SEXTA-FEIRA, 19/12/2025

Em destaque

L

Agro

Primeira Feira “Robustas Amazônicos” expande novos negócios para a cafeicultura rondoniense

Com a realização da Feira, o café atrai a atenção de investidores e compradores na procura de produtos de qualidade.

Por Maximus Vargas e Sângela Oliveira\Secom\Gov-RO - 010

Publicado em 

Primeira Feira “Robustas Amazônicos” expande novos negócios para a cafeicultura rondoniense
Fotos: Frank Néry

A 1ª Feira “Robustas Amazônicos”, promovida pelo governo de Rondônia, realizada em Cacoal, de quarta (24) a sábado (26); destacou o café rondoniense como protagonista do setor. Durante o evento, os visitantes puderam degustar os cafés robustas da região. Muitos negócios e parcerias foram realizados com a participação de cerca de 30 expositores, que impulsionaram a cafeicultura.

Com uma programação repleta de atividades e foco na produção sustentável, a Feira se firmou como um marco para a cafeicultura do estado, unindo produtores, investidores e apreciadores, em uma celebração à qualidade e ao sabor dos cafés robustas.

Cafeicultor de Rolim de Moura venceu o Concafé na categoria geral

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, salientou a importância da Feira para estimular a qualidade do café e fortalecer a economia local. “O evento impulsionou a produção de café no estado, e criou um ambiente propício para a geração de negócios que beneficiarão nossos cafeicultores.”

CONCAFÉ

Fez parte da programação da Feira “Robustas Amazônicos” a realização da premiação do 9º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé), que teve como vencedor, na categoria de premiação geral, o cafeicultor Altivo Eduardo Berdes, de Rolim de Moura. Seguido de: 2º lugar – Rosany Cristina da Silva Sigoli – Cujubim; 3º lugar Everton da Silva Xavier – Novo Horizonte; 4º lugar Magaíver Pezzin – Cacoal; e 5º lugar Maria Auxiliadora Da Silva – Santa Luzia D’oeste.

Presente ao evento, o vice-governador Sérgio Gonçalves enfatiza que, “a cadeia produtiva do café é vencedora e o governo de Rondônia está trabalhando com incentivo para criar cada vez mais esse ambiente favorável visando impulsionar o setor. Esse evento é um momento da exposição de tudo que foi produzido, ou seja, a valorização dos nossos cafeicultores. Um investimento que reflete na produtividade e no avanço da nossa cultura cafeeira.”

Com a realização da Feira, o café atrai a atenção de investidores e compradores na procura de produtos de qualidade. O empresário paulista, Reimar de Andrade, que é rondoniense de coração e visita o estado há mais de 15 anos, disse sentir orgulho de encontrar o café de Rondônia em todas as partes do mundo que viaja. “Somos um povo que acredita naquilo que fazemos e ver a cultura se desenvolvendo e ganhando o mundo é motivo de muito orgulho a quem ama este lugar.”

O secretário da Seagri, Luiz Paulo, enfatizou, também, o impacto econômico do evento, que se inspirou na famosa Semana Internacional do Café. “A Feira foi um espaço para inovações e troca de conhecimentos entre produtores, além de facilitar conexões com investidores e compradores.”

Em 2023, mais de R$ 200 milhões foram investidos em máquinas, assistência técnica, feiras e exposições, com destaque para a Rondônia Rural Show Internacional, uma importante vitrine no que tange à comercialização do agronegócio. Esses investimentos visam fortalecer a produção cafeeira e promover o desenvolvimento sustentável da região.

PARCERIAS E INVESTIMENTOS

Promovida pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) em parceria com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Cafeicultores Associados da Região das Matas de Rondônia (Caferon), a Feira foi um ponto de encontro para produtores e investidores. Juan Travain, presidente da Caferon, ressaltou que, o apoio governamental está elevando a produção de café a novos patamares, garantindo assim, qualidade e rastreabilidade, fatores essenciais para atrair investimentos.

PREMIAÇÃO do 9º CONCAFÉ

– CATEGORIAS DE PREMIAÇÃO: SUSTENTABILIDADE

3º- Altivo Eduarto Berdes – Rolim De Moura

2º- João da Luz – Cacoal

1º- Ronaldo da Silva Bento – Cacoal

 – CATEGORIAS DE PREMIAÇÃO: REGIONAIS.

