TERÇA-FEIRA, 04/11/2025

Em destaque

L

Agro

Setor agropecuário contará com oficinas durante a 12ª edição da Rondônia Rural Show

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações desenvolvidas comprovam o compromisso do governo do estado com a qualificação técnica dos produtores e a sustentabilidade do setor agropecuário.

Por Toni Francis |Secom|Gov-RO - 010

Publicado em 

Atualizado em 

Setor agropecuário contará com oficinas durante a 12ª edição da Rondônia Rural Show
Fotos: Daiane Mendonça e Arquivo Idaron

Uma série de ações voltadas ao fortalecimento da defesa agropecuária no estado está na programação da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) durante a 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), que será realizada pelo governo de Rondônia, no período de 26 a 31 de maio, em Ji-Paraná.

A presença da Idaron no evento se destaca por uma programação ampla e diversificada de atividades técnico-educativas, voltadas ao fortalecimento da sanidade animal e vegetal, rastreabilidade, inspeção de produtos de origem agropecuária e educação sanitária.

Durante os seis dias de feira, o público poderá participar de oficinas, palestras, demonstrações práticas, fórum de discussão com técnicos especializados e distribuição de materiais informativos voltados a produtores rurais, estudantes, profissionais do setor e demais visitantes.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações desenvolvidas comprovam o compromisso do governo do estado com a qualificação técnica dos produtores e a sustentabilidade do setor agropecuário. “A atuação resume o esforço do governo para o engrandecimento e maior valorização da agropecuária em Rondônia”, salientou.

ATIVIDADES

As atividades têm início na segunda-feira (26), com oficinas simultâneas realizadas das 15h às 16h30. No auditório do Pavilhão da Agricultura, será abordado o tema “Qualidade das amêndoas e produtividade na prevenção da Monilíase do Cacaueiro”. Já no auditório do Pavilhão da Bovinocultura, ocorre a oficina “Serviços de Inspeção, Consórcios e Selos de Qualidade”.

O presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres reforça que, “as atividades promovidas pela Idaron durante a Rondônia Rural Show refletem o trabalho contínuo desenvolvido ao longo do ano pela Agência, com o objetivo de orientar os produtores rurais e a comunidade sobre a importância das medidas preventivas voltadas à biossegurança. Nosso foco é garantir que a agropecuária de Rondônia continue livre de pragas e doenças com potencial de causar grandes impactos econômicos.”

Na terça-feira (27), a programação começa às 10h, com o 7º Fórum Rondoniense para manutenção da zona livre de febre aftosa sem vacinação, que acontece no auditório principal da feira. No período da tarde, entre 15h e 16h30, duas oficinas serão realizadas simultaneamente: no Pavilhão da Agricultura, a temática será: “A influência da qualidade física do café no valor de comercialização”, enquanto no Pavilhão da Pecuária o tema será “Cadastro agropecuário: Um dos pilares da defesa sanitária agrossilvipastoril”.

Oficinas serão desenvolvidas pela Idaron durante a realização da RRSI

Na quarta-feira (28), das 10h às 11h30, o auditório do Pavilhão da Agricultura sediará a oficina “Impactos da qualidade da semente forrageira na produtividade em Rondônia”. No mesmo horário, na arena do Pavilhão da Pecuária, será abordado o tema “Influenza aviária: Como proteger seu plantel”. Essas oficinas serão reaplicadas à tarde, das 15h às 16h30, nos mesmos locais.

A programação de quinta-feira (29) inclui, das 10h às 11h20, a oficina técnica “Brucelose e Tuberculose: Desafios e perspectivas para a pecuária rondoniense”, no auditório do Pavilhão da Agricultura. Em seguida, das 11h30 às 12h30, ocorre a oficina sobre: “Pulverização aeroagrícola de defensivos em Rondônia”. Ambas as atividades acontecerão também no período da tarde, com início às 15h.

Na feira, na sexta-feira (30), o auditório do Pavilhão da Agricultura recebe a oficina “Transformação digital no campo: Facilitando o trabalho do produtor”, das 10h às 11h20. Logo após, das 11h30 às 12h30, será discutido o tema: “Combate à clandestinidade na produção e comercialização de produtos de origem animal”.

O ciclo de oficinas se encerra às 15h com programação no auditório do Pavilhão da Bovinocultura sobre: “Rastreabilidade como instrumento para o controle sanitário”.

