A previsão para o início das aulas da primeira turma do mestrado profissional em Políticas Públicas, lançado pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), é maio deste ano. Neste chamamento, a instituição colocou à disposição 24 vagas, mas, pelo fato de a modalidade ser em parceria com o governo do estado, por meio da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado de Rondônia (Sepog), apenas seis delas foram voltadas para o público em geral.
Essas seis vagas acontecem pelo conceito de “ampla concorrência”. A instituição também prevê vagas por meio de cotas, que incluem negros, indígenas, pessoas com deficiência e pessoas trans. Para concorrer a uma delas, é preciso acessar o site da Unir e realizar a inscrição, que acontece de 10 a 24 de março.
A instituição estabeleceu algumas normas para que o candidato possa concorrer a uma das vagas, como a exigência de comprovação de nível superior. Em seguida, o candidato será avaliado pelo projeto de pesquisa e passará por uma entrevista.
Neste processo seletivo, instituído pelo Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Políticas Públicas (PPGPP), as linhas de pesquisa seguem duas vertentes: “Instituições políticas e governança” e “Políticas públicas, indicadores e desigualdades sociais”, explica o edital.
Ainda segundo o processo, a primeira linha de pesquisa debruça-se sobre os aspectos da realidade política que circundam o poder local, como a formação de agendas de interesses da sociedade. Investiga a perspectiva das instituições políticas e participativas e seus impactos na gestão de políticas públicas.
A segunda linha de pesquisa abrange os projetos que revisam, apresentam o diagnóstico e o impacto das políticas públicas. No edital, o candidato encontra mais explicações, inclusive sobre as formas de participação apoiadas por incentivos à pesquisa lançados pelo governo federal.