SÁBADO, 24/05/2025

Carlos Fico lança livro sobre papel dos militares nas crises institucionais brasileiras e defende revisão do artigo 142 da Constituição

Em novo livro, Carlos Fico detalha utopia autoritária

Por Rafael Cardoso - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Carlos Fico lança livro sobre papel dos militares nas crises institucionais brasileiras e defende revisão do artigo 142 da Constituição
Carlos Fico/Arquivo pessoal

Com mais de 20 livros publicados e o reconhecimento de ser um dos maiores especialistas em ditadura militar do país, o historiador Carlos Fico planeja se aposentar em breve. O “último livro”, como ele mesmo prevê, será lançado na semana que vem com o título “Utopia autoritária brasileira: como os militares ameaçam a democracia brasileira desde o nascimento da República até hoje”.

Em entrevista à Agência Brasil, o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) comentou o desejo de publicar algo que pudesse alcançar o grande público e fosse relevante para a sociedade. Nesse sentido, o tema dialoga diretamente com a realidade atual.

No livro, ele defende que todas as crises institucionais no Brasil, desde a Proclamação da República em 1899, foram causadas pelos militares. A atuação deles se destacou historicamente por dois aspectos. A convicção de superioridade sobre os civis, que não estariam preparados para governar a sociedade, e a interpretação de que possuem licença constitucional para intervir na política.

Segundo o historiador, as lógicas intervencionistas e autoritárias têm se perpetuado há mais de 100 anos muito por causa da forma como a sociedade brasileira lidou com os militares. A impunidade foi o padrão. Nenhum daqueles envolvidos em golpes ou em tentativas de golpe de Estado foi preso nesse tempo todo.

O momento de lançamento do livro é oportuno. Nesta quarta-feira (20), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, de forma unânime, tornar réus mais dez acusados de integrar o plano golpista para manter Jair Bolsonaro na presidência, depois de perder as eleições de 2022. Entre os réus, há nove militares. Qualquer condenação, portanto, seria um acontecimento inédito na história do país.

Agência Brasil – Qual é a ideia central do livro que está sendo lançado neste mês?

Carlos Fico – O livro foi escrito para o grande público, sem ter amarras acadêmicas. Mas tem uma espécie de tese, que é demonstrar que todas as crises institucionais no Brasil, desde a Proclamação da República, foram causadas pelos militares. Eu chamo de crises institucionais aquelas que acabam levando à ruptura da legalidade constitucional.

Para demonstrar isso, analisei em detalhes todos os episódios que podem ser caracterizados como golpes de Estado, tentativas de golpe e pronunciamentos militares. Mostro, em cada capítulo, a participação e a proeminência militar que conduziu a essas crises institucionais.

Começa com a deposição de Dom Pedro II, que foi a Proclamação da República, um golpe militar. Depois a tentativa de golpe militar em 1904, também em 1922 e 1924. O golpe militar que houve no interior da Revolução de 30. Depois o golpe de 1937, e assim por diante.

Agência Brasil – Por que a escolha da expressão utopia autoritária no título?

Carlos Fico – Chamo de utopia autoritária a hipótese que desenvolvi nos meus estudos acadêmicos sobre a ditadura militar. Ficou muito visível a percepção dos militares de que eles são superiores aos civis, de que a sociedade é despreparada até para votar e só elege político demagogo, e de que os próprios políticos são corruptos.

Com o passar dos anos, fui me dando conta de que esse tipo de percepção existe há muito tempo, desde o fim da Guerra do Paraguai e a proclamação da República. E de que continua até os dias de hoje. Essa concepção equivocada é a justificativa, o pretexto que sempre esteve presente em mais de uma dezena de golpes e tentativas descritas no livro.

Agência Brasil – Por que a Guerra do Paraguai é o marco dessa forma de pensar e de agir dos militares na política brasileira?

Carlos Fico – Desde o final do conflito, os militares começam a desenvolver uma ideia de missão especial, sobretudo porque eles venceram a Guerra do Paraguai depois de muitos sacrifícios. A guerra foi muito longa, demorou muitos anos, teve muitas mortes, inclusive por doenças.

