DOMINGO, 22/06/2025

L

Agro

Capacitação em produção de manivas de mandioca impulsiona agricultura familiar em Porto Velho

Oficina representa mais um passo no fortalecimento da agricultura familiar

Por Jean Carla Costa \SMC\PMPV - 010

Publicado em 

Capacitação em produção de manivas de mandioca impulsiona agricultura familiar em Porto Velho - News Rondônia
Foto: Delcimar Fragoso

Com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva da mandioca em Rondônia, técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagric), produtores rurais e profissionais da área participaram da Oficina de Capacitação em Produção de Manivas de Mandioca, promovida pela Embrapa Rondônia e Embrapa Mandioca e Fruticultura da Bahia.

A oficina, realizada ao longo de três dias, foi voltada especialmente para técnicos agrícolas, agentes de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) e profissionais que atuam na defesa fitossanitária. A proposta é disseminar boas práticas, tecnologias atualizadas e conhecimentos científicos para impulsionar a produção de mandioca, cultura de grande importância socioeconômica para a agricultura familiar.

Durante a programação técnica, especialistas da Embrapa abordaram temas como diversidade genética da mandioca, multiplicação e doenças, identidade visual e práticas sanitárias, coleta, aclimatização, manejo e colheita, nutrição mineral, manejo de pragas, empreendedorismo no campo e registro de maniveiros.

Capacitação em produção de manivas de mandioca impulsiona agricultura familiar em Porto Velho - News RondôniaLaís Mary destacou a importância da capacitação para os profissionais do setor

A engenheira agrônoma da Semagric, Laís Mary Lisboa de Lima, destacou a importância da capacitação para os profissionais do setor. “Capacitações como essa proporcionam um aprimoramento essencial para que os técnicos estejam atualizados com o que há de mais moderno na produção de manivas, garantindo maior eficiência e sustentabilidade para os produtores rurais do município”, afirmou.

O secretário municipal de Agricultura, Rodrigo Ribeiro, ressaltou a importância das parcerias interinstitucionais na promoção de capacitações voltadas ao desenvolvimento rural. “Temos buscado cada vez mais aproximar a Semagric de instituições como a Embrapa, Emater e o Senar, porque sabemos que o conhecimento técnico é a chave para transformar o campo. Essa oficina mostra como as parcerias certas podem gerar resultados concretos para os nossos agricultores”, frisou.

Já o pesquisador da Embrapa Rondônia na área de mandiocultura Rogério Costa, enfatizou a relevância do conhecimento científico para alavancar a produção. “Ao capacitar técnicos e agentes de ATER, conseguimos multiplicar o conhecimento em larga escala. A mandioca é uma cultura estratégica e, com o uso das tecnologias corretas, podemos aumentar a produtividade e a qualidade do produto final”, explicou.

A oficina representa mais um passo no fortalecimento da agricultura familiar e no compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento sustentável no campo.

A capacitação ocorreu no auditório da Faperon em Porto Velho, e contou com o apoio da Faperon/Senar, MAPA/Sebrae, Emater, Seagri e Semagric.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Baixas temperaturas impactam no andamento da colheita do milho 2ª safra em alguns estados, aponta Conab

De acordo com o Progresso de Safra, publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a colheita atinge 3,9% da área semeada do milho 2ª, índice inferior ao registrado na média dos últimos 5 anos.
L

Governo de RO impulsiona a pecuária e consolida o estado como líder na exportação de carne no Norte

Desde 2021, o estado mantém o status de zona livre de febre aftosa sem vacinação
L

Com área livre de aftosa, trânsito de bovinos está liberado entre RO e todos os estados brasileiros

A nova medida libera o trânsito de bovinos e bubalinos entre todos os estados livres de febre aftosa sem vacinação, incluindo Rondônia. 
L

Técnicas do Projeto Degusta 80+ se destacam durante Dia de Campo em Rolim de Moura

A palestra do extensionista do escritório local da Emater em Rolim de Moura, Marcelo Lopes, destacou as ações do Projeto Degusta Rondônia 80+ voltada para a qualidade na fermentação dos cafés especiais
L

Legislação impulsiona a produção agrícola e fortalece cadeias do leite e do café em Rondônia

A medida representa um marco estratégico para o fortalecimento da pecuária leiteira, da cafeicultura e do desenvolvimento agroeconômico do estado
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Duas ondas de frio polar deverão atingir Rondônia já na próxima semana

Previsões indicam que uma massa de ar frio polar, seguida de outra continental, afetará com maior intensidade o sul de Rondônia, com temperaturas entre 14°C e 17°C entre os dias 23 e 25 deste mês.
L

PRF intercepta carregamento de drogas e armas escondido em caminhão em Rondônia

Fiscalização na BR-364 revela fundo falso com quase 263 kg de entorpecentes e três armas de fogo; números mostram atuação eficaz da corporação no estado
10

Meio século de histórias inspira retorno do Golf GTI em edição especial

Volkswagen antecipa comemorações com versão limitada mais potente já produzida
L

TEMOS PETRÓLEO? Fronteira de Rondônia com Mato Grosso pode ter jazida com grande produção de barris

