Boas notícias marcam a semana em Rondônia, com ações do governo do estado. Entre os destaques está a liderança do estado no ranking de geração de empregos formais no primeiro trimestre de 2025 na Região Norte, comprovando que os rondonienses têm um dos ambientais mais favoráveis para renda e qualidade de vida. O período também trouxe novos profissionais ao mercado de trabalho, com a entrega de certificados pelo programa Vencer, que vem transformando vidas. E quem está passando por um momento difícil com as enchentes encontra apoio no governo, com a criação de auxílio financeiro. Também se aproxima a 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, em Ji-Paraná, e a fase é de montagem dos estandes. Confira essas e outras novidades.
AUXILÍO FINANCEIRO
As enchentes deixaram muitas famílias no sufoco. Para amenizar os impactos socioeconômicos provocados pela cheia dos rios em Rondônia, o governo do estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), vai conceder auxílio financeiro para famílias afetadas por essa situação. A decisão foi anunciada pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha, em visita a comunidades do Baixo Madeira, acompanhado da secretária da Seas Luana Rocha. O valor a ser transferido é de R$ 3 mil, dividido em três parcelas mensais, para cada família cadastrada.
Os investimentos para melhorar o atendimento de saúde são constantes. Entre os anos de 2020 e 2024, o governo de Rondônia investiu o valor de R$ 5.608.983,25 em obras estruturais no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, com o objetivo de fomentar a eficiência no atendimento de pacientes e aprimorar os serviços prestados pelos profissionais de saúde, promovendo um atendimento humanizado na unidade. Os investimentos em infraestrutura hospitalar proporcionam dignidade, segurança e esperança para quem mais precisa.
GERAÇÃO DE EMPREGOS
Rondônia é um estado abundante em empregos e segue demonstrando força na economia e geração de oportunidades para a população. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o estado registrou 1.102 novos postos de trabalho com carteira assinada em março, liderando a geração de empregos formais na Região Norte.
MAIS PROFISSIONAIS
Em evento solene na noite de quarta-feira (7), no Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra, em Porto Velho, o governo de Rondônia entregou, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), mais 149 certificados a concluintes de oito cursos do programa Vencer. De iniciativa da Seas, o programa lançado em 2024 teve 2.804 alunos matriculados, dos quais 1.269 concluíram os cursos e 724 já receberam o kit para começar a trabalhar ou até mesmo empreender.
GOVERNANÇA E INOVAÇÃO
Com o objetivo de fomentar a troca de práticas e experiências entre profissionais que atuam nas áreas de gestão, auditoria e controle interno, o governo de Rondônia irá promover nos dias 12 e 13 de maio, no Teatro Guaporé, em Porto Velho, o 3º Encontro de Controles Internos Setoriais do Poder Executivo, que terá como tema nesta edição “O controle interno na era da inovação e governança”. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do link: https://eventos.sepog.ro.gov.br/Inscricao?eventoDetalheId=b7606581-6cef-4c5f-b097-eef9766e75b3.
OPERAÇÃO CAMINHOS SEGUROS 2025
Com o intuito de combater a violência contra crianças e adolescentes, o governo de Rondônia realiza a “Operação Caminhos Seguros 2025”, entre os dias 2 e 18 de maio. A operação une esforços da União, estados e municípios em uma ofensiva conjunta de prevenção, repressão e acolhimento às vítimas. As ações se concentram nos municípios de Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Cacoal, Vilhena, Rolim de Moura, Guajará-Mirim, Jaru, Pimenta Bueno, Machadinho d’Oeste e região do Madeira.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O governo de Rondônia está intensificando as ações de educação ambiental do Plano Multinível de Prevenção às Queimadas em diversos municípios do estado. As atividades, realizadas por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), através da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), incluem palestras em escolas, orientações em propriedades rurais e participação em rádios locais, visando conscientizar a população sobre os riscos e impactos das queimadas no meio ambiente.
ESTRADAS MELHORES NO CONE SUL
Com o objetivo de melhorar a infraestrutura viária e reduzir custos com obras públicas, o governo de Rondônia inaugurou em 2022, no município de Vilhena, a 6ª Usina Asfáltica de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), a maior do estado. O local conta com uma das estruturas mais modernas disponíveis no mercado, entre as que produzem asfalto quente. A iniciativa faz parte da política estadual de recuperação da malha viária, e tem garantido benefícios diretos à população e economia local.