SÁBADO, 19/04/2025

L

Agro

Pela primeira vez, Rondônia sedia concurso nacional de cacau e reúne produtores de todo o Brasil

O município de Cacoal será a sede do maior concurso que qualidade do grão.

Por Seagri Asscom - 30

Publicado em 

Pela primeira vez, Rondônia sedia concurso nacional de cacau e reúne produtores de todo o Brasil - News Rondônia

Rondônia será o palco do VII Concurso Nacional de Qualidade do Cacau. A confirmação veio na segunda-feira (10), em Porto Velho, quando autoridades fizeram o lançamento do concurso. O evento reforça a engajamento do governo de Rondônia em promover o estado como um dos maiores produtores de cacau do Brasil e desenvolver e valorizar ainda mais, a produção local. O município de Cacoal será a sede do maior concurso que qualidade do grão.

O lançamento reuniu autoridades, produtores e representantes da indústria do cacau, para destacar a qualidade, sustentabilidade e a inovação no cultivo do cacau. Durante a solenidade, foram apresentadas as categorias da competição, que englobam desde a qualidade sensorial até práticas sustentáveis e tecnológicas.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, com o concurso, o estado se consolida como um dos maiores produtores de cacau do país. “A competição valoriza a qualidade e sustentabilidade da nossa produção, além de abrir portas para os produtores locais se destacarem no cenário nacional e internacional”, ressaltou.

CONCURSO NACIONAL

O Concurso Nacional de Qualidade do Cacau tem como objetivo incentivar a melhoria da qualidade e sustentabilidade da produção de cacau especial no Brasil. A competição promove o produto, especialmente através dos chocolates especiais, e procura aumentar o reconhecimento do segmento junto aos consumidores.

O município de Cacoal foi escolhido para sediar a cerimônia de premiação desta edição, que será realizada pela Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), demais parceiros de organizações públicas e privadas como o Centro de Inovação do Cacau da Bahia (CIC-BA), parceiro responsável pela análise sensorial das amêndoas, garantindo assim, a credibilidade do processo.

Em sua sétima edição, o VII Concurso Nacional de Qualidade do Cacau se estabelece como um dos maiores instrumentos de fortalecimento da cacauicultura brasileira. O evento reconhece os produtores dedicados à qualidade do cacau e fomenta a sustentabilidade no processo produtivo. O concurso já premiou produtores de diversos estados, incluindo Rondônia, evidenciando o crescimento e reconhecimento da nossa cacauicultura.

Segundo o secretário da Seagri, Luiz Paulo, Rondônia sediar, pela primeira vez, um evento dessa importância é a valorização da produção de cacau do estado e reconhecimento dos nossos produtores no cenário nacional e internacional. “Com uma produção de mais de 8 mil toneladas de cacau, o estado se destaca como um dos maiores produtores do Brasil, especialmente na Região Norte. O concurso representa um marco no trabalho do governo de Rondônia em consolidar a cacauicultura local, promovendo a qualidade, sustentabilidade e inovação no cultivo do cacau. Seguimos trabalhando para fortalecer a nossa produção e abrir novas portas aos nossos produtores, tanto no mercado nacional quanto internacional”, destacou.

CACAU EM RONDÔNIA

Criado em 2005 na Bahia, o Concurso Nacional de Cacau surgiu para revitalizar o setor cacaueiro. Desde então, o concurso se expandiu, incluindo categorias que reconhecem a qualidade sensorial, sustentabilidade e a inovação no cultivo do cacau. O evento, realizado anualmente, passa a atrair participantes de todo o Brasil, promovendo o desenvolvimento contínuo da cadeia produtiva do cacau e seu fortalecimento nos mercados nacional e internacional.

Dessa vez, o concurso será realizado pela primeira vez em Rondônia. Resultado alcançado devido o estado ocupar a 4ª posição no ranking dos maiores produtores de cacau do Brasil, e destacando-se como o 2º maior produtor da Região Norte, além de possuir uma área dedicada à cultura de 6.951 mil hectares e mais de 3 mil produtores.

ENTIDADES ENVOLVIDAS

A produção estadual alcança 8.677 mil toneladas de cacau, com uma produtividade média de 1.251 quilo por hectare. Para impulsionar o desenvolvimento da cacauicultura, o governo de Rondônia tem implementado diversas ações, como a criação de programas de apoio à recomposição da Reserva Legal por meio do plantio de cacau em sistemas agroflorestais e a instalação da Câmara Setorial do Cacau. Também estão em andamento projetos de pesquisa, como a seleção de clones de cacaueiros para produção de sementes híbridas e mudas clonais. Com essas iniciativas, o estado visa fortalecer a produção local e aumentar a competitividade no mercado internacional.

