SEXTA-FEIRA, 09/05/2025

Leitura Finalizada: AURORA – Um despertar essencial para as mulheres de hoje

Uma leitura transformadora, que desafia padrões, quebra ciclos e inspira mulheres a se reconectarem com sua força e essência.

Por Renata Camurça | News Rondônia

Publicado em 

Leitura Finalizada: AURORA - Um despertar essencial para as mulheres de hoje - News Rondônia

Leitura Finalizada: AURORA - Um despertar essencial para as mulheres de hoje - News Rondônia

Sinopse:

“Acordar preocupada com as tarefas do dia. Otimizar a ida ao trabalho ouvindo notícias ou respondendo e-mails. Almoçar correndo pra ganhar tempo.
E tudo isso sendo linda, bem-sucedida e gentil.

Pra quem mesmo?

Da criadora da Obvious, comunidade com mais de 1 milhão de seguidores no Instagram, e do podcast Bom dia, Obvious, Aurora é um convite a todas as mulheres que estão exaustas das demandas que elas mesmas e a sociedade criam sobre suas carreiras, seus relacionamentos, seus corpos, suas personalidades.

Com o humor ácido que lhe é peculiar, Marcela Ceribelli intercala relatos pessoais com comentários de especialistas das mais diversas áreas, investigando as origens das expectativas que recaem sobre as mulheres e apontando caminhos para um despertar mais amoroso.”

O QUE VOCÊ PODE FAZER PELA SUA FELICIDADE HOJE?”

Leitura Finalizada: AURORA - Um despertar essencial para as mulheres de hoje - News Rondônia

Comprei o livro “AURORA – O despertar da mulher exausta” sem ler a sinopse ou conhecer o trabalho de Marcela Ceribelli. Apenas fui influenciada pela comunicadora Lu Nunes, que admiro no Instagram. E que surpresa maravilhosa foi essa leitura!

Logo nas primeiras páginas, percebi que AURORA é uma obra essencial para todas as mulheres, estejam elas exaustas ou não. É impossível não se identificar em algum momento das reflexões e provocações da autora. Comigo não foi diferente.

Embora minha conexão com a escrita de Marcela não tenha sido instantânea, uma das maiores revelações ao longo da leitura foi entender que ela escreve não apenas para mim ou para si mesma, mas para todas as mulheres. O livro, dividido em cinco partes—Exausta, Mulheres difíceis, O novo espelho, Quanto dura o amor e Confie no processo—é um verdadeiro mergulho na vida feminina, repleto de informações, pesquisas e estatísticas que enriquecem o entendimento sobre nós mesmas.

Minha maior identificação aconteceu em “Mulheres difíceis”, onde Marcela aborda o peso de sermos ensinadas a nos comportar dentro do papel esperado de mulheres dóceis e agradáveis. Aprendi que dizer “não” e estabelecer limites é essencial para fugir da armadilha de ser a “mulher boazinha”. Esse aprendizado reverbera tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Outra parte que gostei muito foi “Quanto tempo dura o amor?”. Aqui, a autora nos faz repensar as relações e entender o que realmente funciona para cada uma. O trecho “Amor é ação” falou muito comigo, pois me considero romântica e acredito na força da instituição do casamento. Para que uma relação seja saudável e duradoura, é essencial que o cuidado e a manutenção sejam responsabilidades compartilhadas entre as duas partes. No entanto, é triste perceber que, muitas vezes, as mulheres acabam carregando sozinhas o peso de “fazer dar certo” e a culpa quando o relacionamento termina.

Marcela usa suas vivências e conversas com convidadas especialistas do podcast “Bom dia, Obvious” para abordar temas que nos cercam e, muitas vezes, tiram nosso sono: trabalho, amizade, redes sociais, ansiedade e relacionamentos. Tudo isso com uma escrita leve e cativante, que nos faz refletir sobre as imposições da sociedade, desde a relação com nosso corpo até a ideia de que precisamos dar conta de tudo.

Não sou uma leitora assídua de não-ficção, mas “AURORA” conquistou meu coração e quase acabou com o meu marca-texto de tantos trechos marcantes. Este é um livro que precisa ser debatido, vivido, sentido. Recomendo de olhos fechados, como uma leitura que nos convida a cuidar de nós mesmas, acolher nossas fases e nos colocar em um lugar mais gentil no mundo.

