FRASE DO DIA:
“Os desvios, as deficiências na educação e na cultura, a desigual distribuição da riqueza, a corrupção de agentes públicos e privados não podem obscurecer a ideia de um poder que emana do povo e em seu nome será exercido.” – Ministra Rosa Weber, presidente do TSE.
1-O que esperar do novo Congresso?
Está chegando a hora da escolha São 513 vagas em disputa na Câmara dos Deputados e parte dos atuais detentores de mandato tentará se reeleger. Impossível prever quem fica ou quem será agraciado com um dos melhores empregos do mundo – semana de três dias, alto salário, verbas, viagens e tudo pago pelo povo a quem – em tese – deve servir.
O Congresso atual é péssimo, mas sempre é possível piorar. Só depende de nós. E o que faz um deputado para ganhar tanto? Fácil. A mais importante é obedecer e não atrapalhar quem manda no Congresso: os líderes.
2- Câmara dos Deputados – Colégio de líderes
Formado por escolha e consulta entre os deputados ou seguindo critérios proporcionais: tamanho do partido, estado, influência e até o bolso, o colégio de líderes tem o líder da Maioria, da Minoria, os de Partidos, de Blocos Parlamentares e o do Governo.
Ajudam como órgão consultivo a Mesa Diretora e chancelam o processo legislativo. Cada líder comanda um grupo de deputados – os do baixo clero – e exerce o seu poder para indicação a cargos, comissões e pauta de votação. O líder ordena como o seu grupo deve votar: SIM ou NÃO e cai em desgraça quem não o segue.
3-Câmara dos Deputados – Bancadas
A bancada é formada por deputados com ou sem ideologia partidária, com objetivo, motivação, lobby ou financiamento comum que podem ter uma linha voltada para um interesse e/ou para outro. Quem é da bancada da bala (fábrica de armas) pode atuar na ruralista (agronegócio) o que torna difícil sua identificação.
Quem financia campanhas, por exemplo, injeta dinheiro com um objetivo e o receptor, pode ser de direita, esquerda, evangélico, pouco importa. Para saber quem é quem só nas votações quando as bancadas defendem posições, com hierarquia de prioridades. São onze as mais importantes bancadas na Câmara e as três mais importantes são as chamadas bancadas da Bala, da Bíblia e do Boi.
4- Câmara dos Deputados – Rondônia
Estudo da Agência Públicarevela as maiores bancadas por deputados e partidos e mesmo aqui em Rondônia o eleitor pouco afeito a dados irá perceber, a partir de planilhas simples, que o foco dos interesses de nossos representantes passa muito distante das demandas do povo.
Três são da ruralista, três da bancada de empreiteiras, um da bancada empresarial e quatro estão agrupados numa bancada interessante, a dos parentes, que é formada por familiares que se dedicam a perpetuar a linhagem política da família, caso comum aqui no estado.
5-Qual é a nossa pauta no Congresso?
Considerando que nossas demandas maiores e mais visíveis são o desenvolvimento, o emprego, o meio ambiente, saneamento, saúde, educação, infraestrutura e segurança percebe-se que os atuais deputados estão quase que na sua inteireza desconectados e/ou de costas para Rondônia, a menos que queiram resolver os nossos problemas pela fé, orando, vez que seis dos oito são da bancada evangélica.
A BR-364, a BR-319, a dívida do Beron, a transposição, o saneamento geral, a geração de emprego que eleva a arrecadação, a formação de agroindústrias e o fomento geral para produção, podem ser ajudados com oração, vela acesa, reza, mas nossos jovens estão morrendo com a droga e pela droga. Rondônia quer oito excelentes deputados no próximo ano!