QUARTA-FEIRA, 01/10/2025

L

Agro

QUALIDADE DO CAFÉ ROBUSTA PRODUZIDO EM RONDÔNIA É DEBATIDO COM ESPECIALISTAS DURANTE SEMINÁRIO EM PORTO VELHO

Foi para parte deste público que Eduardo Carvalhaes palestrou sobre a evolução e sustentabilidade do café na Amazônia e ressaltou a busca permanente pela qualidade do café robusta.

Publicado em 

“Rondônia está no caminho certo. Produzir café com sustentabilidade, sem interferir com a floresta amazônica, isso é muito bom”, destacou Eduardo Carvalhaes Júnior, presidente da Câmara Setorial de Café de São Paulo, durante o Seminário Internacional de Robustas Finos, realizado no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho.

O seminário faz parte da Jornada dos Robustas Amazônicos: Qualidade, Sustentabilidade e Equidade no campo, realizado pela Embrapa e pelo Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), com o objetivo de discutir temáticas de interesse de pessoas que fazem parte da cadeia produtiva do café.

Foi para parte deste público que Eduardo Carvalhaes palestrou sobre a evolução e sustentabilidade do café na Amazônia e ressaltou a busca permanente pela qualidade do café robusta. “Por trás da sustentabilidade temos que mostrar um produto muito bom, um café de ponta. É essa imagem que temos que aliar ao restante da produção local. Agregar valor aos lotes para a imagem de qualidade que se pretende levar adiante”, orientou. “Mas não podemos esquecer que não é milagre, precisamos lembrar que antes não se produzia café de qualidade com robustas. Há uma conquista de mercado a ser feita, precisa insistir em pesquisa, produtividade e manter a qualidade para chegar à altura dos outros”, salientou.

Até pouco tempo, o café robusta era visto como um café que não apresentava características de se tornar um café especial. É graças a pesquisas e investimentos na área que essa crença vem sendo desconstruída. Enrique Alves, pesquisador da Embrapa, comemora o momento e afirma que eventos como o Seminário servem para coroar o trabalho que vem sendo feito em prol da cafeicultura do Estado. “Na última década nos dedicamos a trabalhar questões da qualidade do café robusta. A ideia que se tinha era que dificilmente se alcançaria uma bebida 100% robusta”, lembra. “E hoje temos o contrário, estamos mostrando que ele é excelente sozinho. O próximo passo é ir em busca de novos nichos de mercado”.

E é exatamente em busca de novos nichos de mercado que o empresário Bruno Assis, proprietário de uma cafeteria em Porto Velho se posicionou. Ele aposta no café robusta desde o ano de 2015 e comercializa cafés de safras premiadas nacionalmente, de produtores de Rondônia. “Antes se falava que o robusta não tinha requisitos para ser um café de qualidade. Agora mostramos que conseguimos levar para o público, um café robusta selecionado, de alta qualidade, e considerado especial.  Em minha loja temos cafés de 80 a 87,5 pontos”, afirmou. “E eventos como este trazem segurança, porque reúne atores interessados no segmento café, indica que estamos no caminho correto”, reforça.

Cafés considerados especiais são os avaliados com nota superior a 80 pontos pela Specialty Coffee Associoation.

Mas ainda há lições de casa para cumprir em relação à temática do café robusta, garante Josiana Bernardes, consultora em Cafés Especiais pela IDCofferlab e a principal delas é divulgação: “Rondônia está começando se posicionar quanto ao robusta, no mercado em geral. É verdade que é uma partida frente a vários competidores em nível mundial, mas o robusta está despontando. É pioneiro, e por isso não tem como comparar”, salientou. “Como ele ainda é tabu no segmento café especializado, o caminho é educação, formação continuada e informação sobre o tema, apresentando e sempre reforçando é um produto de alta qualidade”, complementou.


Sunalini Menon, especialista indiana e embaixadora do café na Ásia

E investir na qualidade do café foi a orientação do governador Daniel Pereira, durante a abertura do Seminário. “A produtividade do café em Rondônia chama a atenção do mundo, mas o valor do produto final depende da qualidade e é nisto que o Estado deve investir”, ressaltou. O governador parafraseou lembrando que todos, inclusive os indígenas estão interessados em produzir café, a exemplo da etnia Suruí, cuja liderança recentemente pediu mudas para o plantio em suas terras.