O Ibama, dominado por Marina, atrasou ao máximo a liberação para a exploração do nosso petróleo no mar, com argumentações prevendo catástrofes, caso a liberação fosse dada.
L

Jornalista rondoniense faz história ao levar o nome de Rondônia na Maratona Internacional na Noruega

Bosco Cardoso representa Rondônia na prestigiada Maratona do Sol da Meia-Noite, na Noruega, unindo esporte e causas sociais em uma jornada marcada por superação, frio intenso e solidariedade.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L
Publicidade

POLÍTICA

Jaime Bagattoli: Esclarece que não votou a favor do aumento na conta de energia

Bagattoli lembrou de medida do governo que repassará impacto bilionário a consumidores
L
Projeto do Ifro apoiado pelo senador Bagattoli leva cursos e maquinários a associações rurais

FORÇA DO CAMPO: Projeto do Ifro apoiado pelo senador Bagattoli leva cursos e maquinários a associações rurais

Iniciativa foca na capacitação do pequeno produtor e agricultura familiar.
L

Jaime Bagattoli: Senador reafirma apoio à emancipação dos distritos de Rondônia

Bagattoli apontou grande disparidade, como o distrito de União Bandeiras, em Porto Velho
L
Deputado Eyder Brasil realiza 2ª edição do Projeto Cidadania nos Bairros

Deputado Eyder Brasil realiza 2ª edição do Projeto Cidadania nos Bairros

Ação acontece neste sábado na E.M.E.F Maria Francisca de Jesus, no Residencial Orgulho do Madeira e levará serviços gratuitos à população
L

Deputada Cristiane Lopes ao lado do povo na investigação de fraudes contra aposentados

CPMI do INSS é oficialmente lida no Congresso Nacional
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Jovem de 18 anos é baleado ao reagir a assalto na zona leste de Porto Velho

A reação fez com que um dos bandidos atirasse contra ele, atingindo-o antes de fugir do local.
10

Motociclista cai em rio e morre afogado em Rondônia

Moradores da localidade que passavam pelo local visualizaram a cena e acionaram prontamente o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.
18

TRÁFICO: Casal é preso com carro clonado e drogas em vila de apartamentos no Teixeirão

Operação do BPTAR desmantela ponto de venda de entorpecentes e apreende veículo clonado, rádios comunicadores e drogas variadas em Porto Velho
10

TRAGÉDIA NA BR-364: Mulher de 58 anos morre após perder o controle da moto em trecho perigoso próximo à Vila Nova Samuel

Um trágico acidente de trânsito tirou a vida de Suely da M. P., de 58 anos, na noite deste sábado (21), na BR-364, nas proximidades da entrada da Vila Nova Samuel, no município de Candeias do Jamari (RO).
18

Mulher é baleada pelo marido na frente do filho no dia do aniversário; “papai atirou na mamãe”

O caso aconteceu em uma residência na Rua Prece, bairro São Francisco, zona leste de Porto Velho, no final da tarde.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Arquidiocese de Porto Velho lança selo do centenário

A solenidade, seguida de missa, foi realizada na catedral Sagrado Coração de Jesus, na Rua Dom Pedro II, no central da capital.
L

“Danos severos” em usinas nucleares, alerta Pentágono; Irã promete resposta aos EUA

Instalações nucleares iranianas sofrem danos severos após ofensiva americana; Teerã promete resposta e alerta para riscos de retaliação regional
L

Xiaomi SU7 Ultra humilha concorrência em Nürburgring com tempo recorde

Modelo de produção da Xiaomi alcança desempenho inédito e reforça presença no circuito alemão
L

Fórmula E confirma calendário com 18 etapas em 12 cidades

Novas etapas ampliam alcance global da categoria elétrica
L

Deputado Edevaldo Neves homenageia agentes socioeducativos de Rondônia

Parlamentar destaca papel fundamental da categoria na ressocialização de adolescentes e reforça compromisso com a valorização profissional
L

Dia Mundial do Fusca: o carro que virou lenda e ainda acelera corações!

Um carro, milhões de histórias: o legado afetivo do Fusca ao redor do mundo
L

Histórias Que Educam: Como a Literatura Infantil Complementa o Trabalho da Escola e da Família

É assim que se constrói uma ponte entre o lar, a escola e o coração da criança. Ler é formar.
L

Trump afirma sucesso após bombardear importantes instalações nucleares do Irã

Ataques em três locais, incluindo a instalação nuclear mais fortificada do Irã, colocaram os EUA diretamente na guerra de Israel. O presidente Trump alertou sobre mais ataques “se a paz não chegar rapidamente”.
L

EUA entram no conflito entre Israel e Irã com ataques a instalações nucleares

Bombardeios americanos em Fordo, Natanz e Isfahan marcam nova escalada após ofensiva israelense
L

Vídeo: motorista de aplicativo cancela corrida e é humilhado por passageiros em Porto Velho

O video foi compartilhado nas redes sociais e é possível notar que mesmo diante a hostilidade, o motorista mantém a calma e afirma que não fez nada de errado.
10
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.