QUINTA-FEIRA, 10/07/2025
Publicidade

L

Agro

Comunidade da Ilha das Cinzas inaugura 1ª agroindústria em área de várzea com energia solar e projeta aumento de renda em 60%

Iniciativa pode aumentar renda das famílias extrativistas em 60%

Por Tâmara Freire* - Enviada especial - 20

Publicado em 

Comunidade da Ilha das Cinzas inaugura 1ª agroindústria em área de várzea com energia solar e projeta aumento de renda em 60%
Anderson Águia/Natura/WEG

Antes de desaguar no mar, o Rio Amazonas banha inúmeras comunidades de várzea do Amapá e da Ilha do Marajó, no Pará. Casas esparsas sobre palafitas espalham-se entre o verde da paisagem florestal, mas, na Ilha das Cinzas, uma construção se destaca: é a nova agroindústria, onde frutos amazônicos serão beneficiados, antes de serem vendidos para a fabricação de cosméticos. Com o incremento de valor agregado, estima-se que a renda das famílias extrativistas aumente em cerca de 60%.

Durante a cerimônia de inauguração das instalações, no sábado passado (24), os irmãos Josi e Francisco Malheiros faziam questão de receber pessoalmente os convidados que chegavam de barco, com um sorriso largo nos lábios e, por vezes, os olhos marejados de emoção. Ela, com apenas 16 anos, foi uma das fundadoras da Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas da Ilha das Cinzas (Ataic), no ano 2000. Ele, que tinha apenas 11 anos naquela época, hoje é o atual presidente da organização que vai gerenciar a agroindústria.

Quando a Ataic foi fundada, a comunidade trabalhava principalmente com a pesca de camarão, e a associação chegou a receber diversos prêmios pela criação de uma tecnologia social de manejo do crustáceo. Pouco tempo depois, veio a ideia de investir na diversificação produtiva, primeiro com a colheita de açaí, para fins alimentícios, e depois com os frutos do patauá e as sementes de ucuuba e murumuru, utilizadas em cosméticos.

“Na floresta tem gente”, lembra Josi. “O ambiente de várzea nunca foi considerado nas políticas públicas para desenvolvimento da Amazônia. A gente precisa ter programas de desenvolvimento de fato, considerando esse ambiente que está aqui e que as populações precisam sobreviver e avançar”, complementa.

Assim, a Ilha das Cinzas se tornou um assentamento extrativista, e em 2015, a partir de uma parceria com a empresa Natura, o manejo de bioativos para a produção de cosméticos se tornou a principal atividade da Ataic. De 5 toneladas colhidas no primeiro ano, as remessas aumentaram para cerca de 200 toneladas anuais de murumuru e 100 de ucuuba, além de 120 toneladas de patauá recolhidas na última temporada.

Além de contribuir para o desenvolvimento da ilha, a partir da geração de renda para as famílias extrativistas, a associação também investiu em melhorias que trouxeram benefícios coletivos, como tecnologias para tratamento de água e esgoto e a instalação de sistemas de energia solar, substituindo os poluentes geradores a diesel utilizados para alguns equipamentos e levando a energia elétrica para o dia a dia da comunidade.

“Antes as famílias guardavam alimento com sal. Hoje tem um freezer que pode guardar por mais dias. O ganho de saúde que essa família teve, sabe? As mulheres tinham que carregar por 20 metros um barril com água e agora tem uma bomba para puxar… As famílias têm uma máquina de lavar roupa agora, têm batedeira de açaí, esses itens necessários para ter, minimamente, condições melhores de vida”, conta Francisco Malheiros.

A atividade também permite que as comunidades se desenvolvam sem impactar a floresta. “A ucuuba é uma espécie madeireira, ameaçada também de extinção, com uma exploração intensa na região para comércio de cabo de vassoura. E aí o pessoal parou de vender para atravessador, ganhando um valor irrisório para madeira virar cabo de vassoura, e teve ampliação de renda, vendendo as sementes para virarem o óleo”, exemplifica Josi.

Hoje, a Ataic trabalha com quase 450 famílias em diversas localidades nos municípios de Gurupá, Afuá, Chaves, Breves e Anajás, na Ilha do Marajó, e no município de Mazagão, no Amapá. E Francisco espera que essa rede cresça ainda mais, a partir da agroindústria.

“Quem sabe a gente até dobra o número de famílias atendidas nos próximos anos… É mais renda sendo gerada, é mais qualidade de vida sendo implantada no território. Esse é o sonho.”