Wilson Nakodah Suruí, cacique da aldeia Suruí, foi quem fez a solicitação ao governador e explica a motivação: “antes não tínhamos conhecimento suficiente sobre o café, mas já produzíamos. Agora sabemos que dá para vender e dar melhor condição financeira para meu povo”, disse. A aldeia Suruí fica na região de Cacoal, local de moradia de aproximadamente 1500 indígenas.

Com tanta informação sobre o café robusta fino, a mensagem final que fica é que é um produto que precisa da atenção de todos os envolvidos, apesar de representar mais um item que agregará positivamente na economia regional.  Eduardo Carvalhaes lembrou, durante sua explanação que na produção de café somos bons da ‘porteira para dentro’, mas precisamos evoluir no sentido de agregar valor ao produto final. “Ainda precisamos agregar valor para a produção neste segmento, por meio de pesquisa. É um longo caminho, mas é o único, porque investir na qualidade do café é muito importante”, desfechou.

JORNADA DOS ROBUSTAS

A Jornada dos Robustas Amazônicos: Qualidade, Sustentabilidade e Equidade no campo está sendo realizada em Rondônia, de 21 a 25 e consiste numa série de ações de interesse de atores que fazem parte da cadeia produtiva de café no Estado, desde a produção a comercialização, passando pela qualidade, armazenamento, gestão pública e equidade de gênero no campo. Participam do evento, especialistas de renome, com experiência nacional e internacional, que colaboram para aprimorar o trabalho que vem sendo desenvolvido em prol da cafeicultura de Rondônia.

PALESTRANTES:

Eduardo Carvalhaes Júnior, presidente da Câmara Setorial de Café de São Paulo, fundador e primeiro presidente do Museu do Café, na histórica Bolsa Oficial do Café.

Josiana Bernardes, atua com treinamento e Consultoria em Cafés Especiais pela IDCoffee (Madri, Espanha). Possui participação em projetos de qualidade em cafés na Índia, Burundi, Honduras, Panamá e Etiópia.

Paulo Cesar Correa, é professor da Universidade Federal de Viçosa, desde 1976. Atua na área de Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas: propriedades físicas, qualidade, secagem, armazenagem e transporte.

Sunalini Menon, especialista indiana e embaixadora do café na Ásia. Tem reconhecimento internacional e, no campo da degustação de café, segmento que atua há mais de 40 anos.

Arthur Fiorott, mestre em marketing, R Grader, diretor de Safra Agronegócios e responsável por projetos de melhoria da qualidade do café conilon.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Perspectivas da Conab aponta produção recorde de grãos na safra 2025/26

Fim da segunda safra derruba preço de frete em grandes produtores de grãos, aponta Conab

O Boletim Logístico de setembro da Conab registrou queda nas cotações de frete de grãos em agosto em Mato Grosso, Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul, reflexo do término da colheita do milho.
L
Agroindústrias de Porto Velho se destacam na 10ª Semana Tecnológica de Mirante da Serra

Agroindústrias de Porto Velho se destacam na 10ª Semana Tecnológica de Mirante da Serra

Feira reuniu mais de 90 expositores e caravanas de agricultores, valorizando a agricultura familiar e produtos com identidade cultural e inovação.
L
3ª Conferência Territorial Madeira Mamoré debate futuro da agricultura familiar em Porto Velho

3ª Conferência Territorial Madeira Mamoré debate futuro da agricultura familiar em Porto Velho

Evento reuniu produtores, comunidades tradicionais e autoridades, discutindo políticas de fortalecimento da agricultura familiar e elegeu delegados para etapa estadual.
L
Prefeitura de Porto Velho realiza 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural em parceria com o Governo Federal

Prefeitura de Porto Velho realiza 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural em parceria com o Governo Federal

Evento destacou fortalecimento da agricultura familiar, autonomia das mulheres e juventudes rurais, e fomento a políticas públicas no município
L
Pesca manejada 2025 retira 2,5 toneladas de peixes do Rio Cautário e fortalece comunidades ribeirinhas

Pesca manejada 2025 retira 2,5 toneladas de peixes do Rio Cautário e fortalece comunidades ribeirinhas

Segunda etapa da pesca manejada envolve 31 comunitários, busca conter o pirarucu e alia preservação ambiental ao fortalecimento econômico local.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Coluna do Simpi – Dia de comemorar O BEM que a Pequena Empresa faz ao Brasil

Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa destaca conquistas históricas, impacto econômico e o papel essencial dos empreendedores no desenvolvimento do Brasil.
L

O Inmet lançou um alerta para temporais severos nas regiões Leste, Sudoeste, Sul e Sudeste

