QUARTA-FEIRA, 12/03/2025

Governo de Rondônia inicia uma nova etapa da Operação Hileia, intensificando medidas preventivas contra crimes ambientais

O lançamento oficial, feito pelo comandante-geral da PMRO, coronel PM Regis Braguin, ocorreu nesta terça-feira (11), na sede do BPA em Candeias do Jamari

Por Andréia Fortini / Secom / Gov - RO - 010

Publicado em 

Governo de Rondônia inicia uma nova etapa da Operação Hileia, intensificando medidas preventivas contra crimes ambientais - News Rondônia
Foto: Frank Néry e Romário Paixão

Com o objetivo de intensificar as ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais, o governo de Rondônia, antecipou em pelo menos três meses, o lançamento da nova fase da Operação Hileia, que desde o início da operação em 2020 começava no mês de junho. A Operação Hileia tem como objetivo combater o desmatamento ilegal e a prevenção aos incêndios florestais em todo o estado de Rondônia.

A operação Hileia conta com a colaboração direta da Coordenadoria de Proteção Ambiental (COPAM) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Polícia Militar (PMRO) e Batalhão de Polícia Ambiental (BPA). O lançamento oficial, feito pelo comandante geral da PM, Cel. PM Regis Braguin, ocorreu nesta terça-feira (11), na sede do BPA em Candeias do Jamari. Diante da tropa o comandante ressaltou que “essa missão tem como um de seus principais objetivos interromper o ciclo do desmatamento ilegal, que ameaça a biodiversidade e a qualidade do solo, além de agravar a emissão de gases de efeito estufa”.

O coordenador da Copam, Marcos Trindade, revelou que “durante a operação serão utilizadas tecnologias avançadas para monitoramento ambiental, da coordenadoria de geociências (Cogeo) que possui sistemas de satélites e drones, que permitem a identificação em tempo real de focos de desmatamento e incêndios florestais”. O comandante do BPA, coronel PM Railinson Baumann, informou que “estarão em campo 13 viaturas com técnicos, fiscais e policiais militares do BPA, que estarão mobilizadas para uma atuação rápida e eficiente”.

INTEGRAÇÃO

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, “a Operação Hileia representa mais um passo na intensificação das ações governamentais para o combate aos crimes ambientais, reafirmando o compromisso do Estado de Rondônia com a preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade da Amazônia”. Nas próximas fases também farão parte da Operação outras instituições, como a Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes Contra o Meio Ambiente (Derccma) e o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), Núcleo de Operações Aéreas (NOA) e Grupamento de Operações Aéreas (GOA).

HISTÓRICO

Desde sua primeira edição, a Operação Hileia tem se destacado no enfrentamento aos crimes ambientais em Rondônia. Em 2020, por exemplo, a operação registrou, em apenas dois dias de atuação, mais de R$ 1 milhão em multas na região do Vale do Jamari, especificamente no município de Cujubim. Essas ações refletem a eficácia das estratégias implementadas e a importância de sua continuidade.

HILEIA

O termo Hileia tem origem grega e foi utilizado pelo naturalista alemão Alexander von Humboldt para designar a vasta floresta equatorial úmida que se estende dos Andes, pela Bacia Amazônica, até as Guianas. A palavra deriva de hyle, que significa “floresta” ou “madeira”, refletindo a essência viva e vibrante das florestas. A adoção desse nome para a operação simboliza o compromisso do Estado com a preservação de suas matas nativas e a biodiversidade.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Motociclista atropela ciclista e foge sem prestar socorro no Embratel

O Samu atendeu o idoso, que estava com suspeita de fratura.
12

Motociclista quebra a perna após carro furar a preferencial e causar acidente

Uma equipe de resgate foi acionada enquanto a vítima, caída no meio da rua, gritava de dor.
14
Idoso atropelado por carro morre no hospital em Porto Velho

Idoso atropelado por carro morre no hospital em Porto Velho

Na ocasião, o idoso pilotava uma moto pela Rua Angico, quando invadiu a preferencial e foi atropelado por um carro.
18

Polícia Penal atua na Operação Carnaval por meio de patrulhamentos, monitoramento e prisões de foragidos

O objetivo da Operação foi monitorar foragidos do sistema prisional e aqueles em cumprimento de medidas judiciais, concluída com sucesso durante as festividades
L
Rosas de Aço: PRF em Rondônia intensifica combate à violência contra a mulher

Rosas de Aço: PRF em Rondônia intensifica combate à violência contra a mulher

Ações educativas e preventivas marcam o Dia Internacional da Mulher nas rodovias federais
12
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

STF vai decidir se fim da saidinha se aplica a condenados antes de lei

STF vai decidir se fim da saidinha se aplica a condenados antes de lei

Desfecho será seguido em casos semelhantes por todas as instâncias
L

Rondônia registrou 1.540 afastamentos por saúde mental em 2024

A ansiedade (417 casos) e a depressão (342 registros) somaram-se a essa triste realidade, que coloca Rondônia na terceira posição do ranking da Região Norte.
L

Castra + Rondônia avança em Porto Velho com apoio do deputado federal Fernando Máximo

Campanha de castração gratuita promove bem-estar animal e controle populacional no estado
L

#AgendaNews | Entrevista Patrícia Pimenta – CEO e Palestrante

Nesta terça-feira (11), às 17h, o programa Agenda News recebe Patrícia Pimenta, CEO e palestrante, para um bate-papo sobre o impacto da Editora Pimenta no cenário editorial de Rondônia e do Brasil. A editora é pioneira na publicação de livros científicos e literários na região, fortalecendo o acesso ao conhecimento em diversas áreas.
L
Aprovados no CNU já podem se inscrever em cursos de formação

