QUARTA-FEIRA, 28/01/2026

Em destaque

L

Agro

QUALIDADE DO CAFÉ ROBUSTA PRODUZIDO EM RONDÔNIA É DEBATIDO COM ESPECIALISTAS DURANTE SEMINÁRIO EM PORTO VELHO

Foi para parte deste público que Eduardo Carvalhaes palestrou sobre a evolução e sustentabilidade do café na Amazônia e ressaltou a busca permanente pela qualidade do café robusta.

Publicado em 

“Rondônia está no caminho certo. Produzir café com sustentabilidade, sem interferir com a floresta amazônica, isso é muito bom”, destacou Eduardo Carvalhaes Júnior, presidente da Câmara Setorial de Café de São Paulo, durante o Seminário Internacional de Robustas Finos, realizado no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho.

O seminário faz parte da Jornada dos Robustas Amazônicos: Qualidade, Sustentabilidade e Equidade no campo, realizado pela Embrapa e pelo Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), com o objetivo de discutir temáticas de interesse de pessoas que fazem parte da cadeia produtiva do café.

Foi para parte deste público que Eduardo Carvalhaes palestrou sobre a evolução e sustentabilidade do café na Amazônia e ressaltou a busca permanente pela qualidade do café robusta. “Por trás da sustentabilidade temos que mostrar um produto muito bom, um café de ponta. É essa imagem que temos que aliar ao restante da produção local. Agregar valor aos lotes para a imagem de qualidade que se pretende levar adiante”, orientou. “Mas não podemos esquecer que não é milagre, precisamos lembrar que antes não se produzia café de qualidade com robustas. Há uma conquista de mercado a ser feita, precisa insistir em pesquisa, produtividade e manter a qualidade para chegar à altura dos outros”, salientou.

Até pouco tempo, o café robusta era visto como um café que não apresentava características de se tornar um café especial. É graças a pesquisas e investimentos na área que essa crença vem sendo desconstruída. Enrique Alves, pesquisador da Embrapa, comemora o momento e afirma que eventos como o Seminário servem para coroar o trabalho que vem sendo feito em prol da cafeicultura do Estado. “Na última década nos dedicamos a trabalhar questões da qualidade do café robusta. A ideia que se tinha era que dificilmente se alcançaria uma bebida 100% robusta”, lembra. “E hoje temos o contrário, estamos mostrando que ele é excelente sozinho. O próximo passo é ir em busca de novos nichos de mercado”.

E é exatamente em busca de novos nichos de mercado que o empresário Bruno Assis, proprietário de uma cafeteria em Porto Velho se posicionou. Ele aposta no café robusta desde o ano de 2015 e comercializa cafés de safras premiadas nacionalmente, de produtores de Rondônia. “Antes se falava que o robusta não tinha requisitos para ser um café de qualidade. Agora mostramos que conseguimos levar para o público, um café robusta selecionado, de alta qualidade, e considerado especial.  Em minha loja temos cafés de 80 a 87,5 pontos”, afirmou. “E eventos como este trazem segurança, porque reúne atores interessados no segmento café, indica que estamos no caminho correto”, reforça.

Cafés considerados especiais são os avaliados com nota superior a 80 pontos pela Specialty Coffee Associoation.

Mas ainda há lições de casa para cumprir em relação à temática do café robusta, garante Josiana Bernardes, consultora em Cafés Especiais pela IDCofferlab e a principal delas é divulgação: “Rondônia está começando se posicionar quanto ao robusta, no mercado em geral. É verdade que é uma partida frente a vários competidores em nível mundial, mas o robusta está despontando. É pioneiro, e por isso não tem como comparar”, salientou. “Como ele ainda é tabu no segmento café especializado, o caminho é educação, formação continuada e informação sobre o tema, apresentando e sempre reforçando é um produto de alta qualidade”, complementou.


Sunalini Menon, especialista indiana e embaixadora do café na Ásia

E investir na qualidade do café foi a orientação do governador Daniel Pereira, durante a abertura do Seminário. “A produtividade do café em Rondônia chama a atenção do mundo, mas o valor do produto final depende da qualidade e é nisto que o Estado deve investir”, ressaltou. O governador parafraseou lembrando que todos, inclusive os indígenas estão interessados em produzir café, a exemplo da etnia Suruí, cuja liderança recentemente pediu mudas para o plantio em suas terras.

Wilson Nakodah Suruí, cacique da aldeia Suruí, foi quem fez a solicitação ao governador e explica a motivação: “antes não tínhamos conhecimento suficiente sobre o café, mas já produzíamos. Agora sabemos que dá para vender e dar melhor condição financeira para meu povo”, disse. A aldeia Suruí fica na região de Cacoal, local de moradia de aproximadamente 1500 indígenas.