Eles voltaram ao Brasil se sentindo obviamente vitoriosos, mas também maltratados pelo poder civil, pelo Império e pelo Conselho de Ministros. A partir daí, essa interferência dos militares na política foi crescendo. Eles passaram a se considerar com esse direito, passaram a ter uma visão de que o poder civil era corrompido e de que precisavam interferir na política.

Agência Brasil – Com tantos exemplos de autoritarismo na história brasileira, podemos dizer que é parte de uma mentalidade nacional? Algo específico da nossa cultura política?

Carlos Fico – Existe autoritarismo em muitos países, inclusive com intervencionismo militar. Não é uma peculiaridade do Brasil. Agora, o que a gente percebe é que há democracias mais consolidadas, inclusive de países que já tiveram esse tipo de intervencionismo, que se baseiam fundamentalmente na proeminência do poder civil.

O que aconteceu em 2022 e 2023 é uma marca da fragilidade institucional da nossa democracia. Eu falo sobre isso na conclusão do livro, me refiro aos episódios ocorridos no fim do governo Bolsonaro, que mostram a atualidade dessa tradição intervencionista.

Agência Brasil – Militares estiveram à frente das crises institucionais, mas o que dizer do apoio que eles receberam de outros segmentos sociais?

Carlos Fico – A utopia autoritária está presente em outros setores, que também têm visão elitista de que a sociedade é despreparada. Em muitos momentos da história política brasileira, a gente vê que a elite tem essa percepção de que o eleitor, sobretudo os mais pobres, não entendem bem a política.

Sobre a participação popular, há algumas tentativas de golpe que não tiveram muito apoio. Algumas iniciativas golpistas de militares foram desconhecidas da maior parte do povo e não contavam com apoio amplo.

Em outros casos, como em 1964, a gente pode falar que houve muitos setores da sociedade que defendiam a derrubada do presidente João Goulart. E, mais recentemente, houve durante o governo Bolsonaro um ativismo militar muito grande, que repercutiu em vários setores da sociedade.

Agência Brasil – Alguns desses ativistas evocavam até a Constituição para defender o golpe militar.

Carlos Fico – Sim, vimos bolsonaristas mais radicais pedindo a intervenção militar por meio daquela loucura que é a aplicação do artigo 142 da Constituição. Esse é um tema que eu trabalho muito no livro. O que ele é e por que foi tão mencionado pelos bolsonaristas radicais.

A história começa na Proclamação da República, no que chamo de atribuição excessiva de poderes aos militares por todas as nossas constituições. Começou na Constituição de 1891, justamente porque os militares tiveram papel preponderante, afinal foi um golpe militar.

Acabaram conquistando poderes excessivos de garantia dos poderes constitucionais, que eles chamam de GPC, uma atribuição que não deveria estar presente na Constituição e está desde a de 1891. Depois, isso foi sendo reproduzido de alguma forma nas diversas constituições seguintes, em 1930, 1946, 1967, 1969, inclusive na de 1988.

Uma pretensão grande que tenho é que as pessoas na leitura desse livro se deem conta da necessidade de alterar essa passagem do artigo 142, que é a atribuição aos militares de serem os garantidores dos poderes constitucionais. Passagem que eles interpretam como uma substituição do velho Poder Moderador do Império. O que é uma interpretação equivocada. Embora todo mundo saiba disso, os militares até hoje continuam interpretando como sendo uma licença constitucional para intervir na política.

Agência Brasil – Quando a gente lembra da ditadura militar de 1964 a 1985, um dos pontos críticos é a Lei da Anistia, de 1979, que teve seus benefícios estendidos dos presos e exilados políticos para os agentes do Estado que cometeram uma série de crimes. Qual o peso da falta de responsabilização dos militares para que essa lógica intervencionista na política continue durante tanto tempo?

Carlos Fico – É total, é total. Você lembra muito bem desse aspecto e, no livro, eu mostro uma coisa chocante que é o fato de nenhum militar golpista ter sido preso. Nenhum. E quando começou a ter algum inquérito, alguma coisa nesse sentido, imediatamente veio uma anistia aprovada pelo Congresso. Nunca houve qualquer punição.

De modo que o que está acontecendo hoje em dia é totalmente inédito. O fato de a Justiça atuar, de a Polícia Federal ter feito um inquérito, de a Procuradoria da República ter encaminhado a denúncia, de a denúncia ter sido aceita e agora de o Supremo transformar os denunciados em réus, isso jamais aconteceu.

