SEGUNDA-FEIRA, 16/03/2026

Em destaque

L

Agro

Produção de grãos pode chegar a 330,3 milhões de toneladas com clima positivo, projeta Conab

Os dados estão no 7º Levantamento da Safra de Grãos 2024/24 divulgado nesta quinta-feira (10) pela Companhia.

Por Conab - 35

Publicado em 

Conab realizará pregão para contratação de transporte de milho em grãos
Foto - Conab

Com a colheita das culturas de primeira safra em fase adiantada, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vem confirmando a perspectiva de uma safra recorde de grãos na temporada 2024/25, agora estimada em 330,3 milhões de toneladas. O volume, se confirmado, além de ser o maior já registrado na série histórica da Conab, representa um crescimento de 32,6 milhões de toneladas quando se compara com o ciclo 2023/24. Os dados estão no 7º Levantamento da Safra de Grãos 2024/24 divulgado nesta quinta-feira (10) pela Companhia.

O incremento estimado pela estatal se deve tanto a uma maior área plantada, prevista em 81,7 milhões de hectares, com incorporação de 1,7 milhão de hectares em relação à 2023/24, quanto às condições climáticas favoráveis registradas na primeira safra nas principais regiões produtoras. As perspectivas positivas para o clima também dão suporte para o desenvolvimento das culturas na segunda safra. Neste cenário, é esperada uma recuperação da produtividade em 8,6%, estimada em 4.045 quilos por hectares.

Dentre os produtos cultivados, a soja deve registrar o maior volume já colhido no país. Nesta safra, a Conab prevê uma produção de 167,9 milhões de toneladas, resultado 20,1 milhões de toneladas superior à safra passada. O Centro-Oeste, principal região produtora do grão, deve registrar um novo recorde na produtividade média das lavouras com 3.808 quilos por hectare, superando o ciclo 2022/23. Em Mato Grosso a colheita já chega a 99,5% da área semeada com a produtividade média chegando a 3.897 quilos por hectares, a maior já registrada no estado mato-grossense. Cenário semelhante é visto em Goiás, onde os trabalhos de colheita já atingem 97% da área com uma produtividade de 4.122 kg/ha.

Com a colheita da soja avançada, o plantio do milho 2ª safra está próximo de ser finalizado. A produção total do cereal, somados os três ciclos da cultura, está estimada em 124,7 milhões de toneladas em 2024/25, crescimento de 9 milhões de toneladas em relação ao ciclo passado. Só na segunda safra do grão é esperada uma colheita de 97,9 milhões de toneladas, resultado de uma maior área plantada, estimada em 16,9 milhões de hectares, combinado com uma recuperação de 5,5% na produtividade média prevista em 5.794 quilos por hectare.

A colheita de arroz também segue em bom ritmo, com mais de 60% da área plantada já colhida. As condições climáticas nas principais regiões produtoras, até o momento, são favoráveis para o desenvolvimento da cultura. Aliado ao manejo adotado pelos agricultores, a produtividade média deve registrar recuperação de 7,2%, estimada em 7.061 quilos por hectare. A área também deve crescer em torno de 7%, chegando a 1,72 milhão de hectares. Com isso, a produção deve registrar uma alta de 14,7%, chegando a 12,1 milhões de toneladas.

No caso do feijão, o aumento previsto na produção é de 2,1% , podendo chegar a 3,3 milhões de toneladas somadas as 3 safras da leguminosa. A elevação acompanha a melhora na produtividade média das lavouras, que sai de 1.135 quilos por hectare para 1.157 quilos por hectare, uma vez que a área se mantém estável em 2,86 milhões de hectares.

Para o algodão, a expectativa de produção recorde vem se confirmando. O plantio está concluído com estimativa de área em 2,1 milhões de hectares, crescimento de 6,9% sobre a safra 2023/24. Já para a produção de pluma é esperada uma colheita de 3,9 milhões de toneladas, 5,1% acima do volume produzido na safra anterior.