Com tanta informação sobre o café robusta fino, a mensagem final que fica é que é um produto que precisa da atenção de todos os envolvidos, apesar de representar mais um item que agregará positivamente na economia regional.  Eduardo Carvalhaes lembrou, durante sua explanação que na produção de café somos bons da ‘porteira para dentro’, mas precisamos evoluir no sentido de agregar valor ao produto final. “Ainda precisamos agregar valor para a produção neste segmento, por meio de pesquisa. É um longo caminho, mas é o único, porque investir na qualidade do café é muito importante”, desfechou.

JORNADA DOS ROBUSTAS

A Jornada dos Robustas Amazônicos: Qualidade, Sustentabilidade e Equidade no campo está sendo realizada em Rondônia, de 21 a 25 e consiste numa série de ações de interesse de atores que fazem parte da cadeia produtiva de café no Estado, desde a produção a comercialização, passando pela qualidade, armazenamento, gestão pública e equidade de gênero no campo. Participam do evento, especialistas de renome, com experiência nacional e internacional, que colaboram para aprimorar o trabalho que vem sendo desenvolvido em prol da cafeicultura de Rondônia.

PALESTRANTES:

Eduardo Carvalhaes Júnior, presidente da Câmara Setorial de Café de São Paulo, fundador e primeiro presidente do Museu do Café, na histórica Bolsa Oficial do Café.

Josiana Bernardes, atua com treinamento e Consultoria em Cafés Especiais pela IDCoffee (Madri, Espanha). Possui participação em projetos de qualidade em cafés na Índia, Burundi, Honduras, Panamá e Etiópia.

Paulo Cesar Correa, é professor da Universidade Federal de Viçosa, desde 1976. Atua na área de Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas: propriedades físicas, qualidade, secagem, armazenagem e transporte.

Sunalini Menon, especialista indiana e embaixadora do café na Ásia. Tem reconhecimento internacional e, no campo da degustação de café, segmento que atua há mais de 40 anos.

Arthur Fiorott, mestre em marketing, R Grader, diretor de Safra Agronegócios e responsável por projetos de melhoria da qualidade do café conilon.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

ICMS do gado em Rondônia: saída de até 500 mil cabeças

ICMS do gado em Rondônia: saída de até 500 mil cabeças

Redução do imposto de 12% para 4% aprovada pela Assembleia libera venda de gado vivo para outros estados e busca corrigir distorções que pressionavam o preço ao produtor.
L
Brasil bate recorde na importação de fertilizantes em 2025

Brasil bate recorde na importação de fertilizantes em 2025

Entrada histórica de insumos, avanço nas exportações de grãos e logística portuária fortalecida sustentam perspectivas positivas para a produção agrícola e o mercado de fretes em 2026.
L
Inspeção Municipal garante carne segura e fortalece a economia em Porto Velho

Inspeção Municipal garante carne segura e fortalece a economia em Porto Velho

Serviço de Inspeção da Semagric fiscaliza frigoríficos e abatedouro, assegurando qualidade sanitária e geração de empregos
L
Microcrédito orientado pelo governo de RO fortalece agricultores familiares, mulheres e jovens rurais

Microcrédito orientado pelo governo de RO fortalece agricultores familiares, mulheres e jovens rurais

Programa Pronaf B oferece juros zero e desconto de até 40% para pagamento em dia; prioridade para produtores com renda até R$ 50 mil anuais, incluindo extrativistas, pescadores e indígenas
L
Porto Velho aos 111 anos: Agricultura familiar em expansão

Porto Velho aos 111 anos: Agricultura familiar em expansão

Histórico de produtor rural reflete transformação do município, com apoio da Semagric fortalecendo sistemas sustentáveis, acesso a mercados e renda para famílias que cultivam o solo amazônico.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Marcelino Ferreira Feitosa Rodrigues

Falecimento de Marcelino Ferreira Feitosa Rodrigues, suboficial da reserva da Polícia Militar, aos 55 anos, deixando legado de honra, alegria e amor à família em Porto Velho.
L
Boulos prevê aprovação do fim da escala 6x1 ainda neste semestre

Boulos prevê aprovação do fim da escala 6×1 ainda neste semestre

O ministro Guilherme Boulos afirmou que o governo federal trabalha pela redução da jornada de trabalho para garantir mais tempo de lazer e descanso às famílias.
L

Agenda News: Carlinhos Camurça é o convidado do Agenda News Folia 2026

Depois de um período de pausa, o Trio 40 Graus retorna com força total à programação oficial, prometendo transformar as ruas de Porto Velho em um grande espetáculo de luz, som e emoção em 2026.
L
INPE e CPTEC projetam chuvas significativas em Rondônia para as próximas 24 horas

INPE e CPTEC projetam chuvas significativas em Rondônia para as próximas 24 horas

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe) alerta para chuvas intensas no trecho Norte e Noroeste, alcançando até a metade da Ponta da Abunã, com previsão de persistência até quarta-feira.
L

Giro News: Izabel Menezes fala sobre acesso à saúde em Porto Velho

O agendamento pode ser feito de forma simples, presencialmente ou pelo WhatsApp, com uma equipe preparada para orientar e encontrar o melhor horário para cada paciente
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Publicidade