Ineditismo

Além de promover o incremento de renda para as famílias da Ataic, a agroindústria da Ilha das Cinzas representa dois marcos para a região: é a primeira instalação do tipo construída em uma área de várzea, e também a primeira operada totalmente com energia limpa, proveniente de um sistema solar com armazenamento em baterias, conhecido como Bess, sigla para Battery Energy Storage System, ou Sistema de Armazenamento de Energia por Baterias, em português.

As instalações foram construídas pela Ataic em parceria com três empresas, que investiram em caráter de doação. A Natura foi responsável pela articulação e pelo suporte técnico e operacional, a Weg doou o sistema de energia, e a W-energy instalou os equipamentos fotovoltaicos. Esse sistema alimenta o maquinário que transforma as sementes e os frutos em óleos e manteigas, vendidos por um preço superior ao das matérias-primas.

“É a 20ª agroindústria que a gente inaugura com as comunidades, dentro de um plano estruturado de industrialização descentralizada. O protagonismo da Amazônia para a gente é bastante importante. Nós temos várias metas públicas, uma delas é proteger 3 milhões de hectares, o que a gente faz no dia a dia em relação com as comunidades”, diz a diretora de Sustentabilidade da Natura, Ângela Pinhati.

A localização à beira do rio impõe desafios específicos, já que só é possível chegar à comunidade de barco. Além disso, não há como se conectar à rede de energia tradicional. As placas solares e baterias, por exemplo, foram construídas em Santa Catarina, transportadas de barco até Belém, movidas para um segundo barco, para o transporte até Macapá, e depois para um terceiro que conseguisse chegar à Ilha das Cinzas. Para o percurso final, do pequeno cais até os galpões, os equipamentos foram colocados sobre toras de madeira, empurradas com o máximo de cuidado para não causar nenhum dano.

A indústria será alimentada primariamente pela energia produzida nas placas solares, e, em dias de menor incidência, as baterias – também abastecidas pelo sol – entram em operação. Mesmo em um cenário bastante improvável de ausência total de luz solar, o Bess conseguiria manter a indústria operando por cerca de oito horas. De acordo com o diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Weg, Daniel Godinho, é um projeto inovador, já que, em outras plantas industriais, o sistema de energia solar combinado com baterias é utilizado como complemento ou retaguarda para a fonte de abastecimento principal.

“Esse é um projeto diferente e especial, porque aqui ele toca a indústria. Nós temos aqui dois módulos de energia solar: se falhar um, a indústria consegue operar com a outra. E seis módulos de bateria. Não tendo energia solar suficiente, ele consome energia do Bess. Somente se esgotar a energia renovável, o que é muito improvável, é que vai acionar o gerador a diesel. A gente colocou várias camadas para que venha a ser uma energia limpa de verdade”, explica Godinho.

Modelo

“Vocês podem levar daqui um modelo não só de agroindústria, mas um modelo de residência, de moradia… Um modelo de bem-estar das famílias, nesse e em qualquer outro território isolado”, incentivou o presidente da Ataic, Francisco Malheiros, durante a inauguração.

“Quando você faz uma fábrica utilizando tecnologias nacionais para processar produtos da socioeconomia, gerando qualidade de vida no interior do Brasil e utilizando energia limpa, certamente tem um efeito demonstrativo muito grande para outras cadeias produtivas em outras regiões isoladas da Amazônia”, concorda o secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Rodrigo Rollemberg, que participou da cerimônia.

De acordo com o secretário, no final de 2023, o ministério assinou um convênio com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para a elaboração de um catálogo com todas as máquinas e equipamentos utilizados para aumentar a eficiência e a produção nas cadeias produtivas do babaçu, cupuaçu, açaí e castanha-do-brasil. Em seguida, foi feito um projeto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que vai enviar agentes locais de inovação cooperativa a cerca de 50 cooperativas nos estados do Pará, Amapá, Acre, de Rondônia e do Maranhão, para mapear as necessidades das comunidades que atuam nessas quatro cadeias produtivas.

“E já apresentamos ao Fundo Amazônia um projeto de R$ 104 milhões para que o Sebrae possa receber esses recursos e comprar esses equipamentos para distribuir para as cooperativas e fazer também um trabalho de capacitação”, complementa Rollemberg. O objetivo é que as informações levantadas sobre essas quatro cadeias produtivas possam ser reproduzidas em projetos semelhantes, envolvendo outros bioativos.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Produtores rurais de Rondônia podem declarar vacinação contra brucelose pela internet

Produtores rurais de Rondônia podem declarar vacinação contra brucelose pela internet

Idaron lança ferramenta online para declaração da vacina contra brucelose, reforçando sanidade do rebanho e modernização do serviço público
L

Pecuaristas de Rondônia alertam para impacto de tarifa de 50% sobre carne bovina nos EUA

