PORTO VELHO (RO) — Faleceu neste domingo, 20 de abril de 2025, Sílvio Roberto Freitas de Melo, professor do Núcleo de Ciências Humanas da Universidade Federal de Rondônia (NCH/Unir). Sílvio também era vinculado ao Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras (DALE/Unir).
Em dezembro de 2024, o docente sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e ficou internado em uma unidade particular de saúde em Porto Velho. Após apresentar melhora, recebeu alta médica e passou a seguir tratamento domiciliar.
Sílvio era considerado um dos principais professores do curso de Letras da Unir, com destaque na disciplina de Latim. Em nota oficial, a universidade lamentou profundamente sua morte e destacou sua trajetória como egresso do curso de Letras. A instituição também ressaltou sua atuação como mestre da disciplina de Latim nos cursos de Letras – Espanhol e Letras – Inglês, compondo o quadro do DALE.
Alunos e colegas de trabalho manifestaram pesar nas redes sociais, destacando sua contribuição acadêmica e sua postura sempre acolhedora. Uma das homenagens mais compartilhadas diz: “A Unir perde um bom homem e um grande intelectual da vida e das letras. Com sua paciência e discernimento, conquistou muitos estudantes pela maneira dócil de ouvi-los. Que todo o seu legado nessa instituição seja respeitado e que sua presença continue sendo marcada pelo esforço mútuo de sempre querer ajudar. Que o céu o receba em alegria.”
Além da carreira na área de Letras, Sílvio também possuía graduação em Direito pela Universidade Federal de Rondônia (1987), bem como licenciatura em Letras: Português/Inglês, pela mesma instituição e ano. Lecionou, inclusive, disciplinas nas áreas de Direito Internacional Público, Direito Financeiro e Tributário.
No curso de Letras, ministrou matérias como História e Tipologia da Língua Latina, para os polos da UAB em Ariquemes, Buritis, Ji-Paraná, Nova Mamoré e Porto Velho; e Mito e Narrativa e Língua Latina, pelo programa PROHACAP.
O corpo do professor está sendo velado desde as 11h na Funerária Ramos, localizada na Avenida Sete de Setembro, 2021, bairro Nossa Senhora das Graças. O sepultamento está previsto para as 16h30, no Cemitério dos Inocentes, no centro de Porto Velho.