O lançamento do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau (Concacau) foi realizado em parceria com entidades como Seagri, Emater, Idaron, CIC-BA, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALERO), Câmara Setorial do Cacau, Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae), Escola do Chocolate do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Associação dos Cacauicultores e Chocolateiros de Rondônia (Cacauron), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

E ainda, Universidade Federal de Rondônia (Unir), Centro de Estudos da Cultura do Meio Ambiente da Amazônia (Rioterra), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Superintendência de Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (SFA/RO), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Conselho dos Secretários Municipais de Agricultura do Estado de Rondônia (Consemagri), Cooperativa Central de Crédito do Norte do Brasil (Sicoob Norte), Federação dos Trabalhadores da Agricultura em Rondônia (Fetagro), Federação do Comércio do Estado de Rondônia (Fecomércio) e Cooperativa dos Produtores de Cacau do Estado de Rondônia (Coopcar).

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Porto Velho inicia série de Pré-Conferências de Agricultura nos distritos

Objetivo é identificar demandas regionais e eleger os delegados distritais
L
Governo de RO celebra Dia Mundial do Café com avanços, valorização e ações para produtor

Governo de RO celebra Dia Mundial do Café com avanços, valorização e ações para produtor

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressalta o impacto positivo da cafeicultura à economia e imagem do estado
L
Governo de RO abre oficialmente a colheita do cacau em Buritis e destaca avanços na produção estadual

Governo de RO abre oficialmente a colheita do cacau em Buritis e destaca avanços na produção estadual

O produtor garantiu o 3º lugar na categoria Varietal e também foi premiado em outra categoria, representando Rondônia no pódio nacional.
L
Governo de RO comemora o Dia Mundial do Café com avanços e ações de valorização para o produtor

Governo de RO comemora o Dia Mundial do Café com avanços e ações de valorização para o produtor

A ação marcou o avanço no fortalecimento da cafeicultura no estado, que tem se destacado no cenário nacional.
L
Início da colheita do cacau em Buritis é celebrado por produtores familiares e pelo governo de RO

Início da colheita do cacau em Buritis é celebrado por produtores familiares e pelo governo de RO

O evento de lançamento do período inicial da colheita do cacau acontece a partir das 9h, na propriedade do agricultor Mauro Celso Tauffer, na linha um; quilômetro dois da gleba quatro em Buritis.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Entre palavras e marés: vozes femininas na Bahia

AJEB Bahia lança edital para coletânea literária que celebra o protagonismo das autoras baianas
L

Durante a viagem ao distrito de Calama, embarcação com o prefeito fica à deriva

“É isso aí, gente! Nós estamos parados aqui no meio do rio. O barco, ou melhor, a lancha quebrou.”
L

Valores éticos e de cidadania são impulsionados pelo governador Marcos Rocha aos jovens do Programa Policial Militar Mirim

O lançamento da turma deste ano aconteceu na noite de quinta-feira (17), em Ji-Paraná.
L

Urbano Norte e a força do que é local: a visão empreendedora de Pascoal Cahulla

Em entrevista ao programa Em Cima da Hora, o diretor da Urbano Norte compartilhou sua trajetória, os desafios da mobilidade no Brasil e o impacto de uma liderança que valoriza pessoas e territórios.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine de Porto Velho oferece oportunidades em diversos setores com quase 100 vagas

As vagas são para diversos níveis de escolaridade
L
Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Ministério publicará portaria única autorizando órgãos a convocarem
L
Fiocruz abre 152 vagas para estágio

Fiocruz oferece 152 oportunidades de estágio em todo o país

A maioria para o Rio de Janeiro, mas tem vagas para outros Estados
L

Encontro de lideranças do Jiu-Jitsu reúne mestres e atletas em evento no CT Tubarão

Realizado na sexta-feira (04), evento celebrou união das academias, debateu temas importantes e apresentou programa inédito de patrocínio a atletas da Região Norte
L
Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Publicidade

POLÍTICA

CNJ afasta desembargador por mensagens públicas de apoio a Bolsonaro

Desembargador é afastado pelo CNJ após declarações públicas a favor de Bolsonaro

Conselheiros reduziram período de afastamento de 90 para 60 dias
L
Coronel Chrisóstomo participa de assinatura de ordem de serviço para obras de pavimentação e drenagem em União Bandeirantes

Coronel Chrisóstomo participa de assinatura de ordem de serviço para obras de pavimentação e drenagem em União Bandeirantes

O investimento de R$ 5,7 milhões foi viabilizado por emenda de bancada apresentada pelo parlamentar em 2022.
L

