QUARTA-FEIRA, 04/03/2026
Publicidade

Em destaque

L

Agro

IG CACAU – Cacauicultura de Rondônia avança no processo para ter Indicação Geográfica

O projeto que conta com o apoio do Sebrae está na fase de coleta de informações da área

Publicado em 

Rondônia dá mais um passo para a formalização da Indicação Geográfica (IG) do Cacau. As ações que começaram no início deste ano, avançam mais uma etapa com a realização das visitas na região central do estado para a coleta de informações.

Durante três dias, consultores da empresa AJ Lima, contratada pelo Sebrae, visitaram produtores da região, especialmente Jaru e Ouro Preto do Oeste, que concentram a maior produção de cacau de Rondônia, para levantamento de informações sobre a produção do fruto. Durante esse período foi possível obter muitas informações sobre as características da atividade na região.

“A importância do registro de Identificação Geográfica para a Cadeia Produtiva da Cacauicultura é a de impulsionar ao produtor a busca por melhorias, como a qualidade das amêndoas e do chocolate produzido em Rondônia, agregando, assim, valor ao produto nativo da região Amazônica. Isso traz o reconhecimento de mercado, considerando sempre a preocupação com o Meio Ambiente, pois o cacau é um produto sustentável, produzido em Sistemas Agroflorestais, e também em plantio a pleno sol, recuperando áreas antes degradadas”, explica Deborah Regina Alexandre, supervisora de campo da assistência técnica e gerencial do Senar/RO da Cadeia Produtiva da Cacauicultura .

O registro de indicação geográfica é conferido a produtos ou serviços característicos do seu local de origem, que se distinguem dos similares disponíveis no mercado. O produto deve apresentar qualidade única em função das condições geográficas naturais, como solo, vegetação, clima e modo de produção, reconhecendo a reputação de uma região.

O Estevam Fernandes Magalhães, produtor de cacau de Teixeirópolis, não vê a hora desse reconhecimento chegar. “a Indicação Geográfica será muito boa para nós, produtores, pois nos beneficia diretamente, identificando esse diferencial produtivo que o nosso cacau tem, e isso vai valorizar mais a nossa produção. E além dos produtores, a IG vai beneficiar também toda a região, atraindo olhares de grandes indústrias, gerando emprego e renda para a população”.

Rondônia é o terceiro maior produtor de Cacau do Brasil, atrás apenas da Bahia e do Pará. Para se ter uma ideia da produção, o setor cacaueiro encerrou o ano de 2019 com a produção de 4,896 mil toneladas num total de 11,334 mil hectares de área plantada, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A produção teve um aumento de 20,7% em relação a 2018, onde foram produzidas 4,055 toneladas, representando 2% da produção nacional, segundo a AJ LIMA – Estratégias em Agronegócio.

“A indicação Geográfica confere ao produto uma distinção dos similares disponíveis no mercado, e mostra que aquele produto tem uma qualidade única, o que gera amplitude de mercado, e chancela que o nosso produto é um produto amazônico e que tem qualidade”, afirma Samuel Almeida, dir. técnico do Sebrae/RO.

Os esforços a certificação do Cacau de Rondônia contam com a união do Sebrae em Rondônia, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), da Secretaria de Estado da Agriculta (SEAGRI), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), do Ministério de Agricultura e Abastecimento (MAPA) e produtores rurais.

Saiba mais sobre as ações do Sebrae: acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp, pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Agro cresce 11,7% e impulsiona um terço da expansão do PIB em 2025

Agro cresce 11,7% e impulsiona um terço da expansão do PIB em 2025

Setor ganha peso na economia brasileira após safras recordes de soja e milho; indústria extrativa também registra alta expressiva de 15,3%.
L

Produção de cana-de-açúcar destaca Porto Velho e Candeias no cenário regional

Levantamento aponta Porto Velho e Candeias do Jamari entre os 20 maiores produtores de cana-de-açúcar da Região Norte, reforçando o potencial agrícola e sucroenergético de Rondônia.
L

Boletim da Conab revela volume baixo de bananas comercializadas por Rondônia

Levantamento da Conab mostra volume de 6.984 quilos de bananas ofertados na Ceasa de Rondônia, indicando participação regional no abastecimento e diferenças produtivas entre os estados.
L
Café no Vale do Guaporé programa Plante Mais eleva produtividade e qualidade

