SEXTA-FEIRA, 09/05/2025

L

Mundo

Em Nova York, mulheres avaliam maior tratado sobre igualdade de gênero

Encontro ocorre na sede da ONU até o próximo dia 22

Por FABÍOLA SINIMBÚ – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Em Nova York, mulheres avaliam maior tratado sobre igualdade de gênero
JUAN SEGUÍ MORENO/FLICKR

Milhares de mulheres de todo o mundo estão reunidas em Nova York para avaliar e revisar o maior tratado multilateral sobre igualdade de gênero e empoderamento de mulheres e meninas, a Declaração e a Plataforma de Ação de Pequim.

A 69ª Comissão sobre a Situação das Mulheres (CSW69) ocorre na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) e vai até o próximo dia 22.

Para a coordenadora da Rede de Desenvolvimento Humano, Maria Aparecida Schumaher, a Schuma, diante de uma política global que acentua ainda mais a divisão entre os hemisférios, uma das preocupações em debate é com o andamento das conquistas feministas:

“A gente está diante de uma realidade bastante difícil, em que a gente retrocedeu no mundo. A onda conservadora se ampliou, infelizmente. Eu acho que a delegação brasileira está bastante preparada, tem muita gente da sociedade civil para fazer pressão, mas não depende só da posição do Brasil, depende da posição de outros países que, infelizmente, têm uma posição bastante conservadora e até se fala muito, em muitos momentos, de retrocesso.”

Para a historiadora e pesquisadora de relações de gênero e raciais, Wania Santana, a eleição de Donald Trump, como presidente dos Estados Unidos e o crescimento da extrema-direita na Europa são fatos que efetivamente devem transparecer neste fórum, mas o Sul Global deve reagir.

“Eu acho que a gente pode ter reações inesperadas de países asiáticos, sinceramente, até mesmo da China. E eu acho que talvez a gente possa se surpreender com uma participação mais ativa de alguns países latino-americanos e também de alguns países africanos. A gente tem que ir preparado para a luta”, reforça.

Relatório

As reuniões da CSW ocorrem logo após a divulgação de um relatório da ONU Mulheres, com um balanço da Plataforma de Ações de Pequim, dos últimos cinco anos, que revelou um retrocesso nos direitos femininos em um quarto dos 159 países que entregaram seus relatórios nacionais.

O relatório brasileiro não foi diferente e demonstrou avanços consolidados como as leis Maria da Penha, a do Feminicídio e da Igualdade Salarial, políticas públicas que distribuem a responsabilização do cuidado, enfrentam a fome e consolidam muitos outros direitos de mulheres e meninas, mas também com muitos entraves.

Para Schuma, os avanços e retrocessos demandam um esforço muito maior de mulheres para que uma ideia se consolide.

“Não se trata só da implementação das políticas. Na verdade, também é necessário uma mudança de mentalidade, na compreensão e nos respeitos aos seres humanos. Todos eles independente da sua raça, etnia, sexo, orientação, território ou localidade onde vivem. Então, o que acaba acontecendo é que quando a gente dá cinco passos para frente, também anda quatro para trás”.

Desigualdades

Na avaliação da Ana Carolina Querino, representante da ONU Mulheres no Brasil, por se relacionarem diretamente com as causas raízes das desigualdades no país, os avanços nas leis e políticas públicas tendem a se consolidar após profundas discussões sobre normas sociais, por isso a importância do Brasil também avançar na qualidade da produção de dados científicos e estatísticos.

“Só é possível trazer elementos, para a discussão na agenda pública, baseados em evidências e dados a partir das interseccionalidades [análise de múltiplos fatores], para poder falar da situação das mulheres na sua diversidade, de mulheres negras, mulheres indígenas, mulheres quilombolas, com no último Censo”, destaca.

Mesmo com uma jornada muito mais lenta do que o esperado por mulheres e meninas de todo o mundo, a efetividade da Plataforma de Ações de Pequim é uma conquista que deve ser comemorada, afirma Wania Santana.

