SEXTA-FEIRA, 20/02/2026

Em destaque

L

Agro

Programa Mais Produção promove transporte gratuito de calcário para agricultores familiares

Os recursos são oriundos do Fundo de Investimentos e Apoio ao Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira de Rondônia – ProLeite.

Por Jean Carla Costa/Secon/Gov-RO/010

Publicado em 

Arquivo Seagri

Com o intuito de beneficiar pequenos e médios produtores dos 52 municípios do Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, está fazendo o transporte, por intermédio do Programa Mais Produção/Calcário. A estimativa é atender 400 agricultores familiares com mais de 10 mil toneladas de calcário para correção do solo. Os recursos são oriundos do Fundo de Investimentos e Apoio ao Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira de Rondônia – ProLeite.

O Programa Mais Produção/Calcário disponibiliza transporte gratuito do fertilizante a produtores rurais cadastrados, que adquiriram o insumo. A Seagri realiza o transporte até a sede da prefeitura de cada município, e prefeitura em parceria com o Governo do Estado se responsabiliza pelo transporte até as propriedades rurais. O transporte está sendo feito para região Madeira Mamoré, que beneficia quatro municípios: Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, Nova Mamoré e Guajará-Mirim, que atenderá 92 produtores.

Foram transportados para os municípios: Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Campo Novo de Rondônia, Cujubim, Rio Crespo, Monte Negro e Machadinho d’Oeste, da região do Vale do Jamari, 576 toneladas, totalizando 4.608 toneladas de calcário, sendo feitas 104 viagens, que resultaram em 46. 727 mil quilômetros percorridos, e atendeu 145 produtores.

Já na região Central do Estado foram atendidos seis municípios: Tarilândia, que recebeu 208 toneladas, Ji-Paraná, Mirante da Serra, Nova União, Ouro Preto do Oeste, Vale do Anari; recebeu cada um 576 toneladas do insumo, no total de 3.088 toneladas, chegando a 70 viagens, que resultou em 20.102 quilômetros percorridos, atendendo 140 produtores. Nessas duas regiões percorreram-se 66.829 quilômetros, e o Governo investiu o valor total de R$ 1.401.338,97 (um milhão, quatrocentos e um mil, trezentos e trinta e oito reais e noventa e sete centavos).

O governador Marcos Rocha destacou o compromisso do Governo de Rondônia em investir e apoiar os agricultores, buscando sempre melhorias para fortalecer o setor e garantir o sucesso desse importante segmento da economia. “O programa tem se mostrado uma iniciativa eficiente e fundamental para o avanço da atividade leiteira no Estado, proporcionando melhores condições de trabalho e renda aos produtores. As ações desenvolvidas, como o transporte do calcário, evidenciam o comprometimento e a importância do Governo em impulsionar esse setor estratégico da economia”, ressaltou.

De acordo com o titular da Secretaria de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, o Governo tem dado prioridade à agilização do transporte do calcário para as famílias de produtores inscritas no Programa Mais Produção/Calcário. Essa medida faz parte das ações com o intuito de aprimorar a produção leiteira no Estado. “Essa atuação do Governo tem impacto direto no aumento da produtividade e qualidade do leite produzido, além de beneficiar as famílias de produtores que participam do programa. O transporte ágil do calcário contribui para a correção do solo e, consequentemente, ao desenvolvimento saudável das plantações utilizadas na alimentação do gado leiteiro”, finalizou.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mosca no gado: por que o controle integrado reduz perdas e freia resistência

Com rebanho recorde e pressão por eficiência, o controle de moscas em bovinos exige manejo integrado, monitoramento e uso racional de inseticidas para evitar resistência e perdas produtivas.
L
Governo de RO amplia cafeicultura com 115 mil mudas

Governo de RO amplia cafeicultura com 115 mil mudas

Entrega de mudas de café Robusta Amazônico fortalece a expansão da área plantada em Rondônia e projeta distribuição de mais de 3 milhões em 2026.
L
Governo reativa Câmara Setorial do Leite em RO

Governo reativa Câmara Setorial do Leite em RO

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva do leite no estado, criando um espaço permanente de diálogo entre o poder público e representantes do setor produtivo.
L
Fomenta Cacau: acordo amplia mudas em Porto Velho

Fomenta Cacau: acordo amplia mudas em Porto Velho

Parceria do Fomenta Cacau prevê produção de mudas e assistência técnica para fortalecer a cacauicultura e beneficiar produtores rurais de Porto Velho.
L
Reunião da Câmara do Cacau discute avanços em Rondônia

Reunião da Câmara do Cacau discute avanços em Rondônia

Encontro em Porto Velho reúne produtores, governo e instituições para planejar ações, certificação sanitária e organização da cadeia produtiva do cacau.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Imprensa internacional repercute rebaixamento da Acadêmicos de Niterói após homenagem a Lula

Escola que exaltou Luiz Inácio Lula da Silva estreou no Grupo Especial, enfrentou questionamentos judiciais, irritou a oposição e terminou em último, com só duas notas 10, ampliando o debate político no Carnaval do Rio.
L
MEC divulga calendário de pagamentos do Pé-de-Meia 2026

MEC divulga calendário de pagamentos do Pé-de-Meia 2026

Benefício para estudantes do ensino médio público terá início em 26 de fevereiro, com parcelas de até R$ 1.200 para frequência e participação no Enem.
L

