A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) está finalizando os últimos detalhes do seu stand, instalado no Parque da Rondônia Rural Show Internacional, evento que acontece em Ji-Paraná, entre os dias 26 e 31 de maio. O espaço abriga as vitrines tecnológicas dos principais projetos do governo de Rondônia para a agricultura familiar, executados pela Emater-RO. No stand, o produtor rural será recebido com um café da manhã, e vai conhecer os resultados práticos do uso das tecnologias de produção vegetal e animal, em conformidade com os manuais da sustentabilidade.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o evento destaca o fortalecimento da inovação e do desenvolvimento sustentável. “O governo tem investido e trabalhado para criar um ambiente favorável para que os produtores rurais tenham acesso as tecnologias mais avançadas no setor”, ressaltou.
A estrutura está sendo preparada para atender duas mil pessoas por dia, e logo no início o visitante entra numa estação agroecológica, onde um extensionista da Emater-RO irá demonstrar o funcionamento do biodigestor, equipamento que transforma dejetos em biofertilizante, e ainda produz o biogás, uma alternativa energética, limpa e barata para o meio rural.
Depois vai ver de perto algumas técnicas modernas de produção de hortaliças em ambiente protegido, em casa de vegetação, feita com plástico que além de proteger o cultivo da ação direta das chuvas, possui aditivos ant-UV (raios ultravioleta). Estes aditivos filtram e reduzem a luminosidade, e ajudam a controlar a temperatura no ambiente de cultivo, além de facilitar a utilização de técnicas como a hidroponia, ou cultivo na água, demonstrado na vitrine.

Seguindo a caminhada pelas vitrines será apresentado aos visitantes os arranjos produtivos, em sistemas agroflorestais utilizados para a recuperação de áreas degradadas ou de preservação permanente, que já tenham sido alteradas.
Segundo o gestor da Emater-RO na feira, Rafael Cidade, nesta mesma linha o visitante vai conhecer modelos de proteção e recuperação de nascentes, realizados através do uso de pedras e florestamento das margens dos mananciais. “Também conhecerão técnicas de enriquecimento florestal com a utilização de espécies nativas de alto valor econômico”, disse.
A produção animal também é destaque entre as vitrines tecnológicas da Emater-RO, onde serão apresentados os programas de desenvolvimento da pecuária, na produção de grandes e pequenos animais .
O diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, ressaltou que também tem vitrine para apresentação do programa Peixe Saudável, onde se demonstra o método de análise da água e técnicas de controle de parasitose nos peixes. “A grandeza da produção leiteira é apresentada no projeto Consultec, que traz a tecnologia de manejo do rebanho e da forragem, na nutrição animal, demonstrada na vitrine através de parcelas de cultivo do capiaçu e capim curumim.”