Os Correios lançaram, na última quarta-feira (12), um selo comemorativo pelos 25 anos da Comissão de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento aconteceu no auditório da instituição e contou com a presença do reitor Alfredo Gomes, da presidente da comissão, professora Maria José Luna, da reitora da UFRPE, Maria José Sena, e de outras autoridades.
Reconhecimento da luta pelos direitos humanos
A homenagem celebra o trabalho da comissão ao longo de mais de duas décadas na defesa dos direitos fundamentais, promoção da igualdade e incentivo à cultura de paz e cidadania por meio de pesquisas e projetos de extensão.
O superintendente estadual dos Correios em Pernambuco, Ricardo Santos, destacou o papel do selo como um símbolo de memória e valorização de instituições essenciais para a sociedade. “Mais que um registro filatélico, essa peça carrega uma mensagem que percorrerá o país, reforçando valores de dignidade, justiça e fraternidade”, afirmou.
Dom Hélder Câmara: símbolo de resistência e justiça social
Conhecido como o “Dom da Paz”, Dom Hélder Câmara foi uma das vozes mais importantes na luta pelos direitos humanos e pelos mais pobres. Fundador da CNBB, teve papel fundamental na resistência à ditadura militar. Em 1972, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz, e ao longo de sua trajetória ajudou a criar mais de 500 comunidades eclesiais de base.
Nos anos 1990, lançou a campanha “Ano 2000 Sem Miséria” e, em 1999, faleceu aos 90 anos. Seu legado segue reconhecido mundialmente, e, desde 2015, um processo de beatificação e canonização tramita no Vaticano.
O selo comemorativo
A peça filatélica já está disponível nas agências e na loja virtual dos Correios. O design traz a imagem do arcebispo de braços abertos, ao lado do número 25, além da inscrição “Comissão dos Direitos Humanos Dom Hélder Câmara”.