Agenda News Folia 2026: Sargento Eder Feitoza fala sobre o Bloco Tô de Folga

Criado com uma missão muito clara, oferecer aos policiais militares, que passam o Carnaval trabalhando, um dia inteiro para aproveitar a festa, o bloco cresceu, ganhou identidade própria e hoje é parte do calendário carnavalesco da cidade. O nome, que começou como uma brincadeira, virou marca registrada e símbolo de um dia de descanso, música e celebração.
L
Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

As vagas visam atender projetos de infraestrutura aeroportuária na Região Amazônica, com edital previsto para ser publicado nos próximos seis meses.
L
MEC divulga resultado da pré-seleção do Fies para 2026

MEC divulga resultado da pré-seleção do Fies para 2026

Candidatos pré-selecionados na chamada única devem complementar a inscrição no portal oficial até o dia 24 de fevereiro para garantir o financiamento.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Candidatos podem acessar notas da prova discursiva e títulos no site da FGV; classificação geral e primeira convocação serão publicadas nesta sexta-feira.
L
Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos podem consultar notas definitivas e respostas aos recursos a partir das 16h no site da FGV; confirmação de interesse começa na sexta-feira.
L
Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa participa de corrida em Gov. Jorge Teixeira

Dra. Taíssa participa de corrida em Gov. Jorge Teixeira

Deputada esteve no 4º Circuito Pedra Branca, realizado em 19 de fevereiro, durante as comemorações pelos 34 anos do município.
L
Dra. Taíssa pede mutirão de RG em Espigão

Dra. Taíssa pede mutirão de RG em Espigão

Indicação apresentada em 19 de fevereiro solicita ao Governo de Rondônia ação para emissão de RG em Espigão d’Oeste, priorizando população vulnerável.
L
Vereador Dr. Gilber visita News Rondônia para alinhar parcerias estratégicas

Vereador Dr. Gilber visita News Rondônia para alinhar parcerias estratégicas

O parlamentar foi recebido pelo CEO Mauro Brisa na sede do jornal eletrônico para fortalecer o diálogo institucional e projetos conjuntos.
L
CPMI do INSS: Chrisóstomo cobra rigor

CPMI do INSS: Chrisóstomo cobra rigor

Depoimento de Daniel Vorcaro na CPMI do INSS marca nova etapa das investigações sobre descontos indevidos e pressiona por justiça aos aposentados.
L
Suprema Corte de Washington autoriza processos contra a Amazon

Suprema Corte de Washington autoriza processos contra a Amazon

Quatro famílias acusam a varejista de negligência ao vender nitrito de sódio utilizado em suicídios, alegando que a empresa ignorou riscos conhecidos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Moradores fazem protesto com fogo na Zona Leste de Porto Velho por falta de água

Moradores fazem protesto com fogo na Zona Leste de Porto Velho por falta de água

Bloqueio ocorre na Avenida Amazonas com Rua Humaitá, bairro Socialista, para pressionar autoridades sobre abastecimento suspenso há dias.
16
PRF em Rondônia registra queda de acidentes no Carnaval 2026

PRF em Rondônia registra queda de acidentes no Carnaval 2026

Operação focou em alcoolemia e fiscalização de trânsito; acidentes graves caíram 50% e não houve mortes durante o feriado.
12
Passageira é baleada após briga no trânsito

Passageira é baleada após briga no trânsito

Jovem de 23 anos foi atingida na boca durante discussão entre motorista de aplicativo e condutor de HB20
16
Carnaval de 2026 registra maior violência nas rodovias desde 2020

Carnaval de 2026 registra maior violência nas rodovias desde 2020

Balanço da PRF aponta 130 mortes e quase 1,5 mil feridos durante o feriado, com aumento nos acidentes graves em relação ao ano anterior.
L
Segurança detém homem por furto em loja no centro da capital

Segurança detém homem por furto em loja no centro da capital

Um suspeito de 40 anos foi preso nesta quinta-feira após ser flagrado furtando uma caixa de som em um estabelecimento comercial na Avenida Sete de Setembro.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SESAU é questionada sobre contratos de transporte

SESAU é questionada sobre contratos de transporte

Ofício da Sesau consulta empresa diversa para assumir transporte inter-hospitalar em RO, o que levanta debate jurídico sobre possível alteração contratual.
L
Professores relatam desconforto em faculdade de RO

Professores relatam desconforto em faculdade de RO

Docentes de faculdade particular apontam monitoramento excessivo do NAP e possível constrangimento em sala de aula.
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga – IEE Paulo Saldanha: RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDUC

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO e de OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga – EIEEF Wem Canum Oro Waram: RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDUC

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO e de OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento da Licença e Outorga – IEE Carmela Dutra: RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDUC

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO e de OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Parque Natural ganha trilha suspensa na floresta

Parque Natural ganha trilha suspensa na floresta

Nova Trilha Palafitada tem mais de 500 metros de extensão e reforça lazer, turismo e educação ambiental.
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga- EEEFM Professora Maria Laurinda Groff: RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDUC

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO e de OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento da Licença Ambiental – EIEEF Top Aran Oro Waram Xijein: RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDUC

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO e de OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga – E.E.E.F. Teodoro de Assunção: RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDUC

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO e de OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga – Ceeja Prof Doralice Sales Cavalcante: RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDUC

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO e de OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.