SEXTA-FEIRA, 17/01/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

L

Agro

Rondônia deve produzir 4,4 mil toneladas de feijão na safra 2020/2021; área plantada é de 3,9 mil hectares

Do seu plantio, colhe 105 sacas com 60 quilos cada; em um alqueire e meio de terra, sua margem total na colheita da leguminosa chega a seis toneladas.

Publicado em 

Rondônia deve produzir 4,4 mil toneladas de feijão na safra 2020/2021; área plantada é de 3,9 mil hectares - News Rondônia

Rondônia deve produzir 4,4 mil toneladas de feijão na safra 2020/2021, em uma área de 3,9 mil hectares. O volume da produção mantém uma estabilidade, apesar do mau tempo, com questões de ordem meteorológica fora do convencional, e a própria pandemia do coronavírus (covid-19/Sars-CoV-2), a exemplo do que ocorreu com o milho. A estimativa é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), que baseia-se nos dados aportados ao Agrodados, setor de validação das referências da pasta estadual envolvendo todas as espécies de lavouras.

Rondônia deve produzir 4,4 mil toneladas de feijão na safra 2020/2021; área plantada é de 3,9 mil hectares - News Rondônia

Conforme os dados, a área plantada de feijão no Estado na safra 2020/2021 não deve apresentar alteração em relação à de 2019/2020, mantendo os mesmos 3,9 mil hectares, com estabilidade tanto da produção quanto da produtividade.

No entanto, ainda que tenha apresentado o mesmo desempenho nesta safra em relação à anterior, o cultivo do feijão vem diminuindo ao longo dos anos e a tendência é que se torne basicamente uma cultura de subsistência para os produtores que ainda o cultivam.

Almiro Caldeira dos Santos, por exemplo, é um desses agricultores. Trabalha, há 36 anos, em Alto Alegre dos Parecis com diversos tipos de itens relacionados à lavoura, como os feijões preto e carioquinha.

Do seu plantio, colhe 105 sacas com 60 quilos cada; em um alqueire e meio de terra, sua margem total na colheita da leguminosa chega a seis toneladas. “Aqui vendemos para os cerealistas, que são considerados intermediadores com o comércio, indústrias, feiras livres, entre outros. Mas também temos contato direto com consumidores”, destaca o pequeno produtor, que, em sua visão, a produção contribui sobremaneira “com a renda familiar”, mas, o grão também ajuda na alimentação, com o autoconsumo.

O produtor relata que sua produção é diversificada, mas o feijão é a fonte de renda exclusiva de muitos moradores da região. “E o plantio é feito com a plantadeira manual no período de 20 de fevereiro a 15 de março. O Estado de Rondônia auxilia a nossa produção por meio das compras feitas via Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Banco do Povo”, esclarece.

Sobre o PAA, o agricultor pontua que a Seagri intermediou a compra do feijão recentemente a fim de possibilitar a distribuição a famílias em Porto Velho.

VALOR NUTRICIONAL

Segundo informações científicas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) indicam não haver grandes diferenças nos valores nutricionais relacionados ao consumo, uma vez que a quantidade de nutrientes é parecida.

Estudos registrados no órgão mostram que tanto o feijão preto quanto o carioca são alimentos saudáveis e nutritivos. São ricos em carboidratos e fibras, muito importantes tanto no fornecimento de energia quanto no bom funcionamento do trânsito intestinal, e fontes importantes também de proteínas. Além disso, os dois tipos contêm minerais como ferro, zinco, cálcio, fósforo, potássio, cobre e manganês.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Semagric promove ação para fortalecimento da apicultura em Porto Velho

Encontro de produtores e técnicos incluiu a montagem de um apiário com suporte de especialista
L

DEFENSIVOS AGRÍCOLAS: Governo de Rondônia intensifica trabalho de conscientização sobre os riscos do uso indiscriminado de agrotóxicos