APRON emite nota oficial sobre tarifa de 50% e destaca risco para economia da região Norte e competitividade da carne bovina brasileira
L
Conab inicia pesquisa com usinas sobre safra 2025/2026 de cana-de-açúcar

Conab estima safra recorde de 339,6 milhões de toneladas na temporada 2024/25

Produção cresce 14,2% em relação ao ciclo anterior e reflete clima favorável, aumento da área plantada e avanço tecnológico
L

Município e Estado realizam visita técnica para apoiar agroindústria de mel em Calama, no baixo Madeira

Visita técnica no baixo Madeira busca regularizar produção e incentivar apicultura como fonte de renda sustentável para comunidades locais.
L
Prefeitura de Porto Velho e Senar firmam parceria para fortalecer agricultura familiar e capacitar produtores

Prefeitura de Porto Velho e Senar firmam parceria para fortalecer agricultura familiar e capacitar produtores

Acordo prevê ampliação da assistência técnica, qualificação de agricultores e incentivo à produção sustentável, com destaque para o programa Fomenta Cacau.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Falaê PodCast | Entrevista Paulo Moraes

O Falaê Podcast desta quinta-feira (11), às 18h, recebe Paulo Moraes, secretário da SEMTEL (Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer) de Porto Velho.
L

Agenda News | Entrevista Lucia Oliveira, do BNI Mamoré

Nesta quinta-feira, dia 10, às 17h, o Agenda News recebe Lucia Oliveira, especialista em Marketing, Branding e Neuromarketing, além de presidente da equipe BNI Mamoré. O tema da entrevista será “Networking que impulsiona negócios”, trazendo uma visão estratégica sobre como conexões bem estruturadas podem transformar a realidade de empreendedores.
L
lua-de-veado-ou-trovao-fenomeno-visivel-no-inicio-da-noite-de-hoje-em-rondonia

Lua de Veado ou Trovão: Fenômeno visível no início da noite de hoje em Rondônia

Na capital, o céu limpo permitirá a boa observação do evento a partir das 18h15.
L
Prefeitura de Porto Velho instala dispositivo para eliminar risco de choque em praças públicas

Prefeitura de Porto Velho instala dispositivo para eliminar risco de choque em praças públicas

Medida prioriza áreas com parquinhos infantis e usa Dispositivo Diferencial Residual (DR) para garantir segurança da população
L
Sejucel confirma 41º Arraial Flor do Maracujá para 1º a 10 de agosto em Porto Velho

Sejucel confirma 41º Arraial Flor do Maracujá para 1º a 10 de agosto em Porto Velho

Mudança na data do Flor do Maracujá 2025 atende pedido da União Junina Portovelhense e garante mais tempo para finalização de figurinos e alegorias
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas disponíveis de emprego

Estão disponíveis 216 vagas para diversos níveis de escolaridade
L

POLÍTICA

Coronel Chrisóstomo destina R$ 1 milhão para a saúde básica de Buritis a pedido de vereadores aliados

Coronel Chrisóstomo destina R$ 1 milhão para a saúde básica de Buritis a pedido de vereadores aliados

Recurso atenderá serviços de atenção primária e foi articulado pelos vereadores Ivan da Farmácia, Juliana Cibely e Aparício
L

Cláudia de Jesus destina R$ 200 mil para a 44ª Expojipa e fortalece agropecuária em Ji-Paraná

Deputada Cláudia de Jesus garante apoio financeiro para a 44ª Expojipa, fortalecendo a agropecuária em Ji-Paraná e fomentando cultura e economia.
L

Dra. Taíssa solicita drenagem e pavimentação de avenidas em Guajará-Mirim ao DER

Deputada Dra. Taíssa reforça pedido de drenagem e pavimentação em Guajará-Mirim para melhorar mobilidade e qualidade de vida.
L

Dra. Taíssa garante Expoagum 2025 gratuita em Guajará-Mirim com show de Marília Tavares

Com emenda de R$ 858 mil, Dra. Taíssa viabiliza a Expoagum 2025 totalmente gratuita em Guajará-Mirim, reforçando cultura e economia local.
L

Dra. Taíssa visita famílias em Nova Dimensão e reforça compromisso com mandato participativo

Deputada Dra. Taíssa destaca a importância do diálogo direto em Nova Dimensão, fortalecendo ações de escuta ativa no interior de Rondônia
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil de Rondônia recupera veículos furtados de empresa da SESDEC

