SEXTA-FEIRA, 09/05/2025

Rondônia avança na elaboração do Plano Estadual Decenal da Primeira Infância com mais uma reunião decisiva

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, considera que o maior investimento no ser humano deve começar pela primeira infância, período do desenvolvimento, que vai do nascimento aos 6 anos de idade.

Por Veronilda Lima \Secom\Gov-RO - 010

Publicado em 

Rondônia avança na elaboração do Plano Estadual Decenal da Primeira Infância com mais uma reunião decisiva
Fotos: Marcos Mendes

Como desdobramento das três reuniões ordinárias realizadas em 2024, quando foram discutidos temas relacionados à primeira infância (que corresponde à faixa de 0 a 6 anos), o Comitê Estadual Intersetorial Permanente de Políticas Públicas para a Primeira Infância, instituído pelo governo de Rondônia por meio do Decreto nº 29.148, de 5 de junho/2024, realizou nesta quinta-feira (27), a 1ª Reunião do ano para apresentação do Instituto da Infância (Ifan) do Ceará como parceiro contratado pelo governo para prestação de serviço de consultoria visando à construção do Plano Estadual Decenal de Primeira Infância, bem como a apresentação dos indicadores norteadores  pelos membros dos 18 órgãos que compõem o comitê, entre eles; a Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas). O evento aconteceu no auditório do 9º andar do edifício Pacaás Novos, do Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, com a participação via online dos representantes do Ifan.

O presidente do Comitê, Bruno Fontinelle, diretor técnico de Políticas Públicas da Seas, explicou que até o final deste ano deverá ser apresentado o Plano, que consolidará o compromisso do governo de Rondônia com a garantia dos direitos e a promoção integral das crianças nas áreas socioafetiva, cognitiva, motora, linguagem e comunicação para a formação de adultos mais conscientes, justos e igualitários.

Para elaborar o Plano Estadual pela Primeira Infância, o Comitê Intersetorial, sob a orientação do Ifan, fará o diagnóstico territorial, mobilização e articulações intersetoriais e interinstitucionais, bem como o monitoramento, avaliação da execução das ações, e também poderá propor a revisão, quando necessário.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, considera que o maior investimento no ser humano deve começar pela primeira infância, período do desenvolvimento, que vai do nascimento aos 6 anos de idade. “Sabemos que uma criança bem estimulada no início da vida terá maior probabilidade de ter bom rendimento escolar, não ter repetência ou evasão, além de ter uma renda maior que a dos pais na fase adulta, por isso, a atenção e cuidado nos primeiros anos da criança são fundamentais ao processo de desenvolvimento em todos os sentidos”, ressaltou.

A secretária da Seas, Luana Rocha lembra que, o investimento na primeira infância, fase em que o cérebro vai se desenvolvendo, resulta também em pessoas mais responsáveis e comprometidas com uma sociedade mais justa e, consequentemente, com o desenvolvimento social e econômico. “A criação do Comitê Intersetorial e implementação dos programas Criança Protegida e Crescendo Bem mostram a preocupação do governo para a promoção, proteção, defesa dos direitos e combate a qualquer forma de discriminação, para o desenvolvimento pleno de nossas crianças, conforme as diretrizes do Marco Legal da Primeira Infância e do Estatuto da Criança e do Adolescente.”

Além da Seas, compõem o Comitê, como titulares e suplentes, representantes da:

Secretaria de Estado da Educação (Seduc);

Secretaria de Estado da Saúde (Sesau);

Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel);

Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri);

Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec);

Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO);

Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (CBMRO);

Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO);

Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO);

Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO);

Superintendência de Polícia Técnico-Científica (Politec);

Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (Fease);

Ministério Público do Estado (MPRO);

Tribunal de Justiça do Estado (TJRO);

Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO);

Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO)

Associação Rondoniense de Municípios (Arom);

Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conedca).