Então, é claro que tem um significado. Espero que essas pessoas sejam condenadas e que não haja anistia. Muita gente me pergunta se vai haver anistia. Se eu olhar para a história, é mais fácil acreditar que sim, porque o padrão foi de impunidade. E isso tem impacto realmente muito grande na perpetuação desse intervencionismo até hoje.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sorteio News Rondônia: Cinéfilos premiados para uma experiência inesquecível!

Parabéns aos ganhadores! Agora é só preparar a pipoca e escolher o filme perfeito para aproveitar esse momento especial.
L

Iniciativa da Prefeitura oferece serviços essenciais na Escola Joaquim Vicente Rondon, na zona Sul de Porto Velho

O atendimento à população com os serviços essenciais será das 8h às 14h
L

Fimca promove neste final de semana a 2ª edição do Projeto Isis

A ação conta com o apoio da Prefeitura de Jaru que disponibilizou o espaço entre outros meios logísticos para a execução do projeto
L
Primeiro Festival Literário de Ji-Paraná será palco da literatura da região Norte

Primeiro Festival Literário de Ji-Paraná será palco da literatura da região Norte

O evento literário, inédito em Rondônia, reunirá autores independentes de diversas regiões do Brasil e do mundo, e culminará com o lançamento da antologia Brava Gente Brasileira em Terras Amazônicas.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Amazônia, Gente e Justiça | Entrevista Dra. Aparecida Luzia Alzira Zuin

“Nesta sexta, às 18h, no programa Amazônia, Gente e Justiça, uma conversa imperdível com a Profa. Dra. Aparecida Luzia Alzira Zuin! Vamos falar sobre educação, direitos humanos, justiça social e os desafios da Amazônia. Não perca!”
L

HUMMER EV 2026 chega com recurso que muda a experiência off-road

Modelo apresenta melhorias de software, novo modo de direção e aceleração recorde
L

Povoado Nerd | Entrevista Leonardo Gonçalves – Madeira Wargames

Nesta sexta-feira, dia 23, o Povoado Nerd recebe o advogado e fundador do Madeira Wargames, Leonardo Gonçalves.
L

Fonte de Vida: com José Neves

Confira!
L

Talk News | Entrevista OR!GEM e GUINXG

Nesta sexta-feira, dia 23, às 15h, o Talk News recebe OR!GEM e GUINXG, nomes em ascensão no trap nortista.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Curso de Medicina Veterinária do Campus Jaru realizará VI Simpósio de Medicina Veterinária no mês de outubro

IFRO seleciona colaboradores externos para atuarem nos projetos integrados de ensino, pesquisa e extensão dos territórios rurais

O processo seletivo é público e gratuito, não havendo cobrança de taxa de expediente/manutenção, taxa de inscrição, taxa de matrícula e/ou mensalidade.
L
Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Inscrições para concurso administrativo da Polícia Federal são prorrogadas

Os interessados terão até às 18h desta sexta-feira (23/5), horário de Brasília, para se inscreverem
L
Média salarial dos trabalhadores da construção civil cai 22% em uma década, diz IBGE Você chegou à duração máxima desta conversa, mas pode continuar conversando em um novo chat. Repetir

Média salarial dos trabalhadores da construção civil cai 22% em uma década, diz IBGE

Em quatro anos postos de trabalho aumentaram no setor
L

Curso gratuito de barbeiro com 30 vagas é ofertado pela Semdestur em Porto Velho

As inscrições estarão abertas de 26 a 30 de maio
L
TSE restringe uso de Inteligência Artificial nas eleições de outubro

Descubra se o seu emprego está em risco por causa da Inteligência Artificial

IA generativa pode impactar 1 em cada 4 empregos no mundo, aponta OIT
L
Publicidade

POLÍTICA

Pedro Fernandes cobra recuperação imediata da RO-010 entre Cacaulândia e Monte Negro

Pedro Fernandes cobra recuperação imediata da RO-010 entre Cacaulândia e Monte Negro

Parlamentar cobra patrolamento e cascalhamento para garantir segurança e escoamento da produção
L
Deputado Pedro Fernandes pede recuperação da RO-140 entre Cacaulândia e Colina Verde

