O instituto Innovare alerta para o fim dos prazos das inscrições para o Prêmio para as categorias Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania, no dia 26 de maio. A premiação, reconhecida por muitos como o Oscar da justiça brasileira, seleciona as melhores práticas criadas por advogados, defensores públicos, promotores e magistrados para aprimorar o sistema de justiça brasileiro. As incrições podem ser feitas pelo site www.premioinnovare.com.br
Desde sua criação, em 2004, o Prêmio Innovare já premiou quase 300 práticas em vários estados do país, colaborando para que estes trabalhos sejam conhecidos em outras regiões e estimulando a transformação de alguns deles em políticas públicas.
No banco de práticas do Innovare, acessível ao público pelo site do Instituto, é possível conhecer todas as práticas que já foram selecionadas para concorrer à premiação. Ao todo, o banco agrega mais de 10 mil trabalhos aprovados para concorrer ao Innovare. O Prêmio Destaque desta edição tem como tema Tecnologia e Eficiência da Justiça.
Os temas das práticas escolhidas como premiadas e homenageadas nestes 20 anos são variados e envolvem desde questões relacionadas ao meio ambiente, como combate à grilagem de carbono, aos crimes ambientais e fiscalização da Bacia do São Francisco até inclusão de portadores de Síndrome de Down e de jovens infratores, preservação dos direitos sociais de vítimas de homicídios cometidos por policiais, estímulo à advocacia em territórios indígenas e um programa treinamento de policiais para reduzir as chances de condenação de pessoas inocentes.
Em 2022 Rondônia foi premiado com o Innovare com o projeto Fóruns Digitais e em 2024 o projeto “Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas”, criado pelo juiz Maximiliano Darci David Deitos, foi o vencedor, ambos na categoria CNJ.
A proposta é mostrar as boas ideias colocadas em prática pelos(as) advogados(as), promotores(as), defensores(as) públicos(as) e magistrados(as) brasileiros(as) que se dedicam a buscar alternativas na promoção do melhor atendimento à população.
Também são premiadas pelo Innovare, na Categoria Justiça e Cidadania, as boas práticas que se desenvolvem no interior do sistema de Justiça por profissionais de qualquer área, que contribuam para o fomento da cidadania brasileira.
O Prêmio Innovare é uma realização do Instituto Innovare, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Advocacia Geral da União, de associações jurídicas, do Conselho Nacional de Justiça e tem o apoio do Grupo Globo.
São parceiros da premiação o Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Secretaria Nacional de Justiça, a Advocacia Geral da União (AGU), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).
Como se inscrever no Prêmio Innovare?
O processo de inscrição no Prêmio Innovare é totalmente digital e gratuito. Não é necessário enviar nenhum documento, arquivo ou foto impressos.
Só podem se inscrever os trabalhos que já estejam em andamento e que tenham resultados comprovadamente positivos para a prestação jurisdicional.
O(A) candidato(a) deve entrar no site www.premioinnovare.com.br, ler o regulamento e criar um cadastro com login e senha de acesso ao sistema.
Em seguida, terá acesso ao formulário de inscrição que deve ser preenchido com atenção, respondendo todas as perguntas.
Ao fim do processo é preciso enviar o formulário, já que o simples preenchimento não configura inscrição.
Veja aqui um passo a passo sobre como se inscrever