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Zona Sul/Conceição: moradores alertam a Semtran e pedem lombada na Rua Rio Grande do Sul em Porto Velho

“Veículos e bicicletas motorizadas passam pelo trecho em alta velocidade com risco de matar alguém.”
L
Rondônia e outros estados participam do 1º Congresso Conseplan, com foco na modernização do planejamento público

Rondônia e outros estados participam do 1º Congresso Conseplan, com foco na modernização do planejamento público

O conhecimento compartilhado durante o Congresso subsidiará a formulação de ações voltadas à melhoria da eficiência do gasto público e elevação da qualidade das entregas governamentais à sociedade.
L

Névoa no mês de maio é comum e está associada à passagem de massa de ar frio polar em choque com a alta pressão atmosférica

Fenômeno flagrado pelas câmeras do News Rondônia também pode ocorrer no estado em decorrência do clima tropical e das altas temperaturas.
L
Em defesa da Justiça do Trabalho: Mobilização Nacional reúne participantes em frente a sede do TRT-14 em Porto Velho(RO) e Rio Branco(AC)

Ato em defesa da Justiça do Trabalho reúne participantes em Porto Velho e Rio Branco

Ato reuniu magistrados(as), procuradores(as), advogados(as) e servidores(as) em defesa do papel da Justiça do Trabalho na garantia de direitos constitucionais.
L
Professor da UNIR lança livro sobre desinformação e covid-19

Professores da Unir publicam livro sobre fake news e covid-19

Obra analisa as estratégias de combate das agências de checagem de fatos durante a infodemia
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ram relança a 1500 Express e amplia opções na linha de picapes

Modelo é reposicionado e ganha novas configurações, mantendo foco em custo-benefício
L

Só um deputado de Rondônia apoia aumento de vagas na Câmara em Brasília

Os demais integrantes da bancada rondoniense se posicionaram contra o aumento.
L

Agenda News | Entrevista Alexandre Rotuno – Músico, publicitário e Produtor Cultural e Musical

Mais do que entretenimento, a Toca é um reduto da cena underground, que valoriza a diversidade, promove encontros e transforma experiências em expressão artística.
L

Agenda News: Diversão, boa música e gastronomia – final de semana especial do Grego Original Pub

Com shows ao vivo, promoções especiais e um almoço exclusivo para o Dia das Mães, o pub promete ser o destino certo para curtir o final de semana ao lado de amigos e família.
L

Resultados da Operação Fio Desencapado destacam avanços no combate ao comércio ilegal de fiação elétrica em Porto Velho

Materiais da Emdur foram apreendidos durante a ação em ferros velhos
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Plataforma SouGov.Br traz nova função para agilizar ingresso
L

Concurso público aberto em Alto Alegre dos Parecis

IBADE e Prefeitura ofertam vagas para auditor fiscal e agente administrativo tributário com salários de até R$ 5,4 mil
L

Prefeitura de Porto Velho informa que não há seleção vigente na área da saúde

Edital para seleção está em fase de elaboração
L

Divulgado resultado final do Concurso Público para servidores (as) Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia

O certame ofereceu 25 vagas imediatas além da formação de cadastro reserva, contemplando oportunidades para Técnico Judiciário (nível médio) e Analista Judiciário (nível superior) em diversas especialidades.
L
Rondônia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos formais no Norte durante o primeiro trimestre de 2025

Rondônia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos formais no Norte durante o primeiro trimestre de 2025

Segundo os dados do Novo Caged, a maioria das vagas geradas em março foram preenchidas por mulheres (816) e por pessoas com ensino médio completo (760).
L
Publicidade

POLÍTICA

Câmara tenta suspender processo de golpe de Estado com base em imunidade de Ramagem

Câmara tenta suspender processo de golpe de Estado com base em imunidade de Ramagem

Juristas avaliam que suspensão de ação penal é inconstitucional
L

Deputada Cristiane Lopes participa de homenagem ao Duelo na Fronteira e reforça apoio à cultura e ao desenvolvimento de Guajará-Mirim

Cristiane ressaltou que o reconhecimento às agremiações é mais do que merecido, por tudo o que representam para a cultura rondoniense.
L
Deputado Cássio Gois fortalece liderança com atuação destacada na região cafeeira de Rondônia, revela pesquisa

Deputado Cássio Gois fortalece liderança com atuação destacada na região cafeeira de Rondônia, revela pesquisa

