QUINTA-FEIRA, 01/05/2025

L

Agro

QUALIDADE DO CAFÉ ROBUSTA PRODUZIDO EM RONDÔNIA É DEBATIDO COM ESPECIALISTAS DURANTE SEMINÁRIO EM PORTO VELHO

Foi para parte deste público que Eduardo Carvalhaes palestrou sobre a evolução e sustentabilidade do café na Amazônia e ressaltou a busca permanente pela qualidade do café robusta.

Publicado em 

QUALIDADE DO CAFÉ ROBUSTA PRODUZIDO EM RONDÔNIA É DEBATIDO COM ESPECIALISTAS DURANTE SEMINÁRIO EM PORTO VELHO - News Rondônia

“Rondônia está no caminho certo. Produzir café com sustentabilidade, sem interferir com a floresta amazônica, isso é muito bom”, destacou Eduardo Carvalhaes Júnior, presidente da Câmara Setorial de Café de São Paulo, durante o Seminário Internacional de Robustas Finos, realizado no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho.

O seminário faz parte da Jornada dos Robustas Amazônicos: Qualidade, Sustentabilidade e Equidade no campo, realizado pela Embrapa e pelo Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), com o objetivo de discutir temáticas de interesse de pessoas que fazem parte da cadeia produtiva do café.

QUALIDADE DO CAFÉ ROBUSTA PRODUZIDO EM RONDÔNIA É DEBATIDO COM ESPECIALISTAS DURANTE SEMINÁRIO EM PORTO VELHO - News Rondônia

Foi para parte deste público que Eduardo Carvalhaes palestrou sobre a evolução e sustentabilidade do café na Amazônia e ressaltou a busca permanente pela qualidade do café robusta. “Por trás da sustentabilidade temos que mostrar um produto muito bom, um café de ponta. É essa imagem que temos que aliar ao restante da produção local. Agregar valor aos lotes para a imagem de qualidade que se pretende levar adiante”, orientou. “Mas não podemos esquecer que não é milagre, precisamos lembrar que antes não se produzia café de qualidade com robustas. Há uma conquista de mercado a ser feita, precisa insistir em pesquisa, produtividade e manter a qualidade para chegar à altura dos outros”, salientou.

Até pouco tempo, o café robusta era visto como um café que não apresentava características de se tornar um café especial. É graças a pesquisas e investimentos na área que essa crença vem sendo desconstruída. Enrique Alves, pesquisador da Embrapa, comemora o momento e afirma que eventos como o Seminário servem para coroar o trabalho que vem sendo feito em prol da cafeicultura do Estado. “Na última década nos dedicamos a trabalhar questões da qualidade do café robusta. A ideia que se tinha era que dificilmente se alcançaria uma bebida 100% robusta”, lembra. “E hoje temos o contrário, estamos mostrando que ele é excelente sozinho. O próximo passo é ir em busca de novos nichos de mercado”.

E é exatamente em busca de novos nichos de mercado que o empresário Bruno Assis, proprietário de uma cafeteria em Porto Velho se posicionou. Ele aposta no café robusta desde o ano de 2015 e comercializa cafés de safras premiadas nacionalmente, de produtores de Rondônia. “Antes se falava que o robusta não tinha requisitos para ser um café de qualidade. Agora mostramos que conseguimos levar para o público, um café robusta selecionado, de alta qualidade, e considerado especial.  Em minha loja temos cafés de 80 a 87,5 pontos”, afirmou. “E eventos como este trazem segurança, porque reúne atores interessados no segmento café, indica que estamos no caminho correto”, reforça.

Cafés considerados especiais são os avaliados com nota superior a 80 pontos pela Specialty Coffee Associoation.

Mas ainda há lições de casa para cumprir em relação à temática do café robusta, garante Josiana Bernardes, consultora em Cafés Especiais pela IDCofferlab e a principal delas é divulgação: “Rondônia está começando se posicionar quanto ao robusta, no mercado em geral. É verdade que é uma partida frente a vários competidores em nível mundial, mas o robusta está despontando. É pioneiro, e por isso não tem como comparar”, salientou. “Como ele ainda é tabu no segmento café especializado, o caminho é educação, formação continuada e informação sobre o tema, apresentando e sempre reforçando é um produto de alta qualidade”, complementou.