Mercado – Neste levantamento, a Companhia ajustou as estimativas de consumo de milho na safra 2024/25, uma vez que a produção total do cereal foi reajustada para 124,7 milhões de toneladas. Com isso, a nova expectativa é de um volume de 87 milhões de toneladas consumidas no mercado interno.  Já as exportações estão projetadas em 34 milhões de toneladas. Mesmo com o aumento no consumo interno, o estoque final deve chegar a cerca de 7,4 milhões de toneladas do grão. Cenário semelhante é encontrado para o algodão, em que  o aumento na produção possibilita um incremento tanto no consumo quanto no estoque de passagem da fibra.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Conab lança cursos para agricultura familiar

Conab lança cursos para agricultura familiar

Companhia Nacional de Abastecimento abrirá 90 vagas em cursos gratuitos voltados à gestão rural e compras públicas para agricultores familiares de todo o país.
L
Chamamento público credencia fornecedores de Café Robusta Amazônico para a Sefin

Chamamento público credencia fornecedores de Café Robusta Amazônico para a Sefin

Além de suprir a demanda interna dos servidores, o edital busca fortalecer a identidade produtiva e a economia rural.
L
Conab abre 90 vagas em cursos voltados à agricultura familiar

Conab abre 90 vagas em cursos voltados à agricultura familiar

Iniciativa em parceria com instituto federal oferece 90 vagas para qualificação voltada às compras públicas da agricultura.
L
Projeto Fomenta Cacau fortalece produção de mudas para agricultores

Projeto Fomenta Cacau fortalece produção de mudas para agricultores

Iniciativa prevê a produção de mais de 94 mil mudas que beneficiarão cerca de 85 produtores rurais e incentivarão a diversificação da produção no campo.
L
Conab abre 90 vagas em cursos voltados à agricultura familiar

Conab lança editais de cursos para agricultores familiares

Iniciativa oferece 90 vagas gratuitas em formação tecnológica e técnica voltadas às compras públicas da agricultura familiar.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Chuvas intensas avançam por Rondônia nesta segunda-feira

Chuvas intensas avançam por Rondônia nesta segunda-feira

Precipitações devem atingir o ápice a partir de terça-feira, quando todo o estado poderá registrar níveis 2 e 3 de chuva, principalmente nas áreas de fronteira com a Bolívia.
L
Agenda entre Lula da Silva e Rodrigo Paz, da Bolívia, destaca construção da ponte binacional Guajará/Guayaramerín

Agenda entre Lula da Silva e Rodrigo Paz, da Bolívia, destaca construção da ponte binacional Guajará/Guayaramerín

Reunião no Palácio do Planalto reforça cooperação entre Brasil e Bolívia e inclui projeto de integração física entre as cidades de Guajará-Mirim e Guayaramerín.
L
Velocidade da internet: por que ela é essencial

Velocidade da internet: por que ela é essencial

Velocidade da internet influencia trabalho, estudos, streaming e uso simultâneo de dispositivos, tornando-se um fator essencial para produtividade e qualidade de conexão.
L

RondônCAP divulga ganhadores do sorteio deste domingo : prêmio de R$ 100 mil sai para Itapuã

Sorteio da 293ª edição do RondônCAP contemplou moradores de várias cidades de Rondônia, com destaque para o prêmio principal de R$ 100 mil entregue a Simone Y. R., de Itapuã.
L
Unidade de Saúde da Família fortalece atendimento no bairro Nacional

Unidade de Saúde da Família fortalece atendimento no bairro Nacional

Moradores destacam acolhimento e acompanhamento contínuo oferecido pela USF Ronaldo Aragão em Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
Publicidade

POLÍTICA

Bolsonaro apresenta melhora clínica em UTI, mas permanece sem previsão de alta

Bolsonaro apresenta melhora clínica em UTI, mas permanece sem previsão de alta

Ex-presidente trata broncopneumonia bacteriana no Hospital DF Star; boletim médico aponta resposta positiva aos antibióticos e recuperação da função renal.
L
Nikolas Ferreira: narrativa sobre voo gera debate

Nikolas Ferreira: narrativa sobre voo gera debate

Nelson Rodrigues, com sua verve irônica, já alertava: em política, até o mais doce dos políticos carece de senso moral. A frase, que soa como sentença definitiva, encontra eco em episódios recentes da cena nacional.
L
Lula parabeniza cinema brasileiro por cinco indicações ao Oscar 2026

Lula parabeniza cinema brasileiro por cinco indicações ao Oscar 2026

Presidente exalta talento de Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura após participação histórica de “O Agente Secreto” e “Sonhos de Trem” na premiação.
L
II Diálogos Municipalistas destaca comunicação pública e relação com a imprensa em RO

II Diálogos Municipalistas destaca comunicação pública e relação com a imprensa em RO

Evento na Assembleia Legislativa reúne prefeitos e gestores para discutir estratégias de comunicação institucional, gestão pública e desenvolvimento regional.
L
Alexandre de Moraes autoriza transferência de condenados do caso Marielle para o RJ