Nesta quarta-feira (7), uma pesquisa do Instituto Continental na Região cafeeira de Rondônia confirmou o forte apoio ao deputado estadual Cássio Gois (PSD).
L

JAIME BAGATTOLI: Após pedidos do senador ao DNIT, obras de reforma do porto do Cai N’Água são iniciadas

Os recursos para a obra são do próprio Dnit. Já os serviços são executados pela empresa vencedora da licitação.
L

Deputada Cláudia de Jesus defende mais diálogo e políticas públicas voltadas à pesca artesanal

Quatro indicações ao MP e ao Governo foram apresentadas para fortalecer a pesca artesanal.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ação conjunta da PF, PM/RO e Exército Brasileiro prende casal com grande volume de drogas em Rondônia

Informações de inteligência levaram à interceptação de veículo com casal que transportava maconha e pasta base; ocorrência foi registrada em Nova Brasilândia D’Oeste/RO.
10

Polícia Militar de Rondônia inicia nova fase da Operação Fio Desencapado em Porto Velho para combater furto de metais e tráfico de drogas

A ofensiva contou com o cumprimento de 31 mandados judiciais em diversos pontos da capital.
10

Idoso passa mal e morre em calçada em frente a escola em Porto Velho

Uma equipe do Samu chegou rapidamente ao local, mas a vítima não resistiu.
18
ASSISTA: Criminosos furtam moto Bros em frente de residência na zona leste

ASSISTA: Criminosos furtam moto Bros em frente de residência na zona leste

O crime aconteceu na Rua Carmem Costa, bairro Tancredo Neves, zona leste de Porto Velho.
12
VÍDEO: Palio capota em acidente com Mobi na Jaci-Paraná e deixa três feridos

VÍDEO: Palio capota em acidente com Mobi na Jaci-Paraná e deixa três feridos

Segundo a PM, os dois motoristas e o passageiro do carro de aplicativo tiveram escoriações leves.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental (LO): FUNERÁRIA SÃO CRISTÓVÃO LTDA

Licença de Operação Nº 113 – SOL/DLA
L

Recebimento da Licença Ambiental (LP-LI): PAULO HENRIQUE GONÇALVES DE ARAUJO

Licença Prévia Nº 02 – SOL/DLA e a Licença de Instalação Nº 13 – SOL/DLA
L
Correição acompanha de perto o trabalho de magistrados e servidores em Porto Velho e Ji-Paraná

Correição acompanha de perto o trabalho de magistrados e servidores em Porto Velho e Ji-Paraná

Inspeção conduzida pela Corregedoria do TRT-14 avaliou fluxos de trabalho e promoveu diálogo com servidores(as) e magistrados(as)
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): BANZEIRO FG LTDA- ME

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA  (LAS )
L
Jaru abre Jogos Escolares Municipais na próxima terça, dia 13

Jaru abre Jogos Escolares Municipais na próxima terça, dia 13

O JEM’s 2025 será realizado entre os dias 13 e 17 de maio.
L
ASCOM UNIR

Obra sobre histórias e culturas de Rondônia na Amazônia é lançada

O evento  acontece no Auditório da Unir-Centro, em Porto Velho, e está programado para iniciar às 14h e encerrar às 18h.
L

Aquisições de kits de higiene bucal pelos municípios de Rondônia são alvo de notificações do MPC

Porto Velho, por exemplo, formalizou procedimento em que o kit é cotado a R$ 7,35. Já Alta Floresta do Oeste alcançou, em sua licitação, o valor de R$ 7,38.
L

Distrito de Calama é contemplado com atendimentos da 9ª etapa do MP Itinerante

As atividades continuarão até sexta-feira (9/5), no mesmo local, das 8h às 17h. Com o MP Itinerante, o Ministério Público de Rondônia reafirma, mais uma vez, o compromisso de garantir os direitos dos cidadãos de forma eficiente e acessível.
L

Secretaria de Desenvolvimento Social de Jaru promove jantar em homenagem ao Dia das Mães com apresentações e sorteios

O evento foi realizado nas dependências do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e reuniu aproximadamente 200 mães, acompanhadas de seus filhos.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.