  • CENTRAL

3º- Sérgio da Silva Pereira – Tarilândia

2º- Aurélio da Luz Lopes – Vale Do Anari

1º- Sirlene Paixão Eleotério – Jaru

  • MADEIRA MAMORÉ

3º- Maria Santana de Oliveira Costa – Itapuã do Oeste

2º- Rogênia Scheila Schutz – Candeias Do Jamari

1º- Mateus Maia De Oliveira Vieira – Nova Mamoré

  • VALE DO JAMARI

3º- Janete Almeida da Silva – Ariquemes

2º- Maria Aparecida Barbosa da Silva – Monte Negro

1º- Rosany Cristina da Silva Sigoli – Cujubim

  • VALE DO GUAPORÉ

3º- Jaqueline Silva Barboza – São Miguel do Guaporé

2º- Angela Maria Coutinho Pessoa – Seringueiras

1º- Sebastião Raimundo dos Santos – Alvorada D’oeste

  • RIO MACHADO

3º- João Alves Da Luz – Cacoal

2º- Loriane Perted Bento – Cacoal

1º- Magaíver Pezzin – Cacoal

  • ZONA DA MATA

3º- Maria Auxiliadora da Silva – Novo Horizonte

2º- Everton da Silva Xavier – Novo Horizonte

1º- Altivo Eduardo Berdes – Rolim de Moura

  • CATEGORIAS DE PREMIAÇÃO: GERAL.

5º –  Maria Auxiliadora da Silva – Santa Luzia D’oeste

4º – Magaíver Pezzin – Cacoal

3º-  lugar Everton da Silva Xavier – Novo Horizonte

2º – Rosany Cristina da Silva Sigoli – Cujubim

1º – Altivo Eduardo Berdes – Rolim de Moura

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Agricultura familiar ganha força em Itapuã do Oeste com reforma da sede da Emater entregue pelo governo de RO

Agricultura familiar ganha força em Itapuã do Oeste com reforma da sede da Emater entregue pelo governo de RO

Com os recursos aplicados, a sede da Emater em Itapuã do Oeste passou por uma série de melhorias estruturais.
L
Agricultura familiar avança em Porto Velho em 2025

Agricultura familiar avança em Porto Velho em 2025

Agricultura familiar impulsiona produção, renda e infraestrutura rural.
L
Finep anuncia investimento de 74,9 milhões para agricultura familiar

Finep anuncia investimento de 74,9 milhões para agricultura familiar

A maior parte dos recursos será destinada ao desenvolvimento de tratores de pequeno porte e máquinas agrícolas de baixo custo para pequenos produtores.
L
Conab divulga classificação das propostas para formação de estoques de mel e castanhas

Conab divulga classificação das propostas para formação de estoques de mel e castanhas

Produtores da agricultura familiar já podem consultar o ranqueamento dos projetos.
L
Assembleia aprova lei que proíbe reconstituição de leite importado

Assembleia aprova lei que proíbe reconstituição de leite importado

Lei contra leite em pó importado fortalece produção local.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

O prognóstico aponta para o retorno de chuvas intensas ao estado de Rondônia

A expectativa é que o volume de chuvas aumente com a chegada do verão amazônico no sábado (20), período caracterizado pelo aumento da pluviosidade na região. Para o noroeste, o satélite Goes-19 registra rios voadores de nível 3.
L

Ministra do STJ, condena Gladson Cameli a 25 anos de prisão, perda do mandato e o pagamento de uma multa milionária

Decisão da ministra Nancy Andrighi no STJ é baseada em investigações da PF que apontam o governador do Acre como líder de esquema criminoso com desvio de milhões de recursos públicos.
L

Coluna Social Marisa Linhares: Edição especial destaca homenageados do Troféu Cacau de Ouro e grandes nomes do empreendedorismo em Rondônia

A coluna destaca a entrega da Revista Marisa Linhares e homenageia empresários, profissionais e personalidades reconhecidas no Troféu Cacau de Ouro em Rondônia.
L
STF valida regra que reduz valor da aposentadoria por incapacidade

STF valida regra que reduz valor da aposentadoria por incapacidade

Por 6 votos a 5, os ministros decidiram manter o cálculo da reforma de 2019 que limita o benefício a 60% da média de contribuições em casos não acidentários.
L
Moraes autoriza sessões de fisioterapia para Bolsonaro na prisão

Moraes autoriza sessões de fisioterapia para Bolsonaro na prisão

O ministro Alexandre de Moraes permitiu que o ex-presidente realize tratamentos médicos diários e conceda sua primeira entrevista após o início do cumprimento da pena.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Chrisóstomo pede mais prazo para CPMI do INSS após nova fase da PF

