QUINTA-FEIRA, 11/12/2025

Em destaque

L

Agro

Degusta Rondônia 80+ revoluciona a cafeicultura indígena e fortalece a produção de cafés especiais

O evento foi um marco para as comunidades indígenas da região, trazendo novas perspectivas e oportunidades.

Por Wania Ressutti \Secom\Gov-RO - 010

Publicado em 

Degusta Rondônia 80+ revoluciona a cafeicultura indígena e fortalece a produção de cafés especiais
Fotos: Robson Paiva

O primeiro mutirão para prestação de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) realizado nas Terras Rio Branco, em Alta Floresta d’Oeste, gerou grandes perspectivas para os cafeicultores das comunidades indígenas Serrinha, São Luiz e Jatobá. Durante os dias 18 e 19 de março, extensionistas da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) promoveram no local ações integradas às políticas públicas para o desenvolvimento da agricultura familiar. Entre as atividades, destacam-se as oficinas práticas do programa Degusta Rondônia 80+ para aprimoramento de cafés especiais.

O estado de Rondônia vem se consolidando como um dos maiores polos produtores de cafés especiais do Brasil, e esse sucesso é resultado do apoio contínuo do governo estadual, e das ações executadas pela Emater-RO junto aos cafeicultores tradicionais e às comunidades indígenas. Dentre as principais iniciativas, o programa Degusta Rondônia 80+ se sobressai, promovendo capacitação e aprimoramento das técnicas de cultivo e preparo de cafés finos para os produtores locais.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o incentivo é essencial para que os cafeicultores continuem a investir em um café de qualidade. O governo tem implementado programas como o Plante Mais, com distribuição de mudas de qualidade que, com manejo correto, oferecido por meio da Emater-RO, garantem a produção e produtividade em suas lavouras. “Em um estado com grande vocação para a produção agrícola, Rondônia está se consolidando como um polo de excelência no cultivo de cafés. A ação tem sido fundamental para garantir que o estado continue a crescer na cafeicultura e possa beneficiar as comunidades locais, gerando novas oportunidades e melhorando a qualidade de vida dos produtores”, salientou.

NOVAS PERSPECTIVAS

Um exemplo recente, que trouxe impacto positivo dessa ação, foi o 1º Mutirão de Ater realizado na Terra Indígena Rio Branco, onde a Emater-RO levou o conhecimento especializado sobre a torra dos grãos e as boas práticas na produção de cafés especiais. O evento foi um marco para as comunidades indígenas da região, trazendo novas perspectivas e oportunidades.

O engenheiro agrônomo da Emater-RO, Marcelo Lopes, responsável por conduzir as oficinas de capacitação intensiva sobre torrefação e degustação de cafés, destacou que muitos dos participantes já alcançaram o nível de excelência. “A cada dia, os produtores locais se aprimoram e se destacam como referência no cultivo sustentável de café, inclusive nacionalmente.”

PARTICIPAÇÃO ATIVA DAS MULHERES

Durante o mutirão, as comunidades indígenas de Serrinha, São Luiz e Jatobá receberam uma formação aprofundada sobre os processos de produção, desde a torra artesanal até os detalhes da produção de cafés especiais, e as diferenças entre os métodos naturais e fermentados. A capacitação, além de melhorar a qualidade do café produzido, incentiva um olhar mais atento à valorização de um produto que tem grande potencial comercial.

Valorização e aprimoramento do café visa aumentar a competitividade dos produtos

Outro ponto importante a ser destacado foi o engajamento das mulheres, que não só participaram ativamente, mas também desafiaram as práticas estabelecidas, contribuindo para a inovação no setor. “O engajamento de jovens e mulheres tem sido uma força motriz para o crescimento do programa, ampliando suas perspectivas e contribuindo para a inovação no setor”, enfatizou o diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão. Essa participação reflete a relevância das políticas públicas no fortalecimento da cafeicultura indígena.

VALOR AGREGADO

Degusta Rondônia 80+ não se limita apenas ao ensino das técnicas de produção. Além das oficinas, o programa ajudou a transformar a visão dos produtores sobre as boas práticas de agroindústria, com foco na valorização do café artesanal, ampliando sua competitividade em concursos estaduais, nacionais e no mercado. “A busca por maior valor agregado é uma tendência crescente, especialmente em comunidades como a de Jatobá, onde já se pensa na transformação do café em novos produtos, como cafés gourmet e derivados, abrindo portas para novos mercados”, explicou o engenheiro agrônomo da Emater-RO.