QUALIDADE DO CAFÉ ROBUSTA PRODUZIDO EM RONDÔNIA É DEBATIDO COM ESPECIALISTAS DURANTE SEMINÁRIO EM PORTO VELHO - News Rondônia
Sunalini Menon, especialista indiana e embaixadora do café na Ásia

E investir na qualidade do café foi a orientação do governador Daniel Pereira, durante a abertura do Seminário. “A produtividade do café em Rondônia chama a atenção do mundo, mas o valor do produto final depende da qualidade e é nisto que o Estado deve investir”, ressaltou. O governador parafraseou lembrando que todos, inclusive os indígenas estão interessados em produzir café, a exemplo da etnia Suruí, cuja liderança recentemente pediu mudas para o plantio em suas terras.

Wilson Nakodah Suruí, cacique da aldeia Suruí, foi quem fez a solicitação ao governador e explica a motivação: “antes não tínhamos conhecimento suficiente sobre o café, mas já produzíamos. Agora sabemos que dá para vender e dar melhor condição financeira para meu povo”, disse. A aldeia Suruí fica na região de Cacoal, local de moradia de aproximadamente 1500 indígenas.

Com tanta informação sobre o café robusta fino, a mensagem final que fica é que é um produto que precisa da atenção de todos os envolvidos, apesar de representar mais um item que agregará positivamente na economia regional.  Eduardo Carvalhaes lembrou, durante sua explanação que na produção de café somos bons da ‘porteira para dentro’, mas precisamos evoluir no sentido de agregar valor ao produto final. “Ainda precisamos agregar valor para a produção neste segmento, por meio de pesquisa. É um longo caminho, mas é o único, porque investir na qualidade do café é muito importante”, desfechou.

JORNADA DOS ROBUSTAS

A Jornada dos Robustas Amazônicos: Qualidade, Sustentabilidade e Equidade no campo está sendo realizada em Rondônia, de 21 a 25 e consiste numa série de ações de interesse de atores que fazem parte da cadeia produtiva de café no Estado, desde a produção a comercialização, passando pela qualidade, armazenamento, gestão pública e equidade de gênero no campo. Participam do evento, especialistas de renome, com experiência nacional e internacional, que colaboram para aprimorar o trabalho que vem sendo desenvolvido em prol da cafeicultura de Rondônia.

PALESTRANTES:

Eduardo Carvalhaes Júnior, presidente da Câmara Setorial de Café de São Paulo, fundador e primeiro presidente do Museu do Café, na histórica Bolsa Oficial do Café.

Josiana Bernardes, atua com treinamento e Consultoria em Cafés Especiais pela IDCoffee (Madri, Espanha). Possui participação em projetos de qualidade em cafés na Índia, Burundi, Honduras, Panamá e Etiópia.

Paulo Cesar Correa, é professor da Universidade Federal de Viçosa, desde 1976. Atua na área de Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas: propriedades físicas, qualidade, secagem, armazenagem e transporte.

Sunalini Menon, especialista indiana e embaixadora do café na Ásia. Tem reconhecimento internacional e, no campo da degustação de café, segmento que atua há mais de 40 anos.

