Nesta terça-feira (27), segundo dia da 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) promoveu duas oficinas técnicas voltadas para estudantes, técnicos e produtores rurais. As atividades integram a programação oficial da feira, e têm como objetivo fortalecer as ações de defesa agropecuária no estado, além de incentivar o intercâmbio de conhecimentos e práticas sustentáveis no setor produtivo.
As oficinas abordaram os temas: “A influência da qualidade física do café no valor de comercialização” e “Cadastro agropecuário: um dos pilares da defesa sanitária agrossilvipastoril”, despertando o interesse de públicos diversos que atuam direta ou indiretamente na cadeia produtiva.
“A influência da qualidade física do café no valor de comercialização”

Durante a oficina voltada à cafeicultura, o técnico fiscal Jean Ramos dos Santos destacou os principais defeitos que comprometem a qualidade do grão, e orientou sobre os cuidados necessários durante a colheita e pós-colheita para manter a sanidade e o valor de mercado do produto. Para o engenheiro agrônomo Rômulo Brando, que participou da palestra, entender a qualidade do grão é essencial para que o produtor reconheça o ponto ideal de colheita e, assim, agregue valor à produção.
A oficina atraiu participantes de outros estados, como a agrônoma Elisabete Monteiro, do Acre, que se prepara para iniciar o plantio de café. “A palestra foi muito proveitosa. Busco conhecimento para aplicar na prática e melhorar a qualidade da minha produção”, avaliou.
“Cadastro agropecuário: um dos pilares da defesa sanitária agrossilvipastoril”
Já na oficina sobre o Cadastro Agropecuário, o auditor-fiscal Cleidinei Ferreira da Rocha explicou como a atividade é fundamental para o planejamento e execução de políticas de defesa sanitária. Segundo Claudinei, o Cadastro é um dos pilares da atuação da Idaron, contribuindo diretamente para a segurança da produção agropecuária e para a tomada de decisões mais assertivas por parte dos produtores.

A palestra também chamou a atenção de estudantes. Cecília Maiara Carvalho, acadêmica do 3º período de Zootecnia da Universidade Federal de Rondônia (Unir), campus Presidente Médici, considerou o conteúdo essencial. “São informações que orientam os produtores e enriquecem nossa formação acadêmica”, pontuou. Para Ana Beatriz de Souza, também estudante do mesmo curso e universidade, a atividade foi enriquecedora. “É uma área muito importante e ainda pouco explorada por nós, estudantes.”
CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, reforçou a importância da participação da Idaron na Rondônia Rural Show, e destaca o papel da capacitação técnica para o desenvolvimento sustentável do campo. “O conhecimento é ferramenta fundamental para o crescimento do setor agropecuário com responsabilidade sanitária e ambiental”, enfatizou.
As ações da Idaron na Rondônia Rural Show reafirmam o compromisso do governo do estado com a qualificação do setor produtivo, promovendo uma agropecuária mais eficiente, sustentável e competitiva.