Chrisóstomo pede mais prazo para CPMI do INSS após nova fase da PF

Deputado afirma que esquema é maior e cobra aprofundamento das investigações.
L
Congresso adia votação do Orçamento de 2026 para esta sexta-feira

Congresso adia votação do Orçamento de 2026 para esta sexta-feira

A sessão conjunta para análise do Projeto de Lei Orçamentária Anual foi transferida para que a comissão técnica finalize o parecer do relator.
L
Lula afirma que vai vetar projeto de lei da dosimetria

Lula afirma que vai vetar projeto de lei da dosimetria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que vetará o texto que reduz penas de condenados pelos atos de 8 de janeiro e pela tentativa de golpe.
L
Lula afirma que Itália pediu mais prazo para assinar acordo com Mercosul

Lula afirma que Itália pediu mais prazo para assinar acordo com Mercosul

O presidente Lula relatou que a primeira-ministra Giorgia Meloni demonstrou apoio ao tratado, mas solicitou tempo para superar a resistência de agricultores italianos.
L
Lula defende investigação rigorosa sobre fraudes no INSS

Lula defende investigação rigorosa sobre fraudes no INSS

O presidente Lula afirmou que todos os envolvidos no esquema de descontos ilegais em aposentadorias devem ser punidos, incluindo familiares caso haja comprovação.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Traficantes fogem e abandonam droga no Orgulho do Madeira

Traficantes fogem e abandonam droga no Orgulho do Madeira

Polícia apreende porções de maconha durante patrulhamento na zona leste de Porto Velho.
14
“Onça do CV” morre em confronto com BPTAR na zona leste

“Onça do CV” morre em confronto com BPTAR na zona leste

Suspeito era alvo da Operação Audácia VII e morreu após troca de tiros em Porto Velho.
14
Pastor invade centro de umbanda e destrói objetos sagrados em RO

Pastor invade centro de umbanda e destrói objetos sagrados em RO

Caso é investigado como intolerância religiosa no interior de Rondônia.
12
Jovem é preso no Orgulho do Madeira após tentar se esconder em lençol

Jovem é preso no Orgulho do Madeira após tentar se esconder em lençol

O suspeito, conhecido como Conexão, foi localizado por policiais militares escondido em um apartamento no residencial da zona leste de Porto Velho.
10
Motociclista sofre ferimentos graves em colisão no bairro Nova Porto Velho

Motociclista sofre ferimentos graves em colisão no bairro Nova Porto Velho

Um acidente envolvendo um Hyundai Creta e uma motocicleta Honda na rua Panamá resultou em uma vítima com corte profundo e encaminhamento hospitalar.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Alta nas exportações para a China compensa tarifaço dos EUA

Alta nas exportações para a China compensa tarifaço dos EUA

Vendas ao mercado chinês crescem 28,6% e reduzem impacto das sobretaxas americanas.
L

Justiça do Trabalho e parceiros visitam Catanorte em Porto Velho

Visita técnica com MPT, DPU, UNIR e prefeitura busca fortalecer inclusão de catadores.
L
CDL Ji-Paraná empossa nova diretoria para gestão 2026–2028

CDL Ji-Paraná empossa nova diretoria para gestão 2026–2028

Entidade inicia novo ciclo com foco no conceito CDL 360.
L
Justiça do Trabalho articula apoio à cooperativa Catanorte

Justiça do Trabalho articula apoio à cooperativa Catanorte

Visita técnica busca inclusão socioeconômica de catadoras e catadores.
L
Parcerias que Transformam encerra ações do Sebrae 2025 em Ariquemes

Parcerias que Transformam encerra ações do Sebrae 2025 em Ariquemes

Evento celebra resultados e projeta novas ações para 2026.
L
LG apresenta Plataforma de Cabine com IA na CES 2026

LG apresenta Plataforma de Cabine com IA na CES 2026

Sistema processa cálculos de IA diretamente no veículo, sem conexão com servidores externos
L
Deputado Fernando Máximo e prefeito Flori lançam Mounjaro gratuito

Deputado Fernando Máximo e prefeito Flori lançam Mounjaro gratuito

Projeto EmagreCER amplia acesso ao tratamento da obesidade em Vilhena.
L
Porto Velho implementa direita livre em pontos estratégicos para melhorar a fluidez do trânsito

Porto Velho implementa direita livre em pontos estratégicos para melhorar a fluidez do trânsito

Direita livre em Porto Velho passa a operar em cruzamentos estratégicos e busca reduzir filas e tornar o trânsito mais ágil
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.