“É um documento extenso e amplo e que contempla muitos temas e permanece atual, mesmo que precise de aprimoramento em questões que avançamos ao longo do tempo, como debates de enfrentamento ao racismo, direitos da população LGBT+, só pra citar alguns.”

Histórico

A própria construção do tratado internacional, há 30 anos – e dessa agenda que continua a orientar nações de todo o mundo –, retoma uma história de mobilização e participação social feminina.

“Havia um momento político de grande espírito de organização. E é isso que explica, por exemplo, ter sido capaz, aqui no caso brasileiro, de mobilizar mulheres de todos os estados do país na criação dos fóruns estaduais de mulheres, que se reuniram na Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) Rumo a Pequim. Então, nós fizemos esse trabalho de organização por dois anos intensos”, relembra Wania.

A pesquisadora foi uma das ativistas que atuou em duas frentes durante a 4ª Conferência Mundial da Mulher, ocorrida na cidade chinesa de Pequim, em 1995. Na delegação oficial levada pelo governo brasileiro e também no fórum social, que teve naquele ano a atuação de mais de 300 brasileiras representando a AMB.

“Foi uma conferência em um momento onde o feminismo, a mobilização, a organização das mulheres estava ressurgindo. Na verdade, estava começando, porque vários países haviam passado por períodos ditatoriais, períodos com mais dificuldade de expressão. Então, era um momento bastante propício para a participação social”, recorda Schuma.

No Brasil, a familiaridade com conferências das Nações Unidas ganhou força logo após a Eco 92, no Rio de Janeiro.

“Nós fizemos, em julho de 1995, um grande encontro aqui no Rio de Janeiro com a participação de 900 delegadas do Brasil inteiro, onde nós tiramos a Carta das Brasileiras Para a Quarta Conferência Mundial sobre a Mulher. Nós a encaminhamos ao governo brasileiro, através das instâncias que estavam naquele momento envolvidas com a conferência e, por sorte, a gente tinha uma delegação oficial bastante progressista”, relembra Schuma.

União

A atuação da delegação brasileira também ganhou força com o reforço do movimento feminista de outros países da América Latina e muitos dos debates levados pelo grande bloco foram incluídos na Declaração de Pequim, como os direitos sexuais e reprodutivos no que diz respeito à punição de mulheres.

“Esse foi o grande embate, porque na conferência anterior em 1994, a Conferência do Cairo, essa questão tinha sido considerada um grande avanço. E aí a Igreja Católica, o Vaticano tentou impedir que as propostas do Cairo pudessem estar nessa plataforma”.

As mulheres que representaram o país na luta pelos direitos femininos há 30 amos são unânimes em lembrar que o momento atual é diferente dos desafios já enfrentados, mas diante da possibilidade de mais retrocessos, garantem que haverá resistência.

“Não podemos retroceder sobre a importância de ter mecanismos institucionais para conduzir políticas para as mulheres, como ministérios e secretarias. Não podemos retroceder nos direitos humanos das mulheres, não podemos retroceder no debate sobre mulheres em meios de comunicação, mulheres em meio ambiente, os direitos das meninas e das adolescentes. Não tem como”, diz Wania Santana, ao concluir:

“Nós não seremos abatidas como se fôssemos ovelhinhas em um campo desprotegido. Vai ter luta.”

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Papa Leão XIV será empossado oficialmente no dia 18 de maio na Praça de São Pedro

Papa Leão XIV será empossado oficialmente no dia 18 de maio na Praça de São Pedro

Cerimônia marca início do pontificado do recém-eleito líder católico
L
CNBB destaca foco do novo papa Leão XIV na paz, dignidade humana e combate à escravidão no trabalho

CNBB destaca foco do novo papa Leão XIV na paz, dignidade humana e combate à escravidão no trabalho

Conferência espera que o novo papa mantenha a abertura da igreja
L
Lula participa de celebração dos 80 anos da vitória soviética sobre o nazismo em Moscou e se reúne com Putin

Lula participa de celebração dos 80 anos da vitória soviética sobre o nazismo em Moscou e se reúne com Putin

Presidente participa de evento que marca fim da 2ª Guerra Mundial
L
Rússia e China ampliam aliança contra influência dos EUA e reforçam cooperação militar, diz declaração conjunta de Putin e Xi