Para não prejudicar o meio ambiente, a aplicação de agrotóxicos tem que seguir as regras estabelecidas na legislação que regula a utilização desses produtos
L

Dia do Início da Colheita do Café Conilon tem nova data em Rondônia

Com isso, a colheita, que antes se concentrava em abril, agora começa em maio, garantindo maior aproveitamento da produção e atendendo à demanda dos cafeicultores do estado.
L

Prefeitura vai renovar parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saneamento da Região Central de Rondônia (Cisan)

Objetivo é fortalecer a fiscalização sanitária e proporcionar mais segurança alimentar aos produtos de origem animal
L

Prazo para semeadura da produção de soja em Rondônia encerra nesta quinta-feira, 9

A Idaron disponibilizou novo procedimento de cadastro através do Sistema de Controle de Uso de Agrotóxicos (Siafro).
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

9º BPM desmente mensagem sobre toque de recolher na Zona Sul como Fake News

A Polícia Militar garante reforço de segurança com apoio da Polícia Civil e da Força Nacional na região.
10

Agenda News: Fim de Semana Perfeito no Grego Original Pub

Curta happy hour, música ao vivo e a tradicional feijoada em um ambiente rústico e descontraído.
L

Curupira: governo Lula escolhe o personagem como mascote da COP30

O personagem fará a divulgação do evento para todo o mundo.
L

O ataque inesperado: uma tragédia que desafia nossa fé e união – Adeus Fabinho

O ataque não terminou com Fabinho. Mais duas pessoas foram baleadas, e o choque se espalhou pela comunidade
L
Governo de Rondônia proíbe venda de combustíveis em recipientes

Governo de Rondônia proíbe venda de combustíveis em recipientes

Medida quer dificultar o acesso de criminosos a materiais inflamáveis
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultados de concurso dos Correios serão divulgados nesta sexta-feira

Resultados de concurso dos Correios serão divulgados nesta sexta-feira

Pouco mais de 1 milhão de candidatos concorreram a 3,5 mil vagas
L
CNU divulga resultado preliminar de avaliação de títulos

CNU divulga resultado preliminar de avaliação de títulos

Candidatos terão até amanhã para contestar notas no site da Cesgranrio
L
Governo publica regras para curso de formação de aprovados no CPNU

Governo publica regras para curso de formação de aprovados no CPNU

Convocação foi antecipada para o dia 4 de fevereiro
L
CNU: governo antecipa em uma semana divulgação do resultado final

CNU: governo antecipa em uma semana divulgação do resultado final

Lista dos aprovados sairá no dia 4 de fevereiro
L
Governo de RO disponibiliza 2.470 mil vagas de empregos formais e cursos gratuitos à população

Governo de RO disponibiliza 2.470 mil vagas de empregos formais e cursos gratuitos à população

Os cursos visam proporcionar uma formação complementar, preparando os candidatos para as exigências do mercado de trabalho.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula sanciona regulamentação da reforma tributária sobre consumo

Lula sanciona regulamentação da reforma tributária sobre consumo

Lei marca reestruturação do sistema de impostos, discutida há décadas
L

Deputado Edevaldo Neves cobra providências para a reconstrução de quadra e muro em escola de União Bandeirantes

A estrutura da escola foi severamente danificada pelas chuvas em setembro de 2024, comprometendo a segurança da comunidade escolar.
L

Sílvia Cristina diz que rota para Cuiabá precisa continuar, após a Azul anunciar voos para Campinas

Parlamentar defende que voos de Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena para Cuiabá precisam ser mantidos
L

Após pedido da deputada Dra. Taissa, Guajará-Mirim recebe reforço de medicamentos para o Centro Cirúrgico

Outros materiais essenciais também foram encaminhados para garantir o atendimento à população.
L

Ieda Chaves faz apelo por água potável para atender comunidades de Machadinho d’Oeste

