SÁBADO, 20/12/2025
Publicidade

Em destaque

L

Agro

Comunidade da Ilha das Cinzas inaugura 1ª agroindústria em área de várzea com energia solar e projeta aumento de renda em 60%

Iniciativa pode aumentar renda das famílias extrativistas em 60%

Por Tâmara Freire* - Enviada especial - 20

Publicado em 

Comunidade da Ilha das Cinzas inaugura 1ª agroindústria em área de várzea com energia solar e projeta aumento de renda em 60%
Anderson Águia/Natura/WEG

Antes de desaguar no mar, o Rio Amazonas banha inúmeras comunidades de várzea do Amapá e da Ilha do Marajó, no Pará. Casas esparsas sobre palafitas espalham-se entre o verde da paisagem florestal, mas, na Ilha das Cinzas, uma construção se destaca: é a nova agroindústria, onde frutos amazônicos serão beneficiados, antes de serem vendidos para a fabricação de cosméticos. Com o incremento de valor agregado, estima-se que a renda das famílias extrativistas aumente em cerca de 60%.

Durante a cerimônia de inauguração das instalações, no sábado passado (24), os irmãos Josi e Francisco Malheiros faziam questão de receber pessoalmente os convidados que chegavam de barco, com um sorriso largo nos lábios e, por vezes, os olhos marejados de emoção. Ela, com apenas 16 anos, foi uma das fundadoras da Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas da Ilha das Cinzas (Ataic), no ano 2000. Ele, que tinha apenas 11 anos naquela época, hoje é o atual presidente da organização que vai gerenciar a agroindústria.

Quando a Ataic foi fundada, a comunidade trabalhava principalmente com a pesca de camarão, e a associação chegou a receber diversos prêmios pela criação de uma tecnologia social de manejo do crustáceo. Pouco tempo depois, veio a ideia de investir na diversificação produtiva, primeiro com a colheita de açaí, para fins alimentícios, e depois com os frutos do patauá e as sementes de ucuuba e murumuru, utilizadas em cosméticos.

“Na floresta tem gente”, lembra Josi. “O ambiente de várzea nunca foi considerado nas políticas públicas para desenvolvimento da Amazônia. A gente precisa ter programas de desenvolvimento de fato, considerando esse ambiente que está aqui e que as populações precisam sobreviver e avançar”, complementa.

Assim, a Ilha das Cinzas se tornou um assentamento extrativista, e em 2015, a partir de uma parceria com a empresa Natura, o manejo de bioativos para a produção de cosméticos se tornou a principal atividade da Ataic. De 5 toneladas colhidas no primeiro ano, as remessas aumentaram para cerca de 200 toneladas anuais de murumuru e 100 de ucuuba, além de 120 toneladas de patauá recolhidas na última temporada.

Além de contribuir para o desenvolvimento da ilha, a partir da geração de renda para as famílias extrativistas, a associação também investiu em melhorias que trouxeram benefícios coletivos, como tecnologias para tratamento de água e esgoto e a instalação de sistemas de energia solar, substituindo os poluentes geradores a diesel utilizados para alguns equipamentos e levando a energia elétrica para o dia a dia da comunidade.

“Antes as famílias guardavam alimento com sal. Hoje tem um freezer que pode guardar por mais dias. O ganho de saúde que essa família teve, sabe? As mulheres tinham que carregar por 20 metros um barril com água e agora tem uma bomba para puxar… As famílias têm uma máquina de lavar roupa agora, têm batedeira de açaí, esses itens necessários para ter, minimamente, condições melhores de vida”, conta Francisco Malheiros.

A atividade também permite que as comunidades se desenvolvam sem impactar a floresta. “A ucuuba é uma espécie madeireira, ameaçada também de extinção, com uma exploração intensa na região para comércio de cabo de vassoura. E aí o pessoal parou de vender para atravessador, ganhando um valor irrisório para madeira virar cabo de vassoura, e teve ampliação de renda, vendendo as sementes para virarem o óleo”, exemplifica Josi.