Arthur Fiorott, mestre em marketing, R Grader, diretor de Safra Agronegócios e responsável por projetos de melhoria da qualidade do café conilon.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura reconhece o valor dos agricultores e reafirma compromisso com a agricultura familiar

Reconhecimento e o apoio contínuo são fundamentais para produzir alimentos de forma sustentável
L
Governo de RO apresenta a 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional e a 6ª RondoLEITE

Governo de RO apresenta a 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional e a 6ª RondoLEITE

Outro grande diferencial deste ano é o retorno do Pavilhão da Piscicultura, iniciativa que reafirma o compromisso do estado com o fomento da cadeia aquícola, um setor estratégico para a diversificação econômica de Rondônia.
L
Alto Paraíso sediou o Dia Especial da Cafeicultura com apoio do Sebrae

Alto Paraíso sediou o Dia Especial da Cafeicultura com apoio do Sebrae

Dia de Campo leva oportunidades aos produtores de café, promovendo conhecimentos de novas tecnologias de mercado, produtividade e prevenção de pragas e doenças na produção.
L
Conab monitora lavouras no Brasil para revisar dados da safra 2024/2025

Primeiro levantamento da safra de cana-de-açúcar 2025/2026

O anúncio será transmitido pelo canal da Companhia no YouTube, a partir das 9h.
L
Governo de RO anuncia a 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional e a 6ª RondoLEITE

Governo de RO anuncia a 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional e a 6ª RondoLEITE

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destaca a importância do evento ao desenvolvimento do estado.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Justiça é feita: MPRO garante 31 anos de prisão por feminicídio em Jaru

Crime brutal que chocou a cidade teve julgamento com plenário lotado; réu também foi condenado por ocultação de cadáver.
L

Descubra seu novo eu com o Lindapp em poucos cliques!

Baixe, simule e veja seu futuro com inteligência artificial — é rápido, fácil e divertido!
L

Prefeitura de Porto Velho anula licitação por inconsistência técnica e garante nova etapa com maior segurança jurídica

Procedimento instaurado na gestão anterior foi suspenso por decisão fundamentada, e nova licitação será estruturada com correções
L

Portaria que restringe circulação de carretas na Avenida Jorge Teixeira está temporariamente suspensa pelo DNIT

Segundo o DNIT, o motivo da suspensão é para o alinhamento das ações entre os entes envolvidos
L

1º de Maio: mais que um feriado, um marco de luta e conquista

A história por trás do Dia do Trabalhador e sua importância na valorização de quem constrói o mundo com as próprias mãos.​
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Brasil registra saldo de 71.576 novas vagas formais em março, segundo Novo Caged

Brasil registra saldo de 71.576 novas vagas formais em março, segundo Novo Caged

No acumulado do ano, saldo positivo é de 654.503 empregos
L
Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Cargos são de níveis médio e superior na área administrativa
L
Taxa de desemprego entre jovens cai pela metade no último trimestre de 2023, aponta levantamento do MTE

Taxa de desemprego entre jovens cai pela metade no último trimestre de 2023, aponta levantamento do MTE

Pesquisa mostra queda no número dos que não estudam nem trabalham
L
A Energisa lamenta o acidente ocorrido ontem na zona rural do município de Candeias

Energisa tem vagas abertas para diferentes municípios no estado

Estão disponibilizadas vagas Cacoal, Monte Negro, Alto Paraíso, Ouro Preto e Nova Mamoré, com inscrições abertas até o dia 2 de maio.
L
Veja como consultar resultados finais do concurso nacional unificado

Governo anuncia 3.352 vagas para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado

Edital deve sair em julho; provas objetivas serão aplicadas em outubro
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa apoia reajuste salarial para técnicos e analistas educacionais de Rondônia

Projeto de Lei Complementar 127/2025 foi aprovado com apoio da parlamentar, garantindo valorização dos profissionais da educação.
L

Deputada Cláudia de Jesus destina mais de R$ 700 mil à agricultura familiar em Alvorada do Oeste

As emendas parlamentares beneficiam duas associações de produtores rurais e a prefeitura.
L

Assembleia aprova investimento de R$ 20 milhões para fortalecer a segurança pública em Rondônia

Recursos serão destinados à Polícia Militar para ações estratégicas contra o crime organizado.
L
Deputado Ribeiro do Sinpol destina R$ 330 mil para ampliação de salas na Escola Cruzeiro do Norte, em Cacoal

Deputado Ribeiro do Sinpol destina R$ 330 mil para ampliação de salas na Escola Cruzeiro do Norte, em Cacoal