Coronel Chrisóstomo lamenta mortes em acidente na BR-364, em Candeias do Jamari

Em respeito às vítimas e aos familiares, o parlamentar optou por não entrar em detalhes sobre o caso.
L

Ieda Chaves vota favoravelmente às conclusões da CPI das Reservas Ambientais em Rondônia

Parlamentar elogiou a atuação da Comissão e defendeu a manutenção dos produtores em suas terras.
L
Relatório final da CPI das Reservas é apresentado por Pedro Fernandes e aprovado pelo plenário

Relatório final da CPI das Reservas é apresentado por Pedro Fernandes e aprovado pelo plenário

Investigação conduzida por quase dois anos conclui que decretos que criaram 11 unidades de conservação são nulos e sem embasamento técnico
L
Publicidade

POLÍCIA

Equipe do sgt Machado prende foragido por homicídio em terreno atrás do 5° BPM

Equipe do sgt Machado prende foragido por homicídio em terreno atrás do 5° BPM

Durante busca em um terreno baldio, foi localizado o suspeito que logo foi abordado e passou nome falso aos policiais.
10
Quando já estavam saindo do local, os policiais avistaram o criminoso voltando e conseguiram fazer a prisão em flagrante.

Equipe do sgt Machado prende ex-presidiário com drogas em boca de fumo no JK

Quando já estavam saindo do local, os policiais avistaram o criminoso voltando e conseguiram fazer a prisão em flagrante.
10
O flagrante aconteceu na Rua Bom Jesus, bairro Castanheiras, zona sul de Porto Velho.

Foragido diz que é lutador, sai na mão com a Força Tática e acaba preso na zona sul

O flagrante aconteceu na Rua Bom Jesus, bairro Castanheiras, zona sul de Porto Velho.
10
URGENTE: Homem é atacado a facadas durante confusão com moradores de rua

Homem é atacado a facadas durante confusão com moradores de rua

A vítima foi um homem de 49 anos.
16
Homem é preso com mais de 60kg de drogas em veículo na capital

Homem é preso com mais de 60kg de drogas em veículo na capital

O criminoso foi encaminhado ao Departamento de Flagrantes com as drogas apreendidas e o veículo.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vasco e Flamengo fazem Clássico dos Milhões neste sábado no Brasileiro

Clássico entre Vasco e Flamengo agita o sábado pelo Brasileirão

Jogo às 18h30 no Maracanã terá transmissão ao vivo na Rádio Nacional
L

Recebimento da Licença Ambiental: R T P COMERCIO E SERVIÇOS PARA VEÍCULOS LTDA

Licença Ambiental de Operação nº 131 SOL/DLA
L
Mais de 70 pessoas morrem em ataque norte-americano no Iêmen

Ataque dos EUA no Iêmen deixa mais de 70 mortos

Washington lançou uma campanha aérea contra os Houthis em 15 de março a fim de acabar com as ameaças aos navios no Mar Vermelho.
L
Hábitos simples que fortalecem o cérebro e ajudam a prevenir demências

Hábitos simples que fortalecem o cérebro e ajudam a prevenir demências

“Alguns exercícios podem estimular o cérebro e melhorar a capacidade do sistema nervoso de criar novas conexões neuronais”, afirma o neurocirurgião
L
Planos de saúde para pets enfrentam desafios e levantam debate sobre regulação, por Fabiano de Granville Ponce

Planos de saúde para pets enfrentam desafios e levantam debate sobre regulação, por Fabiano de Granville Ponce

Neste artigo, vamos discutir os desafios enfrentados por esse mercado e propor soluções para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos.
L
Programa Policial Militar Mirim 2025 começa com 1.500 alunos de 16 municípios em Rondônia

Programa Policial Militar Mirim 2025 começa com 1.500 alunos de 16 municípios em Rondônia

Pais e responsáveis demonstraram entusiasmo com a oportunidade oferecida pelo governo do estado.
L

Mega-Sena: Dupla de Páscoa pagará R$ 50 milhões

Apostas devem ser feitas até 19h deste sábado
L

Homem é atacado a facadas pelo enteado enquanto discutia com a esposa em condomínio

O enteado armado com uma faca de serra entrou no quarto e atacou o padrasto com vários golpes pelo corpo.
16

Feriadão deve ter chuva e queda de temperatura no centro-sul do país

Inmet lançou alertas laranja para risco de chuvas intensas
L

Chefe da Williams vê “desvantagens” em ida de Verstappen para Mercedes

Especulações sobre futuro do piloto começaram após corrida no Bahrein
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.