Rússia e China ampliam aliança contra influência dos EUA e reforçam cooperação militar, diz declaração conjunta de Putin e Xi

Afirmação está em declaração conjunta assinada pelos dois presidentes
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Talk News | Entrevista Oseias Oliveira da Silva e Marciel Oliveira da Silva

Nesta sexta-feira, dia 9, às 16h, o programa Talk News, apresentado por Victor Marques, recebe Oseias Oliveira da Silva e Marciel Oliveira da Silva para uma entrevista inspiradora.
L
Mulheres na Política: O desafio da representatividade e da transformação

Mulheres na Política: O desafio da representatividade e da transformação

No programa Em Cima da Hora, Agna Souza e Renata Camurça debateram os desafios, avanços e a importância da participação feminina na política de Rondônia.
L

Agenda News: Royal Parma conquista Porto Velho com parmegiana irresistível

Recém-chegada à cidade, a marca se destaca pelo sabor irresistível, ingredientes selecionados e entrega rápida, tornando-se referência em delivery de pratos saborosos.
L

Após o sucesso da Casa de Vidro de Candeias, Schinayder promete uma edição especial em Porto Velho

“Já estamos vendo algumas casas para o novo reality show. Aguarde que vem novidades por aí!”
L

Enem 2025: divulgadas as datas de inscrição e aplicação das provas

Candidatos podem se inscrever de 26 de maio a 6 de junho no exame, que é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil e pode ser utilizado no Sisu, Prouni ou Fies. Provas serão em 9 e 16 de novembro
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Semed informa mudança no cronograma do processo seletivo de voluntários

Errata que altera o cronograma do edital foi publicada no Diário Oficial no dia 02 de maio
L
Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Plataforma SouGov.Br traz nova função para agilizar ingresso
L

Concurso público aberto em Alto Alegre dos Parecis

IBADE e Prefeitura ofertam vagas para auditor fiscal e agente administrativo tributário com salários de até R$ 5,4 mil
L

Prefeitura de Porto Velho informa que não há seleção vigente na área da saúde

Edital para seleção está em fase de elaboração
L
Publicidade

POLÍTICA

JAIME BAGATTOLI: Projeto do senador busca tornar obrigatório o ensino de Libras dentro da educação básica

JAIME BAGATTOLI: Projeto do senador busca tornar obrigatório o ensino de Libras dentro da educação básica

Mais de 61 mil alunos possuem alguma deficiência relacionada à surdez
L
Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha assinatura da ordem de serviço das obras de pavimentação em Vista Alegre do Abunã

Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha assinatura da ordem de serviço das obras de pavimentação em Vista Alegre do Abunã

Os recursos, no valor de R$ 9.2 milhões, foram viabilizados por emenda de bancada encaminhada por Chrisóstomo ainda em 2022, e agora empenhados pela atual gestão municipal.
L
Ieda Chaves recebe informação de que o "Tchau Poeira" estará de volta no Três Marias

Ieda Chaves recebe informação de que o “Tchau Poeira” estará de volta no Três Marias

Direção do DER-RO confirma reinício das obras até o dia 15 de maio, na zona Leste, de Porto Velho.
L

Eyder Brasil sugere criação de crédito emergencial voltado a mães atípicas em Rondônia

Indicação visa garantir apoio financeiro a mulheres que se dedicam integralmente ao cuidado de filhos com deficiência ou TEA
L

Deputada Sílvia Cristina lança projeto Olhar de Amor para oferecer cirurgias de catarata e pterígio

Lançamento oficial será na próxima segunda, dia 12, no Hospital de Amor em Ji-Parana.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista tem grave lesão na cabeça em acidente no centro

Motociclista tem grave lesão na cabeça em acidente no centro

De acordo com testemunhas, o motociclista seguia na Dom Pedro II sentido Jorge Teixeira, quando a condutora do Honda Fit invadiu a preferencial e causou a batida.
16
Polícia Civil localiza arma usada em tentativa de homicídio contra motorista de aplicativo em Porto Velho