Leitura Finalizada: AURORA - Um despertar essencial para as mulheres de hoje - News Rondônia

“A ansiedade mente para a gente. Faz achar que nosso valor está diretamente conectado a conquistas profissionais, faz a gente confundir exaustão com falta de força de vontade. Tortura-nos com a crença de que estamos atrasadas para a nossa idade e até nos leva a sofrer por acreditar que as pessoas que mais amamos não se importam genuinamente com a gente.” Pág. 19

“Uma pessoa tímida não quer necessariamente ficar sozinha, mas o medo e a ansiedade servem como verdadeiros muros para a interação.” Pág. 96

“Enquanto o extrovertido chega em um grupo e apenas vive o momento, os introvertidos têm dois esforços: o de estar na situação social e o de pensar incansavelmente se estamos nos portando bem e qual impressão os outros estão tendo de nós.” Pág. 97

“Ao pensar em grandes histórias românticas, visualizamos os momentos de paixão: os frios na barriga do início, diálogos marcantes que aconteceram logo antes do livro acabar ou de os créditos do filme subirem. O que acontece bem depois dos créditos é que a gente se apaixonar pelas novas versões do outro ou luta para conhecê-las e entendê-las. Quem disser que a melhor parte da relação é sempre o início vai entrar em uma discussão boa comigo: a melhor parte da relação precisa ser o momento presente. Para mim, essa é uma boa história de amor.” Pág. 175

“Para mim, a melhor definição de amor é aquela que nos faz enxergá-lo como ação, uma coleção de atos que demostra cumplicidade, carinho, respeito e confiança.” Pág. 176

“Para construir uma relação saudável e duradoura, é preciso estar confiante em quem você é, quais são seus limites, seus verdadeiros desejos e necessidades.” Pág. 187

“Nossa mente adora nos dominar com pensamentos que freiam a espontaneidade por medo de possíveis derrotas.” Pág. 225

“Fizeram-nos acreditar que sucesso é ser reconhecida pelos outros, mas, na verdade, a vitória mais importante é conseguir conhecer a nós mesmas a ponto de saber o que significa sucesso em nossas vidas.” Pág 226

“… ter medo de decepcionar os outros pode fazê-la decepcionar a si mesma… nossa mente é a nossa melhor amiga e pode ser a nossa pior inimiga, justamente pelas tendências de autossuficiente.” Pág. 230

“É duro tomar a decisão de desistir de algo porque vivemos em uma sociedade que romantiza a perseverança a qualquer custo. O ideal da mulher heroína colabora muito para isso: sempre destemida, sempre a postos para superar seus maiores desafios. Só que, para você ter coragem de revolucionar, talvez passe pelo processo de desistir de uma vida anterior – e é aí que muitas vezes idealizamos a obstinação, tratando aqueles que desistem como fracos.” Pág 263

Leitura Finalizada: AURORA - Um despertar essencial para as mulheres de hoje - News Rondônia

“Flawless” – Beyoncé
“Oops!…I Did it Again” – Britney Spears
“You’ve Got To Learn” – Nina Simone
“All Too Well” – Taylor Swift
“Nothing Compares 2U” – Sinead O’Connor

Leitura Finalizada: AURORA - Um despertar essencial para as mulheres de hoje - News Rondônia

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Programa Vencer entrega kits profissionais e incentiva transformação de vida em Rondônia

Programa Vencer entrega kits profissionais e incentiva transformação de vida em Rondônia

Eles e tantos outros que tiveram suas vidas alcançadas pelo programa, são prova de que o Vencer encoraja e dá esperança e condições para construir uma vida diferente.
L
Mutirão de Limpeza mobiliza Nova Mutum Paraná em ação pelo meio ambiente, saúde pública e prevenção de doenças e queimadas

Mutirão de Limpeza mobiliza Nova Mutum Paraná em ação pelo meio ambiente, saúde pública e prevenção de doenças e queimadas

Iniciativa promovida pela Administração Distrital e pela Unidade Básica de Saúde contou com ampla participação comunitária e apoio de organizações e empresas locais
L
Curso de Ivan Lara na Câmara de Porto Velho aborda comunicação para fortalecer mandatos