O distrito de Estrela Azul e a comunidade ribeirinha 02 de Novembro carecem dessas benfeitorias.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Federal combate garimpo ilegal em área indígena e no Rio Capitão Cardoso em Rondônia

Ação teve como objetivo desarticular operações ilegais de mineração e destruir equipamentos utilizados na atividade criminosa.
10
Governo de RO atua no combate à criminalidade, efetua prisões e retira armas e drogas de circulação

Governo de RO atua no combate à criminalidade, efetua prisões e retira armas e drogas de circulação

Os resultados alcançados em menos de 24 horas, com prisões e apreensões, demonstram nossa determinação em garantir a ordem e a proteção da população
L
Criminoso é baleado em confronto com a Força Tática na zona leste

Criminoso que atirou em viatura da PM morre baleado em confronto com a Força Tática

Após o confronto o criminoso baleado chegou a ser socorrido na viatura da PM ao Hospital João Paulo II, mas não resistiu e morreu.
18
Corpo em decomposição é encontrado na Estrada da Penal

Motociclista é encontrado morto perto de presídio na capital

De acordo com as primeiras informações, policiais penais que faziam patrulhamento pela localidade avistaram o corpo ao lado de uma moto e acionaram a PM.
18
Polícia Civil prende namorada de envolvido na morte de delator do PCC

Polícia Civil prende namorada de envolvido na morte de delator do PCC

Suspeito Kauê do Amaral Coelho tem mandado de prisão mas está foragido
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Alcance o pico da saúde: a jornada de Bruno Azevedo e conselhos para uma vida mais saudável

Transformação, dedicação e dicas práticas para melhorar sua saúde física e mental.
L
Governo de RO entrega pacote de investimentos com mais de 30 veículos e cerca de 600 equipamentos para a PM

Governo de RO entrega pacote de investimentos com mais de 30 veículos e cerca de 600 equipamentos para a PM

A entrega desse pacote de investimentos estava prevista para ocorrer no final do mês, mas foi antecipada a pedido do governador de Rondônia, Marcos Rocha.
L
CNC diz que bets causaram perdas de R$ 103 bilhões ao varejo em 2024

CNC diz que bets causaram perdas de R$ 103 bilhões ao varejo em 2024

Quase dois milhões de brasileiros passaram a dever por causa das bets
L
Israel pode avançar sobre Cisjordânia com cessar-fogo, diz professor

Israel pode avançar sobre Cisjordânia com cessar-fogo, diz professor

Salem Nasser avalia que cessar-fogo foi exigência de Trump para posse
L
Reforma tributária trará avanços no médio prazo, diz Haddad

Reforma tributária trará avanços no médio prazo, diz Haddad

Ministro destacou que Brasil tem sétimo pior sistema do mundo
L

Ações firmes do governo de RO no combate à criminalidade resultam em prisões e apreensões de armas e drogas

As ações de combate à criminalidade são reforçadas pelo governador do estado, Marcos Rocha, que manteve tratativas e solicitou ao Ministério da Justiça o envio de tropa da Força Nacional de Segurança Pública.
L
Brasil deve crescer 2,2% em 2025, aponta Banco Mundial

Brasil deve crescer 2,2% em 2025, aponta Banco Mundial

Cálculo para o crescimento em 2024 é de 3,2%
L

Melhor restaurante italiano fora da Itália é brasileiro, revela ranking

O título foi concedido pelo 50 Top Italy 2025, que é um ranking, que elege os melhores restaurantes italianos no mundo. Detalhe: o Cipriani é o único brasileiro na relação.
L

É possível apagar memórias ruins durante o sono, descobrem cientistas

No dia seguinte, as mesmas palavras foram vinculadas a imagens positivas, como crianças sorridentes e paisagens.
L

Primeira Miss Universo brasileira, Ieda Maria Vargas, comemora 80 anos em grande estilo

Fazem parte do grupo as ex-misses Brasil Nathalia Guimarães, Jakelyne Oliveira e Julia Gama.
L