Representantes de instituições do Brasil e do México estarão reunidos, entre os dias 12 e 15 de maio, para debater soluções conjuntas que promovam o acesso a alimentos saudáveis, o fortalecimento da agricultura familiar e o equilíbrio dos sistemas de abastecimento. A Missão Técnica “Diálogos de Cooperação Sul-Sul entre Brasil e México sobre Sistemas Alimentares Sustentáveis” é uma iniciativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), com apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).
O encontro tem como objetivo principal fomentar a troca de experiências bem-sucedidas em políticas públicas voltadas à segurança alimentar e nutricional, abastecimento de alimentos e estratégias para redução da inflação dos alimentos. A agenda inclui reuniões, visitas técnicas e apresentações institucionais que permitirão o compartilhamento de boas práticas entre os dois países.
Nesta segunda-feira (12), o diretor de Operações e Abastecimento da Conab, Arnoldo Anacleto de Campos, apresenta as principais contribuições da Companhia para o abastecimento alimentar no Brasil. Serão abordadas ações como política de preços mínimos, compras públicas, estrutura de armazenagem, apoio à agricultura familiar, inovação tecnológica no campo e produção de dados estatísticos sobre a agropecuária nacional.
Durante a missão, os participantes visitarão instituições mexicanas como a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Sader), a Central de Abastecimento da Cidade do México (Ceda), a Leche Industrializada Conasupo (Liconsa), a Empresa Nacional de Subsistências Populares (Diconsa) e a Confederação Nacional dos Grupos Comerciais dos Centros de Abastecimento (Conacca). Também está prevista uma reunião com a equipe técnica da FAO, cuja articulação foi fundamental para viabilizar os contatos com o governo mexicano.
Entre os resultados esperados está a divulgação de iniciativas brasileiras como o Programa Alimentar Cidades, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Plano Nacional de Abastecimento. Ao mesmo tempo, o Brasil conhecerá melhor o modelo mexicano “Comida para o Bem-Estar”, que conta com mais de 25 mil pontos de venda voltados ao fornecimento de alimentos saudáveis e acessíveis.
A modernização dos centros de abastecimento, por meio de ações sustentáveis como economia circular, redução de perdas e desperdícios (FLW), transparência de preços e fortalecimento da governança institucional, também será um dos focos do intercâmbio, promovendo a aproximação entre autoridades públicas e setor privado.
A missão marca mais um passo no fortalecimento da cooperação internacional em torno da segurança alimentar e da construção de sistemas alimentares resilientes, inclusivos e sustentáveis.