Fortes chuvas também são esperadas em Porto Velho nas próximas 24 horas, afetando principalmente a região nordeste do município.
L

A Longa Marcha: Caminhe ou Morra chega ao Cine Araújo Porto Velho

Thriller inspirado em Stephen King coloca o público para perguntar até onde alguém vai por um sonho, com direção de Francis Lawrence
L
São Paulo confirma cinco mortes em casos de intoxicação por metanol

São Paulo confirma cinco mortes em casos de intoxicação por metanol

O governo de São Paulo registrou cinco óbitos em sete casos de intoxicação por metanol, intensificando a investigação para rastrear a origem da bebida alcoólica adulterada e alertando a população sobre os graves sintomas, como dores abdominais e confusão mental.
L

Giro News: Locutor Nilson Santos e a quarta edição do Revival

No Giro News desta terça-feira, dia 30, às 16h, vamos receber o locutor Nilson Santos para falar sobre a quarta edição do Revival.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Brasil supera 1,5 milhão de empregos com carteira assinada em oito meses de 2025

Brasil supera 1,5 milhão de empregos com carteira assinada em oito meses de 2025

Dados do Novo Caged mostram crescimento recorde no estoque de vínculos formais, que chegou a 48,69 milhões, com destaque para serviços e indústria.
L
Vendedor lidera entre mais de 3 mil vagas de emprego disponíveis em Rondônia

Vendedor lidera entre mais de 3 mil vagas de emprego disponíveis em Rondônia

A função de vendedor é a mais ofertada nas 3.108 vagas de emprego em Rondônia, com destaque para Porto Velho, Ji-Paraná, Vilhena e Cacoal.
L
Taxa de desemprego recorde no Brasil repete a mínima de 5,6% em agosto

Taxa de desemprego recorde no Brasil repete a mínima de 5,6% em agosto

A taxa de desemprego recorde de 5,6% foi registrada no Brasil no trimestre encerrado em agosto, marcando o menor patamar da série histórica da Pnad Contínua, segundo o IBGE.
L
CNU 2025 terá provas objetivas neste domingo em 288 cidades

CNU 2025 terá provas objetivas neste domingo em 288 cidades

Mais de 761 mil candidatos participam do concurso; Rio de Janeiro lidera em inscrições
L
Brasil cria 147 mil empregos formais em agosto

Brasil cria 147 mil empregos formais em agosto

Saldo é positivo, mas resultado mostra queda em relação a agosto de 2024, segundo dados do Novo Caged
L

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa participa do 6º Leilão Direito de Viver em Vista Alegre do Abunã

Deputada Dra. Taíssa participa do 6º Leilão Direito de Viver em Vista Alegre do Abunã

Evento solidário arrecadou recursos para o Hospital de Amor, referência no tratamento do câncer e apoio a milhares de famílias.
L
Deputada Dra. Taíssa solicita ônibus escolar para Machadinho do Oeste

Deputada Dra. Taíssa solicita ônibus escolar para Machadinho do Oeste

Parlamentar pede à Seduc veículos adequados para garantir transporte seguro e digno aos estudantes do município.
L
Deputada Dra. Taíssa cobra Seduc sobre demandas da educação e secretaria anuncia concurso público e novos auxílios

Deputada Dra. Taíssa cobra Seduc sobre demandas da educação e secretaria anuncia concurso público e novos auxílios

Parlamentar defendeu valorização dos trabalhadores da educação; Seduc respondeu sobre concurso, benefícios e acordo firmado com o Sintero.
L
Deputada Dra. Taíssa cobra Sesau sobre exames de imagem em Rondônia e secretaria aponta descentralização dos serviços

Deputada Dra. Taíssa cobra Sesau sobre exames de imagem em Rondônia e secretaria aponta descentralização dos serviços

Parlamentar pediu explicações sobre suspensão de atendimentos do CDI; Sesau confirmou quase 2 mil exames em espera em Guajará-Mirim.
L
Cláudia de Jesus defende transferência da Unidade de Oncologia para a Associação São Daniel Comboni em Cacoal

Cláudia de Jesus defende transferência da Unidade de Oncologia para a Associação São Daniel Comboni em Cacoal

Deputada estadual cobra do Governo de Rondônia medidas administrativas e orçamentárias para transferir a Unacon do Hospital Regional de Cacoal para a Assdaco.
L
Publicidade