Hoje, a Ataic trabalha com quase 450 famílias em diversas localidades nos municípios de Gurupá, Afuá, Chaves, Breves e Anajás, na Ilha do Marajó, e no município de Mazagão, no Amapá. E Francisco espera que essa rede cresça ainda mais, a partir da agroindústria.

“Quem sabe a gente até dobra o número de famílias atendidas nos próximos anos… É mais renda sendo gerada, é mais qualidade de vida sendo implantada no território. Esse é o sonho.”

Ineditismo

Além de promover o incremento de renda para as famílias da Ataic, a agroindústria da Ilha das Cinzas representa dois marcos para a região: é a primeira instalação do tipo construída em uma área de várzea, e também a primeira operada totalmente com energia limpa, proveniente de um sistema solar com armazenamento em baterias, conhecido como Bess, sigla para Battery Energy Storage System, ou Sistema de Armazenamento de Energia por Baterias, em português.

As instalações foram construídas pela Ataic em parceria com três empresas, que investiram em caráter de doação. A Natura foi responsável pela articulação e pelo suporte técnico e operacional, a Weg doou o sistema de energia, e a W-energy instalou os equipamentos fotovoltaicos. Esse sistema alimenta o maquinário que transforma as sementes e os frutos em óleos e manteigas, vendidos por um preço superior ao das matérias-primas.

“É a 20ª agroindústria que a gente inaugura com as comunidades, dentro de um plano estruturado de industrialização descentralizada. O protagonismo da Amazônia para a gente é bastante importante. Nós temos várias metas públicas, uma delas é proteger 3 milhões de hectares, o que a gente faz no dia a dia em relação com as comunidades”, diz a diretora de Sustentabilidade da Natura, Ângela Pinhati.

A localização à beira do rio impõe desafios específicos, já que só é possível chegar à comunidade de barco. Além disso, não há como se conectar à rede de energia tradicional. As placas solares e baterias, por exemplo, foram construídas em Santa Catarina, transportadas de barco até Belém, movidas para um segundo barco, para o transporte até Macapá, e depois para um terceiro que conseguisse chegar à Ilha das Cinzas. Para o percurso final, do pequeno cais até os galpões, os equipamentos foram colocados sobre toras de madeira, empurradas com o máximo de cuidado para não causar nenhum dano.

A indústria será alimentada primariamente pela energia produzida nas placas solares, e, em dias de menor incidência, as baterias – também abastecidas pelo sol – entram em operação. Mesmo em um cenário bastante improvável de ausência total de luz solar, o Bess conseguiria manter a indústria operando por cerca de oito horas. De acordo com o diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Weg, Daniel Godinho, é um projeto inovador, já que, em outras plantas industriais, o sistema de energia solar combinado com baterias é utilizado como complemento ou retaguarda para a fonte de abastecimento principal.

“Esse é um projeto diferente e especial, porque aqui ele toca a indústria. Nós temos aqui dois módulos de energia solar: se falhar um, a indústria consegue operar com a outra. E seis módulos de bateria. Não tendo energia solar suficiente, ele consome energia do Bess. Somente se esgotar a energia renovável, o que é muito improvável, é que vai acionar o gerador a diesel. A gente colocou várias camadas para que venha a ser uma energia limpa de verdade”, explica Godinho.

Modelo

“Vocês podem levar daqui um modelo não só de agroindústria, mas um modelo de residência, de moradia… Um modelo de bem-estar das famílias, nesse e em qualquer outro território isolado”, incentivou o presidente da Ataic, Francisco Malheiros, durante a inauguração.

“Quando você faz uma fábrica utilizando tecnologias nacionais para processar produtos da socioeconomia, gerando qualidade de vida no interior do Brasil e utilizando energia limpa, certamente tem um efeito demonstrativo muito grande para outras cadeias produtivas em outras regiões isoladas da Amazônia”, concorda o secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Rodrigo Rollemberg, que participou da cerimônia.