Café no Vale do Guaporé: programa Plante Mais eleva produtividade e qualidade

Assistência técnica da Emater-RO e distribuição de mudas clonais transformam a cafeicultura familiar em Rondônia com foco em sustentabilidade e renda
L
Feira da Joana Darc inicia processo de regularização fundiária em Porto Velho

Feira da Joana Darc inicia processo de regularização fundiária em Porto Velho

Iniciativa da Prefeitura fortalece empreendedorismo feminino rural e reúne 37 agricultoras familiares na Linha 11.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Giro News: Zé Felipe, da Zé Veículos, fala sobre venda digital e crescimento acelerado

A combinação entre tecnologia, atendimento humanizado e compromisso com a transparência tem sido o alicerce dessa trajetória.
L
CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

Ministério da Gestão anuncia terceira e última chamada para esta sexta-feira; prazo de confirmação para novos convocados abre no sábado.
L

IN FOCO PODCAST: Chef Lindberg Júnior compartilha sua trajetória da UNIR à gastronomia internacional

No programa, ele vai falar sobre coragem para mudar de rota, desafios da gastronomia, mercado local, experiências internacionais e o que significa empreender na área em Rondônia. Prepare-se para uma conversa inspiradora sobre escolhas, propósito e sabor.
L
Governo lança Plano Nacional de Enfrentamento a Incêndios Florestais para 2026

Governo lança Plano Nacional de Enfrentamento a Incêndios Florestais para 2026

Ministério do Meio Ambiente anuncia mobilização de 4,6 mil brigadistas e infraestrutura tecnológica para monitoramento em tempo real; foco é a prevenção antecipada.
L
Rondônia sob alerta: tempestades severas e acumulados elevados atingem o estado na quinta-feira

Rondônia sob alerta: tempestades severas e acumulados elevados atingem o estado na quinta-feira

Inmet e CPTEC apontam chuvas de níveis 2 e 3, com risco de alagamentos e transbordamentos, especialmente no norte, oeste e sudoeste do estado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Candidatos devem acessar o site do Cebraspe para verificar onde realizarão o exame neste domingo (8); remunerações chegam a R$ 30,8 mil.
L
Brasil abre 112,3 mil vagas de trabalho com carteira assinada em janeiro

Brasil abre 112,3 mil vagas de trabalho com carteira assinada em janeiro

Indústria lidera geração de empregos no início de 2026 com quase 55 mil novos postos; setor de serviços e construção civil também apresentam saldo positivo.
L
Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Procedimento obrigatório deve ser realizado pelo site da banca FGV; convocação faz parte da segunda rodada de preenchimento do concurso unificado.
L
Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Entidades podem se inscrever até 6 de março para compor o colegiado que fortalece o controle social do SUS no município.
L
CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

Conselho Regional confirma vagas para Agente Fiscal e Assistente Administrativo; provas serão aplicadas em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Edevaldo Neves se reúne com aprovados da Defensoria de RO

Deputado Edevaldo Neves se reúne com aprovados da Defensoria de RO

Encontro na Assembleia Legislativa debate cadastro reserva e reforça pedido de convocação de candidatos aprovados no concurso da Defensoria Pública.
L
Governos iniciam voos de repatriação em meio ao fechamento do espaço aéreo no Oriente Médio

Governos iniciam voos de repatriação em meio ao fechamento do espaço aéreo no Oriente Médio

Principais hubs globais como Dubai seguem paralisados pelo quinto dia consecutivo; companhias aéreas alteram rotas e enfrentam custos crescentes com combustível e logística.
L
André Mendonça autoriza transferência de Daniel Vorcaro para presídio em São Paulo

André Mendonça autoriza transferência de Daniel Vorcaro para presídio em São Paulo

Ministro do STF atendeu pedido da Polícia Federal; dono do Banco Master foi preso na terceira fase da Operação Compliance Zero por suspeita de fraudes e ameaças.
L
Lula critica gastos militares e cobra ação da ONU contra a fome

Lula critica gastos militares e cobra ação da ONU contra a fome

Presidente questionou investimento global de US$ 2,7 trilhões em armas e defendeu redirecionamento de recursos para segurança alimentar durante conferência da FAO.
L
Gleisi Hoffmann confirma saída da Secretaria de Relações Institucionais para disputar o Senado