POLÍTICA

Ayel Muniz questiona gestão de Fúria com base em números do emprego em Cacoal

Ayel Muniz questiona gestão de Fúria com base em números do emprego em Cacoal

Saldo de apenas 466 vagas formais em 2025 levanta dúvidas sobre capacidade administrativa do prefeito e sua ambição ao governo de Rondônia.
L
Deputado Ribeiro apoia redução do ICMS sobre venda de gado em Rondônia

Deputado Ribeiro apoia redução do ICMS sobre venda de gado em Rondônia

Alíquota passa de 12% para 4%, fortalecendo o setor produtivo e ampliando oportunidades para pecuaristas do estado.
L
Lula e Macron discutem proposta de conselho criado por Trump

Lula e Macron discutem proposta de conselho criado por Trump

Os presidentes do Brasil e da França defenderam o fortalecimento da ONU durante conversa sobre a iniciativa americana para a reconstrução de Gaza.
L
André Mendonça mantém prisão de empresário investigado por fraudes

André Mendonça mantém prisão de empresário investigado por fraudes

O ministro do Supremo Tribunal Federal negou a liberdade de Antonio Carlos Antunes, suspeito de operar esquema de descontos indevidos contra aposentados do INSS.
L
Marcélio Brasileiro celebra aprovação da Transação Tributária pela ALE/RO

Marcélio Brasileiro celebra aprovação da Transação Tributária pela ALE/RO

Vice-presidente da AROM destaca vitória histórica do municipalismo e impacto direto nas finanças dos municípios rondonienses.
L
Publicidade

POLÍCIA

Feminicídio: Arquiteta morta em SP vivia sob ameaças e levou oito facadas do ex

Feminicídio: Arquiteta morta em SP vivia sob ameaças e levou oito facadas do ex

Fernanda de Andrade, de 29 anos, já havia sobrevivido a uma tentativa de homicídio em 2023.
18
Caso Orelha: Pais e tio de adolescentes são indiciados por coação

Caso Orelha: Pais e tio de adolescentes são indiciados por coação

Dois empresários e um advogado teriam ameaçado o vigilante de um condomínio para interferir na investigação sobre a morte do cão.
16
Polícia Federal adia depoimentos sobre fraudes no Banco Master

Polícia Federal adia depoimentos sobre fraudes no Banco Master

Investigados alegaram falta de acesso aos autos do inquérito que apura irregularidades financeiras de 17 bilhões de reais envolvendo o BRB.
L
Polícia Civil prende homem por violência doméstica em Guajará-Mirim

Polícia Civil prende homem por violência doméstica em Guajará-Mirim

Agentes da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher cumpriram mandado de prisão preventiva no distrito de Nova Dimensão contra investigado reincidente.
16
Sargento é encontrado morto em apartamento no bairro Nova Porto Velho

Sargento é encontrado morto em apartamento no bairro Nova Porto Velho

Após a análise do corpo o falecimento ocorreu por causas naturais.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil sediará maior conferência mundial sobre HIV e aids em julho

Brasil sediará maior conferência mundial sobre HIV e aids em julho

Aids 2026 acontecerá no Rio de Janeiro, reunindo especialistas, pesquisadores e movimentos sociais para debater prevenção, tratamento e direitos humanos.
L

Requerimento da Licença Ambiental: INSTITUTO BOREAL RD LTDA

LICENCA AMBIENTAL PREVIA, INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO
L
Onix Joye 2018 Manual Com Ótimo Custo Benefício na Zé Veículos

Onix Joye 2018 manual com ótimo custo benefício na Zé Veículos

Hatch econômico e confiável, perfeito para quem busca praticidade e baixo consumo no dia a dia.
L
Especialista em jardinagem e limpeza de sítios e chácaras busca emprego em Porto Velho

Especialista em jardinagem e limpeza de sítios e chácaras busca emprego em Porto Velho

Profissional experiente em jardinagem e limpeza de terrenos na capital de Rondônia está desempregado e busca uma nova oportunidade.
L
Prefeitura de Jaru amplia acesso ao Implanon em nova ação de saúde

Prefeitura de Jaru amplia acesso ao Implanon em nova ação de saúde

Iniciativa da Semusa beneficiou 12 mulheres e terá novos atendimentos no início de fevereiro, com prioridade para adolescentes e mulheres em vulnerabilidade social.
L

Recebimento da Autorização de Transporte: CNN – CIA NORTE NAVEGAÇÃO

Autorização de Transporte Intermunicipal N° 2026F8629XHS
L

Recebimento da Autorização de Transporte: CNN – CIA NORTE NAVEGAÇÃO

Autorização de Transporte Intermunicipal N° 2026W52SD189
L
Surto do vírus Nipah na Índia coloca autoridades de saúde em alerta

Surto do vírus Nipah na Índia coloca autoridades de saúde em alerta

Autoridades indianas confirmaram casos de infecção entre profissionais de saúde e monitoram cerca de 100 pessoas em quarentena para conter a disseminação do vírus.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.