Curso de Ivan Lara na Câmara de Porto Velho aborda comunicação para fortalecer mandatos

O curso foi ministrado por Ivan Lara, especialista em marketing político e autor do livro Marketing Político Sem Achismo.
L
Atendimentos do mutirão de regularização fundiária continuam até a conclusão no Bairro Costa e Silva, em Porto Velho

Atendimentos do mutirão de regularização fundiária continuam até a conclusão no Bairro Costa e Silva, em Porto Velho

A mobilização visa assegurar acolhimento adequado à população atendida, promovendo cidadania e justiça social por meio da legalização fundiária.
L

Dia das Mães sem Mãe por Larina Rosa

Perder a mãe é divagar entre lembranças dela, a vida que ela viveu, os sonhos que deixou de realizar e a culpa por não tê-la aproveitado mais.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Talk News | Entrevista Oseias Oliveira da Silva e Marciel Oliveira da Silva

Nesta sexta-feira, dia 9, às 16h, o programa Talk News, apresentado por Victor Marques, recebe Oseias Oliveira da Silva e Marciel Oliveira da Silva para uma entrevista inspiradora.
L
Mulheres na Política: O desafio da representatividade e da transformação

Mulheres na Política: O desafio da representatividade e da transformação

No programa Em Cima da Hora, Agna Souza e Renata Camurça debateram os desafios, avanços e a importância da participação feminina na política de Rondônia.
L

Agenda News: Royal Parma conquista Porto Velho com parmegiana irresistível

Recém-chegada à cidade, a marca se destaca pelo sabor irresistível, ingredientes selecionados e entrega rápida, tornando-se referência em delivery de pratos saborosos.
L

Após o sucesso da Casa de Vidro de Candeias, Schinayder promete uma edição especial em Porto Velho

“Já estamos vendo algumas casas para o novo reality show. Aguarde que vem novidades por aí!”
L

Enem 2025: divulgadas as datas de inscrição e aplicação das provas

Candidatos podem se inscrever de 26 de maio a 6 de junho no exame, que é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil e pode ser utilizado no Sisu, Prouni ou Fies. Provas serão em 9 e 16 de novembro
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Semed informa mudança no cronograma do processo seletivo de voluntários

Errata que altera o cronograma do edital foi publicada no Diário Oficial no dia 02 de maio
L
Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Plataforma SouGov.Br traz nova função para agilizar ingresso
L

Concurso público aberto em Alto Alegre dos Parecis

IBADE e Prefeitura ofertam vagas para auditor fiscal e agente administrativo tributário com salários de até R$ 5,4 mil
L

Prefeitura de Porto Velho informa que não há seleção vigente na área da saúde

Edital para seleção está em fase de elaboração
L
Publicidade

POLÍTICA

JAIME BAGATTOLI: Projeto do senador busca tornar obrigatório o ensino de Libras dentro da educação básica

JAIME BAGATTOLI: Projeto do senador busca tornar obrigatório o ensino de Libras dentro da educação básica

Mais de 61 mil alunos possuem alguma deficiência relacionada à surdez
L
Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha assinatura da ordem de serviço das obras de pavimentação em Vista Alegre do Abunã

Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha assinatura da ordem de serviço das obras de pavimentação em Vista Alegre do Abunã

Os recursos, no valor de R$ 9.2 milhões, foram viabilizados por emenda de bancada encaminhada por Chrisóstomo ainda em 2022, e agora empenhados pela atual gestão municipal.
L
Ieda Chaves recebe informação de que o "Tchau Poeira" estará de volta no Três Marias

Ieda Chaves recebe informação de que o “Tchau Poeira” estará de volta no Três Marias

Direção do DER-RO confirma reinício das obras até o dia 15 de maio, na zona Leste, de Porto Velho.
L

Eyder Brasil sugere criação de crédito emergencial voltado a mães atípicas em Rondônia

Indicação visa garantir apoio financeiro a mulheres que se dedicam integralmente ao cuidado de filhos com deficiência ou TEA
L

Deputada Sílvia Cristina lança projeto Olhar de Amor para oferecer cirurgias de catarata e pterígio