Gleisi Hoffmann confirma saída da Secretaria de Relações Institucionais para disputar o Senado

Ministra deixa o cargo em 31 de março para cumprir o calendário eleitoral; Olavo Noleto assumirá a pasta em meio a discussões sobre a eficácia das medidas protetivas.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF em Rondônia, em ação conjunta com outras forças de segurança pública, apreende quase 400 kg de drogas

PRF em Rondônia, em ação conjunta com outras forças de segurança pública, apreende quase 400 kg de drogas

A ação ocorreu com o apoio da Polícia Federal, de diversas unidades da Polícia Militar do estado, do GEFRON-MT, do Grupo Especial de Investigação – G.E.I., da Agência de Inteligência do CRP I e do Exército Brasileiro, apreendeu 391,4 kg de drogas e uma arma de fogo em Porto Velho.
10
Bandidos capotam carro e abandonam chave de veículo roubado em Porto Velho

Bandidos capotam carro e abandonam chave de veículo roubado em Porto Velho

Dupla foi filmada durante assalto no bairro Nova Floresta; Classic usado no crime foi localizado capotado na Estrada dos Japoneses com apoio do helicóptero da PM.
12
Polícia Civil deflagra Operação Escórias e desarticula organização criminosa em Costa Marques

Polícia Civil deflagra Operação Escórias e desarticula organização criminosa em Costa Marques

Ação conjunta cumpriu oito mandados de busca e apreensão após ameaças contra policiais penais; duas pessoas foram presas com munições de fuzil.
10
Carro capota e ocupantes fogem deixando chave de veículo roubado dentro

Carro capota e ocupantes fogem deixando chave de veículo roubado dentro

Dupla abandonou Classic capotado na zona Sul de Porto Velho; PM encontrou chaves de carro roubado no bairro Nova Floresta.
16

Mulher grávida é presa após marido apenado atirar em homem durante assalto na zona leste

O fato ocorreu na Rua Santa Cruz, bairro Três Marias, zona leste de Porto Velho.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: MARCELO CRUZ DA SILVA

LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO  Nº 016.00029.005/2024-SUL
L

Recebimento da Licença Ambiental: ASSOCIAÇÃO CONDOMÍNIO JEQUITIBÁ

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO – LAO Nº 016.00112.006/2024-SUL
L

Workshop de Convênios reforça transparência e eficiência em Rondônia

Workshop de Convênios reúne mais de 200 participantes em Porto Velho para qualificar gestores e fortalecer a execução dos recursos estaduais.
L
Justiça mantém prisão de Daniel Vorcaro e Fabiano Zettel após audiência de custódia

Justiça mantém prisão de Daniel Vorcaro e Fabiano Zettel após audiência de custódia

Magistrado confirmou legalidade das prisões preventivas; dono do Banco Master e o cunhado foram transferidos para o Centro de Detenção Provisória de Guarulhos.
L
Mulheres representam 90% dos cuidadores informais no Brasil, revela estudo

Mulheres representam 90% dos cuidadores informais no Brasil, revela estudo

Pesquisa aponta que jornada invisível de cuidados consome cerca de mil horas anuais a mais para mulheres do que para homens; especialistas defendem mudança cultural e políticas de compensação.
L

Léo Moraes anuncia ponto de apoio para entregadores de delivery em Porto Velho

Entregadores de delivery terão estrutura completa entre o Porto Velho Shopping e o Parque da Cidade, por meio de parceria da Prefeitura com o iFood para garantir melhores condições de trabalho.
L
Reunião inédita discute retomada da cultura em Ji-Paraná

Reunião inédita discute retomada da cultura em Ji-Paraná

Encontro reuniu Executivo, Legislativo e representantes da classe artística para debater políticas públicas, reativação de espaços culturais e criação do Fundo Municipal de Cultura.
L

Resultado da Lotofácil 3626 acumula e vai a R$ 10 milhões

Concurso 3626 da Lotofácil, sorteado nesta terça (3) no Espaço da Sorte, em São Paulo, não teve ganhador do prêmio principal; próximo sorteio paga R$ 10 milhões.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.