SÁBADO, 17/01/2026

Em destaque

L

Agro

Rondônia Rural Show Internacional: conheça os principais estandes da 12ª edição

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a cada edição, o evento cresce, trazendo novas oportunidades de negócios e fomentando o desenvolvimento do campo.

Por Seagri Asscom

Publicado em 

De 26 a 31 de maio, acontece a 12ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná, o maior evento agropecuário da Região Norte. Durante os seis dias, o evento realizado pelo governo de Rondônia contará com estandes temáticos trazendo novidades, como o Pavilhão Carnes de Rondônia e Tambaqui de Rondônia, além de reunir especialistas, produtores e empresas do agronegócio, com espaços para negociações e troca de conhecimentos, e apresentação das principais inovações para o setor.

O evento, realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), e demais órgãos envolvidos, contará com diversos estandes interativos, onde os visitantes poderão conhecer de perto os avanços em máquinas, insumos e soluções sustentáveis para o campo.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a cada edição, o evento cresce, trazendo novas oportunidades de negócios e fomentando o desenvolvimento do campo. “O estado se prepara para mais uma edição da Rondônia Rural Show Internacional. O evento é uma oportunidade para quem deseja estar à frente no mercado agropecuário e aproveitar a chance de se conectar com grandes nomes da indústria e descobrir possibilidades para o crescimento do agronegócio”, salientou.

Segundo o secretário da Seagri, Luiz Paulo, nesta 12ª edição, o evento é uma excelente oportunidade para os produtores conhecerem novas ferramentas que podem transformar a realidade do campo, tanto na produtividade quanto nos impactos ambientais. “O objetivo é garantir que o agronegócio de Rondônia continue avançando cada vez mais. Para isso, vamos levar para a feira uma série de iniciativas e projetos com o intuito de fortalecer ainda mais o setor e garantir um futuro mais próspero para os nossos produtores e, consequentemente, para a economia do estado”, enfatizou.

Confira o que pode ser encontrado nos estandes na 12ª edição da feira:

PLANTIO DE GIRASSOL

O cultivo de girassol em Rondônia é uma alternativa promissora para os produtores rurais. A cultura tem potencial para a industrialização e comercialização das sementes, que podem ser usadas em ração animal, silagem e biofertilizantes. Na Rondônia Rural Show, o plantio também é utilizado como ponto de visitação e distração para o público.

PAVILHÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR E AGROINDÚSTRIA

O pavilhão ocupa 647 metros quadrados e reúne 45 expositores. Oferece uma ampla variedade de produtos agroindustriais, como pães, queijos, mel, frutas desidratadas, café, chocolates e muito mais. Estruturado com balcões, energia e internet, o pavilhão facilita a comercialização dos itens processados por pequenos produtores rurais.

PAVILHÃO DO ARTESANATO

Apresenta produtos fabricados por diversos artesãos de Rondônia, com destaque para comunidades indígenas e ribeirinhas, com peças em palha e fibras naturais, que representam a rica identidade cultural do estado. Em 2024, o pavilhão registrou aumento no número de expositores, passando de 35 para 55.

PAVILHÃO DA BOVINOCULTURA LEITEIRA

Neste pavilhão acontece a Exposição Rondoniense do Agronegócio do Leite (RondoLEITE) e o Concurso de Qualidade de Queijos de Rondônia (ConQueijo). Ocupa área de cerca de 2 mil metros quadrados, destina-se à recepção, exposição e comercialização de animais, incluindo bois e vacas-leiteiras para leilões. A estrutura inclui um curral de madeira, espaço administrativo de 201 metros quadrados, banheiros e reservatório metálico, e conta com capacidade para até 300 animais.

PAVILHÃO EMPRESARIAL INTERNACIONAL

Em 2024, o pavilhão contou com 81 estandes, incluindo nove representações internacionais e dois palcos, um principal e outro dedicado à inovação. O espaço é destinado à realização de rodadas de negócios; palestras; entrevistas e apresentações; atração de investidores, parceiros e clientes; e promoção de integração entre empresários, pesquisadores e empreendedores.

VITRINES TECNOLÓGICAS

As 26 vitrines tecnológicas apresentam as cadeias produtivas de Rondônia que se destacam pela produtividade, com visitas guiadas a plantios como o de café, cacau, arroz, milho, banana, mandioca, maracujá, abacaxi; ao tanque de piscicultura e aos programas direcionados aos produtores rurais. Também poderão ser encontradas nas vitrines tecnológicas espécies florestais, frutíferas, arranjos florestais, sempre voltados à recuperação de áreas, principalmente as produtivas.

PRAÇAS DE ALIMENTAÇÃO

As praças de alimentação oferecem variedades de sabores como comida brasileira, carnes de Rondônia, Tambaqui de Rondônia, food truck, e boi no rolete. Na edição de 2024, cada praça ofereceu uma experiência gastronômica, agradando variados paladares.