Polícia Civil de Rondônia recupera veículos furtados de empresa da SESDEC

Dois carros de prestadora de serviços, subtraídos de pátio em Porto Velho, são recuperados pela DERFRVA; investigações continuam para esclarecer os fatos e responsabilizar envolvidos.
10
PF combate moeda falsa na Bahia e Minas Gerais em Operação Interestadual

PF combate moeda falsa na Bahia e Minas Gerais em Operação Interestadual

Ação “Pecunia Ficta” desarticula esquema de distribuição de cédulas falsas via postal, com investigações iniciadas após prisão em flagrante em Vilhena, Rondônia.
12
Travesti detida ataca policial e repórter em Porto Velho

Travesti detida ataca policial e repórter em Porto Velho

Vitória S. O., detida por suposto furto de bicicleta e agressão, protagoniza cenas de hostilidade ao chegar ao Departamento de Flagrantes na capital rondoniense.
14
Motociclista sofre fratura na perna em acidente de trânsito no Bairro Embratel

Motociclista sofre fratura na perna em acidente de trânsito no Bairro Embratel

Colisão entre táxi e moto na Rua Buenos Aires com Rua Jaci-Paraná deixa mulher ferida.
10
Idoso é atropelado por veículo em grave acidente na Avenida Calama

Idoso é atropelado por veículo em grave acidente na Avenida Calama

Colisão violenta na interseção com a Rua Buenos Aires deixa pedestre com ferimentos graves e levanta alerta sobre segurança no trânsito.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Forró dos Bacuraus acontece neste sábado (12), em Porto Velho, com shows e ação solidária

Forró dos Bacuraus acontece neste sábado (12), em Porto Velho, com shows e ação solidária

Tradicional evento Forró dos Bacuraus será realizado no Clube Ferroviário e vai arrecadar cestas básicas para a comunidade manicoreense residente em Porto Velho
L
Congresso pede diálogo e prepara resposta a Tarifa de Trump contra o Brasil

Congresso pede diálogo e prepara resposta a Tarifa de Trump contra o Brasil

Líderes da Câmara e do Senado recomendam ação diplomática e comercial, enquanto líder do PT protocola moção de repúdio classificando a medida como “chantagem política” e “afronta à soberania brasileira”.
L
Moraes determina multa de R$ 7,3 milhões a blogueiro Allan dos Santos

Moraes determina multa de R$ 7,3 milhões a blogueiro Allan dos Santos

Ministro do STF impõe sanção por descumprimento contínuo de proibição de uso de redes sociais e desprezo pelo Judiciário brasileiro.
L
Mapa buscará novos mercados para exportações brasileiras após tarifa de Trump

Mapa buscará novos mercados para exportações brasileiras após tarifa de Trump

Ministro Carlos Fávaro anuncia que Oriente Médio, Sul Asiático e Sul Global são alternativas para produtos como carne e suco de laranja, afetados pela taxa de 50% dos EUA.
L
Governo abrirá crédito de R$ 3 bilhões para ressarcir descontos ilegais do INSS

Governo abrirá crédito de R$ 3 bilhões para ressarcir descontos ilegais do INSS

Medida Provisória será publicada para restituir valores a cerca de 3,8 milhões de aposentados e pensionistas, totalizando R$ 2,6 bilhões em descontos indevidos.
L
Brasil possui medidas de retaliação que não impactam inflação, diz Haddad

Brasil possui medidas de retaliação que não impactam inflação, diz Haddad

Ministro da Fazenda reitera que tarifaço de 50% dos EUA contra o Brasil é “irracional” e que a Lei de Reciprocidade Econômica permite ações não tarifárias, preservando a estabilidade de preços.
L
Presidência da República rebate declarações de Donald Trump e reafirma soberania nacional

Presidência da República rebate declarações de Donald Trump e reafirma soberania nacional

Governo brasileiro reage a declarações de Trump, nega déficit comercial com os EUA e reforça independência do Judiciário em processos sobre tentativa de golpe.
L
Seleção Feminina de Futebol embarca para o Equador para a Copa América

Seleção Feminina de Futebol embarca para o Equador para a Copa América

Com estreia marcada para domingo (13) contra a Venezuela, às 21h, com transmissão ao vivo pela TV Brasil, a equipe busca seu nono título e vagas olímpicas.
L

Recebimento da Dispensa de Licenciamento Ambiental: HOSPITAL DE OLHOS DE PORTO VELHO LTDA

DISPENSA DE LICENCIAMENTO Nº 016.00718.007/2024-SUL
L
Inscrições do Fies para este semestre começam na próxima segunda-Feira

Inscrições do Fies para este semestre começam na próxima segunda-Feira

Programa oferece 44 mil vagas para financiar graduação em faculdades privadas, com prazo de inscrição até 18 de julho.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.