Alexandre de Moraes autoriza transferência de condenados do caso Marielle para o RJ

Domingos Brazão e Rivaldo Barbosa deixarão o sistema penitenciário federal para cumprir pena no complexo de Gericinó após decisão do STF.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é preso em Candeias do Jamari por estupro e cárcere privado de mulher

Homem é preso em Candeias do Jamari por estupro e cárcere privado de mulher

Vítima de 28 anos foi mantida presa por dois dias sob agressões constantes; suspeito já possuía medida protetiva vigente e foi detido nesta segunda-feira.
16
Morador é detido após disparos de arma de fogo e descoberta de carne de capivara em RO

Morador é detido após disparos de arma de fogo e descoberta de carne de capivara em RO

Polícia Militar apreendeu espingarda e munições escondidas sob cama; carne de animal silvestre no freezer reforça suspeita de caça ilegal na região do anel viário.
12
Homem agride companheira na frente de bebê e é preso com mandado de 30 anos em aberto

Homem agride companheira na frente de bebê e é preso com mandado de 30 anos em aberto

Suspeito tentou enganar a Força Tática fornecendo dados falsos após vizinhos denunciarem gritos em apartamento; vítima apresentava lesões graves no rosto.
16
Veículo furtado de residência é abandonado com danos após colisão em RO

Veículo furtado de residência é abandonado com danos após colisão em RO

Adolescentes invadiram quintal e levaram o carro enquanto morador tomava banho; proprietário localizou o automóvel batido em rua próxima.
10
Corpo de menina que desapareceu no Rio Jaru é encontrado após dias de buscas

Corpo de menina que desapareceu no Rio Jaru é encontrado após dias de buscas

A pequena Kiara, de 4 anos, estava desaparecida desde a última quinta-feira; corpo emergiu na manhã deste domingo (15) a cerca de 300 metros do local do acidente.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Integração: MP reúne adolescentes e familiares

Integração: MP reúne adolescentes e familiares

Ministério Público de Rondônia promove encontro entre adolescentes da unidade socioeducativa feminina, familiares e equipe técnica para fortalecer vínculos e acompanhamento institucional.
L
Estação Soldado da Borracha: MP realiza visita

Estação Soldado da Borracha: MP realiza visita

GAEMA do Ministério Público de Rondônia realiza visita técnica à Estação Ecológica Soldado da Borracha para avaliar proteção ambiental e desafios da unidade.
L
Estudante da Mediação Tecnológica conquista vaga em Medicina na Unir com apoio do MedTec-RO

Estudante da Mediação Tecnológica conquista vaga em Medicina na Unir com apoio do MedTec-RO

O MedTec-RO continua a expandir sua atuação, provando ser uma ferramenta vital para que jovens do interior de Rondônia alcancem a formação acadêmica superior.
L

Recebimento da Licença Ambiental: TW PARTICIPACOES LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO (LAI)
L

Recebimento e Requerimento da Licença Ambiental: AUXILIADORA SALGADOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA (LAS) SUL 188
L
Ouvidoria do Detran-RO conquista 7º lugar em ranking nacional com o projeto “Sua Voz, Nossa Força”

Ouvidoria do Detran-RO conquista 7º lugar em ranking nacional com o projeto “Sua Voz, Nossa Força”

Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia é o único representante da região Norte premiado pela CGU em concurso de boas práticas.
L
Cooperação técnica com o Senai busca modernizar planejamento de obras

Cooperação técnica com o Senai busca modernizar planejamento de obras

Proposta prevê uso da metodologia BIM para aprimorar planejamento e gestão de obras em Porto Velho
L
Maternidade Mãe Esperança celebra 20 anos como referência em Porto Velho

Maternidade Mãe Esperança celebra 20 anos como referência em Porto Velho

Unidade municipal comemora duas décadas de fundação destacando o pioneirismo no atendimento humanizado e os avanços na saúde da mulher.
L
Samu agiliza atendimentos na Zona Leste com nova base estratégica em Porto Velho

Samu agiliza atendimentos na Zona Leste com nova base estratégica em Porto Velho

A estrutura junto à nova UPA 24h Dr. José Adelino da Silva e deve reduzir o tempo de resposta em atendimentos de emergência
L
Programa Centelha 3 oferece até R$ 80 mil para projetos inovadores em Rondônia

Programa Centelha 3 oferece até R$ 80 mil para projetos inovadores em Rondônia

O processo de seleção é realizado totalmente online e dividido em duas fases eliminatórias.
L