Lançamento oficial será na próxima segunda, dia 12, no Hospital de Amor em Ji-Parana.
L
Publicidade

POLÍCIA

Foragido por estupro e homicídio é preso em ação conjunta das Polícias Civis de RO, AC e MT

Foragido por estupro e homicídio é preso em ação conjunta das Polícias Civis de RO, AC e MT

A captura foi resultado de uma operação integrada entre os estados, que atuaram de forma coordenada para localizar o suspeito, que possuía mandados de prisão em aberto.
16
Motociclista tem grave lesão na cabeça em acidente no centro

Motociclista tem grave lesão na cabeça em acidente no centro

De acordo com testemunhas, o motociclista seguia na Dom Pedro II sentido Jorge Teixeira, quando a condutora do Honda Fit invadiu a preferencial e causou a batida.
16
Polícia Civil localiza arma usada em tentativa de homicídio contra motorista de aplicativo em Porto Velho

Polícia Civil localiza arma usada em tentativa de homicídio contra motorista de aplicativo em Porto Velho

Segundo as investigações, a vítima, identificada apenas como M.F.S., foi atacada após aceitar uma corrida.
14
Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra foragido da Justiça do Acre em Extrema

Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra foragido da Justiça do Acre em Extrema

O indivíduo foi localizado durante diligências e, após a confirmação de sua identidade, recebeu voz de prisão. Ele foi informado de seus direitos e encaminhado à unidade policial para os procedimentos legais.
12
Polícia Civil prende homem condenado por estupro de vulnerável em Rondônia

Polícia Civil prende homem condenado por estupro de vulnerável em Rondônia

O condenado, identificado apenas pelas iniciais, foi localizado e capturado após trabalho investigativo.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de Jaru promove capacitação e acolhimento para profissionais da área

Secretaria de Saúde de Jaru promove capacitação e acolhimento para profissionais da área

A formação aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Jaru e foi conduzida por profissionais da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau.
L
Prefeitura de Jaru convoca motoristas de veículos pesados, cozinheiros e zeladores aprovados em Processo Seletivo

Prefeitura de Jaru convoca motoristas de veículos pesados, cozinheiros e zeladores aprovados em Processo Seletivo

Os candidatos têm o prazo de 05 dias úteis, a contar da data de publicação do edital para apresentar toda a documentação necessária para a posse.
L
Em defesa da Justiça do Trabalho: Mobilização Nacional reúne participantes em frente a sede do TRT-14 em Porto Velho(RO) e Rio Branco(AC)

TRT-14 antecipa Dia das Mães com programação especial

Atividades de bem-estar, cuidado e reconhecimento pelo trabalho e dedicação marcaram a homenagem às servidoras-mães.
L
Inscrições abertas para a 2ª Turma de 2025 do Curso de Piloto Privado de Avião

Inscrições abertas para a 2ª turma de 2025 do curso de Piloto Privado de Avião

As matrículas estão abertas até 20 de maio na Secretaria do Aeroclube de Rondônia
L

TRT-14 participa de Encontro Nacional da Justiça do Trabalho

Representantes da 14ª Região (RO/AC) contribuíram com os debates.
L
STF tem maioria para restringir decisão da Câmara sobre Ramagem

STF tem maioria para restringir decisão da Câmara sobre Ramagem

Placar de 4 votos a 0 reverte decisão de suspensão de ação penal
L
Maternidade e empreendedorismo: os desafios de equilibrar essas duas jornadas

Maternidade e empreendedorismo: os desafios de equilibrar essas duas jornadas

Como mães empreendedoras enfrentam a dupla carga do cuidado e da gestão.
L
Operação em Porto Velho resulta na prisão de 8 pessoas por furto de energia

Operação em Porto Velho resulta na prisão de 8 pessoas por furto de energia

Linha de apoio: Durante a ação de fiscalização também foram encontrados cabos de energia de uso exclusivo da distribuidora.
L
Polícia Civil prende dois suspeitos e apreende drogas em ação no distrito de Extrema

Polícia Civil prende dois suspeitos e apreende drogas em ação no distrito de Extrema

Durante a ação, o suspeito M.H.F.S. tentou fugir pelos fundos da residência, mas foi contido pela equipe.
10
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.