De acordo com o secretário, no final de 2023, o ministério assinou um convênio com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para a elaboração de um catálogo com todas as máquinas e equipamentos utilizados para aumentar a eficiência e a produção nas cadeias produtivas do babaçu, cupuaçu, açaí e castanha-do-brasil. Em seguida, foi feito um projeto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que vai enviar agentes locais de inovação cooperativa a cerca de 50 cooperativas nos estados do Pará, Amapá, Acre, de Rondônia e do Maranhão, para mapear as necessidades das comunidades que atuam nessas quatro cadeias produtivas.

“E já apresentamos ao Fundo Amazônia um projeto de R$ 104 milhões para que o Sebrae possa receber esses recursos e comprar esses equipamentos para distribuir para as cooperativas e fazer também um trabalho de capacitação”, complementa Rollemberg. O objetivo é que as informações levantadas sobre essas quatro cadeias produtivas possam ser reproduzidas em projetos semelhantes, envolvendo outros bioativos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Chuvas de dezembro favorecem culturas de primeira safra

Chuvas de dezembro favorecem culturas de primeira safra

Boletim da Conab aponta boas condições nas lavouras.
L
Agricultura familiar ganha força em Itapuã do Oeste com reforma da sede da Emater entregue pelo governo de RO

Agricultura familiar ganha força em Itapuã do Oeste com reforma da sede da Emater entregue pelo governo de RO

Com os recursos aplicados, a sede da Emater em Itapuã do Oeste passou por uma série de melhorias estruturais.
L
Agricultura familiar avança em Porto Velho em 2025

Agricultura familiar avança em Porto Velho em 2025

Agricultura familiar impulsiona produção, renda e infraestrutura rural.
L
Finep anuncia investimento de 74,9 milhões para agricultura familiar

Finep anuncia investimento de 74,9 milhões para agricultura familiar

A maior parte dos recursos será destinada ao desenvolvimento de tratores de pequeno porte e máquinas agrícolas de baixo custo para pequenos produtores.
L
Conab divulga classificação das propostas para formação de estoques de mel e castanhas

Conab divulga classificação das propostas para formação de estoques de mel e castanhas

Produtores da agricultura familiar já podem consultar o ranqueamento dos projetos.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 62 milhões neste sábado

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 62 milhões neste sábado

Apostas podem ser feitas até as 20h.
L
Flamengo e Grêmio decidem terceira edição da Copinha Feminina

Flamengo e Grêmio decidem terceira edição da Copinha Feminina

Meninas da Gávea buscam bi e Mosqueteiras querem título inédito.
L
TST determina manutenção de 80% do efetivo durante greve dos Correios

TST determina manutenção de 80% do efetivo durante greve dos Correios

Decisão exige que greve não paralise totalmente os serviços essenciais.
L
Moraes autoriza Bolsonaro a fazer cirurgia, mas nega prisão domiciliar

Moraes autoriza Bolsonaro a fazer cirurgia, mas nega prisão domiciliar

Ex-presidente poderá deixar prisão para procedimento cirúrgico, sem direito à domiciliar.
L
Horóscopo de Quinta-Feira, 18/12/2025: escolhas conscientes e avanço gradual

Horóscopo de Sábado, 20/12/2025: descanso consciente e ajustes emocionais

O horóscopo de 20 de dezembro de 2025 indica um dia favorável para desacelerar, organizar sentimentos e fortalecer relações com mais presença e equilíbrio.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

STF anula parte da investigação contra governador do Acre

STF anula parte da investigação contra governador do Acre

Decisão reconhece irregularidades em apuração da Polícia Federal.
L
Lula inaugura ponte em Foz do Iguaçu e critica construção de muros

Lula inaugura ponte em Foz do Iguaçu e critica construção de muros

Presidente destaca integração e comércio entre Brasil e Paraguai.
L
Deltan paga indenização a Lula por PowerPoint da Lava Jato

Deltan paga indenização a Lula por PowerPoint da Lava Jato

Ex-procurador Deltan Dallagnol quita R$ 146 mil em indenização a Lula.
L
Coronel Chrisóstomo trata de novos investimentos em reunião na Prefeitura de Guajará-Mirim

Coronel Chrisóstomo trata de novos investimentos em reunião na Prefeitura de Guajará-Mirim