A expectativa é de que as obras tenham início ainda neste ano, após os trâmites legais de licitação e execução do projeto.
L

Governador Rocha celebra ‘nova força política’ com criação da União Progressista

A aliança já nasce como a maior força política do país, com a maior bancada na Câmara e o maior número de prefeitos eleitos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é esfaqueado após briga por drogas no centro de Porto Velho

Vítima foi socorrida pelo Samu e levada à Policlínica Ana Adelaide; autor do ataque seria um conhecido usuário da região.
12

CERCO FECHADO: Delegacia de Furtos e Roubos prende traficante e apreende drogas no centro de Porto Velho

Mulher conhecida por “cabelo vermelho” é flagrada com entorpecentes após denúncias e ação integrada com a PM.
10

AÇÃO CONJUNTA: Força Tática e FTICCO fecham boca de fumo e prendem suspeitos com drogas na zona Leste

Após denúncias, policiais surpreendem dupla em ponto de venda de entorpecentes; uma foragida da Justiça também foi detida.
10

Homem é chamado por bandidos e morto a tiros no Cristal da Calama

A vítima ainda teria tentado correr de volta para a residência, mas caiu baleada na cabeça e nas costas.
18
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio de ex-Prefeito de Vale do Anari

Polícia Civil de RO cumpre novo mandado por descumprimento de medida protetiva

A ação integra um conjunto de esforços contínuos da corporação no combate à violência doméstica e familiar contra mulheres.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Corrupção abusiva, por Pedro Cardoso da Costa

Mas a corrupção segue a cartilha brasileira de debater tudo e não solucionar nada. E assim, mesmo sendo um pleonasmo, a corrupção tornou-se abusiva.
L
Um ano após enchente histórica no RS, desabrigados ainda vivem em abrigos e aguardam moradias definitivas

Um ano após enchente histórica no RS, desabrigados ainda vivem em abrigos e aguardam moradias definitivas

Situação atinge famílias em situação de extrema vulnerabilidade
L
EUA defendem direito de Israel de bloquear ajuda humanitária de organizações consideradas parciais, como a UNRWA, na CIJ

EUA defendem direito de Israel de bloquear ajuda humanitária de organizações consideradas parciais, como a UNRWA, na CIJ

Washington cita suposta parcialidade da Agência da ONU para refugiados
L
Juros bancários sobem em março e rotativo do cartão atinge 445% ao ano, aponta Banco Central

Juros bancários sobem em março e rotativo do cartão atinge 445% ao ano, aponta Banco Central

Taxas médias cobradas pelos bancos sobem para família e empresas
L
Jorge Jesus critica arbitragem após eliminação do Al-Hilal na Liga dos Campeões da Ásia e assume responsabilidade por derrota

Jorge Jesus critica arbitragem após eliminação do Al-Hilal na Liga dos Campeões da Ásia e assume responsabilidade por derrota

Treinador voltou a ser cogitado após fim das negociações com Ancelotti
L
CCJ da Câmara analisa suspensão de ação penal contra núcleo golpista investigado pelo STF

CCJ da Câmara analisa suspensão de ação penal contra núcleo golpista investigado pelo STF

Relator pediu a interrupção da ação contra núcleo 1 da trama golpista
L
STF analisa pedido de prisão domiciliar para Fernando Collor após início de cumprimento da pena por corrupção

STF analisa pedido de prisão domiciliar para Fernando Collor após início de cumprimento da pena por corrupção

Procuradoria terá prazo de cinco dias para opinar sobre o benefício
L
Órgãos públicos estaduais não funcionam durante feriado nacional e ponto facultativo em Rondônia

Órgãos públicos estaduais não funcionam durante feriado nacional e ponto facultativo em Rondônia

O governo de Rondônia orienta os cidadãos a se anteciparem em relação a atendimentos junto aos órgãos públicos, e deseja a todos um feriado com segurança, descanso e reconhecimento pelo valor do trabalho.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.