Aprovados no CNU já podem se inscrever em cursos de formação

Terceira etapa do concurso para nove cargos tem caráter eliminatório
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura divulga nomes de convocados para o programa Unidos da Educação

Os voluntários irão receber uma ajuda de custo de R$ 80 por dia
L
Ministério desmente que inscrições para novo CNU estejam abertas

Ministério desmente que inscrições para novo CNU estejam abertas

Alerta foi feito nas redes sociais da pasta
L
CNU: matrícula para cursos de formação da Enap começa nesta segunda

CNU: matrícula para cursos de formação da Enap começa nesta segunda

Quem não se inscrever no prazo será automaticamente eliminado
L
Resultados finais do CNPU são homologados

Resultados finais do CNPU são homologados

36,5% dos classificados são de cidades do interior do país
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa comemora o nascimento do primeiro bebê no Hospital Regional de Guajará-Mirim

Uma nova vida, um novo capítulo para o município, destaca a parlamentar.
L

Secretário da Sejucel participa de sessão na ALE-RO para discutir investimentos no esporte

O secretário ressaltou a importância do encontro para o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao esporte no estado.
L

“Este é o verdadeiro recurso do povo voltando para o povo”, destaca Dra. Taíssa na inauguração do Hospital Regional de Guajará-Mirim

Compromisso e dignidade: Nova unidade hospitalar revoluciona o atendimento na região.
L

Vereador Erikes Santos visita gabinete de Everaldo Fogaça para conhecer trabalho legislativo da capital

A visita ao vereador Everaldo Fogaça proporcionou uma troca de experiências enriquecedora, reforçando o compromisso de ambos com um trabalho legislativo eficaz e transparente.
L
Governador Marcos Rocha lança campanha "Fale Bem de Rondônia" para reforçar sentimento de pertencimento entre os rondonienses

Governador Marcos Rocha lança campanha “Fale Bem de Rondônia” para reforçar sentimento de pertencimento entre os rondonienses

A campanha será uma ferramenta poderosa para destacar as belezas naturais, a rica história e os avanços no desenvolvimento de Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Operação Canaã: Investigação da Polícia Civil resulta em condenação de lideranças de Organização Criminosa

Operação Canaã: Investigação da Polícia Civil resulta em condenação de lideranças de Organização Criminosa

A atuação do grupo incluía o comando de ações violentas, muitas vezes com o uso de armas de fogo.
10
Polícia Civil prende suspeito de tentativa de feminicídio

Polícia Civil prende suspeito de tentativa de feminicídio

O crime ocorreu no dia 25 de fevereiro deste ano, na Linha Zero, Km 02, zona rural do município.
16
Polícia Civil prende suspeito de roubo com arma branca em Nova Mamoré

Polícia Civil prende suspeito de roubo com arma branca em Nova Mamoré

A prisão foi realizada após o cumprimento de um mandado de prisão preventiva, concedido pelo Poder Judiciário.
14
Polícia Civil apreende 264 quilogramas de drogas durante operação “Fronteiras Seguras”

Polícia Civil apreende 264 quilogramas de drogas durante operação “Fronteiras Seguras”

Durante a Operação “Fronteiras Seguras”, as autoridades apreenderam aproximadamente 264 quilogramas de entorpecentes, entre cocaína e maconha, que estavam sendo transportados ilegalmente.
12
Polícia Civil de Rondônia prende homem por descumprimento de Medida Protetiva

Polícia Civil de Rondônia prende homem por descumprimento de Medida Protetiva

O suspeito desrespeitou uma ordem judicial que o proibia de se aproximar de sua ex-companheira, com quem manteve um relacionamento de três meses.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Comitê da Síria promete investigar massacres contra mil civis

Comitê da Síria promete investigar massacres contra mil civis

Maioria das vítimas seria da minoria religiosa alauíta
L
Em Nova York, mulheres avaliam maior tratado sobre igualdade de gênero

Em Nova York, mulheres avaliam maior tratado sobre igualdade de gênero

Encontro ocorre na sede da ONU até o próximo dia 22
L
Lula: é dever do governo garantir cenário estável para investimentos

Lula: é dever do governo garantir cenário estável para investimentos

Presidente visitou centro de tecnologia da Stellantis, em Betim
L
BNDES: Apoio a coprodutora de "Ainda Estou Aqui" faz parte de retomada

BNDES: Apoio a coprodutora de “Ainda Estou Aqui” faz parte de retomada

Conspiração Filmes receberá R$ 32 milhões
L
Afastamentos por transtornos mentais aumentam 67% em dez anos

Produção industrial fica estável em janeiro, após três meses de baixa

Em 12 meses, setor apresenta alta de 2,9%
L

VENDE-SE: MITSUBISHI TRITON/ L200

Ano e Modelo: 2022/2023
L

Requerimento da Licença Ambiental: ACRONAVE LOG LTDA

Licença Ambiental Prévia-LAP
L

VENDE-SE: FIAT/TORO ULTRA AT9 D4

Ano e Modelo:2020/2021
L

Requerimento de Inclusão de Atividade e Renovação da Licença Ambiental: ASSUNCAO LTDA

Inclusão da Atividade – Renovação da Licença Ambiental
L

VENDE-SE: FIAT/STRADA FREEDOM 13CS

Ano e Modelo:2021/2022
L