Com o objetivo de promover um trânsito mais seguro, humano e consciente, o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) realizou, na última quarta-feira (30), no Teatro Palácio das Artes, em Porto Velho, o I Fórum Integrado para Gestão de Trânsito. A iniciativa reuniu autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil em um amplo debate sobre os desafios e soluções para a segurança viária.
Durante o evento, transmitido pelo canal do Detran-RO no YouTube, foram abordados temas como a importância de cultivar uma cultura de paz no trânsito, os riscos do desrespeito aos limites de velocidade e os perigos da condução sob efeito de álcool. Também foram destacados problemas relacionados à ausência de equipamentos de segurança e à vulnerabilidade de pedestres nos sinistros de trânsito.

Um compromisso coletivo pela vida
O governador Marcos Rocha reforçou que o compromisso com a segurança no trânsito é de todos. “Salvar vidas depende da nossa responsabilidade individual e coletiva, seja dirigindo com atenção e respeito, seja contribuindo com ações educativas, de fiscalização ou engenharia”, afirmou.
Palestras e inovações tecnológicas
O Fórum contou com a presença de especialistas renomados. Sirlei Kuiava, da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), falou sobre a importância de integrar educação, engenharia e fiscalização para fortalecer a segurança viária. Já o secretário municipal de trânsito de Porto Velho, Iremar Torres Lima, destacou a responsabilidade compartilhada na prevenção de acidentes.
Welton Roney Nunes Ribeiro, gestor técnico do Detran-RO, apresentou a fiscalização como ferramenta educativa e de reforço à cidadania. Além disso, a plataforma de Inteligência de Negócios MOB.RO foi apresentada como aliada na análise de dados para a melhoria da mobilidade urbana em Rondônia.
Maio Amarelo: a vida em primeiro lugar
O evento também marcou o lançamento do movimento internacional Maio Amarelo no estado, com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”. A ação foi destacada em uma mesa redonda com representantes da Senatran, Detran-RO, Conselho Estadual de Trânsito e Polícia Rodoviária Federal, reforçando a importância da educação para a redução dos acidentes.
Para o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, a troca de experiências entre os diferentes setores é essencial. “A construção de um trânsito mais seguro só é possível com a participação ativa de toda a sociedade”, destacou.
Participação regional
O Fórum contou com a presença de 455 participantes, incluindo representantes de diversos municípios rondonienses, como Porto Velho, Candeias do Jamari, Costa Marques, Governador Jorge Teixeira, Nova União, São Felipe d’Oeste, entre outros, consolidando o evento como um marco no fortalecimento das políticas públicas de trânsito no estado.