Polícia Civil localiza arma usada em tentativa de homicídio contra motorista de aplicativo em Porto Velho

Segundo as investigações, a vítima, identificada apenas como M.F.S., foi atacada após aceitar uma corrida.
14
Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra foragido da Justiça do Acre em Extrema

Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra foragido da Justiça do Acre em Extrema

O indivíduo foi localizado durante diligências e, após a confirmação de sua identidade, recebeu voz de prisão. Ele foi informado de seus direitos e encaminhado à unidade policial para os procedimentos legais.
12
Polícia Civil prende homem condenado por estupro de vulnerável em Rondônia

Polícia Civil prende homem condenado por estupro de vulnerável em Rondônia

O condenado, identificado apenas pelas iniciais, foi localizado e capturado após trabalho investigativo.
16
Operação em Porto Velho resulta na prisão de 8 pessoas por furto de energia

Operação em Porto Velho resulta na prisão de 8 pessoas por furto de energia

Linha de apoio: Durante a ação de fiscalização também foram encontrados cabos de energia de uso exclusivo da distribuidora.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mutirão de Limpeza mobiliza Nova Mutum Paraná em ação pelo meio ambiente, saúde pública e prevenção de doenças e queimadas

Mutirão de Limpeza mobiliza Nova Mutum Paraná em ação pelo meio ambiente, saúde pública e prevenção de doenças e queimadas

Iniciativa promovida pela Administração Distrital e pela Unidade Básica de Saúde contou com ampla participação comunitária e apoio de organizações e empresas locais
L
Curso de Ivan Lara na Câmara de Porto Velho aborda comunicação para fortalecer mandatos

Curso de Ivan Lara na Câmara de Porto Velho aborda comunicação para fortalecer mandatos

O curso foi ministrado por Ivan Lara, especialista em marketing político e autor do livro Marketing Político Sem Achismo.
L
Atendimentos do mutirão de regularização fundiária continuam até a conclusão no Bairro Costa e Silva, em Porto Velho

Atendimentos do mutirão de regularização fundiária continuam até a conclusão no Bairro Costa e Silva, em Porto Velho

A mobilização visa assegurar acolhimento adequado à população atendida, promovendo cidadania e justiça social por meio da legalização fundiária.
L

Dia das Mães sem Mãe por Larina Rosa

Perder a mãe é divagar entre lembranças dela, a vida que ela viveu, os sonhos que deixou de realizar e a culpa por não tê-la aproveitado mais.
L
Secretaria de Saúde de Jaru promove capacitação e acolhimento para profissionais da área

Secretaria de Saúde de Jaru promove capacitação e acolhimento para profissionais da área

A formação aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Jaru e foi conduzida por profissionais da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau.
L
Prefeitura de Jaru convoca motoristas de veículos pesados, cozinheiros e zeladores aprovados em Processo Seletivo

Prefeitura de Jaru convoca motoristas de veículos pesados, cozinheiros e zeladores aprovados em Processo Seletivo

Os candidatos têm o prazo de 05 dias úteis, a contar da data de publicação do edital para apresentar toda a documentação necessária para a posse.
L
Em defesa da Justiça do Trabalho: Mobilização Nacional reúne participantes em frente a sede do TRT-14 em Porto Velho(RO) e Rio Branco(AC)

TRT-14 antecipa Dia das Mães com programação especial

Atividades de bem-estar, cuidado e reconhecimento pelo trabalho e dedicação marcaram a homenagem às servidoras-mães.
L
Inscrições abertas para a 2ª Turma de 2025 do Curso de Piloto Privado de Avião

Inscrições abertas para a 2ª turma de 2025 do curso de Piloto Privado de Avião

As matrículas estão abertas até 20 de maio na Secretaria do Aeroclube de Rondônia
L

TRT-14 participa de Encontro Nacional da Justiça do Trabalho

Representantes da 14ª Região (RO/AC) contribuíram com os debates.
L
STF tem maioria para restringir decisão da Câmara sobre Ramagem

STF tem maioria para restringir decisão da Câmara sobre Ramagem

Placar de 4 votos a 0 reverte decisão de suspensão de ação penal
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.