POLÍCIA

BPTAR fecha boca de fumo e prende cinco com drogas na zona Leste de Porto Velho

BPTAR fecha boca de fumo e prende cinco com drogas na zona Leste de Porto Velho

Ação ocorreu na Rua Barão dos Solimões, bairro São Francisco; policiais apreenderam drogas, máquinas de cartão e materiais para embalo.
10
Criminosos tentam executar homem no bairro Lagoa

Criminosos tentam executar homem no bairro Lagoa

Após os tiros, os suspeitos fugiram.
12
Jovem e adolescente são detidos por furto na loja Havan da Rua da Beira

Jovem e adolescente são detidos por furto na loja Havan da Rua da Beira

De acordo com informações, os suspeitos chegaram à loja carregando uma sacola de outra loja, que continha duas cuecas.
10
Servidor público é preso por fornecer arma em homicídio em Vilhena

Servidor público é preso por fornecer arma em homicídio em Vilhena

A Polícia Civil deflagrou a Operação “Cérbero” em Vilhena, prendendo quatro suspeitos de homicídio ligado a organizações criminosas, incluindo um policial penal que teria vendido a arma utilizada na execução do crime e é acusado de comércio ilegal de arma de fogo.
10
Pecuarista morre em fazenda após tentativa de amansar égua

Pecuarista morre em fazenda após tentativa de amansar égua

Testemunhas contaram que Edson estava tentando amansar uma égua brava, e desde ontem (29), não era visto pelo local, então decidiram procurar pelo rapaz.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Hip Hop de Vilhena é tema do minidocumentário "Rimas do Cerrado" em Rondônia

Hip Hop de Vilhena é tema do minidocumentário “Rimas do Cerrado” em Rondônia

Produzido por Pietro Paulo di Amurin, obra retrata talentos locais e histórias de resistência que moldam a cultura hip hop no município de Vilhena.
L
Documentário "Saberes Ancestrais" valoriza cultura e gastronomia quilombola em Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Ancestrais” valoriza cultura e gastronomia quilombola em Pimenteiras do Oeste

Produzido por Izabel Mendes, obra destaca história, saberes e culinária da Comunidade Quilombola de Santa Cruz, às margens do Rio Guaporé.
L

Avatar: O Caminho da Água no Cine Araújo Porto Velho (Relançamento)

Reviva a jornada épica da família Sully em 3D dublado na sala 4 do Cine Araújo
L
“Não há democracia plena sem a voz das mulheres”, diz Lula na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres

“Não há democracia plena sem a voz das mulheres”, diz Lula na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres

Evento em Brasília reúne mais de 4 mil participantes e marca a retomada da Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, com foco em igualdade de gênero e cidadania.
L
Prefeitura de Jaru inaugura nova escola no Distrito de Bom Jesus

Prefeitura de Jaru inaugura nova escola no Distrito de Bom Jesus

Com investimento de mais de R$ 1 milhão, Prefeitura de Jaru entrega escola em Bom Jesus com novas salas, área de lazer e ensino fundamental completo.
L
Deputada Sílvia Cristina defende emancipação dos distritos da Ponta do Abunã em Porto Velho

Deputada Sílvia Cristina defende emancipação dos distritos da Ponta do Abunã em Porto Velho

Parlamentar reforçou na Câmara a importância da emancipação da Ponta do Abunã e cobrou votação do PLP 137, parado desde 2015.
L

Requerimento da Dispensa de Licenciamento Ambiental: H S SANTOS

DISPENSA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL
L
PF aponta possível ligação entre ameaças a Flávio Dino e milícias digitais

PF aponta possível ligação entre ameaças a Flávio Dino e milícias digitais

PF aponta possível ligação entre ameaças a Flávio Dino e milícias digitais
L
Ícone do tênis de mesa, Hugo Hoyama recebe alta após cirurgia no coração

Ícone do tênis de mesa, Hugo Hoyama recebe alta após cirurgia no coração

O ex-mesatenista Hugo Hoyama recebeu alta hospitalar após ser submetido a uma cirurgia de revascularização devido a um infarto agudo do miocárdio, tranquilizando fãs e celebrando a recuperação em casa nesta terça-feira.
L
Governo define pensão de um salário mínimo para órfãos de feminicídio

Governo define pensão de um salário mínimo para órfãos de feminicídio

O governo federal publicou decreto que regulamenta a pensão especial para filhos menores de 18 anos de vítimas de feminicídio, garantindo um salário mínimo mensal para órfãos em situação de vulnerabilidade, visando proteção e segurança.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.