Deputado Pedro Fernandes pede recuperação da RO-140 entre Cacaulândia e Colina Verde

Parlamentar cobra urgência em patrolamento e encascalhamento para garantir segurança e desenvolvimento regional
L
Aprovados no concurso da Polícia Civil de RO se encontram com deputado Ribeiro do Sinpol

Aprovados no concurso da Polícia Civil de RO se encontram com deputado Ribeiro do Sinpol

Essa união de esforços, marcada pela empatia e responsabilidade, tem sido essencial para o fortalecimento da pauta e para a construção de um consenso em torno da importância da nova convocação.
L

Dra. Taíssa fiscaliza obras de elevação na BR-425 após enchentes

Alteamento dos trechos busca prevenir novos transtornos causados pelas enchentes que afetaram a região em 2025
L

Ieda Chaves celebra proibição do assédio sexual em ambientes da administração pública

Ainda em 2024, foi sugerida a adoção de medidas mais concretas para prevenir, identificar e lidar com casos de assédio sexual.
L
Publicidade

POLÍCIA

Policial filmado ao lado do chefe da organização criminosa PCC, na Bolívia, é um major e foi preso

De acordo com as autoridades, a proximidade dele com o bandido brasileiro resultou até mesmo no flagrante de um abraço e aperto de mãos antes dos agentes emitirem a voz de prisão.
L
Condenado por estupro de vulnerável é preso em Rondônia

Condenado por estupro de vulnerável é preso em Rondônia

De acordo com as investigações, o homem foi responsabilizado por abusar sexualmente da enteada, menor de idade, em 2023.
16
Polícia Civil prende homem reincidente por furto em apartamento

Polícia Civil prende homem reincidente por furto em apartamento

Conforme apurado, o homem já havia invadido o mesmo imóvel pelo menos sete vezes, sendo duas somente nesta semana. A reincidência e ousadia do suspeito chamaram a atenção das autoridades, que o autuaram em flagrante.
14
Filho atira no próprio pai e evita que mãe fosse morta a facadas

Filho atira no próprio pai e evita que mãe fosse morta a facadas

A vítima foi salva pelo filho, cabo da PM que precisou atirar no próprio pai para evitar o assassinato.
16
Homem é atingido por motosserra durante trabalho em chácara na BR-319

Homem é atingido por motosserra durante trabalho em chácara na BR-319

Testemunhas contaram que a vítima trabalhava usando uma motosserra quando foi atingido no joelho pela máquina, causando um corte profundo.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Toyota apresenta nova geração do RAV4 com avanços tecnológicos

Modelo chega ao mercado com inovação no sistema híbrido e novo conceito de design
L

Conforto, tecnologia e versatilidade movem a nova fase do Outlander

SUV híbrido plug-in com tração 4×4 chega em duas versões e combina desempenho urbano e rodoviário
L

Variantes do eActros 600 chegam com mais eficiência e tecnologia

Mercedes-Benz Trucks reforça compromisso com a eletrificação no setor de transporte de cargas
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAO): MIDAS TRADING IMPORTACAO E EXPORTACAO LTDA

Licença Ambiental de Operação – LAO
L

Meio bilhão de motos Honda já foram fabricadas no mundo

Empresa alcança novo marco após mais de sete décadas no setor de motocicletas
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): MIDAS TRADING IMPORTACAO E EXPORTACAO LTDA

Licença Ambiental de Operação – LAO
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga: ELDER CHAGAS DE OLIVEIRA

Licenças Prévia, Instalação e Operação e do TERMO de OUTORGA
L
Jirau Energia leva educação sobre energia renovável a escolas da região

Jirau Energia leva educação sobre energia renovável a escolas da região

Iniciativa marca uma nova fase do Projeto de Turismo da Usina Hidrelétrica Jirau focada em conhecimento e educação para as futuras gerações.
L
Setores financeiro e industrial criticam aumento do IOF e alertam para impacto negativo na economia

Setores financeiro e industrial criticam aumento do IOF e alertam para impacto negativo na economia

Segundo Fiesp, medida inibe investimentos e prejudica crescimento
L

DLL e Iveco Group anunciam joint venture para transição energética

Iniciativa busca ampliar acesso a veículos comerciais com baixa ou zero emissão na Europa
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.