Em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-RO), o governo de Rondônia apresenta, durante a 12ª Rondônia Rural Show Internacional, os resultados de importantes pesquisas que consolidam o estado como referência em tecnologia agropecuária e sustentabilidade na Amazônia. Entre os destaques está o Projeto CarbCafé, que desenvolveu uma calculadora inédita para estimar o sequestro (captação da atmosfera) de carbono em lavouras de Café Robustas Amazônicos, iniciativa que será integrada à vitrine de soluções verdes na COP 30.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, evidencia que, “Rondônia se orgulha de ser protagonista na construção de uma agropecuária cada vez mais sustentável e inovadora. A parceria com a Embrapa é fundamental para gerar conhecimento e valor para nossos produtos, ampliando mercados e fortalecendo a economia do estado.”
CAFEICULTURA PARTICIPATIVA
No estande da Embrapa Rondônia, durante a feira, além do CarbCafé, os visitantes podem conhecer os avanços da Rede Estadual de Avaliação de Clones de Café, um programa de melhoramento genético participativo realizado pela Embrapa Rondônia, com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec). O vice-governador e titular da Sedec, Sérgio Gonçalves, ressalta que a avaliação agronômica dos 64 clones de Robustas Amazônicos considera fatores como produtividade, resiliência climática, qualidade da bebida e tolerância à flexibilidade e doenças. “Essa seleção criteriosa valoriza o conhecimento e a preferência dos pequenos, médios e grandes produtores rurais, promovendo o fortalecimento dos recursos genéticos amazônicos.”

Os resultados iniciais apontam o potencial do projeto para a transformação da cafeicultura regional. “Na primeira colheita, 20% dos clones superaram 85 sacas por hectare, com alguns atingindo 140 sacas, comprovando o sucesso do nosso trabalho com os Robustas Amazônicos”, celebrou Alexsandro Lara Teixeira, pesquisador da Embrapa Café.
PARCEIROS
O projeto de pesquisa envolveu, na fase de execução, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) com apoio fundamental à Embrapa Territorial, Embrapa Rondônia, Cafeicultores Associados da Região Matas de Rondônia (Caferon), instituição financeira e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com resultados que atestam o potencial da cafeicultura regional na mitigação das mudanças climáticas.
MEIO SÉCULO
A chefe-geral da Embrapa Rondônia, Lucia Wadt destacou que, para marcar os 50 anos da Embrapa em Rondônia será inaugurado o Espaço de Inovação, com uma intensa programação técnica, oficinas práticas e degustações; e uma Vitrine Tecnológica que reúne cultivares adaptadas, forrageiras e sistemas resilientes às mudanças climáticas. “Todas as atrações são gratuitas, abertas ao público, e mostram a diversidade de tecnologias que impulsionaram o desenvolvimento agropecuário na Amazônia de forma sustentável”, afirmou.
SUSTENTABILIDADE
O evento reforça o papel estratégico de Rondônia na agenda global sobre clima e sustentabilidade, com discussões que antecipam os temas centrais da COP 30. “Estamos colocando o agro de Rondônia no centro das discussões internacionais, provando que desenvolvimento e preservação ambiental podem caminhar juntos”, pontuou o governador Marcos Rocha.