PAVILHÃO GOVERNAMENTAL

Diversos órgãos do governo do estado estarão presentes na Rondônia Rural Show Internacional fornecendo serviços para o homem do campo. No pavilhão também há espaço para aprendizagens no auditório principal, com diversas palestras, Seminário Estadual Aftosa, Congresso de Medicina Veterinária da Amazônia e premiação do 3º Concurso de Qualidade do Queijo.

A população pode acompanhar as notícias da Rondônia Rural Show pelo site oficial da feira, acessando o link https://rondoniaruralshow.ro.gov.br/, pelo Portal do Governo de Rondônia https://rondonia.ro.gov.br/portal/, no Instagram @rondoniaruralshpw/ @seagri.ro e @governoro/, e também por meio das emissoras de TV, rádios e sites que se farão presentes para a cobertura do evento.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Safra de arroz e milho avança com bom desenvolvimento das lavouras em Rondônia

Safra de arroz e milho avança com bom desenvolvimento das lavouras em Rondônia

Boletim da Conab aponta bom desenvolvimento das lavouras de arroz e milho no estado, impulsionado por chuvas acima da média, apesar da cautela dos produtores diante dos custos e do mercado.
L
Sociobio Mais: prazo para envio de documentos termina sexta

Sociobio Mais: prazo para envio de documentos termina sexta

Extrativistas têm até as 23h59 desta sexta-feira para encaminhar à Conab, via SociobioNet, comprovantes de vendas feitas abaixo do preço mínimo e garantir o pagamento do benefício.
L
Porteira Adentro fortalece produção rural: máquinas chegam às propriedades

Porteira Adentro fortalece produção rural: máquinas chegam às propriedades

Programa da Prefeitura de Porto Velho leva terraplanagem, preparo de solo e recuperação de estradas internas a produtores selecionados, reduzindo custos e ampliando produtividade no campo.
L
Produção de grãos 2025/26: Brasil mantém perspectiva de recordes históricos

Produção de grãos 2025/26: Brasil mantém perspectiva de recordes históricos

O Quarto Levantamento da Safra de Grãos 2025/26 aponta crescimento na produção e área plantada, com destaque para soja, milho, sorgo, girassol e mamona, reforçando perspectivas positivas do setor.
L

Nova lei permite ficha sanitária coletiva para condomínios rurais em Rondônia

Lei sancionada pelo governador Marcos Rocha permite que condomínios de produtores emitam a Ficha de Controle Sanitário da Idaron, reduzindo burocracia no campo.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Momento Agro: Nova era da fiscalização no agro, Estéfano Radamés explica tudo

O Momento Agro deste sábado recebe o advogado e especialista em Direito Ambiental e Regularização Fundiária para explicar como a tecnologia vai transformar a fiscalização nas propriedades rurais a partir de 2026.
L
Atleta Rondoniense Brendha Nahala conquista ouro no Europeu de Jiu-Jitsu, em Lisboa

Atleta Rondoniense Brendha Nahala conquista ouro no Europeu de Jiu-Jitsu, em Lisboa

A atleta da equipe Irmãos Olímpio garantiu o título em Lisboa após superar dificuldades financeiras para viajar até Portugal e representar o estado em competição internacional.
L
Mercosul e União Europeia assinam acordo comercial histórico

Mercosul e União Europeia assinam acordo comercial histórico

O documento será formalizado neste sábado em Assunção e cria a maior zona de livre comércio do mundo, integrando um mercado consumidor de 720 milhões de pessoas.
L
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de 41 milhões de reais hoje

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de 41 milhões de reais hoje

O concurso 2.961 acontece na noite deste sábado em São Paulo e as apostas podem ser realizadas até as 20h30 em casas lotéricas ou pelos canais digitais da Caixa.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Os candidatos têm até o dia 19 de janeiro para apresentar recursos sobre a análise de deficiência ou autodeclarações de pessoas negras, indígenas e quilombolas no portal oficial.
L
Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Publicidade

POLÍTICA

Toffoli prorroga por mais 60 dias investigações sobre o caso Master

Toffoli prorroga por mais 60 dias investigações sobre o caso Master

O ministro do Supremo Tribunal Federal atendeu a pedido da Polícia Federal para aprofundar a apuração sobre supostas irregularidades na operação de compra entre bancos.
L
Lula afirma que salário mínimo é baixo em cerimônia de 90 anos

Lula afirma que salário mínimo é baixo em cerimônia de 90 anos

Durante evento no Rio de Janeiro, o presidente destacou que o valor de R$ 1.621 ainda não supre as necessidades básicas dos trabalhadores, apesar de representar um avanço institucional.
L
Pedro Geovar dialoga com comerciantes da zona sul e apresenta prestação de contas do primeiro ano de mandato

Pedro Geovar dialoga com comerciantes da zona sul e apresenta prestação de contas do primeiro ano de mandato

Mesmo durante o recesso parlamentar, Pedro Geovar manteve fiscalização ativa e intensificou visitas pela cidade.
L
Lula e Ursula von der Leyen celebram avanço de acordo entre blocos

Lula e Ursula von der Leyen celebram avanço de acordo entre blocos

Os líderes se reuniram no Rio de Janeiro para destacar que a parceria comercial entre Mercosul e União Europeia promoverá o desenvolvimento sustentável e a geração de empregos.
L
Alexandre de Moraes abre inquérito sobre vazamento de dados de ministros