O sucesso do mutirão de Ater é um exemplo claro do potencial de transformação das comunidades indígenas. Ele demonstra como a assistência técnica qualificada pode gerar impactos significativos. Com o incentivo contínuo do governo e o aprimoramento das práticas, por meio de programas como Plante Mais e Degusta Rondônia 80+, as comunidades indígenas de Rondônia estão cada vez mais preparadas para não apenas elevar a qualidade de seus cafés, mas também conquistar novos mercados e impulsionar a economia local.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Aplicação estratégica de recursos fortalece defesa sanitária agropecuária em Rondônia em 2025

Aplicação estratégica de recursos fortalece defesa sanitária agropecuária em Rondônia em 2025

Educação sanitária, modernização tecnológica e declaração de rebanhos são destaques nas ações do ano.
L
Senador Jaime Bagattoli fortalece agricultura familiar com entrega de colheitadeira a produtores rurais

Senador Jaime Bagattoli fortalece agricultura familiar com entrega de colheitadeira a produtores rurais

Equipamento destinado pelo parlamentar moderniza a produção e amplia a capacidade de trabalho de cooperativas no interior de Rondônia.
L
Agricultores de Vale do Anari recebem trator e triturador com recurso de Cláudia de Jesus

Agricultores de Vale do Anari recebem trator e triturador com recurso de Cláudia de Jesus

Entrega de trator e triturador fortalece agricultura familiar.
L
Concurso Nacional de Cacau Especial é realizado pela primeira vez em Rondônia e consolida estado como referência no setor

Concurso Nacional de Cacau Especial é realizado pela primeira vez em Rondônia e consolida estado como referência no setor

Rondônia recebe 7ª edição do concurso e reforça protagonismo na produção de cacau especial..
L
Governo reajusta preço mínimo da uva na safra 2026 para R$ 1,80 por quilo

Governo reajusta preço mínimo da uva na safra 2026 para R$ 1,80 por quilo

Reajuste acompanha alta nos custos de produção e passa a valer em janeiro de 2026.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Senado aprova PL Antifacção com penas de até 120 anos para líderes de crime organizado

Senado aprova PL Antifacção com penas de até 120 anos para líderes de crime organizado

Projeto Antifacção foi aprovado por unanimidade no Senado, que aumenta penas para grupos criminosos e endurece progressão de regime; texto retorna à Câmara para análise.
L

“Um ataque direto à vida dos povos indígenas”. É assim que Neide Cardozo, da Kanindé, define a PEC 48/2023, cuja aprovação gerou sua revolta

“Isso é gravíssimo. É inconstitucional. É um ataque direto aos povos originários e aos seus territórios”, afirma.
L

Itens essenciais ficam mais baratos, mas óleo e banana seguem em alta em Porto Velho

Levantamento da Conab e Dieese aponta queda de 0,76% na cesta básica de Porto Velho em novembro, com recuo acumulado de 7,78% em sete meses e impacto direto no orçamento das famílias.
L

Luis Arce, ex-presidente da Bolívia, foi formalmente preso

Ex-presidente boliviano Luis Arce é detido em La Paz e levado à unidade anticrime da FELCC, acusado de irregularidades no uso de recursos do fundo indígena durante seu período como ministro da Economia.
L
Petroleiros aprovam greve nacional a partir de segunda-feira após rejeitar proposta da Petrobras

Petroleiros aprovam greve nacional a partir de segunda-feira após rejeitar proposta da Petrobras

Trabalhadores do Sistema Petrobras aprovaram a deflagração de uma greve nacional a partir da próxima segunda-feira (15), após considerarem insuficiente a segunda contraproposta da estatal para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Publicidade

POLÍTICA

Câmara suspende mandato de Glauber Braga por seis meses e rejeita cassação

Câmara suspende mandato de Glauber Braga por seis meses e rejeita cassação

Suspensão de Glauber Braga (PSOL-RJ) foi aprovada por 318 votos a favor, evitando que o deputado perdesse o mandato e ficasse inelegível; punição se deve à agressão a integrante do MBL.
L
Rodrigo Bacellar pede licença de 10 dias da Alerj após ser solto pelo STF

Rodrigo Bacellar pede licença de 10 dias da Alerj após ser solto pelo STF

Afastado da presidência da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar solicitou licença por 10 dias, um dia após ministro Alexandre de Moraes autorizar sua soltura com restrições.
L
Câmara rejeita cassação de Carla Zambelli mesmo com condenação e prisão

Câmara rejeita cassação de Carla Zambelli mesmo com condenação e prisão

Rejeição de cassação de Carla Zambelli (PL-SP) pela Câmara necessitava de 257 votos; resultado de 227 a favor do fim do mandato arquivará a representação da Mesa Diretora.
L
Futebol profissional em Rondônia ganha reforço com reunião entre Alex Redano e dirigente do Pimentense

Futebol profissional em Rondônia ganha reforço com reunião entre Alex Redano e dirigente do Pimentense

Futebol profissional foi tema de encontro entre Alex Redano e Éder Palmonari, que discutiram demandas do clube e propostas para ampliar o apoio ao esporte.
L
Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026

Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026

A deputada reforça necessidade de ampliar investimentos na saúde e alerta para impactos da falta de estrutura no atendimento à população
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil cumpre mandados em investigação de tentativa de homicídio em Ariquemes

Polícia Civil cumpre mandados em investigação de tentativa de homicídio em Ariquemes

Delegacia de Homicídios de Ariquemes realizou buscas nesta terça-feira (10) para coletar provas sobre tentativa de homicídio ocorrida na Prainha do Mutirão.
10
Grávida de 13 anos é baleada após arma de fogo cair e disparar em Porto Velho

Grávida de 13 anos é baleada após arma de fogo cair e disparar em Porto Velho

Adolescente grávida foi ferida acidentalmente enquanto o marido fumava narguilé com amigos no distrito de União Bandeirantes; PM busca suspeitos e revólver.
16
Colisão entre carro e moto deixa casal ferido na zona leste de Porto Velho

Colisão entre carro e moto deixa casal ferido na zona leste de Porto Velho

Casal ferido em acidente de trânsito ocorreu na noite de quarta-feira (10) no cruzamento da Rua dos Andrades com a Petrolina, bairro Mariana.
14
Homem é encontrado caído após ataque a pauladas na zona leste

Homem é encontrado caído após ataque a pauladas na zona leste

A vítima foi socorrida consciente, mas bastante debilitada devido ao sangramento.
12
Jovem é presa e três comparsas fogem após furto de roupas

Jovem é presa e três comparsas fogem após furto de roupas

O prejuízo estimado foi de R$ 2.600, além de itens levados por outras suspeitas.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Beneficiários com NIS final 2 recebem Auxílio Gás no valor de R$ 110 nesta quinta

Beneficiários com NIS final 2 recebem Auxílio Gás no valor de R$ 110 nesta quinta

Auxílio Gás é pago a beneficiários com NIS final 2 e segue o calendário do Bolsa Família; programa beneficia 4,4 milhões de famílias neste mês de dezembro.
L
Mega-Sena sorteia hoje prêmio acumulado de R$ 38 milhões em São Paulo

Mega-Sena sorteia hoje prêmio acumulado de R$ 38 milhões em São Paulo

Sorteio da Mega-Sena nesta quinta-feira (11) vale R$ 38 milhões, valor acumulado por ser um concurso com final zero; apostas podem ser feitas até as 20h30.
L
Caixa inicia pagamento do Bolsa Família para beneficiários com NIS final 2

Caixa inicia pagamento do Bolsa Família para beneficiários com NIS final 2

Pagamento do Bolsa Família para NIS final 2 ocorre nesta quinta-feira (11); com adicionais, valor médio do benefício sobe para R$ 691,37 em dezembro.
L
EUA apreendem petroleiro venezuelano e elevam tensão com governo de Maduro

EUA apreendem petroleiro venezuelano e elevam tensão com governo de Maduro

Apreensão de petroleiro na costa da Venezuela foi confirmada pelo presidente Donald Trump; embarcação estava sob sanções e ação causou alta no preço do petróleo.
L

Bolsa Família beneficia mais de 127 mil famílias em Rondônia a partir desta quarta (10)

Valor médio do Bolsa Família em Rondônia é de R$ 721,67; investimento federal para os 52 municípios supera R$ 86,8 milhões neste mês.
L
CNI projeta crescimento do PIB de 1,8% para 2026

CNI projeta crescimento do PIB de 1,8% para 2026

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) estima que a economia brasileira deve desacelerar para 1,8% em 2026, com juros altos (Selic em 12% ao ano) e o enfraquecimento da demanda interna atuando como freios para o crescimento após alta de 2,5% em 2025.
L
Inflação que reajusta salário mínimo fecha em 4,18%

Inflação que reajusta salário mínimo fecha em 4,18%

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulou 4,18% em 12 meses até novembro de 2025, indicando que o salário mínimo de 2026 pode ser reajustado para R$ 1.621.
L
Bacharelado em Matemática do Impa Tech abre inscrições para 2026

Bacharelado em Matemática do Impa Tech abre inscrições para 2026

Estudantes que concluíram o ensino médio podem se candidatar até as 12h do dia 23 de dezembro para as 100 vagas do bacharelado gratuito do IMPA Tech, com prioridade para medalhistas de olimpíadas e notas do Enem.
L
Mortes no país crescem 4,6% em 2024, maior alta fora anos de pandemia

Mortes no país crescem 4,6% em 2024, maior alta fora anos de pandemia

O Brasil registrou cerca de 1,5 milhão de óbitos em 2024, um crescimento de 4,6% em relação a 2023, sendo o maior aumento em 20 anos, excetuando-se o período da pandemia de covid-19.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.