudantes, voluntários e moradores participam de mutirão em praças e parques da capital
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAPP): TAYNANE OLIVEIRA MORAIS

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO – (LAPP)
L
Pit Stop sobre Segurança do Paciente é realizado pelo governo de RO em Porto Velho

Pit Stop sobre Segurança do Paciente é realizado pelo governo de RO em Porto Velho

Ação educativa da Agevisa distribui materiais e orienta população sobre medidas de segurança em saúde
L
Mobilizações ambientais em Porto Velho marcam o Dia Mundial da Limpeza e o Dia da Árvore

Mobilizações ambientais em Porto Velho marcam o Dia Mundial da Limpeza e o Dia da Árvore

Sedam promove oficinas, mutirões de limpeza e atividades educativas nos dias 19 e 20 de setembro
L
Governo de RO amplia parcerias internacionais e fortalece modernização da gestão pública em reunião na China

Governo de RO amplia parcerias internacionais e fortalece modernização da gestão pública em reunião na China

Representantes de Rondônia se reúnem com autoridades chinesas e internacionais para discutir cooperação em tecnologia, sustentabilidade e inovação
L
Governo de RO lança programa “Regulariza Rondônia” e entrega certidões de titularidade em Porto Velho

Governo de RO lança programa “Regulariza Rondônia” e entrega certidões de titularidade em Porto Velho

Iniciativa moderniza a regularização fundiária urbana e beneficia mais de 276 famílias com documentos definitivos de propriedade
L
Dois bronzes e uma prata: irmãos iranianos fazem história por Rondônia nos Jogos da Juventude 2025

Dois bronzes e uma prata: irmãos iranianos fazem história por Rondônia nos Jogos da Juventude 2025

Mohammad Taha Rahmati conquista prata no wrestling greco-romano, enquanto irmãos garantem bronzes na modalidade livre
L
Edital oferece bolsas de até R$ 4,2 mil para pesquisas em saúde pública em Rondônia

Edital oferece bolsas de até R$ 4,2 mil para pesquisas em saúde pública em Rondônia

Inscrições seguem até 30 de novembro; iniciativa do governo busca fortalecer a Vigilância em Saúde no estado
L
Professora de Jaru retorna ao esporte escolar em competição nacional após aposentadoria

Professora de Jaru retorna ao esporte escolar em competição nacional após aposentadoria

Alessandra de Oliveira, convidada pelo governo de Rondônia, atua de forma voluntária nos Jogos da Juventude 2025 em Brasília.
L
Governo de RO fortalece cidadania no trânsito com Projeto Agente Mirim em Porto Velho

Governo de RO fortalece cidadania no trânsito com Projeto Agente Mirim em Porto Velho

Iniciativa do Detran-RO reúne alunos em ensaio musical e votação de mascote, reforçando educação e segurança desde cedo.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.