A solenidade de abertura da 12ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), a maior feira do agronegócio do Norte do Brasil, aconteceu na manhã desta segunda-feira (26), no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná, e foi marcada pela celebração do progresso e pelo desejo de fazer desta edição a maior da história. O governo de Rondônia, realizador da feira, inova a todo ano e, desta vez, escolheu o tema “Do Campo ao Futuro” para impulsionar o agronegócio sustentável, com práticas inovadoras e tecnológicas. O estado é detentor de uma produção de alimentos premiada e com recorde de exportações, e tem como diferencial o esforço conjunto pelo desenvolvimento.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, sinalizou que a RRSI, uma gigante de negócios e público presente, tem neste ano uma missão desafiadora. ‘‘Nossa missão assusta: ir além dos 4,4 bilhões alcançados em negócios em 2024. E isso é possível, somos um estado diferenciado, com a terceira menor taxa de desemprego do Brasil, com previsão de alcançar o segundo maior crescimento do PIB do país este ano. Estamos crescendo muito e com sustentabilidade, somos o estado que mais preservou a Amazônia em 2024. Investimos e ampliamos a feira, temos mais atrativos de lazer e espaços ainda mais adequados, e vamos em busca dos melhores resultados’’, ressaltou.
A titular da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), Luana Rocha, acrescentou que a economia forte que Rondônia vem colhendo é fruto de ações que estão dando oportunidade de desenvolvimento para todos, e desejou que a feira repita o feito dos últimos anos, e ultrapasse o recorde de negócios. ‘‘A feira esta muito bonita e mais ampla, será um grande momento para fazer conexões e negócios. Que vendam muito, que haja grandes negócios, que encontrem aqui as tecnologias e inovações para continuarem investindo nessa terra maravilhosa e gerando mais desenvolvimento’’, pontuou.
QUALIDADE E SUSTENTABILIDADE

O titular da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Luiz Paulo, salientou que a determinação do governo do estado em melhorar a infraestrutura da feira a cada ano fez com que todos se mobilizassem, a fim de proporcionar um ambiente ainda melhor para os negócios e a troca de conhecimentos. “Os investimentos do governo de Rondônia têm dado segurança para produzir com qualidade e sustentabilidade. A nossa feira apesar de ser uma filhote em comparação a outras, já ultrapassou a movimentação de negócios de outros eventos que têm muito mais anos de existência. Fazendo as contas, temos em Rondônia, a maior feira do agronegócio da Região Norte.’’
O secretario-chefe da Casa Civil, Elias Rezende, pontuou que os investimentos do governo e a harmonia que existe no estado, entre governo, deputados, municípios, e demais poderes e instituições para o bem comum, elevaram a feira, e todo o estado, a um outro patamar. ‘‘A feira simboliza a força da nossa população. Estamos aqui plantando a semente do futuro e mostrando o compromisso do governo de Rondônia, em conjunto com o Poder Legislativo, de desenvolver o nosso estado.’’
OPORTUNIDADES
A cerimônia reuniu autoridades dos três Poderes do estado (Executivo, Legislativo e Judiciário), prefeitos, entidades públicas, empresários, produtores, representantes internacionais e a imprensa. O evento também abriu o 6° RondoLeite, e é o ponto de partida para seis dias intensos de negócios, troca de conhecimentos das melhores práticas do agro e oportunidades. Na feira, o melhor da produção de Rondônia poderá ser conferido em pavilhões temáticos, vitrines tecnológicas e espaços de exposição e troca de conhecimento, de segunda-feira até sábado (31), das 8h às 18h. O governador também estará, neste período, resolvendo as demandas do estado diretamente do evento, no Pavilhão Governamental.
ATRATIVOS
Entre os destaques da feira estão:
- Presença de mais de 650 expositores de diversas partes de Rondônia e do Brasil;
- Representações internacionais: (Canadá, Estados Unidos, Espanha, Peru, China, França, Taiwan e Bolívia);
- Apresentação das inovações tecnológicas e tendências do agronegócio; e
- Palestras e workshops voltados para o futuro do agronegócio.
Também acontece na RRSI:
- 7° Fórum sobre Febre Aftosa: ocorrências globais e os cuidados necessários para prevenir sua introdução no Brasil (27/5);
- Abertura do Encontro Rondoniense de Produtores de Leite (28/5);
- Premiação do 3º Concurso de Qualidade do Queijo (Conqueijo) e Concurso Estadual de Produção de Leite do Estado (Conleite) (30/5);
- Diálogo Municipalista – Mais Trabalho, Mais Conquistas (31/5); e
- Concurso Estande Show (31/5).
Há diversos pavilhões temáticos:
- Pavilhão da Agricultura Familiar e Agroindústria;
- Pavilhão do Artesanato;
- Pavilhão da Bovinocultura Leiteira;
- Pavilhão de Pecuária de Corte;
- Pavilhão da Piscicultura;
- Pavilhão Empresarial Internacional;
- Pavilhão Governamental; e
- Vitrines Tecnológicas.
ALIMENTAÇÃO
Há praças de alimentação com variedades de sabores como: comida brasileira, carnes de Rondônia, Tambaqui de Rondônia, food truck e boi no rolete.
COMUNICAÇÃO
A população pode acompanhar as notícias da Rondônia Rural Show no Portal do Governo de Rondônia, no link https://rondonia.ro.gov.br/portal/; no site da 12ª RRSI, pelo link https://rondoniaruralshow.ro.gov.br; no Instagram @rondoniaruralshpw/, @seagri.ro e @governoro/; e pela imprensa, que junto com a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), está pronta para fazer uma cobertura histórica da feira.