O deputado reafirma compromisso com educação, saúde, cultura e esporte em Guajará-Mirim durante reunião com prefeito e secretários
L
Fux suspende bloqueio de bets para beneficiários sociais

Fux suspende bloqueio de bets para beneficiários sociais

Bets voltam a permitir contas ativas de beneficiários por decisão do STF.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Lula diz que acordo UE-Mercosul será assinado em janeiro

Lula diz que acordo UE-Mercosul será assinado em janeiro

Presidente afirma que oposição da França não impedirá acordo.
L
Homem mata cunhado a facadas no bairro Maringá, em Porto Velho

Homem mata cunhado a facadas no bairro Maringá, em Porto Velho

Crime ocorreu após desentendimento ainda não esclarecido.
18
Botija de gás é recuperada após furto em posto de combustíveis no Setor 7

Botija de gás é recuperada após furto em posto de combustíveis no Setor 7

Criminosos arrombam depósito de estabelecimento em Jaru e escondem objeto em lixeira; Polícia Militar aciona perícia técnica para investigar o caso.
12
Jogo do tigrinho causa dívida de R$ 400 mil a morador

Jogo do tigrinho causa dívida de R$ 400 mil a morador

Homem vende gado do próprio pai para quitar empréstimos com agiotas após perdas consecutivas em apostas de jogos de azar on-line.
10
Motorista morre após choque elétrico em caminhão boiadeiro

Motorista morre após choque elétrico em caminhão boiadeiro

Acidente com fio de alta tensão causa morte em área rural.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bombeiros confirmam oitava morte causada por temporais em SP

Bombeiros confirmam oitava morte causada por temporais em SP

Vítima desaparecida foi encontrada no Rio Tietê, em Guarulhos.
L
Prefeitura entrega bicicletas a alunos com melhor desempenho escolar

Prefeitura entrega bicicletas a alunos com melhor desempenho escolar

Mais de mil estudantes da rede municipal foram premiados.
L
TV Brasil reexibe show de Jards Macalé no Cena Musical

TV Brasil reexibe show de Jards Macalé no Cena Musical

Homenagem exibe apresentação exclusiva do artista.
L
Motociclista fica em estado gravíssimo após acidente na Linha 603

Motociclista fica em estado gravíssimo após acidente na Linha 603

Vítima sofreu queda de moto na zona rural de Jaru e foi transferida para UTI na capital com coágulo no cérebro após o impacto.
16
Caminhoneiro tem caixa de cozinha arrombada e itens furtados em RO

Caminhoneiro tem caixa de cozinha arrombada e itens furtados em RO

Vítima percebeu o crime na manhã desta sexta-feira na região central; este é o segundo registro de furto a veículos de carga em menos de um mês.
14
Polícia Militar prende homem com mandado por tráfico em RO

Polícia Militar prende homem com mandado por tráfico em RO

Equipe da Ptran localiza suspeito durante patrulhamento e cumpre ordem de prisão preventiva expedida pela Justiça de Porto Velho.
12
Operação integrada desarticula ponto de venda de drogas

Operação integrada desarticula ponto de venda de drogas

Ação conjunta entre as polícias Civil e Militar resulta na prisão de homem e apreensão de entorpecentes no Setor 14 durante cumprimento de mandado.
10
Mulher é presa após agredir filha de 12 anos com socos e mordidas

Mulher é presa após agredir filha de 12 anos com socos e mordidas

Polícia Militar detém suspeita em Vilhena após denúncia de violência física e psicológica contra a própria criança em condomínio residencial.
16
Mulher é encontrada inconsciente em residência após ingerir medicamentos

Mulher é encontrada inconsciente em residência após ingerir medicamentos

Idosa de 61 anos localiza a irmã desacordada e pede auxílio a vizinha médica para realizar manobras de reanimação antes da chegada dos bombeiros em Vilhena.
16
Homem é preso com moto furtada após romper tornozeleira em RO

Homem é preso com moto furtada após romper tornozeleira em RO

Suspeito havia recebido liberdade condicional há apenas 24 horas e foi flagrado pela Polícia Militar empurrando veículo na Avenida Melvin Jones.
14
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.