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Semagric abre credenciamento para expositores da Agrotec 2025 em Porto Velho

Semagric abre credenciamento para expositores da Agrotec 2025 em Porto Velho

Empresas interessadas em participar da 1ª Feira Tecnológica de Agroindústria e Agricultura Familiar podem se inscrever gratuitamente até 17 de novembro.
L
Audiência pública debate criação do Selo Vegetal em Porto Velho

Audiência pública debate criação do Selo Vegetal em Porto Velho

Nova certificação vai garantir rastreabilidade e qualidade dos produtos vegetais, fortalecendo a agricultura familiar da capital.
L
Semana Internacional do Café destaca inovação e sustentabilidade em Belo Horizonte

Semana Internacional do Café destaca inovação e sustentabilidade em Belo Horizonte

Rondônia participa do encontro com representantes da FAPERON, SENAR/RO e SEBRAE, reforçando o protagonismo do estado na produção de cafés robustas amazônicos de alta qualidade.
L
Boletim da Conab estima produção de cana em 666,4 milhões de toneladas na safra 2025/26

Boletim da Conab estima produção de cana em 666,4 milhões de toneladas na safra 2025/26

Clima desfavorável e restrição hídrica impactaram a produtividade, especialmente no Centro-Sul do país.
L

SIC 2025: Festival Café da Semana celebra a cultura e o consumo do café brasileiro

Integrado à Semana Internacional do Café, o Festival Café da Semana traz experiências, campeonatos e conexões entre marcas, baristas e apaixonados por café, unindo negócios, cultura e inovação no setor.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Condutores podem solicitar entrega domiciliar da CNH e Permissão Internacional para Dirigir em Rondônia

Condutores podem solicitar entrega domiciliar da CNH e Permissão Internacional para Dirigir em Rondônia

Serviço oferecido pelo Detran-RO permite que motoristas recebam em casa a CNH e a PID, ampliando a comodidade e a eficiência no atendimento.
L

Nota de pesar: Cyro Antônio Leal

A família e amigos se despedem com amor de Cyro dos Mares, homem simples, íntegro e dedicado, que marcou gerações com seu exemplo de vida, sua força e sua paixão por pescar na beira do mar.
L

Chuvas torrenciais, capazes de causar alagamentos, devem atingir as regiões Noroeste e Nordeste de Porto Velho

Fortes chuvas, parte de um sistema meteorológico originado no sul do Amazonas, devem atingir a região entre os dias 4 e 5, marcando a aproximação do período chuvoso amazônico.
L

Conexão RH: Saúde, Prevenção e muito amor — o que realmente importa nos cuidados do seu pet?

Acompanhe ao vivo o Conexão RH, nesta terça às 9h, na News Rondônia e NewsTV.
L
Setor audiovisual protesta contra PL da regulação do streaming

Setor audiovisual protesta contra PL da regulação do streaming

Cineastas, produtores e técnicos realizaram atos em diversas capitais contra o Projeto de Lei 8.889/2017, alegando que o relatório atual da regulação do streaming fragiliza a indústria nacional ao reduzir a alíquota da Condecine e favorecer empresas estrangeiras.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Mais de 500 novas oportunidades foram abertas nesta semana em diferentes municípios de Rondônia.
L
Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

O Tribunal de Contas da União (TCU) oferece 20 vagas imediatas para auditor federal de controle externo, cargo de nível superior em qualquer área. A remuneração inicial é de R$ 26,1 mil para 40 horas semanais.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Selecionados atuarão em diversas funções, incluindo agente de campo, auxiliar de serviços gerais e agente operacional.
L
Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Atendimento auxilia trabalhadores em busca de recolocação e capacitação profissional.
L
Governo de Rondônia abre processo seletivo para diretores escolares e chefes pedagógicos da rede estadual

Governo de Rondônia abre processo seletivo para diretores escolares e chefes pedagógicos da rede estadual

Edital nº 7/2025 da Seduc oferece 26 vagas em 24 escolas de Rondônia; inscrições são gratuitas e ocorrem de 3 a 12 de novembro.
L

POLÍTICA

Eyder Brasil concede Medalha do Mérito Legislativo ao Iperon por avanços na previdência estadual

Eyder Brasil concede Medalha do Mérito Legislativo ao Iperon por avanços na previdência estadual

Deputado estadual Eyder Brasil reconhece modernização e transparência do Iperon e reforça defesa do PCCR e do auxílio-alimentação para servidores.
L
Deputado Coronel Chrisóstomo destina meio milhão à saúde da mulher em Theobroma

Deputado Coronel Chrisóstomo destina meio milhão à saúde da mulher em Theobroma

Com o novo repasse, o parlamentar já indicou mais de R$ 3 milhões em recursos para o município, nas áreas de saúde, infraestrutura e agricultura.
L
Cristiane Lopes reafirma apoio à emancipação da Ponta do Abunã

Cristiane Lopes reafirma apoio à emancipação da Ponta do Abunã

Deputada federal defende autonomia dos distritos e destaca protagonismo da população rondoniense.
L
Prefeitura de Porto Velho entrega obras e transforma a cidade em apenas 10 meses

Prefeitura de Porto Velho entrega obras e transforma a cidade em apenas 10 meses

Gestão de Léo Moraes promove avanços na saúde, educação, infraestrutura, lazer e bem-estar animal.
L
Obras do Residencial Porto Madero II e V entram na reta final com plano emergencial da Caixa

Obras do Residencial Porto Madero II e V entram na reta final com plano emergencial da Caixa