Alexandre de Moraes abre inquérito sobre vazamento de dados de ministros

A investigação, instaurada de ofício durante o recesso do Judiciário, apura o acesso ilegal a informações fiscais de magistrados da Corte por órgãos como o Coaf e a Receita Federal.
L
Publicidade

POLÍCIA

PATAMO apreende drogas e arma de fogo durante patrulhamento em Ji-Paraná

PATAMO apreende drogas e arma de fogo durante patrulhamento em Ji-Paraná

Suspeito foi preso no bairro Novo Ji-Paraná após abordagem em local apontado como ponto de tráfico.
14
Homicídio em Pimenta Bueno: homem é encontrado morto em represa

Homicídio em Pimenta Bueno: homem é encontrado morto em represa

Rafael Germano, de 32 anos, apresentava ferimentos por arma branca; crime pode ter ocorrido entre quarta e quinta-feira.
14
Acidente na BR-364 mata jovem de 20 anos em Jaru

Acidente na BR-364 mata jovem de 20 anos em Jaru

Motociclista tentou desviar de um cachorro, perdeu o controle e colidiu frontalmente com caminhão nas proximidades do Frigon.
16
Foragido condenado por estupro de vulnerável é preso após deportação dos EUA

Foragido condenado por estupro de vulnerável é preso após deportação dos EUA

Brasileiro condenado pela Justiça de Rondônia foi localizado no exterior, deportado e capturado em Minas Gerais após cooperação entre PF, TJ/RO e INTERPOL.
18
Jovem é preso e adolescente apreendido com seis coquetéis molotov em Porto Velho

Jovem é preso e adolescente apreendido com seis coquetéis molotov em Porto Velho

Dupla foi flagrada com artefatos incendiários prontos para ataque contra empresa de internet; ação estaria ligada a dívida com facção criminosa.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Volvo EX60 inaugura nova fase de interação por voz com IA integrada

Volvo EX60 inaugura nova fase de interação por voz com IA integrada

Modelo elétrico estreia assistente Gemini e sistema HuginCore em sua nova geração
L
Colisão entre duas Honda Biz deixa uma condutora ferida em Rolim de Moura

Colisão entre duas Honda Biz deixa uma condutora ferida em Rolim de Moura

Acidente ocorreu no bairro Beira Rio; vítima recebeu atendimento do Corpo de Bombeiros e foi encaminhada para avaliação médica.
12
Empresário desaparece no rio Urupá durante pescaria em Tancredópolis

Empresário desaparece no rio Urupá durante pescaria em Tancredópolis

Homem caiu na água ao lançar tarrafa no distrito de Alvorada do Oeste; buscas foram retomadas neste sábado com apoio do Corpo de Bombeiros.
16
Homem é esfaqueado em centro de recuperação na zona leste

Homem é esfaqueado em centro de recuperação na zona leste

Uma discussão motivada pela programação da televisão terminou em tentativa de homicídio na manhã deste sábado em uma instituição de acolhimento no bairro Mariana.
16
Tragédia na BR-364: morador de Novo Horizonte morre ao capotar carro

Tragédia na BR-364: morador de Novo Horizonte morre ao capotar carro

Acidente ocorreu próximo a Vilhena quando caminhoneiro seguia para visitar o filho internado após cirurgia; vítima perdeu o controle do veículo ao passar por poça d’água.
18
Facções impõem mortes “espetaculosas” e são alvo de operações em RO e MT

Facções impõem mortes “espetaculosas” e são alvo de operações em RO e MT

Execuções transmitidas ao vivo e tribunais do crime motivam ações policiais; adolescente de 16 anos foi torturada e morta após decisão de facção.
16
Moradores ameaçam “corretivo” após ladrão ser flagrado invadindo carros no centro de Vilhena

Moradores ameaçam “corretivo” após ladrão ser flagrado invadindo carros no centro de Vilhena

Suspeito foi filmado pela segunda vez praticando furtos; em caso anterior, chegou a ser perseguido por uma das vítimas.
14
Alegando ser CAC, homem é preso pela PRF com arma irregular na BR-174, em Vilhena

Alegando ser CAC, homem é preso pela PRF com arma irregular na BR-174, em Vilhena

Suspeito não apresentou documentação e revólver calibre .38 foi encontrado escondido em veículo durante fiscalização.
14
Família de Rondônia é ligada a adolescente que usou uniforme nazista em formatura no RN

Família de Rondônia é ligada a adolescente que usou uniforme nazista em formatura no RN

Caso envolvendo jovem de 13 anos viralizou no país, gerou repúdio nacional e pode resultar em responsabilização criminal e familiar.
12
“Gracinha para aparecer” termina em perseguição e prisão em Vilhena

“Gracinha para aparecer” termina em perseguição e prisão em Vilhena

Motociclista de 18 anos empinou moto em frente ao Park Shopping, desobedeceu ordem de parada e confessou que provocou a PM para chamar atenção.
12
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.