Após articulações do vereador Dr. Santana, empreendimentos devem ser entregues até o Natal.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil e Militar prendem autores de roubo em Porto Velho

Polícia Civil e Militar prendem autores de roubo em Porto Velho

Em ação conjunta, a Polícia Civil e o 5º BPM cumpriram mandados de prisão preventiva roubo Porto Velho contra dois investigados por invadir e agredir vítimas no bairro Embratel, em julho.
12
Pescador encontra cadáver em lago perto do Rio Madeira em Porto Velho

Pescador encontra cadáver em lago perto do Rio Madeira em Porto Velho

De acordo com as primeiras informações, um pescador teria encontrado o corpo e logo acionou a Polícia Militar.
18
Homem descumpre medida protetiva, ameaça ex e é preso com espingarda

Homem descumpre medida protetiva, ameaça ex e é preso com espingarda

A Polícia Militar agiu rapidamente, prendendo Roberci, acusado de descumprimento medida protetiva espingarda Ji-Paraná. A arma calibre .22 foi localizada em um matagal de onde o suspeito saiu.
14
Motocicleta abandonada com placa adulterada é apreendida em RO

Motocicleta abandonada com placa adulterada é apreendida em RO

Uma motocicleta abandonada adulterada Ji-Paraná foi encontrada em área de matagal com placa de outro veículo.
12
Motociclista é detido após fuga e manobras perigosas em RO

Motociclista é detido após fuga e manobras perigosas em RO

O motociclista detido manobras perigosas Jaru tentou fugir a pé após desobedecer a ordem de parada da PM.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Defesa Civil Municipal realiza pit stop para orientar população sobre segurança em enchentes em Porto Velho

Defesa Civil Municipal realiza pit stop para orientar população sobre segurança em enchentes em Porto Velho

Ação da Operação Inverno 2025 reforça medidas preventivas e distribui cartilhas educativas com orientações práticas aos motoristas e pedestres.
L
Com foco em escolas indígenas e regulares, ProAlfa Rondônia realiza agenda formativa em Guajará-Mirim

Com foco em escolas indígenas e regulares, ProAlfa Rondônia realiza agenda formativa em Guajará-Mirim

Programa de Alfabetização do governo de Rondônia promove formações para docentes indígenas e da rede regular, fortalecendo o ensino nos anos iniciais.
L
Nota de pesar: José Jesuino Freitas de Melo

Nota de pesar: José Jesuino Freitas de Melo

José Jesuino viveu uma vida marcada pela dedicação, fé e um espírito empreendedor que o tornaram querido por todos que o conheceram.
L
Semana do Técnico Agrícola intensifica inscrições de cursos voltados para o agro

Semana do Técnico Agrícola intensifica inscrições de cursos voltados para o agro

Inscrições seguem abertas até 10 de novembro para formações técnicas de nível médio ofertadas pelo governo de Rondônia.
L
Vila Olímpica de Porto Velho é palco da 5ª Copa Rondônia de Natação

Vila Olímpica de Porto Velho é palco da 5ª Copa Rondônia de Natação

Evento contou com a participação de clubes de Rondônia, Amazonas, Acre, Peru e Bolívia.
L
Tour Cultural e Gastronômico Porto Velho encanta comitiva de empresários da França

Tour Cultural e Gastronômico Porto Velho encanta comitiva de empresários da França

Porto Velho recebeu 22 empresários franceses para um Tour Cultural e Gastronômico Porto Velho com roteiro histórico no Cemitério da Candelária, passeio no Rio Madeira e um banquete com sabores amazônicos, como o Tambaqui sem espinhos.
L
Cerca de 16 mil pessoas visitam cemitérios Santo Antônio e dos Inocentes no Dia de Finados

Cerca de 16 mil pessoas visitam cemitérios Santo Antônio e dos Inocentes no Dia de Finados

Mutirão da Prefeitura garante limpeza e estrutura adequada para receber visitantes em Porto Velho.
L
Serviço de roçagem aumenta segurança na RO-481 entre Nova Brasilândia e São Miguel do Guaporé

Serviço de roçagem aumenta segurança na RO-481 entre Nova Brasilândia e São Miguel do Guaporé

Ação do Governo de Rondônia garante maior visibilidade e segurança aos motoristas com limpeza das margens da rodovia.
L
Santa Cruz Futebol Clube conquista a 11ª Taça Santa Cruz de Futebol Society

Santa Cruz Futebol Clube conquista a 11ª Taça Santa Cruz de Futebol Society

Equipe vence o Ajax por 3 a 0 e alcança o quinto título da competição organizada pela Prefeitura de Jaru.
L
Espetáculo “Bizarrus” encanta público e promove reflexão em Ariquemes

Espetáculo “Bizarrus” encanta público e promove reflexão em Ariquemes

Apresentado por reeducandos, o espetáculo teatral reforça o papel da arte na ressocialização e mobiliza estudantes e comunidade em Ariquemes.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.